Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

O SQLite é um projeto Open Source de SGBD relacional, com o propósito de ser embutido na aplicação final e é a base da implementação das RDDs SQLiteDB, SQLite e SQLiteCLI, que podem ser acessadas através da API ISAM AdvPL.

As RDDs SQLite possuem características distintas e cenários adequados de uso, portanto, se atente aos cenários abaixo:


SQLiteDB

Uso do TOTVS | SQLite como um SGBD nativo do TOTVS | Application Server .

SQLite (Stand-alone)

Uso do TOTVS | SQLite para emulação de acesso ISAM.

SQLiteCLI (Client-Server)

Uso do TOTVS | SQLite para emulação de acesso ISAM para ambiente balanceados / distribuídos.


Os principais motivadores do projeto TOTVS | SQLite são:

  1. Regulamentação de registros de softwares na Rússia
Para atender as particularidades e exigências do órgão regulador da Rússia, foi necessário desenvolver uma RDD alternativa às já existentes. Para isto, escolheu-se o SQLite que é Open Source e tem se mostrado ser uma tendência tecnológica confiável e amplamente utilizada por outras aplicações do mercado de software.

;

  2. Evolução do ERP TOTVS 12

Dada a migração dos dicionários de dados do ERP para o SGBD, algumas restrições tecnológicas se aplicavam a determinados projetos, onde, ainda era necessário a criação, compartilhamento e a manutenção de arquivos temporários.

Diante disso, foi necessário criar uma alternativa de gerenciamento de arquivos ISAM locais, onde, o arquivo exista fisicamente no disco e possa ser acessado por múltiplos servidores de aplicação AdvPL e que seja funcional em Windows e Linux (32 e 64 bits).

Sendo uma premissa manter o comportamento das RDDs ISAM anteriores, de forma que seja possível a adoção dessa tecnologia com o menor impacto possível em códigos AdvPL dos sistemas legados.