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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  


Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Gestão de Pessoas

Módulo

RHU

Segmento Executor

CONSTRUÇÃO E PROJETOS

Projeto1

RHU - DESENVOLVIMENTO RHU007

IRM1

PCREQ-6304

Requisito1

PCREQ-6308

Subtarefa1

PDR_RHU_RHU007-2

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.9

Réplica

 

País

(x) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 

Objetivo

Este documento descreve um conjunto de recursos que serão adicionados ao TOTVS Gestão de Pessoas, com o objetivo de permitir a um usuário, com a devida autorização de acesso, modificar determinados dados, descritos a seguir, de requisições dos tipos "Aumento de Quadro" e "Substituição", que já estejam em andamento.

Essa implementação se fez necessária devido às seguintes demandas:

  • Alteração do responsável pela aprovação da requisição que já está no fluxo, considerando que este pode vir a se desligar da empresa, mudar de seção ou simplesmente deixar de ser o responsável pela aprovação da requisição.
  • Alteração da Seção informada na requisição, considerando que pode ocorrer acordo de troca de recursos humanos entre diferentes seções.
  • Necessidade de associar a um Perfil de Vaga uma requisição de Aumento de Quadro cuja a Função seja distinta daquela solicitada, nos casos em que o recurso que trata a requisição pode atender à vaga em aberto, ainda que a Função a ser preenchida não seja exatamente aquela definida no processo de seleção.

As informações apresentadas a seguir descrevem as implementações a serem realizadas para o atendimento destes requisitos.

Definição da Regra de Negócio

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Alterar Fluxo

Criação

  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Aumento de Quadro > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento
  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Substituição > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento
Descrito abaixo no item 1.

Requisições da Vaga

AlteraçãoRH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Painel de Seção > Vagas da Seleção > Anexos > Requisições do Perfil de Vaga > Requisições da Vaga > Campo Cód. RequisiçãoPermitir listar requisições cuja a Função seja diferente daquela informada no cadastro do Perfil de Vaga

1. Alterar Fluxo de Atendimento

Será desenvolvido um assistente destinado a modificar o Aprovador Atual e/ou Seção associada à requisição.

Este assistente poderá ser acessado à partir do menu Processos nas seguintes telas:

  • Aumento de Quadro (RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Aumento de Quadro > Processos > Alterar Aprovador Atual)
  • Substituição (RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Substituição > Processos > Alterar Aprovador Atual)

Serão disponibilizados dois controles de segurança para permissão de acesso ao assistente, respectivamente um para cada tela:

  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [01] Planejamento e Captação > [01.04] Requisições > [01.04.01] Requisições > Alterar Aprovador Atual > Aumento de Quadro.
  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [01] Planejamento e Captação > [01.04] Requisições > [01.04.01] Requisições > Alterar Aprovador Atual > Substituição.

Para executar o assistente, apenas 1 (uma) requisição deverá ser selecionada na visão.

1.1. Pré-condição de execução do processo

Ao iniciar o processo, a aplicação irá validar o Status da requisição selecionada.

A execução do assistente somente ocorrerá se a requisição selecionada estiver Pendente, Em Andamento ou Aprovada. Caso contrário, o usuário será avisado sobre o impedimento por meio de uma mensagem de alerta.

1.2. Etapas do Assistente

  • Etapa 1 - Boas vindas
    • Título: Bem-vindo ao assistente de alteração de fluxo de atendimento.
    • Subtítulo: Este processo tem a finalidade de alterar o fluxo de atendimento, permitindo ao usuário modificar a Seção e/ou o Aprovador Atual da requisição selecionada.
  • Etapa 2 - Dados a serem alterados
    • Título: Informe os dados a serem alterados no fluxo de atendimento da requisição.
    • Subtítulo: Você deve informar quais dados do fluxo de atendimento deve ser alterado. Você pode alterar somente a Seção, pode alterar somente o Aprovador Atual, ou pode alterar ambas informações. Caso você altere a Seção, terá que selecionar dentre os funcionários da Seção selecionada, qual passará a ser o Aprovador Atual da requisição.
    • Campos
      • Protótipo


