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Interface Contas a Receber  - SUP7160

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Para ocorrer interface com o módulo de Contas a Pagar, deve-se informar quais os clientes serão tratados como "especiais", através do SUP8080 (Clientes Especiais), pois emitem cobrança bancária para as devoluções de mercadorias. Para estes clientes não haverá interface com o módulo Contas a Receber.

A interface com o sistema Comercial (VDP), no qual é efetuado o registro das devoluções para o abatimento nas estatísticas das vendas, ocorrerá independente desta parametrização, basta que seja relacionada a nota fiscal de venda correspondente a devolução.

Interface Contas a Receber  - SUP7160

Objetivo da tela:

Registrar os critérios definidos pela empresa para a utilização das rotinas de processamento das notas fiscais referentes as devoluções de clientes em relação as interfaces entre as diversas áreas (Estoques, Contas a Receber, etc.). 


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

auditoRiaPermite consultar auditoria do programa atual.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Interface com Contas a Receber

Indica se existe interface com Contas a Receber na devolução de mercadorias.

Motivo de Devolução

Código do motivo da devolução utilizado na baixa automática do Contas a Receber.

Código do portador carteira para Devolução

Código do portador carteira utilizado para baixa de documentos do Contas a Receber através da devolução automática.

Tipo do portador carteira para Devolução.

Indica o tipo do portador carteira utilizado para baixa de documentos do Contas a Receber através da devolução automática.

B - Banco;

C - Carteira;

R - Representante;

E - Escritura cobrança.

Operação estoque com custo médio


 

Operação de estoque a ser utilizada no recebimento de materiais para movimentar estoques através de notas fiscais de devolução de clientes.

Este código de operação deverá estar cadastrado no SUP0660 (Cadastro) com tipo "Entrada" e indicador de custo médio "Mensal" ou "Diário", conforme definição realizada para a empresa no SUP1790 (Fechamento Mês). Deverá estar cadastrada também no SUP3290 (Contabilização Estoque Mensal) para que sejam estornados os custos na contabilidade, na ocasião do fechamento mensal dos estoques.

Operação com custo utilizado na Venda

Operação de estoque utilizada somente quando a empresa igualar o custo da devolução ao custo de estoque utilizado para o item no momento da venda.

Para utilização desta operação, a empresa deve utilizar o processo de devolução de clientes do recebimento, SUP7160 (Interface Contas a Receber). No momento da entrada da nota de devolução, indica-se a qual nota de saída refere-se a devolução através da função "nf_Vendas". A partir deste relacionamento, sabe-se qual o número da nota de saída que originou a devolução. Com o número da nota e seqüência correspondente, pode-se verificar a transação de estoque efetuada e buscar o custo utilizado na venda. Atualiza-se então as transações de devolução.

Na conclusão de que o custo da devolução será atualizado pelo custo da venda, será efetuada a troca do código de operação de estoque com custo médio conforme SUP7160 (Interface Contas a Receber), pelo código de operação que caracteriza-se pelo custo informado.

O processo de obtenção do custo utilizado na venda, bem como a atualização das operações de devolução de clientes, será realizado através do SUP9760 (Cálculo do Custo das Devoluções) e poderá ser executado na empresa com a mesma freqüência do SUP2070 (Estoques - Atividades Mensais - Preparação para Fechamento - Determina Situação Final).

Deve ser executado obrigatoriamente no processo de fechamento mensal, antes do SUP2070. Uma vez sendo uma operação com recálculo e custo informado, afetará o custo médio dos itens. O cálculo do custo será realizado através do SUP2070. Caso não seja informado este código de operação de estoque, o custo da devolução será calculado pelo custo médio.

Forma de contabilização

Indica a forma de contabilização das notas de devolução de clientes.

1 - Estorno Vendas. A contabilização das notas de devolução é realizada estornando-se os lançamentos efetuados no momento da venda VDP0340 (Linha Produto) e lançando os impostos de acordo com as contas do SUP1400 (Contas para Entradas Recebimento). A conta débito é obtida através do SUP5220 (Contas para Devolução Clientes). A conta crédito de mercadorias a ser utilizada será a conta da linha de produto (VDP0340), a conta de crédito de mercadoria por código fiscal ou a conta crédito de clientes do SUP1400 (Contas para Entradas Recebimento);

2 - Contas Entrada. A contabilização das notas de devolução não realiza o estorno dos lançamentos de vendas. Realiza os lançamentos de impostos (SUP1400 - Contas para Entradas Recebimento), obtém a conta débito do SUP5220 (Contas para Devolução Clientes) e lança o crédito de mercadorias na conta crédito de clientes do SUP1400;

3 - Estorno Vendas/Conta Cliente. A contabilização das notas de devolução é realizada estornando-se os lançamentos efetuados no momento da venda conforme VDP0250 (Contas Contábeis & Históricos) ou VDP0340 (Linha Produto) e lançando os impostos de acordo com as contas do SUP1400 (Contas para Entradas Recebimento). A conta débito é obtida através do SUP5220 (Contas para Devolução Clientes). A conta crédito de mercadorias a ser utilizada será a conta de crédito de mercadoria por código fiscal (VDP0250) ou a conta crédito de clientes do SUP1400.

Permite Criar Apenas Nota Crédito

Indica se permitirá ser criada apenas a nota de crédito ao cliente quando houver devolução da mesma.

Consiste CGC Fornecedor/Comprador na Devolução

Indica se deverá consistir o CGC do fornecedor/comprador quando relacionar nota fiscal de saída com nota fiscal de devolução.

Forma de Baixa duplicatas no CRE

Indica a forma que será feita a baixa das duplicatas no Contas a Receber no caso das devoluções de clientes.

R - Serão verificadas todas as duplicatas que ainda contém saldo e que não foram baixadas, rateando o valor entre as mesmas;

D - Serão verificadas as duplicatas por data de vencimento, sendo baixadas as que tiverem com data de vencimento mais antiga;

N - Normal, sem ordenação definida. Efetuará a busca das primeiras duplicatas localizadas sem um critério definido.

Relaciona Nota Fiscal Saída antes da impressão da Nota Fiscal

Indica se será relacionada nota fiscal de saída antes da impressão da nota fiscal.

Exige código cliente = a código fornecedor

Indica se a empresa exige código do fornecedor igual ao código do cliente na hora de relacionar notas fiscais.

S - Relaciona somente se o código do cliente é igual ao código do fornecedor;

N - Aceita qualquer relacionamento;

Nulo - Caso não exista o parâmetro considera-se "N".