Páginas filhas
  • Trilhas

Trilha no TOTVS Discovery é um caminho de Stages que um projeto pode percorrer. Supondo que você tenha os Stages básicos iniciais Desenvolvimento, Homologação e Produção, você gera um pacote com uma nova tabela com seus campos e índices no Gestão de Projetos do Configurador. O primeiro Stage de um Projeto sempre será o Desenvolvimento. O caminho natural é promover primeiro esse pacote para o Ambiente Homologação, homologar essas alterações, e estando tudo OK, promover esse pacote para o Ambiente Produção. Esse é o caminho da Trilha de um Projeto.

A tela de Trilhas é responsável por promover projetos do Gestão de Projetos entre Stages (etapas). Promover Projetos significa aplicar alterações feitas em um pacote, de um ambiente para outro, como Homologação para Produção, por exemplo. Ao avançar uma Trilha, as APIs do backend disparam o UPDDISTR nos ambientes classificados com o próximo Stage, e ficam monitorando sua aplicação (menu Eventos). Ao final com sucesso, a Trilha é avançada. Iremos detalhar este processo mais abaixo.


Na tela principal das Trilhas, é possível Atualizar a tela manualmente, para verificar o Status das Trilhas, ou configurar um tempo para atualização automática da tela. Para isso, clique no botão Outras Ações, então clique em Atualizar, se for fazer uma atualização manual da tela, ou clique em Configurar Tempo para configurar um período para atualização manual da tela, que pode ser de 1 minuto, 5 minutos ou 10 minutos.


É possível também Pesquisar na tela ou fazer uma Busca Avançada. A opção Pesquisar busca apenas pelo Código da Trilha. Já pela Busca Avançada é possível pesquisar por Código, Projeto, Versão, Data da Criação e Hora da Criação.


Status das Trilhas

As Trilhas podem ter 3 Status: Normal, Em Atualização e Abandonada.



Normal: Quando uma Trilha está "parada", sem estar em atualização, aguardando movimentação. Apenas a Trilha com o Status Normal pode ser movimentada.

Em Atualização: Significa que esta Trilha está sendo movimentada no momento, o UPDDISTR está rodando no background dos servidores fazendo a atualização requisitada. Enquanto a Trilha tem o Status Em Atualização, ela não pode sofrer outra movimentação. Assim que a atualização finaliza nos ambientes desta Trilha, seu Status volta automaticamente para Normal.

Abandonada: Quando você decide não trabalhar mais com essa Trilha, deve abandoná-la. Com o Status de Abandonada, não é possível mais movimentar a Trilha, e também não é possível voltá-la para o Status normal, ela ficará definitivamente abandonada.


Novas Trilhas

Para criar uma nova Trilha, na tela inicial, clique no botão Nova.



Na tela seguinte, selecione um projeto criado anteriormente no Gestão de Projetos do Configurador, clicando em Selecionar. (É necessário ter algum projeto Ativo. Projetos Gerados ou Encerrados não aparecerão na tela de Trilhas.)




Será aberta uma janela de Nova Trilha. Informe uma Descrição para esta Trilha e clique em Confirma a criação.




A Trilha será exibida na tela principal de Trilhas. Ela está parada, com o Status Normal, inicialmente no Stage Desenvolvimento.


Movimentando a Trilha

Com uma Trilha criada, na tela de Trilhas, clique no botão Manutenção.


Será exibida a tela de Manutenção de Trilha, onde pode-se observar, no lado esquerdo, o gráfico de posição do Stage na Trilha, e no lado direito o Manifesto do pacote.




No lado esquerdo, serão exibidos todos os Stages criados no Discovery, e as bolinhas e cores indicam o Status atual da Trilha. Quando o Stage estiver colorido em verde, com a bolinha verde com check branco, significa que a Trilha já passou por esse Stage. Os demais, que ainda falta passar, ficarão em cinza. Ao Avançar uma Trilha e finalizar o avanço com sucesso, automaticamente estas cores são alteradas indicando o novo status da Trilha.

No lado direito, é exibido o Manifesto do pacote. Esse manifesto é gerado pelo Gestão de Projetos do Configurador, ao gerar um pacote do projeto. Nele, são exibidas informações de data e hora da criação do pacote, informações do projeto, bem como quais foram os componentes gerados nesse projeto, como tabelas, campos, menus, etc.

Abaixo do Manifesto, estão localizados os botões Abandonar e Avançar.

O botão Abandonar, como foi explicado anteriormente no item Status das Trilhas, serve para fechar definitivamente a Trilha, não podendo mais trabalhar nela.

O botão Avançar server para iniciar a ação de movimentação da Trilha. Ao clicar em Avançar, são disparados os eventos via API no backend que fazem os ambientes do próximo estágio iniciarem a aplicação do pacote via UPDDISTR.

Obs.: se a Trilha já estiver no último Stage, ao clicar no botão Avançar, será exibida uma mensagem informando que não é possível avançar por já estar no último Stage.