Boletim Técnico: Cadastro de Tipo de Tarefa
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Implementou-se a rotina Tipo de Tarefas (PMSA025) com o objetivo é cadastrar o tipo de tarefa e posteriormente, relacioná-la às Tarefas do Projeto.
ID do Chamado
SCQKXT
Produtos
Microsiga 10
Módulos
- SIGAPMS
Países
- todos
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
Tipos de Tarefas (PMSA025)
Número da FNC
00000013086/2010
Ajustes no Compatibilizador
Sim
Integridade Referencial
Sim
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- UPDPMS
Procedimentos para Implementação
Importante:
Antes de executar o compatibilizador UPDPMS é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite UPDPMS no campo Programa Inicial.
Importante:
Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 07/07/2010.
2. Clique em OK para continuar.
3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
7. Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes
1. Criação no arquivo SX3 – Campos:
· Tabela AN4 - “Tipo de Tarefa”:
Campo | AN4_TIPO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 3 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Tipo Tarefa |
Descrição | Código do Tipo de Tarefa |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
When | Inclui |
Val. Sistema | ExistChav( 'AN4' ) |
Help | Código identificador do Tipo de Tarefa para ser relacionado a uma tarefa do projeto. |
Campo | AN4_DESCRI |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 25 |
Decimal | 0 (X3_DECIMAL) |
Formato | @! |
Título | Descrição |
Descrição | Descrição do Tipo de Tarefa |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Informe a descrição referente ao tipo de tarefa. |
Campo | AF9_TIPPAR |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 3 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Tipo Tarefa |
Descrição | Código do Tipo de Tarefa |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Val. Sistema | Vazio() .OR. ExistCpo( 'AN4' ) |
Help | Código identificador do Tipo de Tarefa para ser relacionado a uma tarefa do projeto. |
2. Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
· Pesquisa AN4:
Alias | AN4 |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Tipo Tarefa |
Contém | AN4 |
Alias | AN4 |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Código |
Alias | AN4 | AN4 |
Tipo | 4 | 4 |
Sequência | 01 | 01 |
Coluna | 01 | 02 |
Descrição | Código | Descrição |
Contém | AN4_TIPO | AN4_DESCRI |
Alias | AN4 |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | AN4->AN4_TIPO |
3. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AN4 | AN4 |
Ordem | 1 | 1 |
Chave | AN4_FILIAL + AN4_TIPO | AN4_FILIAL + AN4_DESCRI |
Descrição | Tipo Tarefa | Descrição |
Proprietário | S | S |
Procedimentos para Configuração
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastro / Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Gestão de Projetos”, conforme instruções a seguir:
Menu | Atualizações |
Submenu | Cadastros |
Nome da rotina | Tipo de Tarefa |
Programa | PMSA025 |
Módulo | Gestão de Projetos |
Tipo | Função Protheus |
Tabelas | AN4 |
Procedimentos para Utilização
1. Em Gestão de Projetos (SIGAPMS) acesse Atualizações / Cadastros / Tipo de Tarefa (PMSA025).
O sistema apresenta a janela de visualização dos registros e o menu com as opções de pesquisa, visualização e manutenção do cadastro.
2. Para realizar a manutenção do cadastro, utilize as opções: Incluir, Alterar ou Excluir.
3. Ao selecionar a opção Excluir, o Sistema somente permite a exclusão de um tipo de tarefa caso não esteja sendo utilizado em nenhum Projeto.
4. Em Atualizações / Projetos / Gerenciamento de Projetos (PMSA200), as Tarefas do Projeto podem ser classificadas com o tipo de tarefa, por meio do campo Tipo Tarefa (AF9_TIPPAR).
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | AN4 – Tipo de Tarefa; AF9 - Tarefas |
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