Produto:NF-e                        Versão: todas                                                                
Processo:Certificado Digital - Troca Certificado Digital
Subprocesso:Certificado Digital - Troca Certificado Digital
Data da publicação:04/07/2013

 

Introdução:

Para realizar a emissão de notas fiscais eletrônicas, é necessário utilizar o Certificado Digital, que é a assinatura da empresa na Nota Fiscal Eletrônica. O mesmo tem uma data de validade, e após esta data de validade, é necessário adquirir um novo arquivo certificado e realizar a troca do mesmo no sistema.

OBSERVAÇÃO: Realize a preparação do certificado digital antes de executar o procedimento. A documentação esta disponível nos Documentos da comunidade R@ NFE, arquivo “Como Fazer - Certificado Digital - Preparar Certificado Digital para Emissão de NF-E”.

1º Passo:

O primeiro passo para realizar a troca do certificado digital, é realizar a exclusão dos arquivos referentes ao certificado digital no TSS. Para isto, acesse a pasta raiz de instalação do TSS ( O diretório padrão é C:/totvssped ) e realize a exclusão de TODOS arquivos com a extensão “.PEM” da pasta CERTS:

 

 

OBSERVAÇÃO: Caso existam mais filiais que realizam a emissão de notas fiscais eletrônicas, os arquivos referentes ao certificado digital também serão excluídos no TSS. Após realizar o envio da primeira NF-e ou a execução do processo “Monitor Sefaz”, os arquivos serão recriados.

2º Passo:

Após realizar a exclusão dos arquivos, acesse a pasta BIN, subpasta APPSERVER e abra o arquivo APPSERVER. Este arquivo tem a extensão “Parâmetro de Configuração”.

Realize a exclusão das linhas com as iniciais “CertificateClient” e “Keyclient”, que apontam os arquivos referentes ao certificado na pasta CERTS:

 

     

 

3º Passo:

Será necessário reiniciar o serviço TSS para finalizar a exclusão dos arquivos certificado no aplicativo. Acesse o menu Iniciar, Painel de controle, Ferramentas administrativas, serviços. Clique no serviço “TSS” e clique em “Reiniciar”:

 

 

4º Passo:

No RM Nucleus, acesse o menu Opções, Parâmetros, RM Nucleus, Integrações, Fiscal, etapa Parâmetros por Filial. Selecione a filial que ocorrerá a troca do certificado digital e de um "duplo clique" sobre ela:        

Na etapa 3 – Certificação Digital ½, realize o preenchimento do diretório do arquivo certificado digital e senha. Salve os parâmetros avançando até o final.

 

 

5º Passo:

Para finalizar a troca do certificado digital, é necessário enviar uma nova NF-E através do menu Utilitários, SPED, NF-e (Estadual), processos, “Enviar NF-E” ou a execução do processo “Monitor Sefaz”. Após o envio ou a execução do Monitor, serão criados os novos arquivos referentes ao certificado digital.

 

Para maiores informações:

 Consulte o WikiHelp TOTVS

 COMUNIDADE  R@Nfe

 

Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções: 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 - (RM), 3 - (Fiscal), 3 - (Nota Fiscal Eletrônica)


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