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Produto: | Gestão de Planos de Saúde |
Módulo: | HPR - Estrutura do Produto |
Versão: | 12.1.x |
Assuntos: |
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1. Qual o fluxo do Processo - Parametrização do Produto?
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2. O que é a Manutenção Tipo de Pessoa?
Cadastro básico em que são parametrizados os possíveis tipos de pessoa para os prestadores no sistema.
Observação:
Campos tratados:
- Código - Código do tipo de pessoa.
- Descrição – Descrição do tipo de Pessoa.
Por padrão o sistema trata 2 tipos (podem ser importados/template):
- F – Física
- J – Jurídica
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Esse programa tem por objetivo cadastrar a identificação da forma, grupo ou categoria de comercialização.
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- Tipo de Medicina - Código do tipo de medicina.
- Descrição – Descrição do tipo de medicina relacionada com o código.
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Este programa tem por objetivo o cadastro das diferentes classes hospitalares existentes no contexto de atividades da administradora. Sugere-se que as classes hospitalares sejam utilizadas para identificar os tipos de acomodação hospitalar.
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- Classe Hospitalar – Identificador da classe hospitalar
- Descrição – Descrição associada o código identificador da classe.
- Nível Hierárquico - Este campo deve conter um número identificando o nível hierárquico da classe hospitalar. Este nível é informado pelo usuário do sistema e por ele definido, de acordo com a hierarquia de classes hospitalares utilizada pela administradora. No momento da autorização é solicitado ao usuário qual é a Classe Hospitalar desejada para o atendimento. Se a classe informada possuir o Nível Hierárquico maior que o da Classe Hospitalar associada ao seu Tipo de Plano, será apresentada mensagem de alerta.
5. O que é o programa PR0110A - Manutenção Modalidade?
Esse programa tem por objetivo cadastrar a modalidade de comercialização.
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1. Qual o fluxo do Processo - Parametrização do Produto?
2. O que é a Manutenção Tipo de Pessoa?
Cadastro básico em que são parametrizados os possíveis tipos de pessoa para os prestadores no sistema.
Observação:
Campos tratados:
- Código - Código do tipo de pessoa.
- Descrição – Descrição do tipo de Pessoa.
Por padrão o sistema trata 2 tipos (podem ser importados/template):
- F – Física
- J – Jurídica
3. O que é o programa PR0210C - Manutenção Tipo de Medicina?
Esse programa tem por objetivo cadastrar a identificação da forma, grupo ou categoria de comercialização.
Campos:
- Tipo de Medicina - Código do tipo de medicina.
- Descrição – Descrição do tipo de medicina relacionada com o código.
Exemplo de utilização (podem ser importados/template): Assistencial e Ocupacional
4. O que é o programa CG011H - Manutenção Classe Hospitalar?
Este programa tem por objetivo o cadastro das diferentes classes hospitalares existentes no contexto de atividades da administradora. Sugere-se que as classes hospitalares sejam utilizadas para identificar os tipos de acomodação hospitalar.
Campos:
- Classe Hospitalar – Identificador da classe hospitalar
- Descrição – Descrição associada o código identificador da classe.
- Nível Hierárquico - Este campo deve conter um número identificando o nível hierárquico da classe hospitalar. Este nível é informado pelo usuário do sistema e por ele definido, de acordo com a hierarquia de classes hospitalares utilizada pela administradora. No momento da autorização é solicitado ao usuário qual é a Classe Hospitalar desejada para o atendimento. Se a classe informada possuir o Nível Hierárquico maior que o da Classe Hospitalar associada ao seu Tipo de Plano, será apresentada mensagem de alerta.
5. O que é o programa PR0110A - Manutenção Modalidade?
Esse programa tem por objetivo cadastrar a modalidade de comercialização.
Campos:
- Modalidade – Código determinado para a modalidade de comercialização.
- Descrição – Descrição da modalidade de comercialização.
- Tipo Pessoa – Determina o tipo de pessoa do contratante (física ou jurídica) aceito pela modalidade.
