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Alteração de senha no primeiro acesso ao portal do Beneficiário.
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus. |
Segmento: | Saúde. |
Módulo: | SIGAPLS - Plano de Saúde. |
Rotina: | PLSA174 - Famílias/Usuário PLSA226 - Usuários do Portal |
Cadastros Iniciais: | Configurar os parâmetros MV_LOGIN e MV_PILOGAU |
Parâmetro(s): | MV_LOGIN MV_PILOGAU |
Requisito (ISSUE): | |
Versões/Release: | Release 12.1.8 |
Descrição
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite informe o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Essa nova implementação obriga que o Beneficiário realize a troca da senha durante o primeiro acesso ao portal. O processo de geração automática de usuários a partir do cadastro de uma nova família também foi alterado, a partir dessa nova implementação será possível escolher se o sistema irá gerar o login de acesso com o E-mail, Matrícula ou C.P.F de acordo com o parâmetro MV_LOGIN, após gerar o usuário para o portal o sistema irá enviar um e-mail para o beneficiário informando seu login e senha (Gerada de forma aleatória).
Para alteração da senha no primeiro acesso, a nova senha deverá seguir os seguintes critérios:
- Possuir no minimo 8 caracteres.
- Possuir ao menos um carácter numérico ou especial.
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito):
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PILOGAU |
Tipo: | Lógico |
Cont. Por.: | .T. |
Descrição: | Gera senha ao incluir ou alterar a família. |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_LOGIN |
Tipo:Informe o Tipo do parâmetro | Caracter |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão1 |
Descrição: | Indica qual o dado que ira formar o login: 1 - Matricula, 2 - CPF e 3 - E-mail |
CONFIGURAÇÃO DE MENUS SINALIZADOR
Obs.: Esse procedimento deve ser realizado após a atualização do Dicionário de Dados.
2. No Configurador (SIGACFGNo Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse AmbientesAtualizações/CadastroRede Atendimento/Menu Sinalizadores (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Submenu
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Nome da Rotina
Informe o Título da rotina
Programa
Informe o Fonte da rotina
Módulo
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
PLSPRO02)
Existirá um novo sinalizador com o nome "ENVIO DE SENHA" que foi inserido automaticamente ao executar a atualização do Dicionário de Dados, selecione esse sinalizador e clique em alterar. Para o envio da senha e usuário para o Beneficiário é necessário que sejam configuradas duas variáveis (Aba "Campos HTML" ) para o sinalizador:
Campo HTML | Dado |
---|---|
%SENHA% | CSENHAORG |
%LOGIN% | BSW-> BSW_LOGUSR |
Após a configuração das duas varáveis é necessário que seja gerado o HTML para utilização, para isso, selecione Outras Ações/Gerar HTML. O sistema irá gerar um novo HTML que pode ser editado de acordo com a preferência da Operadora.
Exemplos:
Tipo
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab