Histórico da Página
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | TOTVS Gestão de Pessoas | Módulo | RHU |
Segmento Executor |
| ||
Projeto1 | PDR_RH_RHU004 / RHU – DESENVOLVIMENTO RHU – 12.1.2 | IRM1 | PCREQ-1739 |
Requisito1 | PDR_RH_RHU004-140 / Requisito - Banco de Talentos | Subtarefa1 | PDR_RH_RHU004-141 |
Chamado2 |
| ||
Release de Entrega Planejada | 12.1.8 | Réplica |
|
País | ( x ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros |
|
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
Objetivo
Reformulação do módulo “Banco de Talentos” disponível no produto TOTVS Gestão de Pessoas, visando a melhoria no design de interface, usabilidade e de suas funcionalidades disponíveis no portal, visando melhorar a experiência de uso e seus recursos.
Definição da Regra de Negócio
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
Banco de Talentos | Alteração | Portal > Currículo | - |
Candidatos | Alteração | Planejamento e Captação > Candidatos | - |
Painel de Opções | Alteração | Planejamento e Captação > Painel de Opções | - |
1 Melhorias na interface
Será feito o redesenho da interface web do Banco de talentos visando facilitar a operação e interação com as funcionalidades disponíveis. Para isso, serão feitas as seguintes alterações:
- Criação de uma nova página inicial, para usuários não autenticados, destacando as vagas disponíveis no momento. Nesta página também conterá um banner com fotos e textos dinâmicos com informações básicas (fixas) sobre o banco de talentos;
- Formulário de login passará a pertencer à página inicial, descrita no item anterior, no cabeçalho da página;
- Substituição do menu atual de navegação vertical que contém todas as áreas para cadastro do currículo, acesso à vagas e seleções, por uma barra de navegação horizontal com um número reduzido e simplificado de menus;
- Reformulação da página inicial (Home) do sistema, para usuários autenticados, onde será disponibilizado um painel de vagas recentes, uma caixa com registros de notificações e outra com informações sobre o preenchimento dos dados do perfil do currículo;
- No cabeçalho da página do sistema, para usuários autenticados, será exibido o nome e foto do mesmo enquanto estiver conectado ao sistema. Juntamente a esses dados, será disponibilizado um ícone contador de notificações que registrará a quantidade de notificações não lidas e proverá um link de acesso rápido a uma caixa flutuante com o registro das últimas notificações;
- Outro recurso agregado é de ao se autenticar no sistema, será disponibilizado um pop-up de “boas vindas” que conterá 4 links de acesso rápido a algumas funcionalidades disponíveis no sistema.
- Remodelagem da interface das telas de listagem e detalhamento de vagas;
- A principal mudança será a visualização, edição e impressão do perfil de currículo que passará a ser representada em uma única página.
Todas as mudanças na interface podem ser visualizadas na seção deste documento.
2 Novos Recursos
2.1 Barra de menu do Usuário
No cabeçalho da página será incluído o nome do usuário e foto, enquanto o mesmo estiver conectado e autenticado no sistema, conforme pode ser visto no protótipo 4.
2.2 Inclusão de links de perfis da empresa proprietária do banco de talentos nas redes sociais (Rodapé)
2.2.1 Cadastro de Perfis em Redes Sociais (Nome da Rede, ícone (24 x 24), URL e Ativo)
2.2.2 Inclusão dos perfis cadastrados no rodapé da página
2.3 Menu Principal (horizontal)
O menu atual de navegação vertical será substituído por uma barra de navegação horizontal com a seguinte estrutura de itens:
· Menu Home
· *Menu Perfil
· Menu Painel de Vagas, com os sub-menus “Todas as Vagas”, *“Vagas Salvas”, *“Vagas que estou concorrendo”
· **Menu Cadastre seu perfil
* Este Item somente será exibido para usuários autenticados
** Este Item somente será exibido para usuários não autenticados
2.4 Caixa de controle de preenchimento do Perfil de currículo
Na página de Home, para usuários autenticados, será criado uma caixa que proverá informações acerca do preenchimento do perfil de currículo do usuário do banco de talentos.
Serão disponibilizados dois tipos de informações: Percentual para completar o preenchimento do perfil e Seções do currículo que possuem dados obrigatórios ainda não preenchidos (protótipo 4).
Para calcular o percentual de completude de preenchimento, o sistema irá realizar o cálculo baseado na quantidade de campos obrigatórios definidos no “*Painel de Opções” do banco de talentos. Sendo assim o mesmo efetuará o seguinte cálculo:
Variáveis:
PC = Percentual de completude
QTD_CO = Quantidade de campos obrigatórios
QTD_CP = Quantidade de campos obrigatórios preenchidos no banco de talentos
Fórmula de cálculo:
PC = QTD_CP * 100 / QTD_CO
O resultado do cálculo sempre será apresentado arredondado e sem casas decimais.
