Histórico da Página
Os procedimentos necessários para a geração do SPED Fiscal , por meio da rotina 1097 – Geração Arquivo Livro Fiscal Eletrônico, seguem abaixo. Para maiores detalhes acesse as informações que estão disponíveis na Ajuda que pode ser acessada na rotina pelo ícone?
Passos para a Execução do Processo de geração do arquivo Sped Fiscal:
Importante: é recomendável que este processo seja realizado por um usuário que tenha conhecimento do processo de SPED Fiscal e saiba interpretar o layout disponibilizado pela Receita Federal.
Parametrização/Processo Básico:
1) Verificar as permissões de acesso aos dados na rotina "131 – Permitir Acesso a Dados";
2) Realizar o cadastro do código do IBGE da cidade na rotina "535 – Cadastro de filiais";
3) Informar o código do país para todas as UF na rotina "533 – Cadastrar Estado (UF)";
4) Cadastrar todas as cidades na rotina "577 – Cadastrar cidade/ Cod. IBGE" ou executar na rotina "1460 – Pré Cadastro de NF-e" na opção "tabela de cidades" para que as cidades sejam criadas de forma automática na rotina "577 – Cadastrar cidade/ Cod. IBGE", na rotina "202 – Cadastrar Fornecedor" e na "302 - Cadastrar Cliente";
5) Utilizar a opção "replicar cidade IBGE" para que todos os fornecedores obtenham a informação do código do IBGE;
6) Cadastrar na rotina "271 – Cadastrar Tributação de Produto" ou na rotina "212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria" o código do gênero fiscal.
A definição do tipo de arquivo a ser gerado ocorre de forma automática pela UF da filial, neste caso como o UF é diferente de DF, a rotina busca a geração no layout do Sped fiscal.
Em seguida:
1) Selecionar a opção inicial de layout "Geração do arquivo SPED";
2) Selecionar a "Filial" que deseja gerar o arquivo Sped Fiscal;
3) Clicar no "Ícone Atualizar";
4) Selecionar o "Período das Notas" que deseja que sejam incluídas no arquivo Sped;
5) Informar a sequência das "Notas Fiscais" que deseja que sejam incluídas no arquivo Sped;
6) Clicar no botão "Aplicar filtros";
7) Clicar no botão "Definir Filtros";
8) Selecionar o tipo de movimentação que deverá ser gerada: notas fiscais de produtos, notas fiscais de serviços, cupons fiscais, CIAP e/ou inventário, conforme necessidade da empresa;
9) Selecionar a opção na caixa "Perfil Contribuinte", conforme determinado pelo Estado à qual a empresa responde;
10) Selecionar na caixa "Versão Layout", a opção referente ao layout do arquivo Sped a ser enviado ao Sefaz;
11) Seleciona na caixa "Modelo CIAP" a opção de acordo com o modelo utilizado pela empresa;
12) Selecionar na caixa "Finalidade do Arquivo" a opção conforme status do arquivo;
13) Selecionar na caixa "Registros opcionais" as opções, conforme necessidade da empresa;
14) Informar na caixa "Nome do Arquivo" o local que deseja que seja salvo o arquivo e o nome do mesmo.
15) Clicar no botão "Contador/Técnico" e preencher os campos apresentados na caixa "Dados do Contabilista";
16) Clicar no botão "Ajuste Apuração ICMS" e detalhar na grid as informações lançadas na apuração de ICMS e clicar no botão " Opções" selecione os dados que serão lançados de forma automática conforme necessidade.
17) Clicar no botão "Obrig. Apuração ICMS/ST", informar os dados da guia de recolhimento do ICMS e gerar registros de entrada e/ou saída com Substituição Tributária dentro da nota, clicando no botão "Gerar Obrigações";
18) Clicar no botão "Apuração de ICMS" e preencher as informações, conforme dados fiscais da empresa e clicar no botão "Salvar Apuração";
19) Se a empresa utilizar IPI, clicar no botão "Ajuste Apuração IPI" e detalhar na grid as informações lançadas na apuração de IPI e clicar no botão "Salvar Ajuste", para que os dados referentes a crédito de IPI, sejam lançados de forma automática;
20) Se a empresa utilizar IPI, clicar no botão "Apuração IPI" e preencher as informações conforme dados fiscais da empresa e clicar no botão "Salvar Apuração";
21) Clicar no botão "Gerar";
22) Será apresentada a mensagem "Deseja Gerar o Arquivo?". Clicar "Sim". Caso o cliente não possua o arquivo de regras de negócio, será apresentada a seguinte mensagem "O arquivo de regras de validação da movimentação não foi encontrado! Este arquivo é importante para uma pré-validação da movimentação antes da geração do arquivo. Continua a geração do arquivo mesmo assim? Clicar "Sim" ou "Não", conforme necessidade do usuário.
23) Após a geração do arquivo Sped, será habilitado o botão "Relatório", no qual permite ao usuário imprimir um relatório de conferência das informações apresentadas no arquivo gerado.
24) Para verificar as inconsistências o usuário pode clicar no botão "Verificar invalidações", no qual serão apresentados os erros e advertências das informações inseridas no arquivo Sped. Essa caixa somente terá informações se o arquivo de validações estiver ativo.
Nota: Durante a validação junto ao Programa Validador do SPED Fiscal da Receita Federal, caso ocorra alguma inconsistência, o erro será apresentado no Relatório de Erros para que sejam realizadas as correções nele informadas, sendo, portanto, necessário realizar algumas verificações, tais como:
· Verificar se a informação é referente ao cadastro do cliente e/ou de fornecedor;
· Tentar corrigir as informações nas rotinas apropriadas, de acordo com o erro gerado.
Logo após estas verificações, será necessário gerar o arquivo novamente e validá-lo através do Programa Validador do SPED Fiscal da Receita Federal.