CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Filtros
- Tipos de Visualizações
- Visualizar Detalhes
- Tabelas utilizadas
- Proteção de dados
- Privilégios de acesso
- Assuntos Relacionados
01. VISÃO GERAL
Ao acessar a opção de menu Meus Contatos o usuário pode consultar todos os Contatos cadastrados no sistema.
Funcionalidades de cadastros Clientes, Prospect e Contatos estão na versão 1.8.0
As funcionalidades de cadastros de Clientes, Prospects e Contatos estão disponíveis apenas para versão 1.8.0 com atualização da expedição contínua do dia (02/02/2024) (A versão 1.8.0 está disponível apenas para o link https://gestaodevendasprotheus.totvs-solucoes.com.br).
Chave de Segurança
Caso a Chave Security não exista no "appserver.ini" ou esteja preenchida com o valor 0, não serão validadas as permissões de acesso do usuário e não será disponibilizado as ações (Incluir/Editar/Excluir). Porém, se a API pgvcheckconfigappserver estiver aplicada no RPO, ela se encarregará de validar o acesso ao Portal Gestão de Vendas.
Para maiores informações consulte o documento de referência da rotina clicando aqui.
Pré-requisitos para acessar a página Meus Contatos
Esta página está disponível a partir da versão 1.7.2 do Portal Gestão de Vendas, sendo necessário a aplicação do pacote e execução do UPDDISTR contido na expedição contínua do módulo Faturamento.
Também é necessário que a versão da Lib do Protheus seja superior à versão 20221010.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Abaixo é apresentado um exemplo prático da utilização da opção de menu Meus Contatos.
Ao acessar a opção de menu Meus Contatos, o Usuário pode Consultar os Contatos e visualizar os demais Detalhes do Contato através das opções ... > Visualizar Detalhes.
Ele também pode Incluir, Editar ou Excluir os contatos apresentados nesta opção.
a. Novo Contato
Meus Contatos > Iniciar Cadastro
- Ao selecionar a opção Iniciar Cadastro, o Vendedor pode incluir os dados de um novo Contato.
b. Editar Contato
Meus Contatos > ... > Editar
- Ao selecionar a opção Editar, o Vendedor pode Editar os dados de um Contato.
- Ao selecionar a opção Editar, o Vendedor pode Editar os dados de um Contato.
c. Excluir Contato
Meus Contatos > ... > Excluir
- Ao selecionar a opção Excluir, o Vendedor pode Excluir um Contato da base de dados.
- Ao selecionar a opção Excluir, o Vendedor pode Excluir um Contato da base de dados.
d. Validações na Inclusão e Edição
Os campos Código e Nome do Contato são obrigatórios na aba Identificação. Na aba Endereço os campos Tipo, Estado e Cidade são obrigatórios. E na aba Telefone os campos Tipo e Telefone são obrigatórios. O preenchimento dos dados das abas Endereço e Telefone são opcionais, porém quando são adicionados no formulário é validado o preenchimento dos seus respectivos campos obrigatório. O botão Salvar é habilitado somente quando todos estes campos estiverem preenchidos.
03. FILTROS
A página Meus Contatos possibilita filtrar os Contatos listados por meio da Consulta Rápida, ou caso precise filtrar de uma forma mais detalhada, é possível realizar o filtro por meio da Consulta Avançada, conforme exemplos à seguir:
a. Consulta Rápida
Este tipo de Consulta é utilizada para realizar uma busca simplificada no cadastro de contatos, permitindo realizar a busca pelo Código, Nome ou E-mail, sendo realizada após o usuário informar três ou mais caracteres no campo de busca.
b. Filtro Avançado
Meus Contatos > Filtro Avançado
Este tipo de consulta é indicada quando o Usuário deseja realizar uma busca específica, fazendo uma junção dos campos existentes na opção Filtro Avançado, a busca é realizada ao selecionar a opção Aplicar Filtro.
Filtro Avançado
Os filtros utilizados na busca serão apresentados a baixo do campo de busca rápida.
04. TIPOS DE VISUALIZAÇÕES
A página Meus Contatos disponibiliza duas formas de listar os contatos, se adaptando conforme o tamanho do dispositivo.
Utilizamos por padrão a visualização por Lista (Tabela) para dispositivos com resolução igual ou superior a 576px e a visualização por Cards para Celulares ou dispositivos com a resolução inferior a 576px.
O tipo de visualização por Card é indicado para monitores pequenos ou Celulares, pois a visualização do tipo por Lista pode dificultar a leitura dos Dados.
05. VISUALIZAR DETALHES
Meus Contatos > ... > Visualizar Detalhes
Ao acessar esta opção é possível consultar os dados Cadastrais de um contato.
06. TABELAS UTILIZADAS
- SU5 - Contatos
- AGA - Endereços x Entidades
- AGB - Telefones x Entidades
- SX5 - Tabelas Genéricas
07. PROTEÇÃO DE DADOS
Para adequar o TOTVS Gestão de Vendas à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.
- Controle de Acesso
Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.
O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).
Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.
- Log de Auditoria
Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.
Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.
O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.
Contatos
Caso o Usuário/Vendedor não possua a permissão para acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais, não será permitido o acesso ao Portal Gestão de Vendas.
08. PRIVILÉGIOS DE ACESSO
É possível restringir o acesso ao menu das rotinas utilizando a rotina de Privilégios dos usuários do Protheus.
- Para restringir o acesso das ações (Visualizar, Incluir, Alterar, e Excluir) utilize a rotina do Protheus (TMKA070), conforme o exemplo a seguir.