CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Passo a passo
01. VISÃO GERAL
O módulo SIGAPON - Ponto Eletrônico permite efetuar o controle de visitantes através do Cadastro de Visitantes além de efetuar o controle das visitas através do Cadastro de Visitas.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
O cadastro é necessário quando for necessário efetuar o controle de acesso de pessoas externas e das visitas.
03. PASSO A PASSO
Cadastro de Visitantes (PONA330)
Essa rotina permite o cadastro das informações de visitantes, para que seja possível controlar o acesso de pessoas externas na empresa. O Sistema disponibiliza os seguintes controles:
- Registro fotográfico do visitante através de um repositório de imagens;
- Armazenamento de até oito documentos para identificação do visitante, permitindo que seja registrado um documento alternativo, como por exemplo, carteira de registro na OAB, caso seja um advogado;
- Data e comentários referentes a última visita;
- Identificação da situação do visitante com relação a restrições em visitas anteriores.
Procedimentos
Para cadastrar visitantes:
- Selecione Incluir.
O Sistema apresenta a tela de inclusão, subdividida em duas pastas:- Cadastrais - agrupa os campos principais de cadastro do visitante, como nome, foto, documentos, etc.
- Outros - agrupa dos demais dados do visitante, como endereço.
- Preencha os dados das pastas conforme orientação do help de campo.
Nesta tela serão apresentados somente os campos pertinentes à movimentação solicitada, ou seja, se entrada, somente os campos correspondentes à entrada estarão habilitados. Se saída, somente os pertinentes a saída serão apresentados. Se detectado pelo Sistema um acesso a uma entrada ou uma saída já registrada, os campos respectivos estarão disponíveis apenas para visualização. Observe o seguinte campo, constante na pasta Cadastrais:
"Sit. Visitante"
O visitante pode ser identificado no sistema caso haja ou não alguma restrição para o seu acesso. Caso hajam restrições para o acesso, o campo Sit. Visitante deve ser preenchido com 2 = Com Restrição, caso contrário, deve ser preenchido com 1 = Situação Normal. Desta forma, ao confirmar o cadastro, o visitante será identificado na janela de manutenção conforme legenda.Importante
É importante observar que a restrição não necessariamente irá impedir o acesso do visitante à empresa, sendo um campo apenas informativo.
- Confira os dados e confirme.
Informações extras:
Através do botão Outras Ações / Foto, permite o registro fotográfico do visitante através de captura de imagem por WebCams.
Importante
A captura de imagem funciona em Sistema operacional Windows com a maioria das câmeras digitais compatíveis com o padrão Twain. Foram testados e homologados os seguintes modelos:
- ACER DVC-V6+;
- Logitech QuickCam 5.2
Para homologação de novos modelos, o departamento de tecnologia da Totvs deve ser consultado.
Procedimentos
Para efetuar o registro fotográfico:
- Posicione o cursor no visitante já existente e clique em Alterar ou cadastre um novo visitante, por meio da opção Incluir.
- Em Ações Relacionadas clique em Foto.
- Na lista selecione a WebCam a ser utilizada.
- Clique em Abrir e uma nova janela é aberta.
- Clique em F2 para capturar a imagem e feche a janela.
- Clique em Salvar para incluir a imagem do visitante.
- Efetue os demais cadastros de campos do visitante e confirme.
As possíveis informações com relação aos visitantes relacionados neste cadastro são:
- Situação Normal: Indica que o visitante não possui qualquer registro que o desabone à condição de visitante.
- Com restrição: Indica que o visitante possui algo que o desabone na condição de visitante.
Cadastro de Visitas (PONA340)
Controla o acesso dos visitantes externos em uma empresa, desde a sua identificação até o momento da saída, possibilitando também controlar o agendamento das visitas e recepcionar os visitantes.
