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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PIMS C/S

Módulo

PAGSERV

Segmento Executor

Agroindustria

Projeto1

PDR_AGR_DES

IRM1

PCREQ-8190

Requisito1

PCREQ-8190

Subtarefa1

 

Chamado2

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

Alterações nos módulo de Pagamento de Serviço de Terceiros para atender ao projeto do grupo Da Pedra e incluir novas funcionalidades no sistema

 

As alterações serão as seguintes:

 

  1. Alterações na consulta e relatório de demonstrativo de captação sintético, para incluir como variável e filtro o Centro de Custo do Equipamento;
  2. Criação de rotina para pagamento de um valor fixo, além dos valores apurados por operação;
  3. Criação de rotina para pagamento de complemento e/ou excedente, dos equipamentos que possuem este critério de pagamento.

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

 

  1. Alterações na consulta e relatório de demonstrativo de captação sintético, para incluir como variável e filtro o Centro de Custo do Equipamento

 

Objetivo: Alteração na consulta e relatório de demonstrativo de captação sintético, para incluir como variável e filtro o Centro de Custo do Equipamento

 

 

 

a)       No relatório Demonstrativo de Captação Sintético da opção PGCBSERV-> Visões-> Relatórios-> Demonstrativos Captação-> Sintético (CBSB_035), será incluído como variável e filtro o centro de custo do equipamento.

 

b)       Na consulta Demonstrativo de Captação Sintético da opção PGCBSERV-> Visões-> Consultas-> Demonstrativo Captação Sintético, será incluído como variável e filtro o centro de custo do equipamento.

 

 

 

 

 

  1. 2.       Criação de rotina para pagamento de um valor fixo, além dos valores apurados por operação

 

Objetivo: Criação de uma rotina no pagamento de serviços, para gerar uma diária de serviço para o prestador, além dos valores apurados por operação

 

 

 

Para estes casos o prestador receberá no mês os valores apurados de acordo com seus apontamentos no período de apuração mais este valor fixo definido no seu contrato.

 

Este valor poderá ser por dia ou total do período e será definido por equipamento no contrato de serviço.

 

Será criado um boletim de punição, para informar quais os dias e equipamentos que perderam o direito ao recebimento deste valor.

 

O lançamento deste valor no pagamento de serviço obedecerá a seguinte regra:

 

  • Será em uma operação específica;
  • Para cada linha de apontamento do equipamento, será gerada uma linha com o valor proporcional;

 

O valor final de pagamento deste valor será obedecendo o seguinte método de cálculo:

 

  • Recupera o valor no contrato por equipamento e a informação se o valor será por dia ou total do período;
  • Buscar se houve lançamento de punição deste equipamento e soma a quantidade de dias correspondente;
  • Calcula-se a quantidade de dias totais do mês de pagamento, subtraindo a data final da data inicial de processamento;
  • Calcula-se a quantidade de dias úteis do equipamento, subtraindo dos dias totais do mês da quantidade de dias de punição;
  • Para os equipamentos que o valor é por período de cálculo, o Valor de Pagamento será o cálculo: Valor Definido no Contrato dividido pelo Dias Totais do Mês multiplicado pelos Dias Úteis do Equipamento;
  • Para os equipamentos que o valor é por dia, o Valor será o cálculo: Valor Definido no Contrato multiplicado pelos Dias Úteis do Equipamento;

 

Exemplo de cálculo para Equipamentos com Valor Fixo Mensal:

 

  • Valor Fixo Mensal do Equipamento definido em Contrato: R$ 1.000,00
  • Período de Cálculo: 26/07 a 25/08 = 31 dias
  • Dias de Punição do Equipamento: 15/08, 16/08 e 17/08 = 3 dias
  • Dias Úteis do Equipamento = 31 – 3 = 28
  • Valor de Pagamento = R$ 1.000,00 / 31 * 28 = R$ 903,22

 

Exemplo de cálculo para Equipamentos com Valor por Dia:

 

