• O que é o Classificador de Documentos?


    • O Classificador de Documentos é uma funcionalidade desenvolvida para facilitar a gestão e validação automática de documentos enviados por fornecedores no Portal de Medição de Contratos.

      Com essa ferramenta, o usuário poderá:

      • Cadastrar documentos conhecidos ou personalizados.
      • Treinar documentos personalizados, permitindo que a IA os reconheça e valide.
      • Classificar os documentos em grupos vinculados a contratos específicos.
      • Definir parâmetros de confiabilidade para a validação de documentos:
        • Aprovação automática, reprovação automática ou envio para avaliação manual.


      Benefícios do Classificador de Documentos
      • Automação do processo de validação e categorização de documentos.
      • Flexibilidade ao permitir o cadastro de documentos personalizados.
      • Integração com o fluxo de medição e aprovação de contratos.
      • Redução de erros manuais e otimização de tempo.


      Perfil de acesso

      Para habilitar o Classificador de Documento e o Grupo de Classes de Documento o usuário precisar ter permissão de acesso nas respectivas tags de perfil, de acordo com a necessidade:



      Cadastro de Documentos:


      1. Acesse Controle> Contrato > Inteligência Artificial - Anexos de Documentos> Classificador de Documento> Adicionar documento.


      1. 1. Escolha entre:
        • Documentos Conhecidos: padrões pré-treinados pela IA (ex.: conta de luz Cemig, Carteira de Identidade).
        • Documentos Personalizados: crie e treine documentos novos, conforme a necessidade.

      2. Treinamento de Documentos Personalizados

      Para criar um documento personalizado:

      1. Defina o nome do documento.
      2. Envie até 3 arquivos para treinamento.
      3. Utilize a opção Visualizar para revisar os arquivos enviados. Caso necessário, remova ou substitua os arquivos.
      4. Clique em Treinar Tipo de Documento.
      5. Clique em Avançar

    • 3.1 Definir Parâmetros de Confiabilidade


    • Após o treinamento, defina os valores de confiabilidade e clique em salvar:

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    • No exemplo acima ficou definido da seguinte forma:

    • Parâmetro
      Valor
      Ação
      % Confiabilidade para ReprovaçãoMenor que 30%Reprovação automática.
      % Confiabilidade para AprovaçãoMaior que 90%Aprovação automática.
      Em Revisão ManualEntre 30% e 90%Necessária validação manual.

    • Na visão de Documentos Cadastrados é possível a edição do treinamento, confiabilidade e até a remoção do documento.


    • Obs.: Documentos conhecidos não permitem alteração no treinamento, apenas nos parâmetros de confiabilidade.
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    •   Ao clicar em 'Testar Documento', será possível selecionar um arquivo, observando os pré-requisitos estabelecidos:
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    • Formatos adotados: .PNG, .JPEG, .JPG, .GIF, .BMP, .WEBP e .TIFF.

      Limite de tamanho por arquivo: até 2 MB

      Obs: a primeira página do arquivo .pdf será convertida em imagem

    • Ao clicar em Classificar Imagem irá retornar a validação do documento:


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    • 3.2 Vinculação de Documentos a Grupos de Contratos
      1. Acesse Grupo de Classes de Documentos.
      2. Defina um nome para o grupo.
      3. Adicione os documentos personalizados ou conhecidos ao grupo.


Importante:  Documentos da classe marcados como obrigatórios, com anexos associados ao período, só seguirão o fluxo de aprovação se todos os itens anexados forem aprovados pelo DTA Vision Document.


                     

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    • Pré-requisito: No menu Parâmetros do Projeto (F6), em Contratos > Portal de Medição, deve ser definida a fórmula de validação de medição.

    • Descrição da fórmula: 

      fórmulas novas: QUANTIDADEDOCUMENTOSPDOPRINCIPAL e QUANTIDADEDOCUMENTOSPDOCOMPLEMENTAR

       Retorna o total de classes de documentos com determinado status do período principal. 


      Se o status for "reprovado" e documento obrigatório:
       - Retorna o total de classes de documentos obrigatórios pendentes (reprovados ou não preenchidos) do período 
      Se o status for "aprovado" e documento obrigatório:
       - Retorna o total de classes de documentos obrigatórios sem documentos "aprovados" e "análise manual" do período
      Senão
       - Retorna o total de classes de documentos com o status do período

      Parâmetros disponíveis na função de fórmula:

      • Parâmetro 1 (Obrigatório): Indica uma escolha binária, onde 1 representa "Sim" e 0 representa "Não".
      • Parâmetro 2 (Status): Define o status do processo, podendo assumir os seguintes valores:
      • 0 - Em Análise
      • 1 - Aprovado
      • 2 - Reprovado
      • 3 - Análise Manual
      • 4 - Sem Análise


    • Seguindo esses passos :
      • Edite algum Contrato e, na aba Parâmetros, selecione o grupo de documentos criado.
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    • 4. Portal de Medições - Inserção e Validação de Documentos

      No Portal de Medições, ao anexar um documento nos cards de medição:

      1. O documento é enviado para validação da IA.
      2. A IA retorna com o status:
        • Aprovado: validação automática.
        • Reprovado: documento rejeitado.
        • Em Avaliação Manual: aguarda revisão pelo usuário.

      Se existir um fluxo de aprovação, o documento validado pela IA será enviado para esse fluxo após a aprovação dos documentos obrigatórios. Caso contrário, se o documento for validado pela IA e estiver marcado como obrigatório, ele será movido para a coluna Em Liberação.

  •  
    •    Como não foi aprovado os documentos, a seguinte mensagem irá aparecer e o card não será movido para o fluxo de aprovação:
    • Cenário de aprovação:

    • 5. Observações Importantes
      • Somente documentos cadastrados no Classificador (personalizados ou conhecidos) poderão ser adicionados a grupos.
      • Documentos conhecidos são pré-configurados e não podem ser re-treinados.



  • Sem rótulos