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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Obras e Projetos

Módulo

Projetos

Segmento Executor

Construção & Projetos

Projeto1

R_C&P_TOP007

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

Não se aplica.

Release de Entrega Planejada

12.1.7

Réplica

Não.

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

Pré-Requisitos para melhor entendimento da especificação:

TOTVS HTML Framework - tec:TOTVS

Fluig - http://tdn.totvs.com/display/public/fluig/Sobre+o+Fluig

Projetos - http://wikihelp.totvs.com.br:1210/WikiHelp/PRJ/PRJ.Projetos.aspx

Diário de Projeto - http://wikihelp.totvs.com.br:1210/WikiHelp/PRJ/PRJ.DiarioProjeto.aspx

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

 Migração da funcionalidade de Diário de Projeto para o ambiente Fluig utilizando o TOTVS HTML Framework.

Definição da Regra de Negócio

 TOTVS HTML Framework

O TOTVS | HTML Framework foi concebido para tratar apenas a camada de interface das aplicações, confiando que os produtos por trás da interface irão conceder a infraestrutura e a implementação mínima dos serviços para utilização do framework. 

Ela tem como objetivo:

    • Fornecer uma Infraestrutura de componentes visuais e de serviços (de interface) HTML5;
    • Disponibilizar um Template de CRUD responsivo com respectivo acelerador no TDS, baseado em Serviços providos pelos produtos;
    • Estruturar um ambiente de desenvolvimento compatível com o Fluig e que possa ser utilizados por todos os produtos TOTVS.

A arquitetura pode ser resumida de acordo com a imagem a baixo:

Mais informações sobre o TOTVS HTML Framework: tec:TOTVS

Fluig

No mundo dos negócios, onde as empresas precisam ter controle sobre suas operações e, ao mesmo tempo, agilidade para atender aos diversos processos que acontecem simultaneamente, a forma de interação mudou. A comunicação e os procedimentos são determinados, mas não rígidos, e a única constância é justamente a mudança e tudo precisa estar em nossas mãos.

Entendendo a mudança no comportamento dos indivíduos no ambiente corporativo e as demandas tecnológicas, a TOTVS criou a plataforma fluig com o objetivo de centralizar em uma única tela todos os processos, documentos e sistemas com um único login em uma interface de comunicação colaborativa.

Em resumo Fluig é uma plataforma de produtividade e colaboração que unifica a gestão de processos, documentos e identidades.

Mais informações sobre o Fluig nos links: 

Diário do Projeto

O diário de projeto, também conhecido como diário de obra, é um documento usado para registrar informações importantes sobre cada dia de atividade do projeto.

É uma espécie de memorial da obra. Nele, é anotado tudo o que aconteceu de importante no projeto em um determinado dia:

    • Os serviços feitos
    • Os equipamentos utilizados - e por quantas horas
    • As condições do clima, etc.

E, se necessário, também podem ser descritos no diário os problemas na execução de serviços, falhas nos equipamentos, etc.

O diário de projeto é importante, pois ele conta, dia a dia, a história do projeto ao longo de todo seu período de execução.

No TOTVS Obras e Projetos a funcionalidade de Diário de Projeto está localizado no seguinte caminho: Construção e Projetos -> Controle -> Diário de Projeto.

Migração

Para a funcionalidade de Diário de Projeto do TOTVS Obras e Projetos serão desenvolvidas telas Web utilizando o TOTVS HTML Framework.

Uma vez que as telas Web forem desenvolvidas, estas serão inserida na plataforma Fluig para que o usuário possa ter um acesso mais ágil e prático da funcionalidade.

Serão desenvolvidas três telas para o Diário de Projeto e mais três telas para o cadastro de Classificação do Diário de Projeto da seguinte forma:

    • Tela com a listagem dos itens salvos na base de dados com opções para Adicionar, editar, visualizar e excluir um registro;
    • Tela com os detalhes de um registro;
    • Tela com um formulário para Adicionar ou Editar um registro.

Na tela de listagem do Diário de Projeto serão mostradas as seguintes informações: Data, Código e Descrição da Classificação, Código, Nome e Descrição da Tarefa e a Ocorrência (vide Protótipo 1).

A tela de Adicionar ou Editar um registro para o Diário de Projeto irá conter os seguintes campos: Data, sendo este campo obrigatório, Classificação, Tarefa e a Ocorrência (vide Protótipo 2).

A tela de Detalhes de um registro do Diário de Projeto irá conter as mesmas informações da listagem porém as informações estão no formato de tabela (vide Protótipo 3).

Na tela de listagem de Classificação de Diário de Projeto serão mostradas as seguintes informações: Código e Descrição da Classificação (vide Protótipo 4).

A tela de Detalhes da Classificação irá conter as mesmas informações supracitadas em formato de tabela (vide Protótipo 5).

A tela de Adicionar ou Editar a Classificação irá conter os seguintes campos: Código e Descrição da Classificação e ambos obrigatórios (vide Protótipo 6).

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional

Diário de Projeto

Envolvida

Construção e Projetos -> Controle -> Diário de Projeto -> Cadastro

-

Classificação de Diário de Projeto

Envolvida

Construção e Projetos -> Controle -> Diário de Projeto -> Classificação

-


Tabelas Utilizadas

  • MPRJDIARIO – Diário de Projeto
  • MCLASSDIARIO - Classificação de Diário de Projeto
  • MTRF - Planilha de Atividades

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.