Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

 

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Gestão de Pessoas

Módulo

RHU

Segmento Executor

 

Projeto1

PDR_RH_RHU004 / RHU – DESENVOLVIMENTO RHU – 12.1.2

IRM1

PCREQ-1739

Requisito1

PDR_RH_RHU004-140 / Requisito - Banco de Talentos

Subtarefa1

PDR_RH_RHU004-141

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.8

Réplica

 

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 

mar   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 


Objetivo

 

Reformulação do módulo “Banco de Talentos” disponível no produto TOTVS Gestão de Pessoas, visando a melhoria no design de interface, usabilidade e de suas funcionalidades disponíveis no portal, visando melhorar a experiência de uso  e seus recursos.


Definição da Regra de Negócio

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Banco de Talentos

Alteração

Portal > Currículo

-

Candidatos

Alteração

Planejamento e Captação > Candidatos

-

Painel de Opções

Alteração

Planejamento e Captação > Painel de Opções

-

 

1 Melhorias na interface

 

Será feito o redesenho da interface web do Banco de talentos visando facilitar a operação e interação com as funcionalidades disponíveis. Para isso, serão feitas as seguintes alterações:          

- Criação de uma nova página inicial, para usuários não autenticados, destacando as vagas disponíveis no momento. Nesta página também conterá um banner com fotos e textos dinâmicos com informações básicas (fixas) sobre o banco de talentos;

- Formulário de login passará a pertencer à página inicial, descrita no item anterior, no cabeçalho da página;

- Substituição do menu atual de navegação vertical que contém todas as áreas para cadastro do currículo, acesso à vagas e seleções, por uma barra de navegação horizontal com um número reduzido e simplificado de menus;

- Reformulação da página inicial (Home) do sistema, para usuários autenticados, onde será disponibilizado um painel de vagas recentes, uma caixa com registros de notificações e outra com informações sobre o preenchimento dos dados do perfil do currículo;

- No cabeçalho da página do sistema, para usuários autenticados, será exibido o nome e foto do mesmo enquanto estiver conectado ao sistema. Juntamente a esses dados, será disponibilizado um ícone contador de notificações que registrará a quantidade de notificações não lidas e proverá um link de acesso rápido a uma caixa flutuante com o registro das últimas notificações;

- Outro recurso agregado é de ao se autenticar no sistema, será disponibilizado um pop-up de “boas vindas” que conterá 4 links de acesso rápido a algumas funcionalidades disponíveis no sistema.

- Remodelagem da interface das telas de listagem e detalhamento de vagas;

- A principal mudança será a visualização, edição e impressão do perfil de currículo que passará a ser representada em uma única página.

Todas as mudanças na interface podem ser visualizadas na seção "Protótipos" deste documento.


2 Novos Recursos

 

2.1 Barra de menu do Usuário

No cabeçalho da página será incluído o nome do usuário e foto, enquanto o mesmo estiver conectado e autenticado no sistema, conforme pode ser visto no protótipo 4.

 

2.2 Inclusão de links de perfis da empresa proprietária do banco de talentos nas redes sociais (Rodapé)


2.2.1 Cadastro de Perfis em Redes Sociais (Nome da Rede, ícone (24 x 24), URL e Ativo)

 

 2.2.2 Inclusão dos perfis cadastrados no rodapé da página

               

 

2.3 Menu Principal (horizontal)

O menu atual de navegação principal (vertical) será substituído por uma barra de navegação horizontal simplificada, com a seguinte estrutura de itens:

·         Home

·         *Perfil

·         Painel de Vagas, com os sub-itens “Todas as Vagas”, *“Vagas Salvas”, *“Vagas que estou concorrendo”

·         **Cadastre seu perfil

 

* Este Item somente será exibido para usuários autenticados

** Este Item somente será exibido para usuários não autenticado

 

2.4 Caixa de controle de preenchimento do Perfil de currículo

Na página de Home, para usuários autenticados, será criado uma caixa que disponibilizará informações sobre o preenchimento do perfil de currículo do usuário conectado. Nesta estrutura será informado o percentual de completude de preenchimento dos campos do perfil de currículo e também as seções do currículo que possuem dados obrigatórios ainda não preenchidos (protótipo 4).

