Páginas filhas
  • Mensagem de erro: "Solicitação anulada, não foi possível estabelecer um canal seguro para SSL/TLS" ou "Falha na assinatura do documento" - Como resolver?

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

2) Referente ao certificado A3, verifique se o cartão está bem conectado à leitora. Segue o link para validar comunicação com certificado digital: https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx.

Certificados Giesecke & Devrient (G&D)

O tokens A3 do fabricante Giesecke & Devrient apresentam um problema conhecido em algumas instalações do Windows que impedem o correto funcionamento do Servidor NF-e. A integração do Windows com esse token pode apresentar uma falha que impede, de forma intermitente, hora a assinatura das notas fiscais, hora o envio por conexão segura para a SEFAZ.

Os poucos casos que ocorreram puderam ser solucionados instalando o Servidor NF-e em uma instância nova e limpa do Windows, o que demonstra que a instalação desse token interfere na integração com o sistema operacional e, por consequência, no Servidor NF-e. Esse procedimento, é, portanto, o recomendado até que se possa descobrir o problema específico com esse fabricante.

 

Seguem algumas imagens do erro encontrado com essa fabricante em diversos pontos para efeito de análise e aferição desse problema:

Exemplo de cliente SafeNet, com os nomes dos fabricantes dos tokens a esquerda:

Image Added

 

Log de erros do Windows, exibindo o problema do SO ao acessar o certificado no token

Image Added

...

Exemplo de erro no Docfiscal Console e no log do Servidor NF-e

 

Image AddedImage Added

 

...

Exemplo do erro na rotina 1455.

Também pode acontecer em outras rotinas ligadas a processos de cancelamento e inutilização, além do log de processamento das rotinas 1452 e 1474

Image Added