Produto: TOTVS Incorporação | Versão: 12.1.13 e 12.1.14 |
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Processo de Negócio: | DIMOB |
Introdução:
Esse Documento irá auxiliar o usuário a realizar o processo da Geração da DIMOB.
A DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) é uma Instrução Normativa da Receita Federal que obriga as empresas imobiliárias, construtoras e incorporadores a informar à Receita detalhes de todas as transações imobiliárias, inclusive locação. Na declaração, deve constar a identificação dos contratantes e do imóvel, data, valor da operação e comissão cobrada.
Como Fazer:
Para gerarmos a DIMOB, devemos acessar o Menu/Relatórios/DIMOB, e abrirmos a visão, conforme abaixo:
Na visão da DIMOB, o sistema irá trará a seguinte tela, no qual o usuário poderá escolher a coligada na qual deseja gerar o arquivo:
Na tela seguinte, o usuário irá parametrizar as informações que deseja enviar para a DIMOB.
Caminho: O Diretório onde o sistema irá SALVAR o arquivo gerado.
Opções de Agrupamento: Sem nenhuma opção marcada, será gerado somente um arquivo, contendo os dados de todos os empreendimentos no mesmo arquivo.
Gerar um arquivo por empreendimento - Se marcado será criado um arquivo para cada empreendimento.
Gerar um arquivo por parceiro de acordo com o repasse – Se marcado será criado um arquivo para cada repasse de cada empreendimento.
(Definimos como parceira(o) a empresa que tem algum percentual de participação no recebimento dos valores do empreendimento.
Para cadastrar um repasse em um empreendimento o processo é o seguinte: Aba Cadastros | Manutenção de Empreendimentos | Empreendimento | Anexos | Dados de Repasse do Empreendimento | [Incluir], aonde pode ser informado o Cliente/Fornecedor e o Percentual de Participação.).
O comportamento da DIMOB depende do modelo de repasse definido no contrato de administração:
- Para contratos que tenha o repasse do tipo “Garantido” será considerado que encargos moratórios (juros e multa) e desconto são da administradora não sendo repassados ao(s) proprietário(s).
- Para contratos do tipo “Condicional”, será sempre considerado o valor dos respectivos campos para o cálculo dos encargos moratórios (juros e multa) e desconto na DIMOB.
Ano Calendário: Informe o ano de qual serão extraídas as Atividades Imobiliárias.
CPF Responsável: O Usuário irá informar o CPF do responsável pela geração.
Declaração Retificadora: Caso seja necessário retificar o usuário deverá informar o número do recibo da declaração enviada anteriormente.
Valor Total da Operação: É definido qual valor será considerado na geração do arquivo (Valor da Venda ou Valor do Financiamento).
Situação Especial: Nos casos de extinção, fusão, incorporação e cisão total da pessoa jurídica, a declaração de Situação Especial deve ser apresentada até o último dia útil do mês subsequente à ocorrência do evento.
Tabela de Classificação do Município: Neste campo deverá ser informado o identificador da classificação informada no cadastro de municípios.
Após parametrizar as informações a serem enviadas clique em Avançar> Executar:
No final da geração do arquivo será gerado um log informando se ocorreu algum erro no processo.