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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Agendamento
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Agendamento 
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para utilizar o Agendamento Web.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Módulo Agendamento Web > Agendamento > Agendamento > Agendamento - AGE0001.

Pré-Requisitos e Restrições

Ter publicado o site do Agendamento Web através da ferramenta PublicaWeb.

O Agendamento Web deverá estar implantado e pronto para ser utilizado conforme a documentação de Processo Agendamento Web

Passo a Passo

Na aplicação Agendamento, informe:

  • Novo Agendamento: botão utilizado para gerar um novo agendamento;
  • Empresa: empresa que o usuário irá utilizar no agendamento, quando for utilizado o agendamento centralizado;
  • Tipo de Carga: ao selecionar um tipo de carga, o sistema exibirá em tela a quantidade de janelas de entregas existentes desse tipo da carga;
  • Box: ao selecionar um box, o sistema exibirá em tela a quantidade de janelas de entregas existentes desse box;
  • Fornecedor: ao selecionar um fornecedor, o sistema exibirá em tela somente os pré-agendamentos e agendamentos existentes desse fornecedor;
  • Pré-Agendamento: se estiver marcado, o sistema exibirá em tela no calendário a grid circular na cor azul-escuro essa grid será responsável por exibir a quantidade de Pré-Agendamentos existentes em cada dia (exemplo: no calendário acima note que no dia 07 não existe nenhum pré-agendamento gerado, já no dia 08 há dois pré-agendamentos gerados);
  • Agendamento: se estiver marcado, o sistema exibirá em tela no calendário a grid circular na cor cinza essa grid será responsável por exibir a quantidade de Agendamentos existente em cada dia (exemplo: no calendário acima note que no dia 07 existe um agendamento gerado, já no dia 08 existe três agendamentos gerados);
  • Disponíveis: se estiver marcado, o sistema exibirá em tem tela no calendário a grid circular na cor azul mais claro essa grid será responsável por exibir a quantidade de janelas de entregas disponíveis existente em cada dia (exemplo: no calendário acima note que no dia 07 há quatorze janelas de entregas disponíveis e no dia 08 existe quarenta e quatro janelas de entregas disponíveis).

Imagem 1 - Agendamento

Exemplo Pré-Agendamentos, Agendamentos e Disponíveis: no calendário acima o dia 08/11 possui as marcações, sendo: dois pré-agendamentos gerados, três agendamentos e quarenta e quatro janelas de entregas disponíveis. Caso clique em uma marcação, será exibida uma tela com os dados pertinentes, exemplo: caso clique no agendamentodo dia 08/11, serão exibidos os agendamentos desse dia e os seguintes dados:

  • Total Volumes: total de volumes das entregas do dia;
  • Total Peso: total de peso das entregas do dia;
  • Total Paletes: total de paletes das entregas do dia;
  • Doca: box da entrega;
  • Início: horário início da entrega;
  • Fim: horário fim da entrega;
  • Descrição: descrição da entrega;
  • Fornecedor: fornecedor da entrega;
  • Transportadora: transportadora da entrega;
  • Nota/Pedido: número da nota fiscal ou pedido de compra da entrega;
  • Volume: quantidade de volumes da entrega;
  • Peso: peso da entrega;
  • Palete: quantidade de paletes da entrega;
  • Tipo de Carga: tipo de carga da entrega.

Imagem 2 - Consulta Agendamentos

Para gerar um Agendamento, é necessário primeiro que haja Entregas ou Pré-Agendamentos gerados, pois a etapa de agendar será encontrar uma data, horário e box para determinada Entrega ou Pré-Agendamento, levando em consideração o Tipo de Carga.

Entrega (Novo Agendamento)

A entrega pode ser registrada de três formas, sendo:

  • Pedido de Compra: serão utilizados pedidos de compra integrados ao sistema;
  • Nota Fiscal: será utilizado xml das notas fiscais integradas ao sistema;
  • Avulsa: quando o cliente não deseja informar pedido de compra e nem nota fiscal.

Após ter gerada a Entrega, será possível gerar o Agendamento da mesma.

Na tela inicial, clique no botão Novo Agendamento.

Será exibida a tela Entregas.

Imagem 3 - Entregas

Entrega por Pedido de Compra

A partir do momento que um Pedido de Compra é intregado ao sistema de Agendamento Web, será possível gerar uma Entrega Total ou Parcial do mesmo.

Em Tipo de Agendamento, selecione a opção Pedido de Compra e, em seguida, clique na opção Pesquisar Pedido.