O controle das visitas efetuadas é iniciado após a identificação do visitante, pois o Sistema permite que seja informada a área a ser visitada (Departamento de Vendas, por exemplo) ou a pessoa a ser contatada (algum colaborador do Departamento de Vendas). O preenchimento de alguns campos exige o fornecimento de outros.
Por exemplo:
Se as informações de entrada forem fornecidas, o crachá deve ser informado. Não é possível informar a saída sem a realização do processo de entrada, e assim sucessivamente.
Importante
As opções Visualizar e Excluir exibem as marcações dos visitantes efetuadas em Leitura/Apontamento de Marcações.
Procedimentos
Para cadastrar visitas:
- Selecione Incluir.
Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
Importante
As visitas podem ser cadastradas, previamente agendadas. Consulte "Informações Extras" para mais detalhes.
- Confira os dados e confirme.
- Na tela de abertura da manutenção de visitas, é possível verificar o Cadastro de Visitantes.
- Posicione o cursor sobre o registro da visita desejada e pressione a tecla [F6], para que o Sistema abra a janela do Cadastro de Visitantes.
- Preencha os dados necessários e confirme.
- No menu, estão disponíveis as opções:
- Entrada - registra os dados da entrada do visitante, sendo possível apenas sobre o registro classificado como Agendada.
- Saída - registra os dados da saída do visitante, quando finalizada a visita, sendo possível apenas sobre os registros classificados como Em visita e Agendada e, desta forma, classificando saída das visitas como Encerradas.
- Filtro - Ferramenta para montar um filtro de dados dos visitantes. Permite a criação de regras para seleção de visitas conforme critérios definidos pelo usuário. Como exemplo, é possível desconsiderar registros de visitas anteriores ou selecionar visitantes de uma mesma empresa, ou visitas para a data do dia corrente de uma filial, entre outros.
- Emissão - permite a configuração e emissão de etiquetas para os crachás de visitantes.
- Legenda - classifica os visitantes em visita.
8. Selecione conforme necessidade, seguindo as orientações do help.
9. Para consultar os dados do visitante, no momento da visita, pressione a tecla [F6].
O Sistema apresenta a tela de Cadastro de Visitantes.
10. Para alterar os dados do visitante, no momento da visita, pressione a tecla [F7].
O Sistema apresenta a tela do Cadastro de Visitantes, permitindo alterar os dados cadastrais desse visitante, naquele momento.
Exemplo
Suponha que o visitante, já na portaria ou recepção da empresa, constate que seu sobrenome está incorreto.
O atendente que o estiver recebendo, com acesso ao Sistema, pode, no mesmo momento do registro de entrada desse visitante, pressionar a tecla [F7] e corrigir seu sobrenome.
Dessa forma, a etiqueta, se for impressa, já estará com nome correto do visitante, ou simplesmente o cadastro do visitante será corrigido.
Informações extras:
Uma visita pode ser agendada, de forma que os dados do visitante estejam previamente disponíveis e, no momento do registro da entrada, seja agilizada. As visitas agendadas serão classificadas como Agendada, conforme legenda.
Procedimentos
Para agendar visitas:
- Em Visitas, selecione Incluir, disponível no menu.
- Preencha os campos conforme orientação dos helps, porém, não informe os seguintes campos:
• Nr. Crachá
• Data Entrada
• Hr. Entrada - Informados os dados, confira e confirme.
O registro dessa visita será apresentado como Agendada.
Permite dar manutenção aos seguintes dados, referentes à entrada de visitantes na empresa:
• data
• hora de entrada
• tipo de visita
• classificação
• histórico da visita
Esta opção é utilizada quando necessário, para alterar dados informados no momento do cadastro do visitante.
Procedimentos
Para efetuar alterações nos dados de entrada de um visitante:
- Em Visitas, selecione o visitante desejado, classificado como Agendada em seguida clique em Entrada.
- Estarão disponíveis para preenchimento os campos referentes ao registro de entrada do visitante.
- Informe os campos necessários e confirme.
- Nesse momento, a visita é classificada como Em visita, conforme legenda, desde que os campos obrigatórios da entrada tenham sido informados.
