Páginas filhas
  • RMCTB00008_Roteiro para Geração de Demonstração de Lucros/Prej. Acumulados – DLPA para o SPED Contábil

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
title1. O primeiro passo é importar o template padrão. Vamos iniciar nosso exemplo importando o template de DLPA. Acesse o sistema pela RM.exe que se encontra dentro da pasta RM.Net (chamamos este acesso de "Acesso pela tela MDI"). Depois escolha a opção de TOTVS Gestão Contábil.

1.1 – Na parte direita da tela existe a opção chamada "TOTVS By you" - acesse este recurso e digite no campo de pesquisa a palavra "DLPA". Feito isto clique no ícone localizado abaixo do nome "By you". O sistema irá localizar o template de DLPA atualizado. Então baixe o template para sua máquina para posterior importação no sistema.

1.2 – Depois de salvar o Arquivo, acesse o menu Escrituração Contábil/Demonstração Contábil/Estrutura, realize o filtro e permaneça na visão de estruturas.

1.3 – Clique no botão "Incluir" como se fosse incluir uma nova demonstração - porém iremos importar o template salvo no passo 1.1.

1.4 – Clique no ícone "Importar Estrutura" e busque o arquivo com o template de DLPA. Ao selecionar o arquivo e executar, informe um código para a estrutura. Pronto, o template padrão já foi importado e agora o próximo passo é analisar quais são as movimentações da conta de Lucros/Prejuízos Acumulados da empresa para definição dos fatos contábeis que serão mantidos ou alterados.

O objetivo do template é auxiliar as empresas na elaboração de seus relatórios. Mas cada empresa tem sua movimentação da conta e isto faz com que alguns fatos contábeis sugeridos não necessitem ser utilizados para a demonstração. Portanto, os fatos contábeis que não forem utilizados podem continuar no template e não serão configurados. Os fatos existentes que não são configurados não são processados para geração da demonstração. Caso a empresa não deseje visualizar os fatos contábeis zerados que não foram configurados, a opção de enviar para o SPED Contábil poderá ser desmarcada ou se desejado podem ser excluídos para que não mais faça parte da estrutura da demonstração. 
 
Expandir
title2. Para melhor entendimento vamos apresentar a estrutura do template padrão de DLPA. A DLPA padrão possui a seguinte estrutura:

1 - Saldo em 31.12.XO (início do período)
2- (+/-) Ajuste de Exercícios Anteriores
2.01 - Mudança de política contábil
2.02 - Retificação de erros
3 - (mais) Lucro líquido do exercício
4 - Lucro total disponível
5 - (menos) Transferências para reservas de lucros
5.01 - Reserva legal
5.02 - Reserva estatutária
5.03 - Reserva para contingências
5.04 - Reserva de incentivo fiscal
5.05 - Reserva orçamentária (Retenção de Lucros)
5.06 - Reserva de lucros a realizar
6 - (menos) Lucros ou Dividendos a distribuir
7 - Saldo Final do Período

Conforme já informado, caso a empresa não possua algum fato contábil descrito acima, basta não configurar o fato contábil (veremos posteriormente como configurar), se não desejar que o fato seja apresentado zerado, a opção de envio para o SPED Contábil deverá ficar desmarcada, caso não deseje que o fato faça parte da estrutura o mesmo deve ser excluído . No caso da DPLA na aba "Colunas da Demonstração" existe somente uma coluna denominada "R$".


...