Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

SIGAJURI

Segmento Executor

Gestão Jurídica

Projeto1

M_JUR_JUR001

IRM1

PCREQ-4264

Requisito1

PCREQ-4265

Subtarefa1

 

Release de Entrega Planejada

12.1.7

Réplica

 

País

(X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 

Objetivo

 

Permitir que os anexos de assuntos jurídicos, andamentos, follow ups e garantias sejam anexados diretamente no FLUIG.

Definição da Regra de Negócio

 

Alteração da rotina de documentos jurídicos anexos para permitir a integração com o GED do FLUIG. A rotina de integração será executada em tempo real, mas será suportada também por uma rotina executada via Schedule.

 

Alteração em parâmetros

 

Alterar a descrição do parâmetro MV_JDOCUME, para “Indica o tipo de integracao de anexos (1=Worksite; 2=Base de Conhecimento; 3=FLUIG).”.

Criar o parâmetro MV_JDOCPAI que definirá o ID do documento do FLUIG referente a pasta raiz onde a estrutura de documentos será criada, conforme protótipo 1 (campo código).

O parâmetro MV_ JDOCPAI deve receber o ID do tipo caracter, e é obrigatório para a integração. A pasta raiz deve ser criada pelo cliente para que o mesmo possa escolher o caminho dos documentos na estrutura do fluig. O cliente deve atribuir permissão de leitura a todos os usuários na pasta raiz.

Para que a integração funcione corretamente, é imprescindível que todos os usuários possuam e-mail cadastrado na tabela RD0 (cadastro de participantes, rotina JURA159) e que o mesmo seja utilizado no Fluig para identificar os mesmos. Apenas desta forma será possível realizar todas as operações de segurança previstas no FLUIG.

 

Estrutura de pastas

 

Criar uma tabela chamada NZ7 que guardará todos os casos criados pelo sistema para que seja controlado quais casos já foram criados e a referência dos mesmos no fluig através do ID do documento. A tabela NZ7 deverá ser alimentada sempre que um caso for criado no SIGAJURI, através de um novo assunto jurídico ou da rotina JURA070. Incluir uma rotina na função de commit dos modelos que valida se o registro incluído na esta na tabela NZ7 e se já foi criado no FLUIG.

 

A fila de casos (NZ7) deve ser receber as informações quando o parâmetro for igual a 1=WorkSite ou 3=FLUIG.

 

Criar uma pasta para cada assunto jurídico (protótipo 2) dentro da pasta indicada no parâmetro MV_JDOCPAI. Criar um campo chamado NYB_IDGED para que seja armazenado o id da pasta criada no FLUIG para cada assunto jurídico. As pastas dos casos  serão criadas dentro das pastas de cada assunto jurídico. O padrão de nomenclatura da pasta do assunto jurídico deve ser: NYB->NYB_COD + “-“ + NYB->NYB_DESC.

 

Criar um grupo de usuários para cada assunto jurídico com direitos nas pastas criadas, respectivamente. Criar um campo NYB_IDGRP para que o ID de cada grupo seja guardado. O grupo deve seguir a seguinte nomenclatura: “JUR_” + NYB->NYB_COD + “_” + NYB->NYB_DESC

 

As pastas dos casos devem ser criadas de acordo com a tabela NZ7. Caso um registro esteja como pendente e possua um ID de documento preenchido, a rotina de criação de pastas deverá validar se o ID existe no FLUIG. Caso exista, o título da pasta no FLUIG deve ser alterado A nomenclatura das pastas deve seguir o seguinte padrão: NZ7->NZ7_CCLIEN + “/” + NZ7->NZ7_LCLIEN + “ – “ + NZ7->NZ7_NUMCAS + “ – “ + NZ7->NZ7_TITULO.

 

Importante: Para toda pasta criada, deve ser desabilitada a opção de herança das permissões das pastas pais. Avaliar esta opção no serviço de criação de pastas.

 

 

 

Ex:

 

 

 

  • Docs Jurídico
    • 001 – Contencioso
      • 000001/01 - 000001 - <Título Caso>

 

 

 

Segurança das pastas

 

 

 

Os usuários deverão ser incluídos nos grupos de acordo com os assuntos jurídicos que possuem acesso com exceção dos usuários que forem do tipo (“CORRESPONDENTES” ou “CLIENTES”). Os acessos destes tipos de usuários serão controlados item as item e não através de grupos, respeitando as restrições dos mesmos. O tipo do usuário pode ser obtido através da função JurGrpRest([cUser]).