  • Valor por Dia do Equipamento definido em Contrato: 33,00
  • Período de Cálculo: 26/07 a 25/08 = 31 dias
  • Dias de Punição do Equipamento: 15/08, 16/08 e 17/08 = 3 dias
  • Dias Úteis do Equipamento = 31 – 3 = 28
  • Valor de Pagamento = R$ 33,00 * 28 = R$ 924,00

 

 

 

Exemplo de distribuição entre os apontamentos do equipamento:

 

 

Valor da Diária:

903,22

    

Data

Valor Apontamento

Valor da Diária

 

Data

Valor Apontamento

Valor da Diária

26/ago

200,00

58,08

 

11/set

150,00

43,56

27/ago

150,00

43,56

 

12/set

50,00

14,52

28/ago

100,00

29,04

 

13/set

90,00

26,14

29/ago

120,00

34,85

 

14/set

90,00

26,14

30/ago

150,00

43,56

 

15/set

90,00

0,00

31/ago

50,00

14,52

 

16/set

120,00

0,00

01/set

90,00

26,14

 

17/set

120,00

0,00

02/set

90,00

26,14

 

18/set

120,00

34,85

03/set

90,00

26,14

 

19/set

150,00

43,56

04/set

120,00

34,85

 

20/set

50,00

14,52

05/set

120,00

34,85

 

21/set

90,00

26,14

06/set

120,00

34,85

 

22/set

90,00

26,14

07/set

200,00

58,08

 

23/set

90,00

26,14

08/set

150,00

43,56

 

24/set

120,00

34,85

09/set

100,00

29,04

 

25/set

50,00

14,52

10/set

120,00

34,85

 

 

3440,00

903,22

 

 

 

 

 

ALTERAÇÕES NOS SISTEMAS

 

 

 

  1. Alterações no contrato de serviço:
    1. Será informado para cada equipamento do contrato as seguintes informações:

 

                                                               i.      Valor de pagamento fixo

 

                                                              ii.      Método de pagamento do valor Fixo

 

  1. Por dia do período
  2. Por dia trabalhado
  3. Por período

 

                                                             iii.      Código da Operação de Diária

 

 

 

  1. Alterações nas rotinas do pagamento de serviços
    1. Será alterada a rotina de Sintetização para incluir o processo de cálculo da diária dos equipamentos e seu respectivo rateio entre os dias trabalhados;
    2. Boletim para lançamento da punição do equipamento para não pagar a diária:

 

                                                               i.      Equipamento

 

                                                              ii.      Data de lançamento

 

                                                             iii.      Observação

 

                                                            iv.      Tabela: SV_PUNICAO

 

  1. INSTANCIA C 5
  2. DT_PUNICAO D 10
  3. CD_EQUIPTO N 8,0
  4. DE_PUNICAO C 1000
  5. PK: INSTANCIA, DT_PUNICAO, CD_EQUIPTO
  6. FK: CD_EQUIPTO-> EQUIPTOS

 

 

 

 

 

 

 

  1. Especificação de parâmetros
    1. Parametrização para controlar o pagamento da diária por contrato
    2. CBSVCOSA-> FG_PG_DIAR_CONT

 

 

 

 

 

 

 

  1. 3.       Criação de rotina para pagamento de complemento e/ou excedente, dos equipamentos que possuem este critério de pagamento

 

Objetivo: Criação de uma rotina no pagamento de serviços, para gerar o pagamento de complemento e/ou excedente, dos equipamentos que possuem este critério de pagamento.

