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Chave

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto 

PIMS CS

Módulo CUSTAG

 

Segmento Executor

 Agroindústria

Projeto1 

 A_AGR_DES_CAN001

IRM1 PCREC-5097

 

Requisito1 

PCREQ-5098

Subtarefa1 PDR_AGR_CAN001-112

 

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada 

12.1.8

Réplica

 

País

(   x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

Reescrever e refatorar a rotina de processamento de custos do CUSTAG em linguagem Java na plataforma PIMSServer para obter maior performance em comparação ao processo atual desenvolvido em Centura. 

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

A rotina de processamento de custos é divida em fases de processamento, cada fase é uma sub-rotina e contém um objetivo. Logo a especificação será detalhada em fases.

 

 Fase 0 – Pré-Processamento

 

 A fase do pré-processamento consiste em fazer checagens previas do processamento que de acordo com certas parametrizações é necessário abortar o processo. Sobre as funções existentes torna-se necessário apenas reescreve-las em java, incluindo a chamada de “Amortização de Entressafra”, que é necessária ser executada no pré-processamento dos custos.

 

 Fase 1 - Gerando histórico de produção de operações (P, A)

 

 Essa fase é dividida em duas etapas, a primeira é o histórico de produção de operações P e depois A. Ambas as seleções principais são parecidas, mudando apenas o flag de PLC_ENTR.FG_TIPO, logo é possível refatorar os SQL’s e junta-los para tornar as duas etapas em apenas uma. Ao realizar a inserção de dados é necessário usar a inserção em lote disponível na tecnologia java, ela torna a inserção de dados muito rápida.

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Fase 2 - Gerando histórico de produção por c. custo equipto / mdo

 Responsável por gerar o histórico de produção dos centros de custo do tipo equipamento e de mão-de-obra a partir da captação de entradas, é dividida em três etapas, na primeira é realizada a produção de centros de custo do tipo equipamento, depois de mão-de-obra fixa e mão-de-obra rural, e por ultimo o histórico de origens IP em PLC_ENTR onde não existam em PLCCCEQ. Manter as etapas nessa estrutura, mas é necessário refatorar as duas primeiras etapas, ambos SQL’s trazem os dados dia-a-dia, tornando necessário realizar uma checagem se o registro já existe em PLCCCEQ para executar uma atualização no registro. Isso deixa essas etapas lentas, para resolver esse problema é preciso retirar o agrupamento dos registros por data e sempre gravar o ultimo dia do processamento, já que não é necessário manter o histórico dia-a-dia. Realizar a inserção dos dados em lote.

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Fase 3 - Gerando histórico de valores primários e a ratear por conta

 

 Essa fase não necessita de nenhuma refatoração, apenas reescreve-la e realizar a inserção em lote.

 

 Fase 4 - Gerando histórico de valores primários ( PLCCCEQ )

 

 Essa fase parte da PLCCCEQ e calcula os valores diretos de centros de custo do tipo F e R para gravar em PLCPRIM, não é possível refatorar SQL’s, apenas as funções e suas estruturas internas, como reaproveitamento de código, por exemplo, a verificação de registros existentes em PLCPRIM, ela aparece quatro vezes no código, é possível torna-la genérica e usa-la nessas três situações. Incluir a inserção de dados em lote.

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Fase 5 - Gerando bases de rateio calculadas

 

 Fase que recupera as bases de rateio calculadas e calcula o seu fator. É possível refatorar os SQLs e funcionalidades que recuperam e calculam o fator, como essa fase está dividida em etapas, é necessário juntar os SQLs e reaproveitar as funcionalidades que estão reescritas no código e que são iguais para essas etapas.

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Fase 6 - Gerando rateio de contas para centro de custo

 

 Essa fase ira ratear as contas em centro de custo, necessário realizar alguns ajustes na estrutura do código, recuperar as bases de rateio no momento da execução da seleção principal, tornando o processo mais rápido.

 

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Fase 7 - Gerando contas derivadas

 Fase que deve gerar as contas derivadas a partir de CTA_CSTO.CD_CTA_ORI em PLCPRIM.CD_CONTA, reescrever a rotina e incluir a inserção e atualização de dados em lote.

 

Fase 8 - Calculando pré-rateio bases calculadas e definidas

 Reescrever a rotina que faz checagens e monta as tabelas PLCPRERAT e PLCPREVAL que serão a origem dos dados para rateio.

