Solução | O programa de Monitor Contábil(GFEA094) é usado entre outras coisas para visualizar as divergências entre os valores de frete e seus lançamentos contábeis. Abaixo uma descrição das colunas que aparecem na tela:
1- A primeira coluna mostra em qual estágio o documento de carga está no SIGAGFE.
a) Realizado - São os Documentos de Carga que já tem documento de frete, fatura, e a fatura já está integrado ao Contas a Pagar. b) Calculado - São os documentos de Carga que já tem romaneio e cálculo. c) Estimado - São os documentos de carga que ainda não tem Romaneio e cálculo. Para apresentar valor nessa coluna deverá ser executado o programa de "Estimar Frete" (GFEA088). d) Sem Cálculo - São os Documento de Carga que integraram com o GFE SIGAGFE e não tem cálculo de estimativa nem cálculo normal (Romaneio). Não deveriam haver documentos nessa situação. O que ocorre as vezes é que foram enviados documentos de forma indevida para o GFE. Por exemplo, notas de venda FOB, notas de entrada CIF, notas de transferência (apenas a nota de saída ou de entrada da transferência que deve integrar com GFE SIGAGFE e não as duas), etc.
2- A segunda coluna mostra se os Documentos de Carga que estão sem divergência ou com divergência. Um exemplo de Documento de Carga com divergência é um documento com romaneio e cálculo. E o valor desse cálculo ficou diferente da somatória dos movimentos contábeis do cálculo.
3- As colunas Tipo Docto Carga até Tipo Frete são informações do Documento de Carga que está sendo avaliado.
4- A coluna "Valor Estimado" mostra o valor dos Documentos de Carga que ainda não tem Romaneio e cálculo. Para apresentar valor nessa coluna deverá ser executado o programa de Estimar Frete (GFEA088). Esse recurso é usado para calcular estimativas, no final do mês, para documentos que ainda não tem romaneio. Mas é necessário gerar uma estimativa para os mesmos no programa Estimar Frete(GFEA088).
5- A coluna "Valor Previsto" mostra os valores dos Documentos de Carga que já tem romaneio e cálculo.
6- A coluna "Valor Realizado" mostra os valores dos Documentos de Carga que já tem documento de frete, fatura, e a fatura já está integrado ao Contas a Pagar. Como já existe uma Fatura, esse valor não deve ser considerado ao calcular provisão.
7- A coluna "Lançamento Despesa" apresenta o valor de provisão que está no movimento contábil. Exemplo, na consulta do Cálculo temos os Movimentos Contábeis. A somatória desses valores aparece nessa coluna. A ideia é comparar, por exemplo, o valor do cálculo do Romaneio com o valor dos movimentos contábeis. Se houver diferença, no início da tela desse programa o indicador irá ficar em vermelho (Com Divergência).
IMPORTANTE: Em relação aos pontos 4,5 e 6 será apresentada apenas uma coluna preenchida com seus valores. A coluna que será apresentada segue a ordem de importância: Realizado, Previsto e depois Estimado. Por exemplo, se o documento já tem fatura integrado com Contas a Pagar, aparece apenas o realizado. O Previsto e Estimado ficam zerados, mesmo tendo valores.
Caso queira fazer uma comparação entre o valor do Lote de Provisão e o Monitor Contábil, será necessário comparar o valor do Lote com a coluna "Lançamento Despesa". Mas observe que, se a coluna "Valor Realizado" estiver preenchida nessa tela, o documento deve ser desconsiderado pois trata-se de Documentos que já tem fatura e a fatura já está no Contas a Pagar. Logo, não é mais provisão. Isso pode ser feito gerando os dados em Excel e usando os recursos de filtro dessa ferramenta. |
---|