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Introdução ao Meus Ativos Fixos

Informações Gerais

O “Meus Ativos Fixos” é um aplicativo para gestão de ativos da sua empresa. Completamente integrado ao ERP DATASUL, permite gestão ágil e ganho de eficiência operacional.


Veja algumas das vantagens em utilizar o Meus Ativos Fixos:

  • Agilidade na sua operação: Faça solicitações de transferências (interna e externa), baixas e alteração na data de inventário diretamente do smartphone.
  • Velocidade: Acompanhe o andamento de suas solicitações em tempo real.
  • Facilidade: Diminua erros com a identificação de ativos através do uso do código de barras e QR Code.
  • Maior controle sobre seu patrimônio: Mantenha as fotos dos ativos atualizadas utilizando a câmera do dispositivo.
  • Gestão fácil: Visualize os ativos e seus detalhes instantaneamente.

** O Meus Ativos Fixos é um aplicativo complementar ao TOTVS DATASUL ERP. É preciso um usuário e senha do Datasul para utilizá-lo. ** 

Para utiliza-lo, baixe e instale o aplicativo para sua plataforma:

  • Apple App Store

  • Google Play Store

Pré-Requisitos

Este aplicativo é complementar ao TOTVS DATASUL ERP. Para utilizá-lo é necessário:

  • Um usuário e senha do Datasul;
  • O Datasul deve estar na release 12.1.32 ou superior.

Interface do aplicativo

Abaixo seguirá um guia para as telas e botões do aplicativo para melhor entendimento.

Tela Login

Essa é a tela onde será informado o usuário e senha para acesso aos dados, as informações são as mesmas utilizadas no ERP. Existe também a informação do Alias que será conforme parametrizado no Mingle.

Para solicitar Alias, realizar o pedido via https://mingle.totvs.com.br/landpage/

O endereço que deve ser enviado ao mingle é o endereço externo contendo o /api. Exemplo: http://meusistemadatasul.com.br/api



Imagem 1 – Tela login Meus Ativos Fixos

Tela Selecionar Empresa

Nesta tela o usuário deverá selecionar de qual empresa os ativos serão apresentados.

Imagem 2 – Tela Selecionar Empresa


Tela de Meus Ativos Fixos

Essa é a tela inicial do aplicativo. Através dessa tela o usuário poderá selecionar os Ativos que deseja visualizar.

Imagem 3 – Tela principal Meus Ativos Fixos


O usuário terá a opção de busca por descrição do ativo, número da plaqueta ou pela leitura do Código de Barras.


CampoDescrição
ConfiguraçõesPermite o usuário sair do aplicativo e alterar a empresa.
PesquisarPermite o usuário buscar um ativo por: descrição ou plaqueta.
Ler código de barrasPermite o usuário fazer uma leitura através do código de barras.
Pesquisar AtivosPermite o usuário pesquisar os Ativos.
Ultimas SolicitaçõesPermite o usuário visualizar o ultimo status das últimas solicitações .


Pesquisar Meus Ativos Fixos

O usuário pode pesquisar o ativo pela descrição ou plaqueta e também utilizando a leitura de código de barras.

O código de barras deve ser número da plaqueta no bem, desta forma irá localizar o bem desejado.


Imagem 4 – Pesquisar Ativo

Imagem 5 – Ler Código de Barras


Imagem 6 – Ativo não localizado


Quando o usuário fizer uma pesquisa e não localizar o ativo, mostrará uma tela em branco.  Certifique-se que a consulta ocorreu pela descrição correta do(s) bem(ns), ou número da plaqueta que consta informada campo do programa FAS701-Manutenção Bem, programa Modifica, opção Inventário, campo Número Plaqueta.

Tela de Ativos Fixos

Após o usuário selecionar a forma de pesquisa do ativo e concluir a pesquisa, será apresentado uma tela com a relação dos Ativos encontrados.


Imagem 7 – Tela de Ativos


O usuário deverá selecionar o item que deseja visualizar.


Imagem 8 – Informações Gerais 


Imagem 8.1 – Sumário de informações


CampoDescrição
FotoPermite o usuário visualizar e alterar a foto do ativo.
Botão AçõesExibe o menu de Ações. Podendo solicitar baixa, transferência e alteração de data do inventário.


Imagem 8.2 – Foto


Será armazenada apenas uma foto, podendo ser alterada.

É necessário possuir pelo menos um Catálogo de Imagens cadastrado previamente.

O campo "path" informado no Catálogo de Imagens não pode possui mapeamento local e deve constar previamente no propath do Appserver.

Botão de Ações

Imagem 9 – Ações


CampoDescrição
Solicitar BaixaPermite o usuário solicitar uma baixa.
Solicitar TransferênciaPermite o usuário solicitar uma transferência.
Atualização DataPermite o usuário alterar a data do inventário para data atual (hoje)
CancelarVolta para tela anterior.


Em Ações, o usuário poderá: Solicitar Baixa, Solicitar Transferência. Quando concluída essas Ações o usuário poderá acompanhar o status em "Ultimas Solicitações" (vide imagem 13).