 

 

 

Ex:

 

 

 

Usuário

Grupo

Pesquisa

Restrição

Adr

CORRESPONDENTES

Cont Cível

Correspondente ‘000002’, loja ‘01’

 

 

 

No exemplo acima (Protótipo 3), o usuário ADR possui acesso a Pesquisa Cont Cível, que por sua vez, está relacionada ao assunto jurídico contencioso (Relação estabelecida na tabela NVJ). Como o usuário é do tipo “CORRESPONDENTES”, ele deverá ter acesso apenas as pastas do assunto jurídico contencioso que atendam ao filtro de correspondente.

 

 

 

Para garantir que os acessos estejam corretamente definidos, a atualização da segurança deve ocorrer a cada atualização na manutenção de usuários x Pesquisa (JURA163). As seguintes situações deverão ser tratadas:

 

 

 

  • Inclusão de usuário
    • Usuários sem restrição
      • Deve ser validado se o usuário já está incluído no grupo pertinente ao assunto jurídico escolhido. Caso contrário, vincular ele ao grupo.
  • Usuários com restrição
    • Deve ser obtida a lista de casos que o usuário possui acesso daquele assunto jurídico e atribuir permissão ao usuário para acessar as mesmas.
    • Alteração de usuário
      • Usuários sem restrição
        • Ao final de cada alteração no cadastro de usuários, deve ser chamada a função que vai confirmar os assuntos jurídicos e os direitos do usuário, para garantir que estão corretos.
  • Usuários com restrição
    • Deve ser obtida uma lista com todas os cadastros permitidos ( Correspondentes, grupos, clientes, áreas e escritório) e validar se o usuário possui direito nos casos relacionados. Se for alterada alguma restrição, o sistema deve retirar os direitos antigos, das pastas relacionadas.
    • Exclusão de pesquisa de usuário
      • Usuários sem restrição
        • Validar se o acesso ao grupo do assunto jurídico envolvido deve ser removido ou não.
  • Usuários com restrição
    • Deve ser alterada a segurança das pastas envolvidas para que o usuário perca o acesso as mesmas.

            

 

Para obter as restrições de cada usuário, analisar o método getSQLPesq da classe TJurPesqAsj.prw.

 

 

Operações de pastas no FLUIG

 

 

Criar uma função que leia a tabela NZ7 e faça a manutenção necessária referente a pasta dentro do FLUIG (Criação/Alteração). Ao criar pasta para os casos, deve ser verificado se já foi criada uma pasta para o assunto jurídico do mesmo. As pastas de casos devem ser criadas sempre dentro da pasta dos assuntos jurídicos.

 

 

 

Abaixo, segue uma lista dos serviços do FLUIG que devem ser consumidos pelo Protheus para que a integração seja realizada.

Operação

Serviço

Função

Criação de pastas

ECMFolderService

createSimpleFolder

Atualização de pastas

ECMFolderService

updateFolder

Informações das pastas

ECMFolderService

getFolder

Segurança da pasta

ECMFolderService

getSecurity

Permissões de usuários

ECMFolderService

getUserPermissions

Atualização de título da pasta

ECMFolderService

updateSimpleFolder

Obter o Colleague ID do usuário, que é usado em quase todas as operações.

ECMColleagueService

getColleaguesMail

Criar grupos

ECMGroupService

createGroup

Apagar um grupo

ECMGroupService

deleteGroup

Associa um usuário a um grupo.

ECMColleagueGroupService

createColleagueGroup

Exclui um usuário de um grupo.

ECMColleagueGroupService

deleteColleagueGroup

Retorna somente um grupo que determinado usuário participa.

ECMColleagueGroupService

getColleagueGroup

Retorna os grupos que um usuário participa.

ECMColleagueGroupService

getColleagueGroupsByColleagueId

Retorna os usuários que participam de um grupo de usuários.

ECMColleagueGroupService

getColleagueGroupsByGroupId

Tabela 1 Fonte: dev.fluig.com (http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=73084007)

 

Configurações da integração

 

Criar o parâmetro chamado MV_JFLSUBP que definirá uma lista de sub-pastas, separadas por ; que deverão ser criadas dentro de cada pasta de casos criada no FLUIG.

