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  • Dicas e Soluções - DIRF, Informe de Rendimentos e RAIS 2022 (Ano Base 2021)

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Nos links abaixo, é possivel obter maiores informações referentes aos valores de Assistência Médica.

Como Fazer – Histórico de Assistência à Saúde: 2015 - COMO FAZER - Histórico Assistência à Saúde

Como Fazer – Preenchimento Histórico de Assistência à Saúde – Metódo por Backups: Preenchimento Histórico de Assistência à Saúde – Metódo por Backups
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INCIDENTE 10

QUESTÃO: Como enviar comprovante de Rendimentos por email.

POSSÍVEIS SOLUÇÕES:

1- O sistema permite o envio do Informe de Rendimentos para o email do funcionário. Para parametrizar o sistema, siga os passos abaixo:

a) Acesse o módulo OPÇÕES| PARÂMETROS|GLOBAIS, aba “Envio de E-Mails” e preencha todas as informações;

b) Acesse o módulo OPÇÕES|PARÂMETROS|RMLABORE, aba “Outros parâmetros -> Parâmetros II” e preencha o campo “E-mail do remetente”. Para o e-mail do destinatário escolha uma das opções disponíveis no campo “Utilizar e-mail do seguinte cadastro”.

Funcionário: o sistema considerará como o endereço eletrônico do funcionário aquele cadastrado em Cadastros | Funcionários | Identificação, no campo e-mail;

Usuário: o sistema considerará como o endereço eletrônico do funcionário aquele cadastrado em Cadastros | Segurança | Usuários, no campo e-mail.

1º Passo: O e-mail deve estar informado no cadastro de todos os funcionários no módulo, CADASTROS| FUNCIONÁRIOS, aba "Identificação". Funcionários sem informação de e-mail serão desconsiderados.

2º Passo:No módulo, "OPÇÕES|PARÂMETROS|GLOBAIS", informar o servidor SMTP, informar o nome do seu login e senha no servidor de e-mail e conectar através do ícone com "raio amarelo" informando o seu e-mail nos campos para teste (para verificação da conexão).

3º Passo: Acessar "RELATÓRIOS -> DIRF|INFORME DE RENDIMENTOS -> Opções de Emissão" e marcar o flag "Enviar por E-Mail" e informar o e-mail do remetente. Clicar no botão "emitir".

 2015 - COMO FAZER - Enviar Informe de Rendimentos Por E-mail

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INCIDENTE 11

QUESTÃO: Alguns valores da Ficha Financeria não foram considerados na DIRF.

POSSÍVEL SOLUÇÃO:

1- Seguir os passos abaixo:

1º Passo: Conferir a data de admissão do funcionário;

2º Passo: Verificar se existe movimentação na ficha financeira referente à data que está sendo gerado o Informe de rendimentos/Dirf do funcionário (verifique a data de pagamento e o caixa);

3º Passo: Verificar no módulo, OPÇÕES| PARÂMETROS|RM LABORE, aba “Outros Parâmetros”, sub-aba “Parâmetros II", o número de meses constantes no campo "Meses a manter na ficha financeira".


Se o período da geração do relatório for maior do que o número de meses guardados, deverá então efetuar a restauração da ficha financeira complementar, através do módulo "ROTINAS -> RESTAURAÇÃO DA FICHA FINANCEIRA COMPLEMENTAR".

OBS: após a liberação de competência, os meses restaurados voltarão para as tabelas complementares.

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INCIDENTE 12 

QUESTÃO: Clientes que tem base Oracle podem se deparar com o erro:

"General SQL error ORA-01410 invalid ROWID"

Possível Solução:

Para solucionar, altere o BDE em: CONFIGURATION | DRIVERS | NATIVE | ORACLE, os campos abaixo:

  • DLL32 = SQLORA8.DLL
  • VENDOR INIT = OCI.DLL

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INCIDENTE 13

QUESTÃO:

Pode ocorrer de que funcionários que recebem pró-labore sejam levados na DIRF com a natureza do rendimento definida como "Rendimentos do trabalho sem vinculo empregatício" sendo que o correto seria "Rendimento trabalho assalariado".