*O Painel de Opções é um recurso existente no TOTVS Gestão de Pessoas, que permite configurar os campos e seções disponíveis no Banco de Talentos configurando a visibilidade e obrigatoriedade desses itens. O acesso ao painel é feito através da aplicação desktop pelo menu Acompanhamento > Painel de Opções.
2.5 Notificações
Será criado um recurso no Banco de Talentos para notificar os usuários sobre possíveis pendências em suas operações ou mensagens informativas. Desta forma busca-se centralizar as informações de mudanças ocorridas no banco de talentos.
As notificações serão de dois tipos:
- Alertas: destinado às notificações informativas ou de operações pendentes e opcionais no sistema.
Serão exibidas para informar a abertura de novas vagas e pendências no preenchimento de questionários opcionais e/ou envio de documentos opcionais relacionados às vagas a que o usuário esteja concorrendo.
*Este tipo será representado por um ícone circular na cor amarela.
- Pendências: destinado às notificações de operações obrigatórias e que estão pendentes no sistema.
Serão exibidas para informar pendências no preenchimento de questionários obrigatórios e/ou no envio de documentos obrigatórios relacionados às vagas a que o usuário esteja concorrendo.
*Este tipo será representado por um ícone circular na cor vermelha.
Para visualizar as notificações será disponibilizado uma caixa de notificação na página inicial do sistema, uma página de listagem de todas notificações e um menu flutuante de notificações.
A Caixa de notificações na página home deverá listar as últimas notificações geradas apresentando o número de notificações que o layout de sistema permitir, conforme pode ser visualizado no protótipo 4.
Na tela de listagem de notificações, conforme pode ser visualizado no protótipo 11, será criado uma listagem de todas as notificações não lidas no sistema. Ao
2.5.3 Contador de notificações (menu de acesso)
3 Aviso automático de vagas por e-mail
3.1 Processo de notificação por e-mail de novas vagas
3.2 Configurador de aviso automático de vaga
4 Painel de Vagas
4.1 Tela: Listagem de Vagas
4.2 Tela: Detalhe de Vaga
5 Vínculo de tipos anexos à candidatura de vagas
5.1 Criação de tipos de documentos anexos
5.2 Associar documento anexo à vaga
6 Compartilhamento de dados da vaga em redes sociais e por e-mail
7 Acessos rápidos:
7.1 Pop-up: Boas-vindas
Outro recurso agregado é de que ao se autenticar no sistema será disponibilizado um pop-up de boas-vindas que conterá 4 links de acesso rápido às seguintes funcionalidades do sistema: “Preenchimento do Currículo”, “Painel de Vagas”,” Central de Notificações” e “Configurador de aviso de vaga”;
7.2 Importação Linkedin no momento do cadastro
7.3 Pop-up: Candidatura na vaga antes do cadastro ou acesso
8 Processo de envio de e-mail de pendências (e-mail customizado)
8.1 Anexo e questionário
8.2 Aviso de data/hora e local da seleção
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
1 Melhorias na interface
Será feito um redesenho da interface web do Banco de talentos visando melhor facilidade de operação e interação com as funcionalidades disponíveis. Serão feitas as seguintes alterações:
- Criação de uma nova página inicial, para usuários não cadastrados ou não autenticados, destacando as vagas disponíveis no momento. Nesta página também conterá um banner com fotos e textos dinâmicos com informações básicas (fixas) sobre processos de seleção;
- Formulário de login passará a pertencer à página inicial no cabeçalho da página;
- Substituição do menu atual de navegação vertical que contém todas as áreas para cadastro do currículo, acesso à vagas e seleções, por uma barra de navegação principal horizontal e com um número reduzido de menus;
- Reformulação da página inicial (Home)do sistema, para usuários autenticados, onde será disponibilizado um painel de vagas recentes, uma caixa com registros de notificações e outra com informações sobre o preenchimento dos dados do perfil do currículo;
- Outro recurso agregado é de ao se autenticar no sistema, será disponibilizado um pop-up de “boas vindas” que conterá 4 links de acesso rápido a algumas funcionalidades disponíveis no sistema.
- No cabeçalho da página do sistema, para usuários autenticados, será exibido o nome e foto do mesmo enquanto estiver conectado ao sistema. Juntamente a esses dados, será disponibilizado um ícone contador de notificações que registrará a quantidade de notificações não lidas e proverá um link de acesso rápido a uma caixa flutuante com o registro das últimas notificações;
- Remodelagem da interface das telas de listagem e detalhamento de vagas;
- A principal mudança será a visualização, edição e impressão do perfil de currículo que passará a ser representada em uma única página.
Todas as mudanças na interface podem ser visualizadas nos Protótipos na seção neste documento.
2 Novos Recursos
2.1 Barra de menu do Usuário
No cabeçalho da página será incluído o nome do usuário e foto, enquanto o mesmo estiver conectado e autenticado no sistema, conforme pode ser visto no protótipo 4.
