- O que é o Classificador de Documentos?
O Classificador de Documentos é uma funcionalidade desenvolvida para facilitar a gestão e validação automática de documentos enviados por fornecedores no Portal de Medição de Contratos.
Com essa ferramenta, o usuário poderá:
- Cadastrar documentos conhecidos ou personalizados.
- Treinar documentos personalizados, permitindo que a IA os reconheça e valide.
- Classificar os documentos em grupos vinculados a contratos específicos.
- Definir parâmetros de confiabilidade para a validação de documentos:
- Aprovação automática, reprovação automática ou envio para avaliação manual.
Benefícios do Classificador de Documentos- Automação do processo de validação e categorização de documentos.
- Flexibilidade ao permitir o cadastro de documentos personalizados.
- Integração com o fluxo de medição e aprovação de contratos.
- Redução de erros manuais e otimização de tempo.
Perfil de acessoPara habilitar o Classificador de Documento e o Grupo de Classes de Documento o usuário precisar ter permissão de acesso nas respectivas tags de perfil, de acordo com a necessidade:
Cadastro de Documentos:
- Acesse Controle> Contrato > Inteligência Artificial - Anexos de Documentos> Classificador de Documento> Adicionar documento.
- 1. Escolha entre:
- Documentos Conhecidos: padrões pré-treinados pela IA (ex.: conta de luz Cemig, Carteira de Identidade).
- Documentos Personalizados: crie e treine documentos novos, conforme a necessidade.
2. Treinamento de Documentos Personalizados
Para criar um documento personalizado:
- Defina o nome do documento.
- Envie até 3 arquivos para treinamento.
- Utilize a opção Visualizar para revisar os arquivos enviados. Caso necessário, remova ou substitua os arquivos.
- Clique em Treinar Tipo de Documento.
- Clique em Avançar
- 1. Escolha entre:
- 3.1 Definir Parâmetros de Confiabilidade
Após o treinamento, defina os valores de confiabilidade e clique em salvar:
- O que é o Classificador de Documentos?
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No exemplo acima ficou definido da seguinte forma:
- ParâmetroValorAção
% Confiabilidade para Reprovação Menor que 30% Reprovação automática. % Confiabilidade para Aprovação Maior que 90% Aprovação automática. Em Revisão Manual Entre 30% e 90% Necessária validação manual.
- Na visão de Documentos Cadastrados é possível a edição do treinamento, confiabilidade e até a remoção do documento.
- Obs.: Documentos conhecidos não permitem alteração no treinamento, apenas nos parâmetros de confiabilidade.
- Na visão de Documentos Cadastrados é possível a edição do treinamento, confiabilidade e até a remoção do documento.
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- Ao clicar em 'Testar Documento', será possível selecionar um arquivo, observando os pré-requisitos estabelecidos:
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Formatos adotados: .PNG, .JPEG, .JPG, .GIF, .BMP, .WEBP e .TIFF.
Limite de tamanho por arquivo: até 2 MB
Obs: a primeira página do arquivo .pdf será convertida em imagem
- Ao clicar em Classificar Imagem irá retornar a validação do documento:
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3.2 Vinculação de Documentos a Grupos de Contratos- Acesse Grupo de Classes de Documentos.
- Defina um nome para o grupo.
- Adicione os documentos personalizados ou conhecidos ao grupo.
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Pré-requisito: No menu Parâmetros do Projeto (F6), em Contratos > Portal de Medição, deve ser definida a fórmula de validação de medição.
Descrição da fórmula:
fórmulas novas: QUANTIDADEDOCUMENTOSPDOPRINCIPAL e QUANTIDADEDOCUMENTOSPDOCOMPLEMENTAR
Retorna o total de classes de documentos com determinado status do período principal.
Se o status for "reprovado" e documento obrigatório:
- Retorna o total de classes de documentos obrigatórios pendentes (reprovados ou não preenchidos) do período
Se o status for "aprovado" e documento obrigatório:
- Retorna o total de classes de documentos obrigatórios sem documentos "aprovados" e "análise manual" do período
Senão
- Retorna o total de classes de documentos com o status do períodoParâmetros disponíveis na função de fórmula:
- Parâmetro 1 (Obrigatório): Indica uma escolha binária, onde 1 representa "Sim" e 0 representa "Não".
- Parâmetro 2 (Status): Define o status do processo, podendo assumir os seguintes valores:
- 0 - Em Análise
- 1 - Aprovado
- 2 - Reprovado
- 3 - Análise Manual
- 4 - Sem Análise
- Seguindo esses passos :
- Edite algum Contrato e, na aba Parâmetros, selecione o grupo de documentos criado.
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- 4. Portal de Medições - Inserção e Validação de Documentos
No Portal de Medições, ao anexar um documento nos cards de medição:
- O documento é enviado para validação da IA.
- A IA retorna com o status:
- Aprovado: validação automática.
- Reprovado: documento rejeitado.
- Em Avaliação Manual: aguarda revisão pelo usuário.
Se existir um fluxo de aprovação, o documento validado pela IA será enviado para esse fluxo após a aprovação dos documentos obrigatórios. Caso contrário, se o documento for validado pela IA e estiver marcado como obrigatório, ele será movido para a coluna Em Liberação.
- 4. Portal de Medições - Inserção e Validação de Documentos
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- Como não foi aprovado os documentos, a seguinte mensagem irá aparecer e o card não será movido para o fluxo de aprovação:
- Cenário de aprovação:
- 5. Observações Importantes
- Somente documentos cadastrados no Classificador (personalizados ou conhecidos) poderão ser adicionados a grupos.
- Documentos conhecidos são pré-configurados e não podem ser re-treinados.