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Chave

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

RM

Módulo

TOP(Totvs Obras e Projetos)

Segmento Executor

Construção e Projetos

Projeto1

R_C&P_TOP007

IRM1

PCREQ-6004

Requisito1

PCREQ-6006

Subtarefa1

PDR_CP_TOP007-1320

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.7

Réplica

Não 

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

        Esta especificação tem como objetivo demonstrar como será tratado o calculo de Custo Horário a partir da versão 12.1.7. Com a Migração da arquitetura Delphi para .Net tornou-se necessário modificar o calculo de custo horário.

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

Com a mudança de arquitetura Delphi para .Net, tornou-se necessário modificar a forma de tratamento do calculo de custo horário de Equipamento e Mão de Obra.  O Custo Horário é um calculo realizado pelo orçamentista para identificar o custo de um equipamento ou mão de obra baseado em algumas variáveis definidas no insumo.O Totvs Obras e Projetos possui 2 planilhas (Equipamento e Mão de Obra) padronizadas que realizam este calculo, bastando informar no cadastro de insumo, a planilha e a célula ao qual o usuário deseja receber o valor calculado.

 Como esta ocorrendo a migração de arquitetura Delphi para .Net, é necessário que o calculo de custo horário funciona para as duas plataformas, respeitando a seguinte restrição:

  • Planilha RM (RMSolum.exe - Delphi) : Funciona com Planilha RM Delphi ou Planilha RM .Net
  • Planilha RM (RM.exe - .Net) :  Funciona apenas com Planilha RM .Net, caso o usuário tenha planilha em Delphi é necessário realizar a migração da planilha.

 

Passos para Cálculo e Impressão do Custo Horário de Equipamentos:

1. Inclusão das variáveis globais e das variáveis do insumo através do parâmetro (Menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos | Custo Horário).

2. Criação da planilha com estas variáveis e fórmulas para o cálculo dos valores produtivo e improdutivo do equipamento.

3. Indicação da planilha e das células dos valores produtivo e improdutivo do equipamento (Janela de Edição do Insumo).

4. Cálculo dos valores produtivo e improdutivo na Janela de Edição de Insumo (pasta custo horário) ou pela opção “Calcular Custo Horário” (Menu Opções).

5. Impressão das planilhas pela própria janela da planilha ou pela opção “Composição de Custo Horário” (Menu Relatórios).

 

 Passos para Cálculo e Impressão do Custo Horário de Mão-de-obra:

1. Inclusão das variáveis globais e das variáveis do insumo através do parâmetro (Menu Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos | Custo Horário).

2. Criação da planilha com estas variáveis e fórmulas para o cálculo do valor unitário da mão-de-obra.

3. Indicação da planilha e da célula do valor unitário da mão-de-obra (Janela de Edição do Insumo).

4. Cálculo do valor unitário do insumo na Janela de Edição de Insumo (pasta custo horário) ou pela opção “Calcular Custo Horário” (Menu Opções).

5. Impressão das planilhas pela própria janela da planilha ou pela opção “Composição de Custo Horário” (Menu Relatórios).

 

A planilha de Custo horário de Equipamento e Mão de obra possuem algumas variáveis que serão acessadas pelo TOP no momento do calculo, essas variáveis podem ser definidas na planilha .Net, acessado o Menu-> Variáveis e escolhendo qual variável é necessária para o calculo.

 Image Added

Image Added

Ao solicitar o calculo pelo cadastro de Insumo, o TOP substitui temporariamente as variáveis da planilha pelos valores dos campos livres informados no insumo, assim o usuário possui o calculo de custo por insumo.

 Image Added

Image Added

Os Valores de custo Horário Produtivo e Improdutivo são definidos pelas células informadas nos campos "Célula de Custo Horário Produtivo" e "Célula de Custo Horário Improdutivo"

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.