Esse documento tem a finalidade de ser um guia para a habilitação do TOTVS Audit em sua maquina.
HABILITANDO O TOTVS AUDIT PELA TELA
Momentos que serão necessários a execução dos assistentes do Totvs Audit:
- Após execução do RM.Atualizador na base de dados, considere existir modificações estruturais ocasionadas por scripts que precisam refletir nas triggers e tabelas de auditoria do TOTVS Audit.
- Ao criar novo campo complementar quando a tabela está sendo auditada, com objetivo de refletir a adição da nova coluna nas triggers e tabela de auditoria do TOTVS Audit.
Obs: Ao final do processo de atualização da base de dados executado pelo Atualizador, será apresentado o botão para iniciar o assistente de configuração do Totvs Audit entretanto, caso o usuário não queira executá-lo naquele momento, poderá acessá-lo na pasta RM.Net\RM.TotvsAudit.exe.
Assistente do TOTVS Audit:
- Tela de login:
Nesta tela, será necessário informar o usuário/login de banco com requisitos descritos abaixo no respectivo banco de dados:
* ALTER, CREATE, DROP, SELECT, INSERT E UPDATE para ANY TABLE
* CREATE, DROP PARA ANY INDEX
* CREATE, DROP, SELECT PARA ANY SEQUENCE
Também será necessário ter QUOTA UNLIMITED ON RM_DADOS QUOTA UNLIMITED ON RM_INDICES;
Além do usuário/senha é necessário estabelecer uma conexão com o banco de dados por meio do Alias.
- Tela de Requisitos
Nesta tela, será necessário confirmar a leitura dos links que descrevem detalhes de seu funcionamento e ajustes necessários para sua configuração.
http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=322146156
http://tdn.totvs.com/display/public/LRM/Novo+Log+de+Auditoria
- Tela de Backup
Nesta tela, será necessário confirmar a ação de backup antes de iniciar o Assistente de configuração do TotvsAudit Precisamos desta confirmação para prevenir algum erro.
- Tela de Análise de requisitos
Nesta tela, serão listados todos os requisitos para iniciar a criação dos objetos necessários no funcionamento do TotvsAudit, Tais itens estão relacionados ao acesso nas tabelas do CorporeRM, views do Oracle ou Sql Server.
Obs: Todos os requisitos validados estão detalhados na pagina Requisitos validados no Totvs Audit.
- Tela de Execução do processo
Nesta tela, são exibidos os botões para ativar e desativar, para executar o TOTVS Audit e Auditar LGPD
Nela são apresentadas as atividades que serão executadas para configuração do TOTVS Audit.
Após a execução do processo, os itens executados serão exibidos com status de sucesso ou erro, caso ocorra.
Se executar com sucesso, o TOTVS Audit está pronto para auditar as tabelas
Se executar com erros, significa que há ajustes na base de Dados a serem executados
O usuário agora tem a opção com esse novo check-box de escolher se realmente deseja ou não gerar o log de execução do processo no Totvsaudit:
Obs: Caso o usuário opte por gerar o Log de execução do processo, esse log será criado no mesmo diretório do arquivo RM.TOTVSAudit.exe, na pasta TOTVS_Audit_Logs, conforme imagem abaixo:
Quando houver transações que utilizam a(s) tabela(s) selecionada(s), a Trigger é disparada e grava na tabela de Log (ZAUDITCHANGES) as informações sobre o autor da ação: os dados que foram criados, alterados ou deletados são salvos na "Tabela Espelho" (Ex.: TOTVSAUDIT.PFUNC, tabela espelho a tabela do sistema RM.PFUNC).
Obs. Campos do tipo Memo(Text),nulo por definição da ferramenta não são auditáveis. Estas informações podem ser consultadas através de QUERY´s no banco de dados ou através da interface do usuário do Log de Auditoria.
*Atenção : é recomendável utilizar a TAG <add key="UseRMUser" value="true" /> nos arquivos RM.Atualizador e RM.TotvsAudit. No caso desta configuração, apenas usuários do sistema RM poderão executar a atualização da base e configurar o TotvsAudit. Usuários do banco de dados não poderão realizar essas ações com a TAG "UseRMUser" ativa.
HABILITANDO O TOTVS AUDIT POR API:
Para configurar o TotvsAudit via request siga esses parâmetros:
Link usado: http://localhost:8051/api/totvs-audit/v1/totvs-audit-config
Corpo da requisição precisa ser do tipo Raw - Json
{
"enabled": true,
"enabledLogLGPD": true
}
A partir da 2205, também é possível utilizar a palavra chave ""NoUseRequirements": true" no corpo da requisição não deseje validar os requisitos para atualização. Exemplo:
{
"Enabled": true,
"EnabledLogLGPD": true,
"NoUseRequirements": true
}
Caso esteja com dúvidas de qual alias a API está utilizando, a partir da 2205 é possível utilizar a requisição com a palavra "alias", que a API retornará o nome do alias que está utilizando: http://localhost:8051/api/totvs-audit/v1/totvs-audit-config/alias
Autenticação:
Caso queira utilizar o login de banco:
Adicione o header CustomAuthorization com o valor do login de banco, por exemplo, rm senha rm.
Caso queira utilizar o login pelo usuário da aplicação:
Adicione a opção de autenticação básica 'Authorization' com o valor do usuário da aplicação, por exemplo, mestre senha xxxx.
Irá retornar o status de cada passo executado pelo assistente com o valor seguindo a legenda abaixo, sobre status do processo:
Success = 0, Warning = 1, Error = 2.
Também é possível chamar a API via GET para identificar qual alias de banco ela está utilizando.
Ao ativar o TOTVS Audit as tabelas passam a ser auditadas instantaneamente. O RM armazena a informação sobre o envio do contexto de auditoria em um cache, o qual expira após 10 minutos, sendo aconselhável, desta forma, reiniciar o RM Host após a ativação do TOTVS Audit para limpar os caches.
Processos do TOTVS Audit