 

 

 

Descrição do processo de pagamento do complemento e/ou excedente de pagamento:

 

  • O prestador possui um valor fixo de limite mínimo de pagamento que pode ser em horas, km, toneladas, hectares;
  • Este valor mínimo será específico de cada equipamento;
  • O valor a ser pago como complemento será com base no valor base da operação definido em contrato;
  • O valor a ser pago como excedente será diferente do valor normal da operação, normalmente menor;
  • No contrato do prestador haverá uma identificação do método de pagamento tanto do complemento quanto do excedente;
  • Não será possível gerar o complemento ou excedente, caso o prestador não tenha movimento no mês. Caso isto ocorra, o sistema durante o processamento deve avisar desta ocorrência;
  • Para os prestadores que devem receber o valor de excedente no final do período, será criado no contrato de serviço um controle de movimentação dos excedentes gerados mês a mês;
    • Este controle será incluído no contrato do prestador e mostrará as movimentações e o saldo final de cada equipamento que possui este controle;
    • Nesta movimentação haverá opções para incluir, excluir ou alterar os lançamentos, utilizando os critérios de segurança de acesso do PIMS;
    • O controle será separado por equipamento;
    • O mês de pagamento do excedente será definido em contrato;
    • Excepcionalmente o prestador poderá receber no meio do período, o saldo total ou parcial deste movimento dos excedentes;
  • A apuração do complemento será mensal, mas o pagamento poderá seguir os seguintes métodos (que serão definidos no contrato):
    • Apuração e pagamento dentro do mês, sem utilizar o controle de movimento do prestador;
    • Apuração e pagamento dentro do mês, utilizando o saldo total ou parcial do controle de movimento do prestador;
    • Apuração dentro do mês e quantidade não será paga no mês. Neste caso a quantidade de complemento irá abastecer o controle de movimento do prestador, gerando um lançamento de débito do saldo do prestador;
  • A apuração do excedente será mensal, mas o pagamento poderá seguir os seguintes métodos (que serão definidos no contrato):
    • Apuração e pagamento dentro do mês, sem utilizar o controle de movimento do prestador;
    • Apuração dentro do mês e pagamento no mês somente da quantidade até o limite. Neste caso a quantidade excedente irá abastecer o controle de movimento do prestador, gerando um lançamento de crédito do saldo do prestador;

 

 

 

