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Acesso Empresarial

Visão Geral do Programa

O Acesso Empresarial é um portal que possibilita aos clientes empresariais das operadoras efetuarem movimentações cadastrais, cabendo a operadora auditar as informações.

 Para se logar no sistema, é necessário que o usuário atenda os seguintes requisitos:

  • Estar associado somente ao papel CTP, no programa Manutenção Usuários Produto;
  • Usuário deve estar associado à pelo menos um contrato no programa Manutenção Liberação Contratantes – Clientes.

Ao se logar, o sistema carrega automaticamente o programa Painel de Solicitações:
 


Além dos Painel de Solicitações o portal possibilita o acesso aos seguintes programas:



Painel de Solicitações




Objetivo da tela:

Este programa permite a visualização das solicitações efetuadas pela empresa, bem como as situações.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Atualizar

Inicialmente, o programa carrega todas as solicitações que estejam pendentes com o Auditor da operadora e que tenham iniciadas no período nos últimos 30 dias. No entanto é possível realizar consultas por meio da opção de pesquisa.
Esta pesquisa é composta pelos seguintes campos:

  • Status da solicitação: indica em qual situação deseja efetuar a consulta, pode ser :
    • "Em análise pelo auditor": indicam as solicitações que estão pendentes com a operadora;
    • "Aprovado": indicam as solicitações que já foram aprovadas pela operadora;
    • "Reprovado": indicam as solicitações que já foram reprovadas pela operadora;
    • "Em complemento pela Empresa": indicam as solicitações que estão pendentes com a Empresa;
    • "Todos": todas as solicitações da operadora.
  • Data Início e Data Fim: Indicam a faixa de pesquisa em que o início das solicitações devem se enquadrar.

Visualizar Solicitações de

Indicam os tipos de solicitação que o usuário deseja filtrar. Esses campos são salvos em banco, isto é, o sistema grava a preferência do usuário e sempre irá carregar a última configuração efetuada pelo usuário.

Os tipos de solicitações e filttro são:

  • Alterações de cadastro;
  • Inclusões de beneficiários;
  • Exclusões de beneficiários;
  • Parto coberto;
  • Segunda via de cartão; 
  • Troca de Contrato. 


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Tipo

Tipo de solicitação.

  • Alterações de cadastro;
  • Inclusões de beneficiários;
  • Exclusões de beneficiários;
  • Parto coberto;
  • Segunda via de cartão; 
  • Troca de Contrato. 

Data

 Data da realização da solicitação.

Situação

Situação da solicitação.

  • Em análise pelo auditor: solicitação está pendente com a operadora;
  • Aprovado: solicitação já aprovada pela operadora;
  • Reprovado: solicitação reprovada pela operadora;
  • Em complemento pela Empresa: solicitação pendente com a empresa.
Modalidade

Código da modalidade do contrato do beneficiário.

ContratoContrato do beneficiário.
BeneficiárioCódigo do beneficiário.
ObservaçãoObservação.


Manutenção Beneficiários

Objetivo da tela:

Permite ao usuário efetuar as movimentações cadastrais em contratos que possui acesso.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Adicionar/Modificar

Inclusão/alteração de um beneficiário.

A inclusão de um novo beneficiário inicia a partir do botão Adicionar. O sistema irá carregar, então, os contratos que o usuário possui acesso, conforme parametrizado nos programas Manutenção Liberação Acesso e Manutenção Liberação Contratantes:

É possível selecionar mais de um contrato, realizando assim a inclusão de um beneficiário em múltiplos contratos, como por exemplo a inclusão simultânea no plano assistencial e no plano de saúde ocupacional. Entretanto, essa funcionalidade é restrita apenas à inclusão de titulares. Para incluir dependentes é necessário efetuar o processo a cada contrato.

Após selecionar o(s) contrato(s), é aberta uma nova aba para informar os dados do beneficiário. Essa tela é uma simplificação do acesso interno, possuindo os dados de pessoa física e beneficiário como um único formulário. Como os campos são os mesmos, esse documento irá definir as diferenças e as regras específicas aplicadas ao Acesso Empresarial.



A caixa de navegação permite que o usuário clique no item desejado para controlar a barra de rolagem.