Efetua a baixa de uma visita, a partir da informação dos dados referentes a data da saída, data da baixa, hora, entre outros.
Caso necessário, o Sistema permite a alteração de alguns campos nesta opção.
Procedimentos
Para dar baixa nas visitas recebidas:
- Em Visitas, selecione o visitante desejado, classificado como Em visita (br_verde), em seguida clique em Saída.
- Estarão habilitados para preenchimento, somente os campos referentes ao controle de saída do visitante, ou seja:
• Data Baixa
• Data Saída
• Hr. Saída
• Hist. Saída - Preenchidos os campos, confira e confirme.
- Neste momento, a visita é classificada como Encerrada, conforme legenda, desde que o campo Data da Baixa tenha sido informado.
Apresenta os parâmetros para configuração da etiqueta, no que se refere a tamanho, margens, distâncias, quantidade por página, posição da foto e do logotipo, etc.
Modelo de etiqueta para crachá:
- Imagem do visitante.
Trata-se de uma imagem do tipo bitmap gerada com no máximo 256 cores.
Dica
O tamanho ideal é 85 pixels de altura X 66 pixels de largura.
2. Logotipo da empresa ou da filial.
Corresponde a uma imagem do tipo bitmap gerada com no máximo 256 cores.
3. Número do crachá do visitante.
4. Nome e sobrenome do visitante enfatizados.
5. Nome da empresa do visitante.
A disposição e a dimensão dessas informações podem ser modificadas pelas opções de configuração disponíveis em Visita.
Por exemplo:
Pode-se definir a posição da foto no crachá, se lado esquerdo ou direito:
Procedimentos
Para configurar etiqueta:
1. Em Configurar Etiqueta, apresenta-se uma tela de parâmetros para configuração dos dados da etiqueta.
2. Informe conforme orientação a seguir:
Dica
Oriente-se por este guia para o preenchimento dos parâmetros de configuração:
Etiqueta: Altura?
Informe a altura da etiqueta, em pixels.
Etiqueta: Largura?
Informe a largura da etiqueta, em pixels.
Etiqueta: Distância horizontal?
Informe a distância horizontal, entre as etiquetas, em pixels.
Etiqueta: Distância vertical?
Informe a distância vertical, entre as etiquetas, em pixels.
Etiqueta: Qtde. por linha?
Informe a quantidade de etiquetas da página, por linha.
Etiqueta: Qtde. por coluna?
Informe a quantidade de etiquetas da página, por coluna.
Página: Margem esquerda?
Informe o tamanho da margem esquerda da página, em pixels.
Página: Margem direita?
Informe o tamanho da margem direita da página, em pixels.
Logotipo: Altura?
Informe a altura do logotipo, em pixels.
Logotipo: Largura?
Informe a largura do logotipo, em pixels.
Logotipo: Posição?
Selecione a posição do logotipo na etiqueta, se “Esquerda” ou “Direita”.
Imagem: Altura?
Informe a altura da imagem/foto, em pixels.
Imagem: Largura?
Informe a largura da imagem/foto, em pixels.
3. Informadas as configurações da etiqueta, confirme.
Possibilita a configuração e emissão das etiquetas para os crachás dos visitantes.
Procedimentos
Para emitir as etiquetas configuradas:
1. Em Emissão, apresenta-se nova tela de parâmetros para configuração dos dados de emissão das etiquetas.
2. Configure conforme orientação a seguir:
• Etiqueta: Imprimir na linha?
Informe o número da linha em que a etiqueta deve ser impressa, de forma a aproveitar as etiquetas disponíveis na página.
Exemplo:
Neste exemplo, a etiqueta disponível está na coluna 2 e da 2ª linha em diante. Logo, este parâmetro deve ser configurado como 2, para que a impressão inicie na 2ª linha.
• Etiqueta: Imprimir na coluna?
