Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Simulando frete do SIGAGFE, durante a execução do programa de Implantação de Pedidos(PD4000) do ERP Datasul.

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Produto

Datasul

Versões

11 e superiores

Avaliação

1

Sintoma

Simulando frete do SIGAGFE, durante a execução do programa de Implantação de Pedidos(PD4000) do ERP Datasul.

Environment

Unspecified

Causa

Necessidade de simular frete durante a implantação de pedido.

Solução

Inicialmente para que se possa fazer a simulação de frete utilizando-se do módulo SIGAGFE, se faz necessário que no programa Parâmetros Integração EMS X GFE(CD0089), pasta Integrações, quadro Simulação de Frete, a opção Pedidos de Venda esteja selecionada. Desta forma, ao executar o programa de Implantação de Pedidos (PD4000), será disponibilizado na tela principal o botão "Simular Cálculo Frete".

Durante a execução do programa Implantação de Pedidos (PD4000), ao se clicar sob o botão "Simular Cálculo Frete", é apresentada uma nova janela de simulação de Frete(CDF003A), onde o usuário poderá inicialmente informar ou não o tipo de veículo, tipo operação e/ou classificação de frete. Em seguida, deve-se clicar sob botão "Confirmar Simulação" onde então será feita o envio dos dados para o SIGAGFE, onde então serão apresentadas as rotas encontradas.


Quando não forem encontradas rotas ou se faz necessário detalhes sobre as rotas apresentadas, seguem algumas dicas para o diagnóstico da causa e solução:

1. O frete precisa ser a pagar. Logo, no pedido deve ser informada uma Cidade CIF (no Pedido, na pasta Complementos). No arquivo temporário simulacao.xml é possível consultar o conteúdo que está sendo enviado para o campo GWU_PAGAR, o mesmo deverá estar com o conteúdo 1 que indica que o trecho é pago (legenda: 1 = Sim, 2 = Não). 

2. Durante a integração com o SIGAGFE, no diretório temporário da sessão Progress são gerados três arquivos que auxiliam no diagnóstico de alguma não-conformidade.

Para identificar este diretório, abra a janela do Editor Progress e execute o seguinte comando:
MESSAGE SESSION:TEMP-DIRECTORY VIEW-AS ALERT-BOX INFORMATION.

Os arquivos gerados pela simulação são:
simulacao.xml (dados de envio para o SIGAGFE)
xmlsimulation.xml (dados de envio para o SIGAGFE)
xmlsimulation_result.xml (dados de retorno para o ERP Datasul)

3. Quando o incidente encontra-se na etapa de cálculo da simulação (ou seja até a execução do programa GFEXFUNB), é possível gerar a memória de cálculo em arquivo.
A parametrização da geração deste arquivo é realizada no SIGAGFE, através do programa de Parâmetros do Módulo(GFEX000), pasta Cálculo de Frete, parâmetros "Gerar Log de Cálculo"(MV_LOGCALC) e "Diretório Log"(MV_DRTLOG).


O conteúdo do campo "Diretório Log" deve ser um diretório que esteja abaixo da variável de ambiente STARTPATH ROOTPATH  informada no arquivo appserver.ini.
Exemplo que funciona: ROOTPATH=C:\P11 no "Diretório Log" informado \LOG\ (o arquivo será gerado abaixo do caminho C:\P11\LOG).
Exemplo que NÂO funciona: ROOTPATH=C:\P11, no "Diretório Log" informado y:\temp\

4. Também é possível fazer a simulação diretamente pelo SIGAGFE, através da execução do programa "Simul Simplificada "(GFEX011). Neste programa tem-se também o recurso de gerar a memória de cálculo em arquivo.

Observações



Informações adicionais encontram-se disponíveis junto ao manual de referência do módulo SIGAGFE(Gestão de Frete Embarcador).