Páginas filhas
  • Tally - SIP0246


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Essa rotina permite cadastrar e manutenir o Tally ou boletim de movimentação de carga, que é o documento no qual se detalha o que aconteceu durante o embarque ou a descarga da mercadoria num determinado período do dia.

Para cada navio em operação deve ser informado o local em que está sendo realizado o embarque ou a descarga, o porão e o número de ternos requisitados, o destino da mercadoria se é rua ou esteira, a composição do terno, a matrícula do contramestre auxiliar e do conferente (que são únicos por terno), os equipamentos empregados e seus respectivos fornecedores, as quantidades de cada importador ou exportador embarcadas ou descarregadas por caminhão e vagão para a rua, ou a quantidade de grabs, ou caçambas, ou outro equipamento utilizado para movimentar o produto durante o período que dá uma estimativa do peso produzido.

02. TELA TALLY

Outras Ações / Ações Relacionadas

As funções padrão do menu estão detalhadas na página Ambientação Logix.

AçãoDescrição
ObservaçãoPermite registrar observações do Tally.
OcorrênciasPermite acessar a rotina SIP0281 (Ocorrências), para efetuar a manutenção das ocorrências relacionadas ao navio.
EsteiraPermite visualizar as informações da esteira.

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
ViagemCódigo da viagem percorrida pelo navio.
BerçoCódigo do local do porto onde o navio atraca.
DataData de operação é a data em que houve produção ou pelo menos escala de pessoal para operar o navio.
PorãoCódigo do porão onde está armazenada a carga.
TernoEquipe de homens, que atuam em várias funções, escalada para operar no porão de um navio, conforme as regras de composição mínima de ternos de cada sindicato.
DestinoIndica se a descarga ou carga da mercadoria será feita por esteira, quando é transportada diretamente em celas de armazéns, ou para a rua,
quando é feita em caminhões ou vagões.
Unidade medidaCódigo da unidade de medida do produto.
ProdutoCódigo do produto armazenado.
ConferenteNome do conferente é o homem do terno responsável por anotar as paralisações, as movimentações e outras ocorrências que julgar importantes para o operador portuário acompanhar os trabalhos realizados por um terno no dia, período e porão.
Matrícula

Matrícula do conferente no OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado de São Francisco do Sul).

ObservaçãoDescrição da observação para o Tally.

03. TELA EQUIPAMENTO

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Primeira

Hora em que iniciou a atividade de carga ou descarga no porão.

A primeira lingada indica a hora em que o grab foi movimentado pela primeira vez naquele período e porão, ou seja, quando começou o trabalho no porão.

Última

Hora em que finalizou a atividade de carga ou descarga no porão.

Analogicamente, a última lingada informa quando foi movimentado o último grab no período e porão. A primeira e a última hora das ligadas deve estar inserida no intervalo do período informado.

Terno

Quantidade de trabalhadores a bordo.

Exemplo

  • Um terno pode ser composto de 10 estivadores, 2 guincheiros e 2 tratoristas, sendo, 10+2+2 no nº de homens do terno.
SuplementarQuantidade suplementar a bordo.
Auxiliar

Matrícula do contramestre auxiliar.

Contra mestre auxiliar é a pessoa que fica na boca do porão para orientar o guincheiro, o tratorista e o pessoal dentro do porão.

A matrícula com cinco posições, identifica o terno, pois cada terno possui um contra mestre auxiliar para acompanhar os trabalhos.

Quando o terno muda de porão o contramestre continua com o terno.

Terno

Quantidade de homens trabalhando em terra.

A capatazia representa o trabalho em terra.

SuplementarQuantidade de suplementares da capatazia.
EquipamentoCódigo do equipamento utilizado a ser utilizado na carta ou descarga.
É de bordo?

Quando assinalado, indica que é um equipamento de bordo. 

Se este campo não for assinalado, indica que é um equipamento de terra, sendo que o mesmo pode ser de bordo ou de terra.

Guarda-se a empresa da qual se alugou os equipamentos, opcionalmente, para futuramente confrontar a nota de fatura de cada fornecedor de equipamento com os equipamentos e fornecedores informados no Tally do navio/viagem, pela consulta do próprio Tally.

FornecedorCódigo do fornecedor do equipamento informado.

04. TELA RUA

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

SequênciaIndica a sequência do carregamento.
Vagão / auto

Indica o tipo de veículo:

  • V – Vagão
  • A - Auto
Ordem carregamentoSequência em que deverá ser efetuado o carregamento.
MinutaNúmero do documento onde estão detalhadas as informações referentes ao transporte da mercadoria.
BilheteNúmero do bilhete de pesagem, nos casos de descarga direto em caminhões, ou da lotação, que representa a capacidade do vagão.
PesoPeso registrado na balança como o peso descarregado/carregado no caminhão ou vagão.
Documento liberação

Número do documento que autoriza a liberação da saída da carga do navio e sua circulação nas rodovias ou ferrovias nacionais. Geralmente é a própria DI.

Exemplo

  • 00/1234567-8
Folha

Número da folha do Tally quando a movimentação por rua de um período e porão é detalhada por intervalos de lingadas. Isto permite estabelecer um controle de todos os veículos quando o número de caminhões/vagões utilizados ultrapassa o número máximo do formulário.

TransportadoraCódigo da transportadora.
ExportadorCódigo do exportador utilizado para referenciar uma empresa comercial que contratou um serviço.
Consignatário

Código do consignatário a quem estão consignadas as mercadorias transportadas pelo navio, ou seja, o agente.

Quando o consignatário for o próprio importador, o peso descarregado será guardado para ele mesmo considerando consignatário igual a 0 (zero).

05. TELA ESTEIRA

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

ArmazémCódigo do armazém no qual será armazenado o produto descarregado.
Cela

Código da cela onde permanecerá armazenado o produto.

Cela é um dos compartimentos em que foi dividido o armazém.

06. TELA HORÁRIO

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Horário

Horas inicial e final que estabelecerão o período de duração da operação.

Quando o destino é esteira divide-se o período em intervalos de uma hora ou um intervalo de horas a critério do conferente, para registrar o número de grabs efetuados e apurar a produção total do período.

Representa a hora em que iniciou a contagem de grabs do período definido pelo conferente.

QuantidadeQuantidade de equipamentos deste tipo utilizados na operação do navio no dia e período.
EquipamentoCódigo do equipamento empregado para automatizar ou executar uma atividade.
Peso

Peso apurado como sendo o peso movimentado, quando se opera com esteira.

Este valor é obtido multiplicando-se o peso estimado do produto, conforme o país de procedência, que cabe em determinado equipamento pelo número de vezes que o equipamento foi movimentado no período.

Geralmente, divide-se o período em intervalo de horas e para cada um, registra-se o número de grabs realizados.

07. TABELAS UTILIZADAS 

Não se aplica.