  • Pagamento de complemento dos prestadores/equipamentos que devem receber dentro do mês de pagamento:
    • Recupera o limite mínimo de pagamento do equipamento no contrato;
    • Soma-se o total de unidade do equipamento, apurados pelo pagamento de serviço no período de cálculo;
    • Se o equipamento trabalhou menos que o limite mínimo estipulado em contrato, então gera-se um lançamento de complemento deste pagamento até quantidade de limite;
    • A quantidade de complemento deverá ser rateada proporcionalmente entre as linhas de apontamentos do equipamento no período, com a separação entre normal e complemento;
    • O valor unitário do complemento será igual ao valor normal da operação, pois faz parte do valor mínimo de pagamento;
  • Pagamento de excedente dos prestadores/equipamentos que devem receber dentro do mês de pagamento:
    • Recupera-se o limite mínimo de pagamento do equipamento no contrato;
    • Soma-se o total de unidade do equipamento, apurados pelo pagamento de serviço no período de cálculo;
    • Se o equipamento trabalhou mais que o limite mínimo estipulado em contrato, então deve-se separar os apontamentos deste equipamento entre normal e excedente. O valor normal será o limite mínimo e o excedente será o que ultrapassar este limite;
    • O valor unitário do excedente será recuperado do contrato, pois será diferente do valor normal da operação (normalmente menor);
    • Este valor de excedente deverá ser distribuído proporcionalmente entre as linhas de apontamentos do equipamento no período, com a separação entre normal e excedente;
  • Pagamento de complemento dos prestadores/equipamentos que devem receber no final do período, utilizando o saldo da movimentação de excedente:
    • Recupera o limite de pagamento do equipamento no contrato;
    • Soma-se o total de unidade do equipamento, apurados pelo pagamento de serviço no período de cálculo;
    • Se o equipamento trabalhou menos que o limite estipulado em contrato, então gera-se um lançamento de complemento deste pagamento até quantidade de limite;
    • O pagamento do complemento seguirá as seguintes regras:
      • Consulta-se o controle de movimentação dos excedentes para recuperar o saldo final do prestador até o período de pagamento;
      • Caso possua saldo positivo e maior ou igual ao valor a ser complementado, utiliza-se este saldo para complementar o pagamento do prestador;
      • Se o saldo for positivo, mas menor que o valor a ser complementado, utiliza-se o saldo total no cálculo do complemento e gera-se o restante como complemento de pagamento;
      • Se o prestador não possuir saldo, gera-se o total de complemento;
      • O valor de complemento deverá ser rateado proporcionalmente entre as linhas de apontamentos do equipamento no período, com a separação entre normal, complemento vindo do saldo do prestador e complemento gerado no mês;
  • Pagamento de complemento dos prestadores/equipamentos que devem receber no final do período, sem utilizar o saldo da movimentação de excedente:
    • Recupera o limite de pagamento do equipamento no contrato;
    • Soma-se o total de unidade do equipamento, apurados pelo pagamento de serviço no período de cálculo;
    • Se o equipamento trabalhou menos que o limite mínimo estipulado em contrato, então gera-se um lançamento de complemento deste pagamento até quantidade de limite;
    • A quantidade de complemento deverá ser rateada proporcionalmente entre as linhas de apontamentos do equipamento no período, com a separação entre normal e complemento;
    • O valor unitário do complemento será igual ao valor normal da operação, pois faz parte do valor mínimo de pagamento;
  • Pagamento de excedente dos prestadores/equipamentos, atualizando o controle de movimento do equipamento:
    • Recupera-se o limite de pagamento do equipamento no contrato;
    • Soma-se o total de unidade do equipamento, apurados pelo pagamento de serviço no período de cálculo;
    • Se o equipamento trabalhou mais que o limite mínimo estipulado em contrato, então deve-se separar os apontamentos deste equipamento entre normal e excedente. O valor normal será o limite mínimo e o excedente será o que ultrapassar este limite;
    • Na folha mensal do prestador será pago somente o valor até o limite mínimo. Para calcular este valor mínimo será descontado proporcionalmente dos apontamentos a quantidade apurada como excedente;
    • A quantidade apurada como excedente irá abastecer o controle de movimentação dos excedentes, no contrato do prestador, gerando um lançamento de crédito no saldo do equipamento;

 

 

 

  • A rotina de pagamento do saldo total ou parcial do movimento dos excedentes do equipamento:
    • Será criado um processo de pagamento do saldo dos excedentes;
    • Neste processo serão listados os equipamentos, prestadores, contratos e saldo a pagar e quantidade e valor;
    • Haverá uma opção para pagamento total do saldo ou o usuário irá informar a quantidade a ser paga. Se for pagamento parcial o sistema irá calcular o valor a ser pago;
    • Após todas as manutenções necessárias, o sistema irá gerar o pagamento do saldo excedente gerando um lançamento no pagamento de serviços como lançamento eventual, com as seguintes características:
      • Prestador
      • Equipamento
      • Data
      • Quantidade
      • Valor
      • Operação
      • Centro de Custo
      • Local
      • Identificação que é pagamento de excedente
      • Evento de Faturamento do excedente
      • Em seguida será gerado um lançamento no controle de movimentação dos excedentes do equipamento, debitando do saldo a quantidade enviada para pagamento;

 

 

 

  • Exemplos de apuração do complemento:
    • O prestador tem um limite de 100 horas por mês;
    • Se o prestador fizer 70 horas no período;
    • Paga-se o 70 como horas normais;
    • Complementa 30 horas com as seguintes formas:
      • Estas 30 horas são sempre pagas como complemento dentro do mês, sem descontar do movimento de excedente;
      • Descontar estas 30 horas do controle de movimento do excedente e pagar o prestador;
      • O valor do complemento será definido em contrato;
  • Exemplo de apuração do excedente:
    • O prestador tem um limite de 100 horas por mês;
    • Se o prestador fizer 150 horas no período;
    • Paga-se 100 horas como normais;
    • Gera-se um excedente de 50 horas com as seguintes formas:
      • Pode-se pagar estas 50 horas no próprio mês, como excedente com valor definido em contrato;
      • Incluir estas 50 horas no movimento de excedente do contrato;
      • O valor do excedente será definido em contrato;