Imagem 4 - Entrega por Pedido de Compra

Será exibida a tela Pesquisa, cliqueno botão para que sejam exibidos todos os pedidos de compras integrados que ainda estão pendentes para entrega. 

Imagem 5 - Pesquisa por Pedido de Compra

É possível filtrar a busca conforme as opções abaixo:

  • Pedido de Compra: pelo número do pedido de compra;
  • Fora do Prazo: Sim ou Não, sistema verifica a data de recebimento do pedido de compra para saber se está no prazo ou não;
  • Data de Emissão: pela data de emissão do pedido de compra;
  • Data de Recebimento: pela data de recebimento do pedido de compra;
  • Fornecedor: selecione m fornecedor específico;
  • Comprador: selecione selecionar um comprador específico.

Após realizar a busca e com os dados em tela, dê duplo clique na linha do pedido de compra desejado, ou após selecionar a linha, clique  no botão Retornar.

Serão retornados os dados do pedido para a tela Entregas, conforme abaixo.

Imagem 6 - Peencher Tela Pedidos de Compra

Preencha o campo Descrição e selecione, no campo Tipo de Carga, o tipo desejado.

O campo Transportadora só ficará habilitado se o fornecedor do pedido de compra utilizar transportadora (não será possível realizar uma entrega onde seja selecionado pedidos de fornecedores diferentes e um deles utilizar transportadora e outro não). 

Os demais campos já virão preenchidos com as informações constantes no pedido de compra selecionado e não poderão ser alterados, apenas se modificar a coluna Entrega para a opção Parcial.

Campo Limite Receb.: se no pedido de compra constar uma data limite de recebimento, essa data será retornada nesse campo. Caso essa data já tenha sido ultrapassada, o pedido não aparecerá mais para realizar entregas. Pode acontecer do pedido de compra selecionado não ser entregue totalmente em uma única vez, e sim em mais de uma entrega; nesse caso, deverá ir na linha do pedido de compra e clicar no botão, com isso o sistema habilitará a coluna Entrega e deverá selecionar a opção Parcial, dessa forma o sistema habilitará as colunas Peso, Volumes e Paletes para que seja possível informar manualmente essas informações, conforme exemplo abaixo. Após alteração, clicque no botão Atualizar.         

Imagem 7 - Entrega Parcial

Para salvar a Entrega, seja Integral ou Parcial, clique no botão Adicionar Entrega será salva. Caso a entrega for do tipo Integral, o pedido de compra não será mais exibido na tela Pesquisa (Imagem 4 - Pesquisa por Pedido de Compra). Caso for Parcial,  o pedido aparecerá e se for selecionado será exibido com os dados Peso, Volumes e Paletes atualizados.

Nota: No exemplo, foi utilizado somente um pedido de compra, mas é possivél utilizar vários pedidos para gerar uma entrega.

Entrega por Nota Fiscal        

Quando o XML de uma Nota Fiscal for integrado com o sistema Agendamento Web, será possível realizar uma entrega dessa nota fiscal.

Em Tipo de Agendamento, selecione  a opção Nota Fiscal e, em seguida, clique na opção Pesquisar Nota.

Imagem 8 - Entrega por Nota Fiscal

Será exibida a tela Pesquisa,clique no botão para que sejam exibidos todas as notas fiscais integradas que ainda estão pendentes para entrega. 

Imagem 9 - Pesquisa por Nota Fiscal

É possível filtrar a busca conforme as opções abaixo:

  • Número: pelo número da nota fiscal;
  • Série: pelo número da série da nota fiscal;
  • Fornecedor: selecione um fornecedor específico;
  • Emissão: pela data de emissão da nota fiscal.

Após realizar a busca e com os dados em tela, dê duplo clique na linha da nota fiscal desejada, ou após selecionar a linha, clique no botão Retornar.

Serão retornados os dados da nota fiscal na tela Entregas, conforme abaixo.

Imagem 10 - Preencher Tela Nota Fiscal

Preencha o campo Descrição e selecione o campo Tipo de Carga o tipo desejado. O campo Transportadora só ficará habilitado se o fornecedor da nota fiscal utilizar transportadora.

Os demais campos já virão preenchidos com as informações constantes na nota fiscal selecionada.         

Para salvar os dados da entrega clicar no botão Adicionar e a entrega será salva.