No cabeçalho constam os dados do contrato que o beneficiário será incluído. No caso de uma inclusão em múltiplos contratos, somente aparecerá o primeiro contrato selecionado, ou o contrato de medicina ocupacional, caso tenha sido selecionado. No entanto, no decorrer do cadastro o usuário poderá diferenciar as informações que serão específicas por contrato, que são as seguintes:

  • Funcionário: se no contrato foi informado o campo Máscara Funcionário, é aberto este campo no beneficiário, com um identificador de qual contrato pertence;
  • Campos específicos: caso tenha sido cadastrado campos específicos para o contrato no programa Manutenção Campos específicos proposta, estes serão exibidos e identificados a qual contrato pertencem;
  • Módulos: esse grid somente exibe os módulos opcionais, com uma coluna indicando a qual contrato pertence.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:Descrição
SalvarGravar a inclusão e volta para a tela inicial.
Salvar e Novo

Mantém a tela de inclusão aberta permitindo incluir outro beneficiário no(s) mesmo(s) contrato(s).


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição
Dados PessoaisInformar os dados pessoais do beneficiário como CPF, Nome, Nome do Cartão, Data de Nascimento, etc.
DocumentosInformar a numeração dos principais documentos do beneficiário como CEI, PIS-PASEP, documento de identidade, etc.
Beneficiário

Informar os principais dados da pessoa como beneficiário tais como, grau de parentesco, responsável, código do funcionário do beneficiário, admissão, data sugerida para inclusão, etc.

OBS.: O campo Data sugerida para inclusão estará disponível se o indicador Bloquear a edição do campo Data Sugerida de Inclusão no programa Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro, que indica se a operadora permite que seus contratantes possam alterar essa informação (o programa Manutenção das regras de inclusão e exclusão de beneficiários contém as regras utilizadas aqui).

Endereço

Informar os campos de endereço do beneficiário.

OBS.: O Acesso Empresarial trata somente o endereço principal. 

Contatos

Informar os campos referentes aos contatos do beneficiário.

OBS.: O Acesso Empresarial trata somente os três primeiros contatos. 

ObservaçãoInformar uma observação para o beneficiário.
CarênciaInformar se o beneficiário terá reaproveitamento de carência.
AnexoSe necessário, anexe um documento relacionado ao beneficiário.


Após salvar o novo beneficiário incluído, o sistema irá considerar o parâmetro Liberar automaticamente novos beneficiários do Acesso Empresarial quando permitido pela liberação de carências? do programa Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro. Isto é, o sistema irá verificar se o beneficiário se enquadra em alguma regra parametrizada no programa Manutenção Liberação Carência. Caso encontre, o sistema compara a diferença entre a data de inclusão e a data de admissão do beneficiário, com o campo de Dias de Carência da regra encontrada e, se for menor ou igual, libera o beneficiário automaticamente, caso contrário, o beneficiário permanece na situação 1, aguardando aprovação do auditor.

Detalhar

Detalha os dados cadastrados para o beneficiário selecionado.

Exibe a mesma tela da opção adicionar/modificar.

Transferir Beneficiários

Permite à empresa realizar a transferência de um beneficiário de um contrato a outro.

1ª etapa - Seleção de propostas: selecione a proposta origem e a proposta de destino.


2ª etapa - Seleção de módulos opcionais: selecione os módulos opcionais que serão adicionados a proposta destino.



3ª etapa - Seleção de beneficiários: selecione os beneficiários da proposta origem que serão transferidos para a proposta destino.



Demitidos/Aposentados

Nesta opção é possível informar o questionário e, gerar o Termo de Ciência para que o beneficiário assine antes de ser realizada sua exclusão.

Ações/Ações Relacionadas:

Ação:Descrição

Termo de Ciência

Impressão do Termo de Ciência e upload do anexo. A impressão do documento de ciência permite duas variações:

•  Se foi selecionado um beneficiário: Gera o documento com o Termo de Ciência já preenchido com os dados do beneficiário (modalidade, termo, nome, código de beneficiário e CPF), desde que as tags estejam no RTF do documento.

•  Se não foi selecionado beneficiário: Gera o documento somente com o texto do Termo de Ciência sem preencher os dados do beneficiário. Neste caso os dados do beneficiário serão preenchidos à mão desde que as tags estejam no RTF do documento.

O sistema permite que seja realizado ainda o upload do arquivo contendo a assinatura do beneficiário de forma a possibilitar a que este armazene os documentos assinados. Caso o beneficiário não entregue o documento assinado ou tenha extraviado o documento entregue, o sistema permite gerar novamente o termo, realizar o upload do arquivo e visualizar o arquivo assinado.  

Informar Questionário

Permite cadastrar um questionário com informações referentes a saída do beneficiário do plano.


Solicitar 2ª Via do Cartão 

Solicitar a segunda via do cartão do beneficiário.