 

 

 

ALTERAÇÕES NOS SISTEMAS

 

 

 

  1. Cadastro de “Evento de Complemento” OK

 

  • Será criado um cadastro para classificar e descrever os tipos de lançamentos registrados na movimentação de excedentes do equipamento;
  • Tabela: SV_EVTO_COMPL

 

Atributo

Tipo

Descrição

CD_EVTO_COMPL

NUMBER(5,0) NOT NULL

Código

DE_EVTO_COMPL

VARCHAR2(50) NOT NULL

Descrição

FG_TP_EVTO

VARCHAR2(1) NOT NULL

Tipo (Crédito/Débito)

 

 

 

 

PK CD_EVTO_COMPL

 

 

 

  1. Alteração no parâmetro do Pagamento de Serviço - OK
    1. Parametrização se utiliza cálculo do complemento por contrato. Usar o parâmetro: CBSVCOSA-> FG_MET_PG_LIMITE

 

                                                   i.      Valor novo: 3 = Pagamento de Complemento por Contrato

 

  1. Códigos do Evento de Complemento para o Controle de Excedentes:

 

                                                   i.      Complemento Mensal – CD_EVTO_COMPL_MES

 

                                                  ii.      Excedente Mensal – CD_EVTO_COMPL_EXCED

 

                                                 iii.      Pagamento do Saldo da Movimentação de Excedente Crédito – CD_EVTO_COMPL_SALDO_C

 

                                                iv.      Pagamento do Saldo da Movimentação de Excedente Débito – CD_EVTO_COMPL_SALDO_D

 

  1. Código do Evento de Faturamento para o Complemento – CD_EVTO_FAT_COMPL

 

 

 

  1. Alterações no contrato de serviço - OK

 

  • Será informado para cada equipamento do contrato as seguintes informações:
    • Nova aba “Complemento” no contrato de serviço com:
      • Código do Equipamento (validar se ele está no contrato);
      • Quantidade Mínima de Pagamento
      • Unidade de medida da quantidade mínima
      • Método de pagamento do complemento/excedente:
        • 1. Mensal sem controle de movimentação de excedente;
        • 2. Final do período com desconto de movimentação de excedente;
        • 3. Final do período sem desconto de movimentação de excedente;
        • Valor Unitário do pagamento do complemento;
        • Valor Unitário do pagamento do excedente;
        • Lista de operações para controle de movimento, ou em branco caso sejam usadas todas;
        • Pode aceitar mais de um lançamento por equipamento, desde que não se repita a operação;
        • Tabela: CT_PRESTADOR_COMPL

 

Atributo

Tipo

Descrição

NO_CONTRATO

N 20,0

Contrato

NO_SEQUENCIA

N 6,0

Sequência

CD_EQUIPTO

N 8,0

Equipamento

QT_MINIMA_PAGTO

N 20,3

Quantidade Mínima de Pagamento

CD_UN_QT_MIN

C 3

Unidade Medida da qtde mínima

FG_METODO_PAGTO

C 1

Método pagamento

CD_OPERACOES

C 1000

Operações

VL_UNIT_COMPL

N 12,5

Valor unitário complemento

VL_UNIT_EXCED

N 12,5

Valor unitário excedente

 

PK NO_CONTRATO,NO_SEQUENCIA

 

FK NO_CONTRATO-> CT_PRESTADOR

 

 

 

  • Tabela: LOG_CT_PRESTADOR_COMPL

 

Atributo

Tipo

Descrição

NO_CONTRATO

N 20,0

Contrato

NO_SEQUENCIA

N 6,0

Sequência

CD_EQUIPTO

N 8,0

Equipamento

FG_METODO_PAGTO

C 1

Método pagamento

CD_OPERACOES

C 500

Operações

VL_UNIT_COMPL

N 10,2

Valor unitário complemento

VL_UNIT_EXCED

N 10,2

Valor unitário excedente

FG_TP_MANUTENCAO

C 1

 

