Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

resmer

Produto

:

Gestão Patrimonial 11.50

Processo

:

Evento Contábil de Aquisição

Subprocesso

 

Gestão Patrimonial

Data da publicação

:

02/08/2012

...



Na conversão das tabelas do TOTVS Gestão Patrimonial para a versão 11.50 ou superiores, o sistema já cria o evento contábil de Aquisição e vincula o mesmo aos grupos de Patrimônios existentes na coligada. Com isto, o trabalho do responsável pelo sistema será de revisar os eventos que foram convertidos, e se desejado poderá alterar o evento para contabilizar de acordo com a necessidade da empresa.
Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

 

Desenvolvimento/Procedimento


No TOTVS Gestão Patrimonial a aquisição de um patrimônio pode ser feita manualmente ou via integração com o módulo de compras (RM Nucleus). No caso dos patrimônios originados do Nucleus a contabilização da aquisição é feita na inclusão do Movimento, portanto somente as aquisições de Patrimônio manuais pelo TOTVS Gestão Patrimonial é que serão contabilizadas.
Antes de citarmos os campos e itens do evento contábil de Aquisição, vamos apresentar o conceito sobre o processo de Aquisição de Patrimônios.
Ex: Vamos supor que a empresa adquiriu um veículo para realizar a entrega de mercadorias . Esta operação significa que houve uma entrada no ativo imobilizado da empresa, e uma saída de recursos para a aquisição do veículo, a saída de dinheiro do caixa da empresa pode ser considerado a saída do recurso.
Assim a contabilização ficaria da seguinte maneira:
Débito – Conta de Veículos
Crédito – Conta Caixa
Na contabilidade os débitos são considerados "aplicações" e os créditos "Origens de Recursos". Devemos sempre lembrar que as contas contábeis pertencem à empresa, ou seja, os débitos (aplicações) registrados no ativo são devedores porque pertencem aos sócios da empresa e os créditos registrados no Passivo e Patrimônio Líquido são credores porque os mesmos possuem créditos com os sócios da empresa, por este motivo as contas do Ativo são devedoras (com algumas exceções) e as contas do passivo são credoras (com algumas exceções).
A seguir vamos apresentar as pastas/campos existentes em um evento e a configuração do evento de aquisição:

...