Árvore de páginas

Controle de Tarefas - ACDA180

Visão Geral do Programa

O processo Controle de tarefas permite enviar mensagens com tarefas, para um operador, solicitando esta execução no sistema. O operador pode receber uma mensagem via Coletor RF e executar automaticamente uma rotina, sem ter a necessidade de percorrer as opções do menu. Para que este processo ocorra é necessário que o responsável inclua uma tarefa por esta rotina, informando o código do operador que receberá mensagem, o corpo da mensagem, o status, rotina a executar e o buffer do teclado. O operador tem acesso às mensagens no Coletor RF pela rotina Mensagens.

O processo também possibilita que qualquer operador existente e ocioso no sistema possa executar uma tarefa não lida, eliminando a necessidade de vinculá-la a um determinado operador, basta que o responsável pelo cadastro deixe o campo CBF_PARA em branco. Ao verificar a mensagem o operador fica responsável pela execução da tarefa e esta pode voltar a ficar pendente para qualquer outro operador se o responsável pelo controle de tarefa limpar o conteúdo do campo CBF_PARA na alteração.

Importante:

Caso não seja informado qual é a rotina a executar, o operador somente recebe a mensagem.

Ao receber uma mensagem e não confirmar a execução da tarefa a mesma fica com o status pendente, aguardando finalização. Para executar uma tarefa o operador deve acessar da rotina Mensagens, selecionar a mensagem e pressionar a tecla ENTER.


Procedimentos

Para incluir controle de tarefas:

1. Em Controle de Tarefas, acesse a opção Incluir.
2. Informe os valores para os campos conforme detalhes:

  • Para (CBF_PARA): Código do operador responsável pela tarefa. Para que todos os operadores tenham acesso à tarefa, o campo pode ser deixado vazio.
  • Assunto (CBF_MSG): Conteúdo da mensagem visualizado pelo operador.
  • Status (CBF_STATUS): Status da mensagem.
  • Rotina (CBF_ROTINA): Nome da rotina chamada quando o operador confirmar a execução da tarefa.
  • Keyboard (CBF_KEYB): Uma cadeia de caracteres contendo as informações que ficam em buffer para execução da rotina indicada.

3. Confira os dados e confirme a inclusão.

Exemplo de Utilização:

Necessitamos que o operador 000001 efetúe a Requisição de 10 unidades do Produto PA-001, utilizando o tipo de movimentação 501 na rotina Movimentos Internos.

Para (CBF_PARA): 000001

  • Assunto (CBF_MSG): Proceder com a requisição do produto PA-001
  • Status (CBF_STATUS): Não Lido
  • Rotina (CBF_ROTINA): ACDV130

Na inclusão da tarefa, precisamos já conhecer o tamanho dos Campos da rotina Movimentos Internos, para cadastrar a cadeia de caracteres corretamente. Consideraremos para este exemplo que o fluxo da rotina seja informar os campos abaixo:

Considerado esta estrutura, devemos cadastrar o Keyboard com as informações que temos levando em consideração o tamanho total de todos os Campos que serão preenchidos:

Keyboard (CBF_KEYB): 501PA-001 01 10

Note que foi necessário concatenar todas as informações da tarefa considerando o tamanho de cada campo da rotina. Quando o operador executa esta tarefa via Coletor RF, carrega-se a rotina com todos os dados preenchidos restando apenas a confirmação.

Importante:

  • Para incluir tarefas para as demais rotinas é necessário conhecer cada campo chamado, na sequencia em que são chamados para montar a cadeia de caracteres corretamente.
  • O campo Keyboard não aceita fórmulas em ADVPL, apenas cadeia de caracteres.


Tabelas

  • CBF - Mensagens