Imagem 10 – Solicitar Baixa


CampoDescrição
MotivoO usuário deverá informar o motivo da baixa.
ValorO usuário deverá informar o valor a baixar. Caso não seja utilizado informar 0.
QuantidadeO usuário deverá informar a quantidade a baixar. Caso não seja utilizado informar 0.
PercentualO usuário deverá informar o percentual a baixar. Caso não seja utilizado informar 0


Imagem 11 – Solicitar Transferência Interna


CampoDescrição
InternaQuando selecionado a Solicitação de transferência será interna.
ExternaQuando selecionado a Solicitação de transferência será externa.
DetalhesO usuário deverá informar os detalhes da transferência .
Plano Centro CustoO usuário deverá informar o plano de centro de custo para onde o ativo será transferido.
Centro de CustoO usuário deverá informar o centro de custo para onde o ativo será transferido. (Apresentado somente após informar o Plano Centro de Custo)
Solicitar transferência O usuário deverá confirmar a transferência após informar todos os dados.


Imagem 12 – Solicitar Transferência Externa


CampoDescrição
InternaQuando selecionado a Solicitação de transferência será interna.
ExternaQuando selecionado a Solicitação de transferência será externa.
DetalhesO usuário deverá informar os detalhes da transferência .
EstabelecimentoO usuário deverá informar o estabelecimento para onde o ativo será transferido.
Solicitar transferência O usuário deverá confirmar a transferência após informar todos os dados.


Tela Últimas Solicitações

Nessa tela o usuário poderá visualizar as últimas solicitações de Baixa e transferência.


Imagem 13 – Últimas Solicitações (Baixas)

Imagem 14 – Últimas Solicitações (Transferências)

Tela Configurações

Nessa tela o usuário poderá visualizar as configurações, dados de login e também sair do aplicativo. 

Imagem 15 – Configurações


Funcionalidades

Selecionando um Ativo

  1. Navegue para a tela de pesquisa do Ativo.
  2. Informe a descrição do ativo (ou parte dele) ou a  plaqueta.
  3. Se achou algum item que corresponda à seleção, mostrará na tela.
  4. Se não, mostrara a tela.

Solicitar Baixa

  1. Navegue para a Tela de pesquisa do Ativo.
  2. Informe a descrição do ativo (ou parte dele) ou a  plaqueta.
  3. Achando um item, será mostrado na tela.
  4. Selecione o item que deseja realizar a baixa.
  5. Selecione a opção "Ações".
  6. Selecione a opção desejada: Solicitar Baixa.
  7. Informe os dados solicitados, para aqueles que não deseja utilizar, informe 0 (zero).
  8. Clique em "Solicitar Baixa".

Solicitar Transferência

  1. Navegue para a Tela de pesquisa do Ativo.
  2. Informe a descrição do ativo (ou parte dele) ou a  plaqueta.
  3. Achando um item, será mostrado na tela.
  4. Selecione o item que deseja realizar a transferência
  5. Selecione a opção "Ações".
  6. Selecione a opção desejada: Solicitar Transferência.
  7. Escolha se deseja efetuar a transferência interna ou externa.
  8. Informe os dados solicitados e clique em "Solicitar Transferência".


Alteração de Data (Não gera solicitação)

  1. Navegue para a Tela de pesquisa do Ativo.
  2. Informe a descrição do ativo (ou parte dele) ou a  plaqueta.
  3. Achando um item, será mostrado na tela.
  4. Selecione o item que deseja realizar a alteração de data do inventário
  5. Selecione a opção "Ações".
  6. Selecione a opção desejada: Alteração Data.
  7. A alteração da data será efetuada no ativo selecionado, esta opção não gera solicitações. O campo alterado no bem é a data de último inventário.

Consultando histórico de uma Transferência

  1. Navegue para a Tela Últimas Solicitações.
  2. Nessa tela será possível visualizar o histórico das últimas solicitações e seu status.

Alterando a empresa

  1. Navegue para a Tela de configurações.
  2. Clique no campo empresa.
  3. Selecione a empresa para qual deseja que seja alterado.

Suporte

Perguntas Frequentes (FAQs)


Qual o meu Usuário e Senha?

Correspondem ao usuário e senha cadastrados no Datasul.


O que é o Alias?

Um Alias é um identificador único do cliente na TOTVS. Cada cliente pode ter mais de um Alias e cada Alias corresponde a um Datasul instalado.

O Alias é a chave para que o aplicativo consiga encontrar o Datasul e assim realizar a comunicação.

Para solicitar Alias, realizar o pedido via https://mingle.totvs.com.br/landpage/

O endereço que deve ser enviado ao mingle é o endereço externo contendo o /api. Exemplo: http://meusistemadatasul.com.br/api



Esqueci o meu Usuário e/ou Senha. O que faço?

Sua senha pode ser redefinida somente através do Datasul.


Consigo cancelar uma transferência, baixa ou ampliação?

Não, pelo APP Meus Ativos somente poderá solicitar uma transferência ou baixa. Para efetuar o cancelamento, utilize o Monitor de Integrações.


transferência, baixa ou atualização de data é sincronizada no mesmo momento com o Datasul?

Sim, no mesmo momento que concluir a transferência, baixa ou atualização de data será criada uma solicitação para o Datasul, desde que o aparelho esteja conectado a uma internet. Para visualizar esta solicitação utilize o Monitor de Integrações.


Como saio do Aplicativo?

Na tela de Configuração, clicar no botão "Sair".