 

Abertura das pastas no fluig

 

Quando o usuário abrir a janela de anexos de alguma das telas envolvidas (Protótipo 04 referente a assuntos jurídicos) (Assuntos Jurídicos, Andamentos, Follow-ups ou Garantias) deve ser aberta uma janela do navegador padrão do usuário, posicionado na pasta referenciada, do FLUIG. (Protótipo 05).

 

Usuários internos devem estar logados no FLUIG para que não seja necessário fazer o login quando a tela de documentos for aberta usando a interface WEB. Se o cliente possuir a experiência 1 (Single Sign On) configurada, não será preciso fazer o login.

 

Usuários externos devem acessar primeiro o FLUIG e depois acessar o SmartClientHTML. Caso acessem diretamente o SmartClientHTML, na primeira tentativa de acessar pastas de documentos do FLUIG, será solicitado login. Nas demais tentativas o acesso será direto.

 

Para abrir as pastas ou documentos, fazer uma chamada para abertura de URL, no formato abaixo:

 

http://<servidor fluig>:<porta fluig>/portal/p/<empresa fluig>/ecmnavigation?app_ecm_navigation_doc=<id do documento>&app_ecm_navigation_docVersion=<versão documento>

 

Anexar documentos

 

Quando o usuário abrir a janela de anexos (Protótipo 06), estará disponível a opção de anexar documentos. Ao clicar no botão de anexar, será exibida a tela de documentos do fluig onde o usuário pode escolher um documento que deseja vincular ou pode arrastar também o documento para a tela aberta.

 

Janela de anexos

 

A janela deve seguir o mesmo padrão a tela atual (protótipo 06). Deve ser exibido qual o servidor FLUIG que está em uso na parte inferior esquerda. Na parte principal são exibidos os anexos vinculados a entidade atual de acordo com a tabela NUM (assuntos jurídicos, follow ups, andamentos e garantias).

 

Devem ficar disponíveis os seguintes botões:

  • Abrir
    • Botão já existe. Ao clicar no botão, deve ser aberto a URL do FLUIG com a referência do documento.
    • Anexar
      • Botão já existe. Ao clicar no botão, deve ser aberto a URL do FLUIG com a referência da pasta do caso.
      • Vincular
        • Botão novo. Deve aparecer apenas quando o GED escolhido for o FLUIG. Ao clicar no botão, deve ser aberta uma janela com a lista de documentos e pastas que estão no FLUIG. Se possível utilizar como modelo o protótipo 07. Os documentos selecionados deverão ser armazenados na tabela NUM.
        • Desvincular
          • Botão já existe. Ao clicar no botão, deve ser excluído o vínculo do documento que fica guardado na tabela NUM.
          • Sair
            • Botão já existe. Ao clicar no botão, a janela deve ser fechada.

 

Conexão com o FLUIG

 

Para utilizar os Web Services do FLUIG, utilizar os parâmetros abaixo:

 

Parâmetro

Descrição

MV_ECMUSER

Usuario com privilegio de administracao no ECM.  

MV_ECMPSW

Informe a senha do usuario com privilegio de administracao no ECM.                                 

MV_ECMEMP

Codigo da empresa para integracao com o ECM      

MV_ECMURL

Informe a URL de integracao com o ECM. (Ex http://fluig.com.br:8080/webdesk)

 

Assim, por exemplo, para usar o serviço ECMColleagueService, o endereço deve ser composto por:

MV_ECMURL + ECMColleagueService.

Ex:

http://172.16.104.151:8080/webdesk/ECMColleagueService?wsdl

 

Rotina de integração

 

Criar uma rotina que será chamada no commit dos modelos de criação de um caso, conforme descrito acima, que executará todos os passos descritos na integração. A rotina, além de chamada no commit dos modelos, também deverá estar preparada para ser executada via Schedule. Como a operação do SIGAJURI não poderá ser interrompida se o FLUIG estiver em manutenção, a rotina deve estar preparada para não interromper o processo, mesmo se receber alguma mensagem de erro.

A rotina deverá tomar os seguintes passos:

 

1-       Validar se existe algum assunto jurídico que não possui pasta no FLUIG (Tabela NYB) e baixar os pendentes.

2-       Validar se existe algum grupo de usuários de assunto jurídico que não foi criado no FLUIG. (Tabela NYB) e baixar os pendentes.