- Tipo Medicina – Código do tipo de medicina referente a essa modalidade. (PR0210C - Manutenção Tipo de Medicina)
- Situação Proposta – Código da Situação da Proposta. Informa até qual situação pode-se incluir beneficiários na proposta, enquanto ela ainda não foi efetivada como um Termo de Adesão. O programa Manutenção Situação Proposta permite manter os tipos de situação da proposta. Esse cadastro possibilita a modificação das descrições das situações da proposta a serem apresentadas durante todas as telas do sistema. Caso alguma situação seja removida, o sistema não funcionará adequadamente, visto que as situações são fixas para o sistema. Caso seja incluída uma situação o cliente tratará as ações referentes a essa nova situação por meio de programas específicos.
- Dígitos Contratos - Número definido para a identificação na montagem do documento de identificação do beneficiário (carteira/cartão) o qual é composto da modalidade, termo de adesão, código do beneficiário, número do próprio documento e o digito verificador. Os campos que podem variar na montagem são: o número do termo de adesão e o código do beneficiário entre 10 posições de forma que o número parametrizado define a quantidade de posições para o termo de adesão em que pode variar entre 5 ou 6 e o restante completará o código do beneficiário.
- Beneficiário Outra Unidade - Indicador (Sim/Não) identificará se a modalidade permite cadastro de dados da unidade de origem do contrato, sendo estes dados: o contratante da proposta e o código de identificação. Na digitação da proposta dará a entrada do contratante origem não sendo obrigatório. Na digitação do beneficiário dará a entrada da unidade e código de identificação, em que obrigará apenas o código da unidade de origem.
- Pede Declaração – Indicador (Sim/Não) sinaliza a necessidade de realizar a declaração de saúde do beneficiário incluído.
- Faixa Etária Especial – Indicador (Sim/Não) habilita ou não a possibilidade de informar valores de graus de parentesco/faixas etárias/fatores da taxa de inscrição e mensalidade na proposta diferente do padrão parametrizado.
- Cobertura Especial – Indicador (Sim/Não) permite informar um acréscimo ou restrição de cobertura do plano na proposta diferente do padrão parametrizado.
- Aceita Repasse – Indicador (Sim/Não) habilita, na manutenção de beneficiários, a possibilidade de ser informado o código da unidade de atendimento e o código de identificação desse beneficiário de repasse.
- Repasse Obrigatório – Indicador (Sim/Não) obriga que sejam informados o código da unidade de atendimento e o código de identificação do repasse na manutenção de beneficiários.
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- Modalidade – Código determinado para a modalidade de comercialização.
- Descrição – Descrição da modalidade de comercialização.
- Tipo Pessoa – Determina o tipo de pessoa do contratante (física ou jurídica) aceito pela modalidade.
- Tipo Medicina – Código do tipo de medicina referente a essa modalidade. (PR0210C - Manutenção Tipo de Medicina)
- Situação Proposta – Código da Situação da Proposta. Informa até qual situação pode-se incluir beneficiários na proposta, enquanto ela ainda não foi efetivada como um Termo de Adesão. O programa Manutenção Situação Proposta permite manter os tipos de situação da proposta. Esse cadastro possibilita a modificação das descrições das situações da proposta a serem apresentadas durante todas as telas do sistema. Caso alguma situação seja removida, o sistema não funcionará adequadamente, visto que as situações são fixas para o sistema. Caso seja incluída uma situação o cliente tratará as ações referentes a essa nova situação por meio de programas específicos.
- Dígitos Contratos - Número definido para a identificação na montagem do documento de identificação do beneficiário (carteira/cartão) o qual é composto da modalidade, termo de adesão, código do beneficiário, número do próprio documento e o digito verificador. Os campos que podem variar na montagem são: o número do termo de adesão e o código do beneficiário entre 10 posições de forma que o número parametrizado define a quantidade de posições para o termo de adesão em que pode variar entre 5 ou 6 e o restante completará o código do beneficiário.