Informar o motivo da solicitação, cadastrada no programa Cadastrar Motivo Solicitação 2ª Via Cartão. 

Após confirmar, o sistema irá verificar se o beneficiário pode solicitar novamente a 2ª via, de acordo com a última solicitação e o parâmetro Impedir novas solicitações de 2ª via de cartão no intervalo de XXXX dias, no programa Manutenção Parâmetros Venda Planos/Manutenção cadastro. Caso a solicitação tenha sido gerada com sucesso, ainda pode ser aprovada automaticamente se o parâmetro Aprovar automaticamente solicitações de segunda via de cartão, do mesmo programa de parâmetros, estiver ligado. A aprovação da solicitação indica que o atual cartão do beneficiário é cancelado, sendo necessário executar o processo de geração da nova via. Caso a solicitação não for aprovada automaticamente, o usuário do acesso interno poderá executar essa aprovação por meio do programa Solicitação de 2ª via Cartão:



Este programa permite gerenciar as solicitações de 2ª via de cartões efetuadas pelo Acesso Empresarial, de forma que somente usuários internos da operadora tem acesso ao programa. O programa permite ao usuário filtrar as solicitações pelos seguintes parâmetros:

  • Situação:
    • Pedente de Auditoria: busca as solicitações em aberto;
    • Aprovado: busca as solicitações que já foram aprovadas;
    • Todos: busca todas as solicitações;
  • Data inicio/data Fim: o período em que a solicitação foi realizada;

 Após a consulta, o usuário pode executar duas ações sobre as solicitações cuja situação seja Pendente de Auditoria

  • Gerar nova Via: Irá abrir o programa Manutenção Emissao Documentos Identificacao Beneficiario, configurado para emitir a nova via dos cartões selecionados;
  • Aprovar: Altera a situação da solicitação para aprovada;

 As solicitações cuja situação seja Aprovada, somente são listadas para fins de consulta, uma vez que não possuem ações nesse programa.
 

Remover

Essa função permite remover beneficiários dos contratos. Possui duas funções:

  • Por família: onde, ao selecionar um beneficiário titular ou dependente, o sistema carrega toda a família para remover:



  • Individual:somente os beneficiários selecionados são removidos:


Selecionar o(s) beneficiário(s) a excluir, informar a data de exclusão, a data da devolução da carteira, o motivo de exclusão e observações. Conforme a configuração do motivo de cancelamento, o sistema poderá executar as seguintes ações:

  • Caso o motivo de cancelamento seja de óbito (associativa entre o motivo de cancelamento genérico e o motivo da ANS, no programa Resolução ANS/RN 96/RN – 152 – Manutenção Associativa Motivo Cancelamento ANS"), irá abrir o campo para informar a data de falecimento.
  • Caso o motivo de cancelamento seja de Demitidos/Aposentados, conforme indicador no programa Manutenção Motivos Cancelamento Genérico, será possível responder o questionário e seguir o processo de Demitidos e Aposentados.
  • Caso o motivo de cancelamento obrigue auditoria, conforme indicador no programa Manutenção Motivos Cancelamento Genérico, o sistema irá gerar uma tarefa de auditoria com o detalhe dessa movimentação e não excluirá o beneficiário. As movimentações que necessitarem de auditoria podem ser aprovadas pelo Auditor de Arquivos, no programa Auditoria de Exclusão de Beneficiários.

A data de cancelamento é calculada de acordo com os parâmetros e configurações:

  • Programa Manutenção das regras inclusão e exclusão de beneficiários: conforme a regra parametrizada;
  • Se não existe regra parametrizada, então consulta o programa Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastros: campo Excluir benef/repasse sem primeiro fatu/calc.

Esse processo permite ainda, que sejam anexados documentos à tarefa de exclusão de beneficiários. No entanto, a tarefa somente é criada caso necessite de auditoria, de forma que os documentos somente serão gravados nessa situação. 

Relatórios

Permite gerar os seguintes relatórios:

  • Movimentação: Por meio deste relatório é possível listar as movimentações de inclusão, alteração e exclusão realizadas nos cadastros dos beneficiários em um determinado período. Existem dois tipos de impressão sendo uma em pdf e outra em um arquivo do tipo CSV.


  • Beneficiários: Por meio deste relatório é possível listar os beneficiários ativos, incluídos e excluídos em um determinado período dos contratos, com totalizadores por contrato e por contratante. Existem dois tipos de relátorio (simples, detalhado) e dois tipos de impressão sendo uma em pdf e outra em um arquivo do tipo CSV.