Informe o número da coluna em que a etiqueta deve ser impressa, de forma a aproveitar as etiquetas disponíveis na página.
Exemplo:
No exemplo anterior, como a etiqueta disponível está na coluna 2 e 2ª linha em diante, este parâmetro deve ser configurado como 2, para que a impressão inicie na 2ª coluna.
Ordem de Impressão?
Selecione a ordem em que as etiquetas serão impressas, se por Crachá, Data visita ou Empresa, conforme dados cadastrados.
• Filia de?/Filial até?
Informe o intervalo de códigos das filiais a serem consideradas na emissão das etiquetas.
• Visitante de?/Visitante até?
Selecione os códigos de visitantes cujas etiquetas para crachá serão impressas.
• Empresa se?/Empresa até?
Informe um intervalo de código da empresa a ser considerada na emissão das etiquetas.
• Data Visita inicial?/Data visita final?
Informe os horários de entrada e de saída a serem considerados para emissão das etiquetas.
• Crachá de?/Crachá até?
Informe os códigos de crachá a serem considerados na emissão das etiquetas, conforme cadastro.
• Hora entrada?/Hora saída?
Informe os horários de entrada e de saída a serem considerados para emissão das etiquetas de crachá.
• Tipo visita?
Selecione o tipo de visita a ser considerado na emissão das etiquetas, se: Negócios, Particular ou Ambos, conforme cadastro.
3. Informados os parâmetros, confirme.
As etiquetas serão apresentadas na tela, para posterior envio à impressora, através das opções:
• Configurar: define os parâmetros de impressão, informando local, orientação e impressora.
• Imprimir: define as páginas para impressão.
4. Selecione a opção conforme necessidade.
5. Informados os dados, conforme a emissão da etiqueta.
Os dados dos visitantes relacionados neste cadastro são classificados da seguinte forma:
• Em visita
Indica que ovisitante ainda está em visita, e o registro saída ainda não foi realizado.
• Agendada
Indica que o visitante possui agendamento da visita e, portanto, possui os dados previamente registrados para concretização da visita.
• Encerrada
Indica que o visitante finalizou a visita e o registro de sua saída já foi realizado.
Leitura/Apontamento de Marcações (PONM010)
Permite a leitura do arquivo gerado pelo relógio de ponto, gera arquivo de log e, posteriormente, emite o relatório dos dados desse registro. Para informações detalhadas, consulte a documentação disponível em https://tdn.totvs.com.br/pages/viewpage.action?pageId=233744643.
Para efetuar a leitura de ocorrências de visitantes, é necessário que seja efetuado a leitura a partir do cadastro de relógios, e que o relógio possua configuração no cadastro com o campo Controle configurado com A - Relógio/Catraca para Controle de Visitantes. Para informações sobre a leitura de arquivo de marcações de relógio que não é REP, consulta mais informações na documentação disponível em https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=238034173.
As ocorrências de visitantes poderão ser consultadas no Cadastro de Visitas (PONA340), conforme explicado no Passo2.
Relatório de Controle de Visitantes (PONR120)
Emite uma lista de controle periódico dos visitantes, por meio da apresentação dos dados de entrada, saída, número de crachá, contato e centro de custo.
Procedimentos
Para emitir o relatório de controle de visitantes:
1. Em Control. Visitantes, clique em Parâmetros.
2. Configure-os de acordo com orientação dos helps de campo.
3. Confira os dados e confirme.
4. Configure a impressão.
5. Confira as configurações e confirme a impressão.
Relatório de Controle de Visitas (PONR130)
Emite a relação das visitas recebidas em um determinado período, com os nomes dos visitantes, data de entrada, saída, número de crachá, contato e centro de custo.
Procedimentos
Para emitir o relatório de controle de visitas:
1. Em Controle Visitas, clique em Parâmetros.
2. Configure-os de acordo com orientação dos helps de campo.
3. Confira os dados e confirme.
4. Configure a impressão.
5. Confira as configurações e confirme a impressão.