- Beneficiário Outra Unidade - Indicador (Sim/Não) identificará se a modalidade permite cadastro de dados da unidade de origem do contrato, sendo estes dados: o contratante da proposta e o código de identificação. Na digitação da proposta dará a entrada do contratante origem não sendo obrigatório. Na digitação do beneficiário dará a entrada da unidade e código de identificação, em que obrigará apenas o código da unidade de origem.
- Pede Declaração – Indicador (Sim/Não) sinaliza a necessidade de realizar a declaração de saúde do beneficiário incluído.
- Faixa Etária Especial – Indicador (Sim/Não) habilita ou não a possibilidade de informar valores de graus de parentesco/faixas etárias/fatores da taxa de inscrição e mensalidade na proposta diferente do padrão parametrizado.
- Cobertura Especial – Indicador (Sim/Não) permite informar um acréscimo ou restrição de cobertura do plano na proposta diferente do padrão parametrizado.
- Aceita Repasse – Indicador (Sim/Não) habilita, na manutenção de beneficiários, a possibilidade de ser informado o código da unidade de atendimento e o código de identificação desse beneficiário de repasse.
- Repasse Obrigatório – Indicador (Sim/Não) obriga que sejam informados o código da unidade de atendimento e o código de identificação do repasse na manutenção de beneficiários.
- Meses Retroativo - Número definido para identificar no momento da aprovação de uma proposta e/ou beneficiário quantos meses serão permitidos retroagir a data de vigência.
- Meses Prorrogação - Número definido para identificar no momento da aprovação de uma proposta e/ou beneficiário quantos meses serão permitidos prorrogar a data de vigência.
- Estrutura de Negociação - Este campo se refere a estrutura de negociação de repasse, possui dois valores possíveis:
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- VERIFICA UM A UM - Tem como objetivo no momento da cópia verificar procedimento a procedimento informado no intervalo se existe na nova estrutura informando um a um os procedimentos já existentes para confirmação da gravação. O intervalo dos procedimentos definidos para cópia pode ser alterado a tabela de moedas e carências para a nova estrutura.
32. O que é o programa PR0210O - Manutenção Associativa Tipo Plano X Módulo X Insumo?
Permitir associar ao módulo da estrutura do plano os insumos que estarão contemplados no módulo.
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- Modalidade – Código da modalidade de comercialização
- Plano – Código do plano em comercialização associado à modalidade.
- Tipo Plano – Código do tipo do plano em comercialização associado à estrutura modalidade e plano.
- Modulo – Código do módulo de cobertura associado à estrutura.
- Tipo insumo – Código do tipo de insumo que será associado ao módulo da estrutura.
- Insumo – Código do insumo associado ao tipo de insumo informado.
- TabMoeda Val. – Identifica a tabela a ser utilizada para valorização dos serviços prestados aos beneficiários. Atenção: essa associação é utilizada apenas para buscar as moedas a serem utilizadas para valorização do insumo. As informações de carência presentes no cadastro de Moedas e Carências é utilizado apenas para cálculo de carência de procedimentos.
- Qt Carência Eletiva - Valor para cálculo da carência em eletiva de insumo quando o indicador do modulo correspondente tiver o valor 2-Insumo.
- Qt Carência Urgência - Valor para cálculo da carência em urgência de insumo quando o indicador do modulo correspondente tiver o valor 2-Insumo.
- Função F6 – Geração/Cópia/Elimina - Tem como objetivo diminuir a digitação, copiando uma estrutura de dados (Modalidade – Plano – Tipo Plano – Modulo – Intervalo de Tipo e Código de Insumo) já cadastrada para uma nova.
Nesta opção é permitido que o usuário escolha a tabela de preço que deseja associar os insumos.
São apresentadas as tabelas que estão associadas às informações do plano de origem, fica a critério do usuário modificar ou não a tabela.
Para modificar a tabela, basta pressionar "Enter", onde será apresentada uma tela para seleção da tabela destino.
Após a seleção, é necessário confirmar a alteração (Pressionar F1).
A opção F4- Cancela permite que seja reiniciada a seleção.
- Função F7 – Histórico de Carências - Tem como objetivo exibir os com valores anteriores das quantidades de carência. Este histórico somente será gerado quando o usuário alterar valores dos campos quantidade de carência eletiva ou em urgência em um registro.