      • Filial
        • Tipo: Label
        • Valor padrão: A Filial atual da requisição
      • Seção
        • Tipo: Lookup Action
        • Valor padrão: A Seção atual da requisição.
        • Action: Utilizar a mesma Action do campo Seção no cadastro de Requisição de Aumento de Quadro (RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Aumento de Quadro)
        • Regras
          • Somente devem ser listadas as Seções da Filial selecionada.
          • Se a requisição estiver no fluxo
            • Se a Seção selecionada pelo usuário não possuir nenhum atendente vinculado, o usuário deverá ser informado por meio de mensagem que o valor selecionado não é valido e o motivo.
              • Mensagem de validação: "A Seção {0} (Filial {1})escolhida não possui um atendente. Para criar um atendente para esta Seção, você pode usar o Assistente para criação de atendente, que pode ser acessado a partir do menu RH > Configurações > Criar Atendente no RM Agilis".
                • {0} = Código e Nome da Seção
                • {1} = Código e Nome da Filial
          • Se o valor deste campo for modificado, o valor do campo Novo Aprovador, descrito a seguir, deve ser apagado.
      • Novo Aprovador:
        • Tipo: Lookup Action
        • Descrição a ser exibida para o campo: Somente serão listados para serem definidos como aprovadores da requisição aqueles funcionários que estão lotados na Filial e Seção informadas.
        • Valor padrão: O Aprovador Atual da requisição.
        • Action: Deverá ser criada uma Action específica para listar os dados a serem exibidos na pesquisa deste campo.
          • Se a requisição estiver no fluxo:
            • Listar somente os atendentes relacionados com a Filial / Seção definidos nos campos descritos anteriormente.
          • Senão
            • Listar somente os funcionários lotados na Filial / Seção definidos nos campos descritos anteriormente.
    • Validação
      • Todos os campos devem ser preenchidos: Seção e Novo Aprovador. Caso contrário, o usuário não poderá avançar etapa.
        • Mensagem de validação: "Para alterar o fluxo de atendimento, você deve informar a Seção e o Novo Aprovador da requisição".
  • Etapa 3 - Execução
    • Validação
      • Se 
    • Atualização dos dados da requisição
      • Se a Seção informada no assistente for diferente da atual Seção da requisição
        • Atualizar a Seção da requisição com a Seção informada no assistente (RM Vitae)
      • Se o Novo Aprovador informado no assistente for diferente do Aprovador atual da requisição
        • Atualizar o Aprovador Atual (Atendente) com o Novo aprovador informado no assistente (RM Agilis, vide informações complementares)
    • Controle de Lotação
    • Log
      • Se ocorrer um erro desconhecido durante a execução do processo
        • Mensagem de erro: "Os ajustes solicitados não foram aplicados na requisição, porque ocorreu o seguinte erro durante a execução do processo: {0}"
          • {0} = Mensagem de erro.
      • Senão, Se ocorrer uma validação que impeça a conclusão do processo
        • Mensagem de atenção: "O processo de alteração do fluxo de atendimento foi executado com as seguinte(s) ressalva(s): {0}".
          • {0} = Mensagem de erro.
      • Senão
        • Mensagem de informação: "O processo de alteração do fluxo de atendimento foi executado com sucesso!".
          • {0} = Mensagem de erro.

1.3. Informações complementares

  • A requisição está no fluxo quando o valor do campo CODATENDIMENTO não é nulo.
  • A atualização de dados nas tabelas do módulo Ágilis (RH > Gestão de Relacionamento com o Cliente) será realizada por meio de classes "facade". Atualmente existem duas classes no Vitae que são utilizadas para essa integração:
    • RM.Rhu.Facade.RhuAtendenteAgilis
    • RM.Rhu.Facade.RhuAtendimentoAgilis
  • O método utilizado para atualizar o Aprovador Atual (Atendente) da requisição no Ágilis já existe e será usado:
    • Classe "RM.Rhu.Facade.RhuAtendimentoAgilis" > public string RepassarAtendimento(int codColigada, string codUsuarioAtual, int codColAtendimento, int codLocal, int codAtendimento, int codColigadaNovoAtendente, string chapaNovoAtendente, string justificativa)
  • Toda regra do processo de aprovação e conclusão da requisição, seja a de Aumento de Quadro ou de Substituição, deve ser mantida, incluindo as regras relacionadas a controle de lotação, que no caso de modificação de Seção deverão surtir efeitos na nova Seção informada.

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