Entrega Avulsa

O tipo de entrega Avulsa é utilizada para registrar entregas de um Fornecedor sem ter que informar Pedido de Compra ou Nota Fiscal.

Em Tipo de Agendamento selecione a opção Avulsa.

Imagem 11 - Entrega Avulsa

Os seguintes campos ficarão disponíveis para edição:

  • Descrição: informe a descrição da entrega;
  • Tipo de Carga: selecione um tipo de carga existente;
  • Peso: digite o peso da entrega;
  • Volumes: digite a quantidade de volumes da entrega;
  • Paletes: digite a quantidade de paletes da entrega;
  • Fornecedor: informe o código do fornecedor e pressione Tab ou clique no botão Pesquisar Fornecedor para que seja exibida a tela de pesquisa Pesquisar Fornecedor e assim possa pesquisar e selecionar o fornecedor desejado; 
  • Transportadora: campo para informar a transportadora da entrega, só ficará habilitado se o fornecedor da entrega estiver parametrizado para utilizar transportadora.

Para salvar os dados da entrega, clique no botão Adicionar e a entrega será salva.

Imagem 12 - Preencher Tela Entrega Avulsa

Agendamento

Para realizar o agendamento de uma Entrega gerada ou confirmar um Pré-Agendamento gerado existem as duas formas:

Agendamento de Entrega

Na tela Entregas (Imagem 3 - Entregas), clique no botão Visualizar em modo Tabela. Será exibida a tela abaixo, que exibirá as entregas geradas que ainda não foram agendadas.

O procedimento de agendar uma entrega é igual para os três tipos apresentados (por Pedido de Compra, por Nota Fiscal e Avulsa).

Selecione a linha da entrega desejada e clique no botão Retornar.

Imagem 13 - Selecionar Entrega

Serão retornados os dados da entrega selecionada, sendo possível selecionar a data e depois box e horário da entrega.

Imagem 14 - Entrega Agendamento

Serão apresentados os dados:

  • Descrição da Carga: descrição da entrega selecionada;
  • Peso: peso total da entrega selecionada;
  • Volumes: quantidade total de volumes da entrega selecionada;
  • Paletes: quantidade total de paletes da entrega selecionada;
  • Tipo de Carga: tipo de carga da entrega selecionada;
  • Janelas: quantidade de janelas necessárias para realizar o agendamento do tipo de carga selecionado, se no cadastro de Tipo de Carga estiver parametrizado algum valor para o tipo de carga selecionada o sistema já exibirá em tela esse valor e o calendário já será exibido considerando esse valor, esse valor pode ser manipulado manualmente na tela acima conforme desejado.
  • Cancelar: retorna para a tela inicial (Imagem 1 - Agendamento).

Ao clicar nas janelas disponíveis da data desejada, será exibida a tela abaixo.

Imagem 15 - Seleção de Janela        

Nessa tela serão exibidas as janelas de entregas existentes nos boxes para o tipo de carga selecionada, sendo:

  • Disponível: as janelas que estão livres e que podem ser utilizadas;
  • Agendado: janelas de entregas que já possuem agendamentos gerados e não podem ser utilizadas;
  • Ordenar Docas por Disponibilidade: ao marcar essa opção o sistema exibirá em tela de forma ordenada os boxes que possuem mais janelas disponíveis, no exemplo se marcar essa opção o sistema exibiria primeiro o box 02, depois o box 01 e por fim o box 03.

Para efetuar o agendamento,vá na coluna do box desejado e clique no horário da janela desejada. Caso for usar mais de uma janela, clique na primeira e arraste até a última desejada, eexemplo: ao clicar na janela 06:00 do box 03 e arrastar até a janela das 08:00, o sistema usará as 3 janelas para o agendamento, que seriam 06:00, 07:00 e 08:00 do box 03.

Para confirmar, clique no botão Salvar, assim o sistema transformará a Entrega selecionada em um Agendamento e o Fornecedor será notificado via E-mail sobre os dados do Agendamento (data e horário).

        Nota:

  • Se o tipo de carga selecionada (no exemplo foi a paletizada) possuir no seu cadastro, na opção Janelas, algum número parametrizado, no momento de clicar na primeira janela,  o sistema já reservaria ela e as duas próximas janelas automaticamente, sem precisar arrastar.
  • Quando utilizar algum bloqueio que exija permissão especial, ao selecionar essa janela, o sistema informará sobre o limite ultrapassado. Para salvar a entrega será necessário informar um usuário e senha parametrizado com a opção de permissão especial DESBLOQUEIORESTRICAO.