 

Fase 9 - Rateando bases calculadas e definidas

 Essa fase irá ratear os valores de base calculada e definida que foram previamente montados na fase 8. É necessário adaptar a chamada do RATEIO32.DLL via ambiente PIMSServer, essa fase utiliza a leitura e escrita de arquivos de texto, logo é preciso criar essa funcionalidade no PIMSServer.

 

Fase 10 - Gerando histórico de valores secundários

 Nessa fase serão gerados os dados de valores secundários e primários a partir de PLCPRIM e PLCRAT, é preciso refatorar essa rotina para não realizar uma checagem se o registro já existe em PLCSEC e realizar a inserção de dados em lote.

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Fase 11 - Gerando histórico de operações - recursos por operação

 

 Rotina que gera a tabela PLCOPER, é preciso reformular o SQL para trazer na seleção principal as produções das operações quando o tipo do componente não for ‘Q’. Programar a inserção dos registros em lote para ter um maior desempenho.

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Fase 12 - Gerando histórico de operações - recursos de equipamentos

 

 Essa fase é responsável por gerar o histórico de equipamentos na PLCOPER a partir de PLC_ENTR, deve-se reescrever a rotina em java, de acordo com a regra de negócio não é possível eliminar as atualizações em PLCOPER, mas é possível identificar na seleção principal quais registros devem sofrer atualizações  ou serem inseridos no banco. Após realizar essa checagem, devem-se realizar as atualizações e inserções em lote.

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Fase 13 - Calculando valor unitário de componentes do tipo equipamento

Fase 14 - Calculando valor unitário de componentes do tipo mdo rural

Fase 15 - Calculando valor unitário de componentes do tipo mdo fixa

 Ambas as fases serão apenas reescritas, o objetivo é calcular o valor unitário de cada tipo de componente, após encontrar esse valor é preciso realizar uma atualização em lote de todos os registros.

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Fase 16 - Calculando componentes do tipo derivado

 Essa rotina gera componentes derivados a partir dos componentes de PLCOPER, na rotina atual é feita uma seleção dos registros de PLCOPER e registro a registro é verificado se ele contém componente derivado, alterar e reescrever a rotina para na seleção principal de registros recuperarem apenas componentes que contenham componentes derivados.

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Fase 17 - Atualizando valores de rateio (médio)

 Recuperar valores médios de PLCOPER de componentes do tipo ‘Q’ e atualizar em PLCRAT, efetuando as atualizações em lote.

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Fase 18 - Valorizando mão-de-obra de manutenção automotiva

 Reescrever a rotina para selecionar registros em PLCOPER onde o componente seja do tipo ‘F’ e inseri-los na tabela CST_MDO_MANUT.

 

Fase 19 - Calculando pré-rateio bases auto-definidas

Fase 20 - Rateando bases auto-definidas

Fase 21 - Gerando histórico de valores secundários por base auto-definida

Fase 22 - Calculando pré-rateio bases pós auto-definidas

Fase 23 - Rateando bases pós auto-definidas

Fase 24 - Gerando histórico de valores secundários por base pós auto-definida

Todas essas fases devem seguir o mesmo modelo das fases 8, 9 e 10 apenas atentando as regras que cada uma tem, como a validação de rateio de base auto-definida enviando para calculada/definida.

 

Fase 25 - Deletando registros de componentes com base de rateio definida/pós auto-definida

 Fase que gera log dos componentes que tem centro de custo relacionado a bases definida e pós auto-definida, esses registros serão apagados de PLCOPER.

 

Fase 26 – Gerando valores adquiridos - parte 1

Fase 27 - Gerando valores adquiridos - parte 2

 Em ambas as rotinas atuais são feitas seleções por centro de custo e para cada centro de custo é feita uma busca de valores em cada origem de valor adquirido, é necessário refatorar as seleções principais para recuperar todas as origens de valores adquiridos de uma só vez e realizar a inserção de todos os valores em lote.

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Fase 28 - Rateio de valores indiretos a equipamentos

 

 Reescrever a rotina atual de rateio de valores indiretos de equipamentos e incluir a chamada da rotina de rateio configurável.

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Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[Processamento de Custos]

[Alteração]

[Processamento -> Custos]

-

    

 

 

 

 

 

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.