Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

 Vejamos abaixo o funcionamento de cada item:

 

Fig.4Seção Configurações

  • [Seção Retorno de Dados Vazio]

[Informe um número ou texto]: Neste campo deverá ser informado um valor default para quando a sentença SQL retornar um dado vazio, ou seja se por ventura ocorrer a pesquisa por um registro e o mesmo não for encontrado, o que for preenchido neste campo “Informe um número ou texto”, substituirá o resultado em “branco”. Por padrão, quando a sentença SQL retorna algum dado vazio é exibido o seguinte texto na célula “Nenhum Registro Encontrado”.

  • [Seção Destacar Células]

[Cor da Célula Chave]: Quando selecionado esta opção será possível definir cores para as células chaves. Ex.: Célula Chave é a célula aonde foi inserida uma sentença SQL.

[Cor da Célula de Parâmetro]: Quando selecionado esta opção será possível definir cores para as células de parâmetros. Ex.: Célula de Parâmetro é a célula aonde a sentença SQL lê um parâmetro.

  • [Seção Recalcular Planilha]

[Todas as Planilhas]: Quando selecionado esta opção, todas as planilhas serão recalculadas automaticamente na inicialização, caso a opção [Recalcular automaticamente na inicialização] estiver selecionada ou através do clique no botão Recalcular.

[Planilha Ativa]: Quando selecionado esta opção a planilha ativa será recalculada automaticamente na inicialização, caso a opção [Recalcular automaticamente na inicialização] estiver selecionada ou através do clique no botão Recalcular.

  • [Seção Exibição dos Dados]

[Redimensionar células importadas automaticamente]: Quando selecionado esta opção, a célula será redimensionada para o tamanho do campo retornado pela sentença SQL automaticamente.

[Exportar dados a partir da célula selecionada]: Quando selecionado esta opção, o sistema entenderá que a inserção de consultas SQL deverá ocorrer na célula que estiver selecionada. Caso esta opção estiver desmarcada, o sistema carregará os dados da sentença SQL na Célula A1.

[Exibir títulos de colunas]: Quando selecionado esta opção, será exibido na planilha o título das colunas que estão contidos na tabela que foi executado a sentença SQL.

[Usar formatação padrão para o título das colunas]: Quando selecionado, formatará o título das colunas retornado pela sentença SQL, com Bordas e Sombreamento.

 

 

Fig.5Seção Consultas SQL

Através deste item que vamos carregar as informações na Planilha. Deverão ser inseridas as sentenças SQL desejadas para visualização dos dados.

[Consultas SQL selecionadas]: Neste campo deverão ser inseridas as sentenças SQL que vão compor a planilha.

[Detalhes da Consulta Selecionada]: Neste campo deverão ser selecionados os campos da sentença SQL a serem adicionados na Planilha. Clicando-se em [*] todos campos, registros contidos serão adicionados à planilha.

[Parâmetros]: Neste campo deverá ser inserido qual é a célula que sentença SQL deverá ler um determinado valor (parâmetro).

Ex: Foi cadastrado a seguinte sentença SQL:

SELECT CHAPA, NOME, SALÁRIO FROM PFUNC WHERE CHAPA = :PLN_$D$5

Note que a sentença SQL está aguardando um valor para retornar os dados. O parâmetro PLN_$D$5 será substituído pelo valor da Célula D5. Célula está definida no campo Valor.

[Dados Importados]: Esta opção nos ajuda a localizar os dados retornados por uma sentença SQL. Clicando no campo [Chave] o sistema exibira em qual célula foi inserida a sentença SQL. Clicando em [Planilha], o sistema exibirá em qual planilha a sentença SQL foi inserida. Clicando em [Intervalo], o sistema exibirá o espaço ocupado pela sentença SQL na planilha.

 

 

Fig.6Seção Gráficos

Através deste item podemos inserir gráficos nas planilhas. Os gráficos são carregados através da leitura das sentenças SQL.

[Gráficos Inseridos]: Através desta opção vamos inserir as sentenças SQL e configurar a exibição do Gráfico.

[Tipo do Gráfico Selecionado]: Através desta opção vamos mudar o tipo do gráfico selecionado. Ex.: Se for criado um gráfico de Barras e deseja-se mudar para coluna, não é necessário excluir o Gráfico e fazer novamente. Basta clicar no tipo desejado que o gráfico será alterado na Planilha.

 

1.2. Inserindo uma Planilha que lê dados de uma sentença SQL

 

Fig.7Associando as sentenças SQL na Planilha

Para inserir uma sentença SQL na planilha, clique na Seção [Consulta SQL]. Com as opções desta seção carregadas, clique no ícone , selecione a SQL pelo botão [exibir árvore] ou pelo campo [código da sentença SQL]. Após seleção da sentença SQL, clique em [Ok] para associar a sentença SQL a planilha.

 

 

Fig.8 – Selecionando os Campos para carregar a planilha

Com a sentença SQL associada a Planilha, necessitamos escolher quais os campos da SQL serão inseridos na Planilha. Para isso, selecione os campos desejados, ou clique em [*] para inserir todos. Posteriormente, clique no ícone , para que os dados retornados pela SQL sejam adicionados na Planilha. Note que a planilha foi carregada com os dados da sentença SQL. A planilha já está formatada, visto que foram utilizados os recursos do Office. Este é um exemplo do uso das funcionalidades do ERP da TOTVS e do Office em uma mesma interface.

1.3. Inserindo um Gráfico na Planilha

Para inserir um Gráfico na planilha, clique na Seção [Gráficos]. Com as opções desta seção carregadas, siga o seguinte procedimento:

 

Fig.9Inserindo Gráficos na Planilha

1. Clique no ícone [Inserir]. 2. Selecione a SQL pelo botão [exibir árvore] ou pelo campo [código da sentença SQL]. 3. Clique no botão [Próximo]. 4. Selecione o [Tipo de Gráfico]. 5. Clique no botão [Próximo]. 6. Selecione os campos da Entrada de Legenda (Eixo X) e Entrada de Valor (Eixo Y) 7. Clique no botão [Próximo]. 8. Configure as opções do Gráfico e clique em [Ok].

 

 

Image Modified

Fig.10

Visualizando Gráficos na Planilha

Após cadastrar as opções do Gráfico, o mesmo é carregado dentro planilha, neste exemplo, foi gerado um gráfico que mostra a relação de Funcionários X Salário.

 

...