Agendamento de Pré-Agendamento

No calendário, o ícone representado pelo círculo de cor azul-escuro será responsável por exibir os Pré-Agendamentos gerados para determinado dia. No exemplo abaixo, na terça-feira dia 08, há dois pré-agendamentos gerados aguardando confirmação. Para visualizar os pré-agendamentos, clique no pré-agendamento do dia desejado e no pré-agendamento do dia 08.

Nota: Pré-agendamentos são gerados através da aplicação Pré-Agendamento.

Imagem 16 - Pré-Agendamento

 Será exibida a tela abaixo, com os dados dos pré-agendamentos do dia. 

 

Imagem 17 - Pré-Agendamentos do Dia

Serão apresentados os dados:

  • Data Pré Agenda:  data dos pré-agendamentos;
  • Descrição: descrição o nome do usuário que gerou o pré-agendamento e os números dos pedidos de compra utilizados;
  • Fornecedor: fornecedor dos pedidos de compras do pré-agendamento;
  • Transportadora: transportadora do pré-agendamento;
  • Volume: volume do pré-agendamento;
  • Peso: peso dos pedidos de compra utilizados no pré-agendamento;
  • Palete: paletes do pré-agendamento;
  • Tipo de Carga: tipo de carga o pré-agendamento, saso estiver parametrizado para Informar Tipo de Carga no Pré-Agendamento estiver Inativo, este campo virá vazio;
  • Prioritário: exibe Sim ou Não para que o responsável de confirmar o pré-agendamento tenha ciência que esse pré-agendamento é prioritário, essa opção é informada no momento de gerar o pré-agendamento selecionando ou não a opção Agendamento Prioritário;
  • Agendamento: exibe o tipo do pré-agendamento gerado, se é do tipo Interno, gerado pelo setor Comercial do cliente ou Externo, gerado por um site externo pelo próprio Fornecedor.

Para confirmar, vá no final da linha do pré-agendamento desejado e clique no botão  Editar. Caso estiver parametrizado para Informar Tipo de Carga no Pré-Agendamento estiver Inativo, será necessário selecionar Tipo de Carga para salvar a Entrega Agendamento.

Será exibida a tela Entrega Agendamento (conforme Imagem 13 - Entrega Agendamento) para que seja selecionado box, data, hora e quantidade de janelas para o agendamento.

Após salvar o agendamento, o Fornecedor será notificado via E-mail sobre os dados do Agendamento (data e horário), esses dados poderão ser vistos também na aplicação Pré-Agendamento.

Nota: Para cancelar um pré-agendamento, clique no botão Cancelar, localizado no final da linha do pré-agenamento; assim o pedido de compra desse pré-agendamento voltará a ficar disponível para realizar novo pré-agendamento ou nova entrega.

Editar/Excluir um Agendamento

Será possível alterar a data, hora de um agendamento já gerado.

Para isso, clique no agendamento da data desejada.

Imagem 18 - Agendamentos Gerados

Será exibida a tela abaixo, com os dados dos agendamentos gerados para o dia.

Para alterar, vá no final da linha do agendamento desejado e clique no botão Editar.

Será exibida a tela Entrega Agendamento (conforme Imagem 13 - Entrega Agendamento) para que seja selecionada a data, hora e quantidade de janelas para o agendamento.

Para cancelar um agendamento, clique no botão Cancelar localizado no final da linha do agendamento; assim o pedido de compra ou nota fiscal do agendamento voltará a ficar disponível para realizar nova entrega ou pré-agendamento se for pedido de compra. 

Nota: Caso estiver parametrizado para Informar Tipo de Carga no Pré-Agendamento estiver Inativo, quando realizar o Cancelar , não será mais possível alterar Tipo de Carga do pre-agendamento. Caso queira trocar, será necessário refazer o pre-agendamento.

Imagem 19 - Alterar Agendamentos Gerados

03. TELA Agendamento

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Cadastro de Fornecedor - AGE0006Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para realizar o Cadastro de Fornecedor.
Cadastro de Tipo de Carga - AGE0004Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para realizar o Cadastro de Tipo de Carga.
Permissões Especiais - AGE0014Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para parametrizar permissão especial para usuários.
Processo Pré-Agendamento WebNesta documentação estão relacionados os procedimentos para realizar o pré-agendamento.
Relatório de Agendamento - AGE0018Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para utilizar a aplicação de Relatório de Agendamento.

04. TELA Agendamento

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.