  • Demitidos/Aposentados: Por meio deste relatório é possível listar os beneficiários que foram demitidos ou aposentados.


  • Comprovante de exclusão: Por meio deste relatório é possível emitir o comprovante de exclusão do beneficiário de acordo com o layout informado no Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastros – ExercicioFinal.VP0210O, e estará disponível no diretório parametrizado para compartilhamento de arquivos e/ou na central de documentos.







Consulta Participação Beneficiários


Objetivo da tela:

Consulta rápida que visa apresentar os valores de coparticipação por beneficiário.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Pesquisar

Permite realizar a consulta dos valores de coparticipação por beneficiário por meio dos campos de filtro por:

  • Competência;
  • Realização;
  • Nome;
  • Grau Parentesco;
  • Quantidade;
  • Total.

Além disso, a pesquisa permite classificar os dados conforme um período de até 1 ano.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição
CompetênciaCompetência financeira do movimento de coparticipação do beneficiário.
RealizaçãoData de realização do movimento de coparticipação do beneficiário.
NomeNome do beneficiário.
Grau de ParentescoGrau de parentesco do beneficiário.
Quantidade

Quantidade do movimento de coparticipação do beneficiário.

TotalTotal do movimento de coparticipação do beneficiário.


Consulta Títulos Faturamento



Objetivo da tela:

Consulta rápida que visa apresentar os valores de pagamentos referentes ao contrato. 


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Pesquisar

Permite realizar a consulta dos valores de coparticipação por beneficiário por meio dos campos de filtro por:

  • Competência (AAAA);
  • Competência(AAAA/MM);
  • Título/Espécie;
  • Contratante.

Além disso, a pesquisa permite classificar os dados por títulos abertos, pagos ou ambos.

Gerar Boleto

Permite ao usuário gerar a fatura e o boleto em formato ".PDF," podendo a Operadora do Plano personalizar a primeira página.

OBS.: Para utilização de boletos e demonstrativos é necessário que os parâmetros abaixo estejam configurados:

HPR01410P:






 
Demostrativos

Permite ao usuário gerar os demonstrativos do título selecionado. É impressa nesta opção um detalhamento da fatura mensal do beneficiário. 

Esta funcionalidade possui as seguintes opções:



Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição
Título/EspécieNúmero do título e espécie.
Parc.Parcela do título.
Cod.ContratanteCódigo do contratante do título.
Nome ContratanteNome do contratante do título.
FaturaNúmero da fatura.
CompetênciaCompetência financeira do título (ano e mês).
Contrato(s)Número(s) do(s) contrato(s) do título (modalidade e contrato).
Valor OriginalValor original do título.
Valor SaldoValor de saldo do título.
Vencimento

Data de vencimento do título.

PagamentoData de pagamento do título.
SituaçãoSituação do título (aberto, aberto parcial, pago).


Consulta Valores de Mensalidade por Beneficiário



Objetivo da tela:

Consulta rápida que visa apresentar os valores de mensalidade por beneficiário.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Pesquisar

Permite realizar a consulta dos valores de coparticipação por beneficiário por meio dos campos de filtro por :

  • Nome do titular;
  • Nome do beneficiário;
  • Modalidade/Contrato;
  • Competência(AAAA/MM);
  • Contratante.

Além disso, a pesquisa permite classificar os dados conforme um período de até 1 ano.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição
CompetênciaCompetência financeira da mensalidade (ano e mês).
Mod.Modalidade do beneficiário.
ContratoContrato do beneficiário.
Nome Nome do beneficiário.
Grau de ParentescoGrau de Parentesco do beneficiário.
Cod.ContratanteCódigo do contratante do contrato do beneficiário.
TipoTipo do valor da mensalidade.
IdadeIdade do beneficiário.
ValorValor da mensalidade do beneficiário.


Consulta Demonstrativo Aditivo Reajuste



Objetivo da tela:

Consulta rápida que visa apresentar os demonstrativos de reajustes gerados para os beneficiários.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Pesquisar

Permite realizar a consulta dos demonstrativos de reajustes dos beneficiários por meio dos campos de filtro por :

  • Modalidade;
  • Contrato;
  • Contratante inicial e final;
  • Mês e ano de referência.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição
AnoAno do demonstrativo.
MêsMês do demonstrativo.
ModalidadeModalidade do beneficiário.
ContratoContrato do beneficiário.
Nome Nome do arquivo.
SituaçãoGerado ou Re-Gerado.



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