Objetivo

Ao escriturar crédito de ressarcimento de ST, informando que se trata de entrada de item, recebido de substituto tributário, com modificação de finalidade, tal como a destinação de mercadoria para insumo de mercadoria que sairá tributada e/ou permite a manutenção do crédito, deve ser informada, via registro C113, os dados referentes à NF dessa aquisição, devendo corresponder a uma operação de entrada, além da geração dos respectivos produtos baixados e que compuseram o total do valor a ser ressarcido no registro C197.

Caminho

→ No módulo Fiscal, menu Processos > Controle de ST, o controle de ST deverá estar encerrado para os produtos baixados como insumos no período.

 → No módulo Estoque, a emissão da nota de ressarcimento, com produto genérico, será realizada no menu Atacado/Varejo > Emissão NF - Baixa Transformação/Produção. (Ver a documentação para a geração da nota de ressarcimento CFOP 1603 aqui)

→ No módulo Cadastro, deverá ser realizado o cadastro de 02 códigos de observação, para a geração do registro C113 e C197 respectivamente, vinculado ao CGO da nota de ressarcimento emitida, em Cadastros > Cadastro de observações de documentos fiscais.

Pré-Requisitos e Restrições

Atualizar o sistema para a versão 21.01.020 ou versão superior.

Atualizar o sistema para a versão 20.01.068 ou versão superior.

Atualizar o sistema para a versão 19.07.145 ou versão superior.

Passo a Passo

Geração Registro C197:

No módulo Cadastros, menu Cadastros > Cadastro de observações de documentos fiscais, incluir um código de observação de finalidade: Livros Fiscais, com filtro por CGO da nota emitida para ressarcimento de baixa de insumo.

Na linha dos detalhes do SPED, informar Registro: 5.3 Observações do lançamento fiscal (Documento Fiscal), o código de ajuste para a UF correspondente que se deseja utilizar para gerar o registro C197, informando as fórmulas para os campos abaixo, conforme segue:

  • Base: Base ST Média Mov. Interna (Base Unit. ICMS ST da aplicação de controle de ST);
  • Alíquota: Aliq. ICMS Mov. Interna (Buscará a alíquota interna da família do produto);
  • Valor: Vlr. ICMS Mov. Interna (Resultado da multiplicação dos dois campos anteriores).

Imagem 1 - Cadastro de observação - Registro C197


Imagem 2 - Detalhamento Cadastro de observação - Registro C197


Ao gerar o SPED no módulo Fiscal, menu Processos > Apuração de ICMS > Geração EFD - ICMS/IPI, será gerado um registro C197 para cada produto baixado como insumo e enquadrado no regime de controle de ST, onde o somatório da coluna Valor do ICMS dos registros C197 deverá corresponder ao valor do crédito adjudicado no registro C190.

Imagem 3 - Registro C197 no SPED ICMS/IPI

Geração Registro C113:

No módulo Cadastros, menu Cadastros > Cadastro de observações de documentos fiscais, incluir um código de observação de finalidade: Complemento de Documento, Tipo: Documento Referenciado, com filtro de CGO da nota de ressarcimento emitida, checkbox: Gera C110.

Imagem 4 - Cadastro de observação - Registro C113


Ao gerar o SPED no módulo Fiscal, menu Processos > Apuração de ICMS > Geração EFD - ICMS/IPI, será gerado um registro C113 referenciando a última NF de entrada para cada produto baixado como insumo e enquadrado no regime de controle de ST. 

Quando a última entrada estive referenciada no registro C180 no mesmo mês de geração do arquivo, ela não será demonstrada no registro C113.

Imagem 5 - Registro C113 no SPED ICMS/IPI


Atividades Relacionadas

Emissão NF - Baixa Transformação/Produção