DT_HR_MANUTENCAO

S 10

 

 

 

 

  • Tabela: MANUT_CT_PRESTADOR_COMPL

 

Atributo

Tipo

Descrição

NO_CONTRATO

N 20,0

Contrato

NO_SEQUENCIA

N 6,0

Sequência

CD_EQUIPTO

N 8,0

Equipamento

FG_METODO_PAGTO

C 1

Método pagamento

CD_OPERACOES

C 500

Operações

VL_UNIT_COMPL

N 10,2

Valor unitário complemento

VL_UNIT_EXCED

N 10,2

Valor unitário excedente

FG_TP_MANUTENCAO

C 1

 

 

PK NO_CONTRATO,NO_SEQUENCIA

 

FK NO_CONTRATO-> MANUT_CT_PRESTADOR

 

 

 

 

 

  1. Criar no pagamento de serviço um boletim “Movimentação do Complemento” que mostrará a movimentação de débitos e créditos do excedente e complemento por equipamento - OK

 

  • Nesta boletim de movimentação irá mostrar:
    • Cabeçalho (tabela CT_PRESTADOR_COMPL, filtrando a instância do contrato)
      • Equipamento (recuperar todos os equipamentos com complemento do contrato, tabela acima)
      • Método de Pagamento
      • Saldo Final do Equipamento
      • Detalhe
        • Data de lançamento
        • Código e Descrição do Lançamento
        • Tipo de lançamento (D/C)
        • Quantidade
        • Valor
        • Observação
        • Tabela: SV_MOVTO_COMPL

 

Atributo

Tipo

Descrição

INSTANCIA

C 5

Instância

NO_CONTRATO

N 20,0

Contrato

NO_SEQUENCIA

N 6,0

Sequencia

CD_EQUIPTO

N 8,0

Equipamento

DT_EVTO_COMPL

S 10

Data do lançamento

CD_EVTO_COMPL

N 5,0

Evento complemento

QT_EVTO_COMPL

N 20,3

Quantidade de complemento

VL_EVTO_COMPL

N 12,2

Valor de complemento

DE_MOVTO_COMPL

C 500

Observação

DT_INI_SINT

S 10

Data inicial sintetização

DT_FIM_SINT

S 10

Data final de sintetização

CD_PROC_FAT

N 3,0

Processo

 

PK NO_CONTRATO,NO_SEQUENCIA,CD_EQUIPTO,DT_EVTO,CD_EVTO_COMPL

 

FK NO_CONTRATO,NO_SEQUENCIA -> CT_PRESTADOR_COMPL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Criado processo de Cálculo do limite/excedente do prestador por contrato - OK

 

Será criado o processo de cálculo de limite do prestador.

 

Nesta rotina irá calcular os valores de complemento ou excedente por equipamento e irá realizar o rateio destes valores nas respectivas linhas de apontamentos do equipamento no período de cálculo.

 

 

 

 

 

  1. Alterações nos relatórios e consultas de Captação Sintético - OK

 

  • Serão criadas novas colunas nestas consultas para mostrar as quantidades e valores de complementos e de excedentes;

 

 

 

 

 

  1. Criação de processo de Pagamento do Saldo de Excedente

 

Será criada no pagamento de serviço uma rotina para pagamento do saldo de excedente dos equipamentos.

 

Este pagamento poderá ser do saldo total ou parcial do equipamento.

 

O sistema irá gerar uma tela onde serão listados todos os equipamentos com saldo a pagar de excedente e o usuário irá escolher quais equipamentos serão pagos e a quantidade a ser paga de cada equipamento.

 

Depois de confirmados os equipamentos e as quantidades o sistema irá:

 

  • Gerar um lançamento eventual com a quantidade e valor a ser pago;
  • Gerar a baixa correspondente a quantidade paga no controle de movimento do excedente;



<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.