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Os procedimentos necessários para a geração do SPED Fiscal seguem abaixo. Para maiores detalhes acesse as informações que estão disponíveis na Ajuda que pode ser acessada na rotina pelo ícone?
Passos para a Execução do Processo de geração do arquivo Sped FiscalPara gerar o SPED Fiscal, por por meio da rotina 1097 – Geração Arquivo Livro Fiscal Eletrônico, siga os procedimentos abaixo:
Importante: é recomendável que este processo seja realizado por um usuário que tenha conhecimento do processo de SPED Fiscal e saiba interpretar o layout disponibilizado pela Receita Federal.Parametrização/Processo Básico:
1) Verificar as permissões de acesso aos dados na rotina "131 – Permitir Acesso a Dados";
2) Realizar Realize o cadastro do código do IBGE da cidade na rotina " 535 – Cadastro de filiais";
3) Informar o Filiais, informando o código do país para todas as UF na rotina "533 – Cadastrar Estado (UF)";4
2) Cadastrar Cadastre todas as cidades na rotina " 577 – Cadastrar cidade/ Cod. IBGE " ou executar execute na rotina " 1460 – Pré Cadastro de NF-e" na opção "tabela de cidades" , a opção Tabela de Cidades para que as cidades sejam criadas de forma automática na rotina "automaticamente nas rotinas a seguir:
- 577 – Cadastrar cidade/ Cod. IBGE
...
- 202 – Cadastrar Fornecedor
...
- 302 - Cadastrar Cliente
Observação: utilize a opção Replicar Cidade IBGE ";
5) Utilizar a opção "replicar cidade IBGE" para que todos os fornecedores obtenham a informação do código do IBGE;.
63) Cadastrar Cadastre na rotina " 271 – Cadastrar Tributação de Produto " ou na / rotina " 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria " o código do gênero fiscal.
A Importante: a definição do tipo de arquivo a ser gerado ocorre de forma automática automaticamente pela UF da filial, neste caso como o a UF é diferente de DF, a rotina busca a geração no layout do Sped fiscalSPED Fiscal.
Em seguida:
1) Selecionar 4) Marque a opção inicial de layout "Geração do arquivo SPED "- Fiscal e clique o botão Avançar;2
5) Selecionar Selecione a "Filial" que deseja gerar o arquivo Sped Fiscal;
3) Clicar no "Ícone Atualizar";
4) Selecionar o "Período das Notas" que deseja que sejam SPED Fiscal e escolha o Período das Notas a serem incluídas no arquivo SpedSPED;5
6) Informar Informe a sequência das " Notas Fiscais " que deseja que sejam desejada a serem incluídas no arquivo SpedSPED;6) Clicar no botão "Aplicar filtros"
;
7) Clicar no botão "Definir Filtros"7) Acione os botões Aplicar Filtros e Definir Filtros, respectivamente;
8) Selecionar Selecione o tipo de movimentação que deverá ser gerada: notas fiscais de produtos, notas fiscais de serviços, cupons fiscais, CIAP e/ou inventário, conforme necessidade da empresa;
9) Selecionar Na aba Principal marque a opção na caixa " Perfil Contribuinte", conforme determinado pelo Estado à qual a empresa responde;
10) Selecionar Selecione na caixa "Versão Layout", a opção referente ao layout do arquivo Sped SPED a ser enviado ao à Sefaz;
11) Seleciona Escolha na caixa "Modelo CIAP" a opção de acordo com o modelo utilizado pela empresa;
12) Selecionar Marque na caixa "Finalidade do Arquivo" a opção conforme status do arquivo;
13) Selecionar na caixa "Registros opcionais" as opções, conforme necessidade da empresa;
14) Informar Informe na caixa "Nome do Arquivo" o local que deseja que seja salvo salvar o arquivo;.
14) Na aba Opções, caixa Registros opcionais selecione as opções conforme necessidade da empresa;
15) Clique o botão e o nome do mesmo.
15) Clicar no botão "Contador/Técnico" e preencher preencha os campos apresentados na caixa "Dados do Contabilista";
16) Clicar no botão "Clique Ajuste Apuração ICMS" e detalhar detalhe na grid planilha as informações lançadas na apuração de ICMS e clicar no botão " Opções" ;
17) Acione o botão Opções selecione os dados que serão lançados de forma automática conforme necessidade. ;17) Clicar no botão "
18) Clique o botão Obrig. Apuração ICMS/ST", informar informe os dados da guia de recolhimento do ICMS e gerar registros de entrada e/ou saída com Substituição Tributária dentro da nota, clicando no o botão "Gerar Obrigações";
1819) Clicar no Acione o botão "Apuração de ICMS" e e preencher as informações, conforme dados fiscais da empresa e clicar no botão ". Em seguida, clique Salvar Apuração";
1920) Se a empresa utilizar IPI, clicar no botão "utiliza IPI, clique os seguintes botões e, em seguida clique o botão Salvar Apuração, :
- Ajuste Apuração IPI
...
- e
...
- detalhe as informações lançadas na apuração de IPI.
- Apuração IPI e preencha as informações conforme dados fiscais da empresa.
21) Acione o botão Salvar Ajuste IPI e clicar no botão "Salvar Ajuste", para que os dados referentes a crédito de IPI, sejam lançados de forma automática;20) Se a empresa utilizar IPI, clicar no botão "Apuração IPI" e preencher as informações conforme dados fiscais da empresa e clicar no botão "Salvar Apuração";
21) Clicar no botão "Gerar";
22)
22) Clique Gerar;
23) Será apresentada a mensagem "a seguir: Deseja Gerar o Arquivo?". Clicar "Clique Sim". Caso o cliente não possua o arquivo de regras de negócio, será apresentada a seguinte mensagem ": O arquivo de regras de validação da movimentação não foi encontrado! Este arquivo é importante para uma pré-validação da movimentação antes da geração do arquivo. Continua a geração do arquivo mesmo assim? Clicar "; Clique Sim" ou "Não", conforme necessidade do usuário.
2324) Após a geração do arquivo SpedSPED, será habilitado o botão "Relatório", no qual permite ao usuário imprimir , que possibilita a impressão de um relatório de conferência das informações apresentadas no arquivo gerado. ;
2425) Para verificar as inconsistências o usuário pode clicar no botão "acione o botão Verificar invalidações", no qual serão apresentados os erros e advertências das informações inseridas no arquivo Sped SPED. Essa caixa somente terá possuirá informações apenas se o arquivo de validações estiver ativo.
NotaObservação:
- Durante a validação junto ao Programa Validador do SPED Fiscal da Receita Federal, caso ocorra alguma inconsistência, o erro será apresentado no Relatório de Erros para que sejam realizadas as correções nele informadas, sendo
...
- necessário realizar algumas
...
- ações, tais como
...
- . Em seguida, gere o arquivo novamente e valide-o por meio do Programa Validador do SPED Fiscal da Receita Federal:
- Verificar se a informação é referente ao cadastro do cliente e/ou de fornecedor
...
- .
...
- - Tentar corrigir as informações nas rotinas apropriadas, de acordo com o erro gerado.
- Para saber mais sobre a geração do SPED Fiscal, consulte as informações disponíveis na Ajuda que pode ser acessada na rotina pelo ícone?.
Logo após estas verificações, será necessário gerar o arquivo novamente e validá-lo através do Programa Validador do SPED Fiscal da Receita Federal.