33. O que é o programa PR0110Q - Manutenção Mensagens Documentos Identificação?
Este cadastro tem por objetivo armazenar as mensagens que serão relacionadas às estruturas de produto e módulos de cobertura. As mensagens são as descrições que serão visualizadas no verso do documento de identificação do beneficiário. Essas mensagens são relacionadas na associativa de Mensagens Documento Identificação x Módulo.
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- Mensagem: informar um código para a mensagem;
- Descrição: informar uma descrição para a mensagem.
34. O que é o programa PR0110S - Manutenção Associativa Mensagens Documentos Identificação X Módulos?
Este cadastro tem por objetivo relacionar as classes e mensagens do documento de identificação à estrutura de produto, contrato ou beneficiário.
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Campos:
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e carências para a nova estrutura.
32. O que é o programa PR0210O - Manutenção Associativa Tipo Plano X Módulo X Insumo?
Permitir associar ao módulo da estrutura do plano os insumos que estarão contemplados no módulo.
Campos:
- Modalidade – Código da modalidade de comercialização
- Plano – Código do plano em comercialização associado à modalidade.
- Tipo Plano – Código do tipo do plano em comercialização associado à estrutura modalidade e plano.
- Modulo – Código do módulo de cobertura associado à estrutura.
- Tipo insumo – Código do tipo de insumo que será associado ao módulo da estrutura.
- Insumo – Código do insumo associado ao tipo de insumo informado.
- TabMoeda Val. – Identifica a tabela a ser utilizada para valorização dos serviços prestados aos beneficiários. Atenção: essa associação é utilizada apenas para buscar as moedas a serem utilizadas para valorização do insumo. As informações de carência presentes no cadastro de Moedas e Carências é utilizado apenas para cálculo de carência de procedimentos.
- Qt Carência Eletiva - Valor para cálculo da carência em eletiva de insumo quando o indicador do modulo correspondente tiver o valor 2-Insumo.
- Qt Carência Urgência - Valor para cálculo da carência em urgência de insumo quando o indicador do modulo correspondente tiver o valor 2-Insumo.
- Função F6 – Geração/Cópia/Elimina - Tem como objetivo diminuir a digitação, copiando uma estrutura de dados (Modalidade – Plano – Tipo Plano – Modulo – Intervalo de Tipo e Código de Insumo) já cadastrada para uma nova.
Nesta opção é permitido que o usuário escolha a tabela de preço que deseja associar os insumos.
São apresentadas as tabelas que estão associadas às informações do plano de origem, fica a critério do usuário modificar ou não a tabela.
Para modificar a tabela, basta pressionar "Enter", onde será apresentada uma tela para seleção da tabela destino.
Após a seleção, é necessário confirmar a alteração (Pressionar F1).
A opção F4- Cancela permite que seja reiniciada a seleção.
- Função F7 – Histórico de Carências - Tem como objetivo exibir os com valores anteriores das quantidades de carência. Este histórico somente será gerado quando o usuário alterar valores dos campos quantidade de carência eletiva ou em urgência em um registro.
33. O que é o programa PR0110Q - Manutenção Mensagens Documentos Identificação?
Este cadastro tem por objetivo armazenar as mensagens que serão relacionadas às estruturas de produto e módulos de cobertura. As mensagens são as descrições que serão visualizadas no verso do documento de identificação do beneficiário. Essas mensagens são relacionadas na associativa de Mensagens Documento Identificação x Módulo.
Campos:
- Mensagem: informar um código para a mensagem;
- Descrição: informar uma descrição para a mensagem.
34. O que é o programa PR0110S - Manutenção Associativa Mensagens Documentos Identificação X Módulos?
Este cadastro tem por objetivo relacionar as classes e mensagens do documento de identificação à estrutura de produto, contrato ou beneficiário.