2.2 Inclusão de links de perfis da empresa proprietária do banco de talentos nas redes sociais (Rodapé)
2.2.1 Cadastro de Perfis em Redes Sociais (Nome da Rede, ícone (24 x 24), URL e Ativo)
2.2.2 Inclusão dos perfis cadastrados no rodapé da página
2.3 Menu Principal (horizontal)
O menu atual de navegação vertical será substituído por uma barra de navegação horizontal com a seguinte estrutura de itens:
· Menu Home
· *Menu Perfil
· Menu Painel de Vagas, com os sub-menus “Todas as Vagas”, *“Vagas Salvas”, *“Vagas que estou concorrendo”
· **Menu Cadastre seu perfil
* Este Item somente será exibido para usuários autenticados
** Este Item somente será exibido para usuários não autenticados
2.4 Caixa de controle de preenchimento do Perfil de currículo
Na página de Home, para usuários autenticados, será criado uma caixa que proverá informações acerca do preenchimento do perfil de currículo do usuário do banco de talentos.
Serão disponibilizados dois tipos de informações: Percentual para completar o preenchimento do perfil e Seções do currículo que possuem dados obrigatórios ainda não preenchidos (protótipo 4).
Para calcular o percentual de completude de preenchimento, o sistema irá realizar o cálculo baseado na quantidade de campos obrigatórios definidos no “*Painel de Opções” do banco de talentos. Sendo assim o mesmo efetuará o seguinte cálculo:
Variáveis:
PC = Percentual de completude
QTD_CO = Quantidade de campos obrigatórios
QTD_CP = Quantidade de campos obrigatórios preenchidos no banco de talentos
Fórmula de cálculo:
PC = QTD_CP * 100 / QTD_CO
O resultado do cálculo sempre será apresentado arredondado e sem casas decimais.
*O Painel de Opções é um recurso existente no TOTVS Gestão de Pessoas, que permite configurar os campos e seções disponíveis no Banco de Talentos configurando a visibilidade e obrigatoriedade desses itens. O acesso ao painel é feito através da aplicação desktop pelo menu Acompanhamento > Painel de Opções.
2.5 Notificações
Será criado um recurso no Banco de Talentos para notificar os usuários sobre possíveis pendências em suas operações ou mensagens informativas. Desta forma busca-se centralizar as informações de mudanças ocorridas no banco de talentos.
As notificações serão de dois tipos:
- Alertas: destinado às notificações informativas ou de operações pendentes e opcionais no sistema.
Serão exibidas para informar a abertura de novas vagas e pendências no preenchimento de questionários opcionais e/ou envio de documentos opcionais relacionados às vagas a que o usuário esteja concorrendo.
*Este tipo será representado por um ícone circular na cor amarela.
- Pendências: destinado às notificações de operações obrigatórias e que estão pendentes no sistema.
Serão exibidas para informar pendências no preenchimento de questionários obrigatórios e/ou no envio de documentos obrigatórios relacionados às vagas a que o usuário esteja concorrendo.
*Este tipo será representado por um ícone circular na cor vermelha.
Para visualizar as notificações será disponibilizado uma caixa de notificação na página inicial do sistema, uma página de listagem de todas notificações e um menu flutuante de notificações.
A Caixa de notificações na página home deverá listar as últimas notificações geradas apresentando o número de notificações que o layout de sistema permitir, conforme pode ser visualizado no protótipo 4.
Na tela de listagem de notificações, conforme pode ser visualizado no protótipo 11, será criado uma listagem de todas as notificações não lidas no sistema. Ao
2.5.3 Contador de notificações (menu de acesso)
3 Aviso automático de vagas por e-mail
3.1 Processo de notificação por e-mail de novas vagas
3.2 Configurador de aviso automático de vaga
4 Painel de Vagas
4.1 Tela: Listagem de Vagas
4.2 Tela: Detalhe de Vaga
5 Vínculo de tipos anexos à candidatura de vagas
5.1 Criação de tipos de documentos anexos
5.2 Associar documento anexo à vaga
6 Compartilhamento de dados da vaga em redes sociais e por e-mail
7 Acessos rápidos:
7.1 Pop-up: Boas-vindas
Outro recurso agregado é de que ao se autenticar no sistema será disponibilizado um pop-up de boas-vindas que conterá 4 links de acesso rápido às seguintes funcionalidades do sistema: “Preenchimento do Currículo”, “Painel de Vagas”,” Central de Notificações” e “Configurador de aviso de vaga”;
7.2 Importação Linkedin no momento do cadastro
7.3 Pop-up: Candidatura na vaga antes do cadastro ou acesso
8 Processo de envio de e-mail de pendências (e-mail customizado)
8.1 Anexo e questionário
8.2 Aviso de data/hora e local da seleção
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
|
|
|
Programa base |
|
|
|
Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
|
|
|
Programas
Programa |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
|
|
|
Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
|
|
|
Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
|
|
|
Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
|
|
|
Sub-Rotina (EMS) |
|
|
|
Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
|
|
|
Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
|
|
|
Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
|
Descrição em Inglês* |
|
[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|