Possível Solução:

O sistema considera o código de retenção 0588 (IRRF - Rendimento do trabalho sem vínculo empregatício) para Diretores com categoria 5 (Diretor não empregado com FGTS) ou categoria 11 (Diretor não empregado sem FGTS) do SEFIP. Para que o código de retenção seja 0561 (IRRF - Rendimentos do trabalho assalariado no País/Ausente no exterior a serviço do País) o funcionário tem que estar na categoria 1 (Empregado).

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Para que localizar a informação no sistema acesse: Cadastro | Funcionários; edite o registro do funcionário e vá à guia Registro | FGTS/SEFIP/INSS.

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INCIDENTE 14

Causas

Pode ocorrer de situações em que o valor do 13º Salário não esteja sendo levado para o campo “RENDIMENTOS SUJEITOS A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA (RENDIMENTO LÍQUIDO)”.

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Solução

É fundamental que a data de pagamento do 13º Salário esteja no caixa 12 do ano da geração e preferencialmente o dia do pagamento igual a 20 (20/12/xxxx), o fato do valor não sair neste campo pode ocorrer devido a um lançamento realizado com data de pagamento incorreta como, por exemplo, em Janeiro (05/01/xxxx).

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INCIDENTE 15

Causas

Algumas vezes durante a geração da DIRF algumas pessoas podem se deparar com os seguintes erros :

"Arquivo para informações Debug inválido Tfile info. Creatre: Erro 32 ao abrir o arquivo "LogDirf.txt"

"Erro ao gerar a Dirf em disquete. Erro de Erro de Entrada / Saída nº XXX."

Obs.: O XXX informado acima pode variar.

Solução

Devemos avaliar duas situações:

– O arquivo está sendo gravado na rede e não na máquina local.

R – Para essa situação faz-se necessário que o arquivo seja salvo em um local onde tenha permissão para criação de arquivos.

– O arquivo está sendo gravado na própria máquina (local).

R – Para essa situação devemos alterar o diretório onde o arquivo está sendo salvo para um local da máquina onde tenha permissão para criação de arquivos.

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INCIDENTE 16

Causas

Acontece em alguns clientes situações como, por exemplo, em que funcionários não são importados na DIRF.

Solução

Com essa situação listamos algumas informações que devem ser analisadas:

  • Grade de seleção de funcionários para a geração.
  • Filtros de seleção.
  • As Opções de Seleção.
  • Período de Referência.
  • Código de Quebra (Sempre deve ser informado “?”, pois o arquivo deve ser consolidado no CNPJ principal da empresa e não por filial).

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_________4º Passo: Caso os e-mails não sejam enviados acesse os parâmetros do RM Labore (OPÇÕES|PARÂMETROS| RM LABORE) e na aba “Outros Parâmetros -> Parâmetros II” ative o envio de mensagens eletrônicas, utilizar e-mail do cadastro do funcionário e informe um e-mail de remetente.
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INCIDENTE 11

QUESTÃO: Alguns valores da Ficha Financeria não foram considerados na DIRF.

POSSÍVEL SOLUÇÃO:

1- Seguir os passos abaixo:

1º Passo: Conferir a data de admissão do funcionário;

2º Passo: Verificar se existe movimentação na ficha financeira referente à data que está sendo gerado o Informe de rendimentos/Dirf do funcionário (verifique a data de pagamento e o caixa);

3º Passo: Verificar no módulo, OPÇÕES| PARÂMETROS|RM LABORE, aba “Outros Parâmetros”, sub-aba “Parâmetros II", o número de meses constantes no campo "Meses a manter na ficha financeira".

 INCDENTE 17

Causas

Podem ocorrer situações com erro de caracteres inválidos.

Solução

Para esse tipo erro primeiramente temos que avaliar onde a mensagem está informando a origem do erro, por exemplo, caracteres inválidos no nome/nome empresarial.

Com isso retirar acentos, apostrofe, mais de um espaço entre as palavras que compõe o nome, etc...

 

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INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Para melhor conferência dos valores do informe de rendimentos utilize o log da DIRF. Essa opção fica disponível ao selecionar para emitir "DIRF Para Conferência"Se o período da geração do relatório for maior do que o número de meses guardados, deverá então efetuar a restauração da ficha financeira complementar, através do módulo "ROTINAS -> RESTAURAÇÃO DA FICHA FINANCEIRA COMPLEMENTAR".OBS: após a liberação de competência, os meses restaurados voltarão para as tabelas complementares.