Campos:
- Modalidade: informar o código da modalidade entre os disponíveis na "Manutenção modalidades";
- Combinação: escolher como será o vínculo da parametrização (nível do relacionamento): por estrutura de Produto, por Contrato ou por Beneficiário;
- Plano: informar o código do plano relacionado à modalidade (se combinação é Produto), dentre os disponíveis na "Manutenção Planos de saúde";
- Tipo de Plano: informar o código do tipo de plano relacionado à modalidade e plano (se combinação é Produto), dentre os disponíveis na "Manutenção Tipos Planos Saúde";
- Termo: informar o código do termo de adesão disponível na "Manutenção contratos", caso a combinação seja Contrato ou Beneficiário;
- Beneficiário: informar o código do beneficiário disponível na "Manutenção Beneficiário", caso a combinação seja Beneficiário;
- Forma pagto: informar um código de forma de pagamento do contrato, dentre os disponíveis na "Manutenção Formas pagamento";
- Cla. Mensagem: informar um código de classe de mensagem, dentre os disponíveis na "Manutenção Classes Documentos Identificação";
- Módulo: informar um código de módulo de cobertura, dentre os disponíveis na "Manutenção Módulos de Cobertura";
- Mensagem: informar um código de mensagem dentre os disponíveis na "Manutenção Mensagens Documentos Identificação";
- Indica sexo: indicar para qual sexo do beneficiário será considerada a parametrização (masculino, feminino ou ambos);
- Inicio impres.: informar uma data de início da parametrização;
- Impr. Mensagem fixa: indicar se a mensagem deve ser sempre impressa;
- Imprime data: se a mensagem não é fixa, informar se haverá impressão de datas de fim de carência para a mensagem relacionada ao módulo de cobertura;
- Calcula data: se a mensagem não é fixa, determinar qual a forma que será calculada a data fim de carência. Se "informada" haverá necessidade de preencher o parâmetro Validade. Se "sistema", então o sistema irá calcular para cada módulo a data final da carência;
- Validade: se o parâmetro "calcula data" estiver como "informada", deve-se incluir uma data de validade para a mensagem.
- DD valid.: se o parâmetro "validade" não estiver preenchido, deve-se incluir uma quantidade de dias de validade para a mensagem;
- Após vencimento carência: se a mensagem não é fixa, indicar se haverá impressão de mensagem após o fim da carência do módulo. Escolher entre não imprimir ou imprimir mensagem e complemento de mensagem;
- Impr. Complemento somente após vencto. Carência: indicar se o texto complementar da mensagem deve ser impresso após o fim de carência do módulo;
- Complemento: informar um texto de complemento de mensagem que poderá ser gerado após o fim de carência do módulo.
35. O que é o programa PR0210A - Manutenção Convênios?
Cadastro dos convênios (grupo de contratos) que serão utilizados posteriormente no relacionamento com a estrutura de produto e proposta.
Campos:
- Convênio: informar um código para o convênio;
- Descrição: informar uma descrição para o convênio;
- Data inicio vigência e Dt. Fim: informar a validade do convênio;
36. O que é o programa PR0210B - Manutenção Convênios Planos e Tipos Planos?
Este cadastro tem por objetivo definir os convênios para as estruturas de produto.
Campos:
- Convênio: informar o código do convênio disponível na "Manutenção Convênios";
- Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção de Modalidades";
- Plano: código do plano relacionado a modalidade e que está disponível na "manutenção planos saúde";
- Tipo Plano: código do tipo de plano relacionado à modalidade/plano e que está disponível na "Manutenção tipos planos saúde";
- Forma pagto: informar o código da forma de pagamento relacionado ao tipo de plano e disponível na "Manutenção forma pagamento tipos planos";
- Nr. Sequencia: informar o número da sequência da parametrização, conforme o número mínimo e máximo de beneficiários;
- Nr. min. Benef.: informar o número mínimo de beneficiários;
- Nr. max. Benef.: informar o número máximo de beneficiários;
- Fator inscrição: informar o valor do fator multiplicador da taxa de inscrição;
- Fator mensalidade: informar o valor do fator multiplicador para mensalidade;
37. O que é o programa PR0210X - Manutenção Faixa Etária por Convênio?
Este cadastro tem por objetivo criar as faixas etárias especiais por proposta, para que no momento da criação da faixa etária especial da proposta, o sistema possibilite a utilização da faixa etária por convênio. Com isso a criação será através do convênio e não através das faixas da estrutura do produto.