Para calcular o percentual de completude de preenchimento, o sistema irá realizar o cálculo baseado na quantidade de campos obrigatórios definidos no “*Painel de Opções” do banco de talentos. Sendo assim o mesmo efetuará o seguinte cálculo:

               

                Variáveis:

                                PC = Percentual de completude

                                QTD_CO = Quantidade de campos obrigatórios

                                QTD_CP = Quantidade de campos obrigatórios preenchidos no banco de talentos

 

                Fórmula de cálculo:

                                PC = QTD_CP * 100 / QTD_CO

               

O resultado do cálculo sempre será apresentado arredondado e sem casas decimais.

 

*O Painel de Opções é um recurso existente no TOTVS Gestão de Pessoas, que permite configurar os campos e seções disponíveis no Banco de Talentos configurando a visibilidade e obrigatoriedade desses itens. O acesso ao painel é feito através da aplicação desktop pelo menu Acompanhamento > Painel de Opções.

 

2.5 Notificações

Será criado um recurso  para notificar os usuários sobre possíveis pendências em suas operações ou mensagens informativas. Desta forma busca-se centralizar as informações de mudanças ocorridas no banco de talentos.

As notificações serão de dois tipos:

- Alertas: destinado às notificações informativas ou de operações pendentes e opcionais no sistema.

Serão utilizadas para informar a abertura de novas vagas, pendências no preenchimento de questionários opcionais e/ou envio de documentos opcionais relacionados às vagas a que o usuário esteja concorrendo.

*Este tipo será representado por um ícone circular na cor amarela.

               

               

- Pendências: destinado às notificações de operações obrigatórias e que estão pendentes no sistema.

Serão exibidas para informar pendências no preenchimento de questionários obrigatórios e/ou no envio de documentos obrigatórios relacionados às vagas a que o usuário esteja concorrendo.

*Este tipo será representado por um ícone circular na cor vermelha.

As informações de notificações poderão ser visualizadas através de 3 estruturas: caixa de notificação na página inicial do sistema, página de listagem de notificações ou menu flutuante de notificações.

A caixa de notificações deverá listar as 3 últimas notificações não lidas, conforme pode ser visualizado no protótipo 4.

Para a listagem completa de notificações, será criada uma nova tela que deverá listar todas notificações não lidas (protótipo 11), e esta será acessada através do link "ver notificações", que está localizado na caixa de notificações. 

Por último, será criado um ícone no cabeçalho da página que irá exibir uma contagem de notificações não lidas pelo usuário e ao clicar neste ícone o exibirá a caixa de notificações flutuante próximo ao item clicado, conforme pode ser visualizado no protótipo 10.                      

               

3 Aviso automático de vagas por e-mail

3.1 Processo de notificação por e-mail de novas vagas



3.2 Configurador de aviso automático de vaga

 

               

 

4 Painel de Vagas

4.1 Tela: Listagem de Vagas

 

 

4.2 Tela: Detalhe de Vaga

 

 

5 Vínculo de tipos anexos à candidatura de vagas

5.1 Criação de tipos de documentos anexos


5.2 Associar documento anexo à vaga

 

 

6 Compartilhamento de dados da vaga em redes sociais e por e-mail

 

7 Acessos rápidos: 


7.1 Pop-up: Boas-vindas

Outro recurso agregado é de que ao se autenticar no sistema será disponibilizado um pop-up de boas-vindas que conterá 4 links de acesso rápido às seguintes funcionalidades do sistema: “Preenchimento do Currículo”, “Painel de Vagas”,” Central de Notificações” e “Configurador de aviso de vaga”;

7.2 Importação Linkedin no momento do cadastro


7.3 Pop-up: Candidatura na vaga antes do cadastro ou acesso

 

 

8 Processo de envio de e-mail de pendências (e-mail customizado)

 

8.1 Anexo e questionário

 

8.2 Aviso de data/hora e local da seleção



Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

 

 

Opcional

Protótipo de Tela

 

Protótipo 01 - Página Inicial de usuários não autenticados

Protótipo 02 - Página Inicial de usuários não autenticados (com identificação das estruturas da página)

Protótipo 03 - Página Inicial de usuários autenticados

Protótipo 04 - Página Inicial de usuários autenticados (com identificação das estruturas da página)

Protótipo 05 - Pop-up: Boas Vindas

Protótipo 06 - Listagem de Vagas

Protótipo 07 - Detalhamento de vaga

Protótipo 08 - Perfil de currículo

Protótipo 09 - Edição de currículo

Protótipo 10 - Box de Notificações

Protótipo 11 - Listagem de Notificações

Protótipo 12 - Configuração de aviso de vaga

Protótipo 13 - Enviar anexo

Protótipo 14 -

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.