3-       Validar se existe alguma pasta pendente de criação (Tabela NZ7) e baixar os pendentes.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • NTA – Follow-ups
  • NZ7 – Casos GED
  • NUM – Documentos Jurídicos
  • NSZ – Assuntos Jurídicos
  • NUQ – Instâncias
  • NT4 – Andamentos
  • NT2 - Garantias

Protótipo de Tela

 Protótipo 01

 Protótipo 02

 

 Protótipo 03

 

 

 Protótipo 04

 

 

  Protótipo 05

 

 

   Protótipo 06


   Protótipo 07

Opcional

Dicionário de Dados

 

 

Arquivo: NZ7 – Casos GED

 

Índice

Chave

01

NZ7_FILIAL+NZ7_CCLIEN+NZ7_CLOJA+NZ7_NUMCAS

Campo

NZ7_FILIAL

Tipo

C

Tamanho

2

Descrição

Filial do Sistema

Título

Filial

Picture

@!

Help de Campo

Filial do Sistema

Usado

Não

Browse

Não

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Alterar

Grupo

033

Campo

NZ7_CCLIEN

Tipo

C

Tamanho

6

Descrição

Código do cliente       

Título

Cod cliente

Picture

@!

Help de Campo

Código que identifica o cliente da tabela SA1

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

 

Val. Sistema

                                                                            

Grupo

001

Campo

NZ7_LCLIEN

Tipo

C

Tamanho

2

Descrição

Loja do cliente   

Título

Cod loja   

Picture

@!

Help de Campo

Código que identifica a loja do cliente da tabela SA1

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

 

Val. Sistema

                                                                            

Grupo

002

 

Campo

NZ7_NUMCAS

Tipo

C

Tamanho

6

Descrição

Número do caso          

Título

Num caso   

Picture

 

Help de Campo

Código que identifica o caso

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

 

Val. Sistema

                                                                            

Grupo

036

 

Campo

NZ7_CAREAJ

Tipo

C

Tamanho

5

Descrição

Codigo da area juridica      

Título

Cod area   

Picture

 

Help de Campo

Código que identifica a área do caso

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

 

Val. Sistema

                                                                            

Grupo

 

 

Campo

NZ7_CPART1

Tipo

C

Tamanho

6

Descrição

Código do revisor       

Título

Cod revisor

Picture

 

Help de Campo

Código que identifica o participante solicitante do caso

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

 

Val. Sistema

                                                                            

Grupo

 

 

Campo

NZ7_TITULO

Tipo

C

Tamanho

200

Descrição

Titulo do caso          

Título

Titulo     

Picture

@XS150                                      

Help de Campo

Título do caso

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

 

Val. Sistema

                                                                            

Grupo

 

 

Campo

NZ7_STATUS

Tipo

C

Tamanho

1

Descrição

Status da pasta

Título

Status

Picture

              

Help de Campo

Status da pasta no GED

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

“1”

Val. Sistema

Pertence(“12”)                                                                 

Grupo

 

Opções

1=Pendente;2=Criado

 

Campo

NZ7_LINK

Tipo

C

Tamanho

255

Descrição

Link da pasta

Título

Link

Picture

              

Help de Campo

Link que indica onde a pasta foi criada. Pode variar de acordo com o GED utilizado.

Quando FLUIG, segue o formato <ID_DOCUMENTO>;<VERSAO>.

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

 

Val. Sistema

                                                                            

 

Arquivo: NYB – Assuntos Jurídicos

Campo

NYB_IDGED

Tipo

C

Tamanho

255

Descrição

Link para o GED

Título

Caminho

Picture

              

Help de Campo

Link que indica onde a pasta foi criada. Pode variar de acordo com o GED utilizado.

Quando FLUIG, segue o formato <ID_DOCUMENTO>;<VERSAO>.

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

 

Val. Sistema

                                                                            

Campo

NYB_IDGRP

Tipo

C

Tamanho

50

Descrição

Grupo GED

Título

Grupo do GED

Picture

              

Help de Campo

Id do grupo criado no GED que controla as permissões do FLUIG.

Usado

Sim

Browse

Sim

Obrigatório

Sim

Contexto

Real

Visual

Visualizar

Inicializador Padrão

 

Val. Sistema

                                                                            

 

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.