Campos:
- Convênio: informar o código do convênio disponível na "Manutenção Convênios";
- Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção de Modalidades";
- Plano: código do plano relacionado a modalidade e que está disponível na "manutenção planos saúde";
- Tipo Plano: código do tipo de plano relacionado à modalidade/plano e que está disponível na "Manutenção tipos planos saúde";
- Grau Parentesco: informar o código do grau de parentesco disponível na "Manutenção Associativa Tipo Plano x Grau Parentesco";
- Faixa etária: informar um número para a faixa etária;
- Idade mínima: informar a idade de mínima para a faixa etária;
- Fator mensalidade: informar o valor para o fator multiplicador de mensalidade;
- Fator inscrição: informar o valor para o fator multiplicador da taxa de inscrição;
- Permite Inclusão: informar se é permitida a inclusão de beneficiários neste grau de e faixa;
38. O que é o programa PR0210V - Manutenção Tabela Participação Escalonada por Produto?
Este cadastro tem por objetivo definir a cobrança de participação escalonada por estrutura de produto. Essa participação poderá ter faixas de quantidades associadas a módulos, procedimentos ou insumos. Esse escalonamento funciona em conjunto com o controle quantitativo, isto é, deverá ser parametrizado um controle quantitativo para que o mesmo funcione.
Campos:
- Modalidade: informar o código da modalidade;
- Plano: se o tipo de especialização é por estrutura de produto, informar o código do plano relacionado a modalidade;
- Tipo Plano: se o tipo de especialização é por estrutura de produto, informar o código do tipo de plano relacionado a modalidade;
- Modulo: informar o código do módulo de cobertura;
- Dt. Limite: informar a validade para o registro;
- Tipo Movto: escolher em qual tipo de movimento deve ser aplicado o valor de participação, entre: procedimento ou insumo;
- Gr. Proced./ Tp. insumo: informar o código do grupo de procedimento ou grupo de insumo, conforme o tipo de movimento. Ou, informar ZERO para todos os grupos de procedimento/insumos;
- Proced. / Insumo: informar o código do procedimento ou insumo, conforme o tipo de movimento. Ou, informar ZERO para considerar todos os procedimentos/insumos;
- Quantidade inicial e final: informar a quantidade de movimentos que haverá cobrança de participação. Caso a quantidade de movimentos realizados pelo beneficiário estiver dentre da faixa, então haverá cobrança da participação;
- Calc. Part. Cob. Ele.: definir se a valor da participação é por valor fixo ou percentual sobre o movimento realizado de forma eletiva;
- Calc. Part. Cob. Urg.: definir se a valor da participação é por valor fixo ou percentual sobre o movimento realizado de urgência;
- % Partic. Eletiva: se o cálculo é por percentual, informar o valor a ser calculado de participação sobre o movimento realizado de forma eletiva;
- % partic. Urgência: se o cálculo é por percentual, informar o valor a ser calculado de participação sobre o movimento realizado de urgência;
- Moeda Partic. Cob. ele.: escolher a moeda para cobrança de movimentos eletivos, entre as disponíveis na "Manutenção Moedas";
- Moeda Partic. Cob. urg.: escolher a moeda para cobrança de movimentos em urgência, entre as disponíveis na "Manutenção Moedas";
- Partic. Eletiva: se o cálculo de participação é através de valor fixo, informar o valor de cobrança para movimentos realizados de forma eletiva;
- Partic. Urgência: se o cálculo de participação é através de valor fixo, informar o valor de cobrança para movimentos realizados em urgência;
39. O que é o programa PR0210G - Manutenção Quantidades Permitidas por Procedimentos - Controle Quantitativo?
Este cadastro tem por objetivo definir regras para controle de movimentos permitidos por contrato, produto ou beneficiário. Suas regras serão validadas nos processos de criação de movimentos realizados/autorizados para os beneficiários.
Campos:
- Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção modalidade";
- Combinação: escolher como será o controle do quantitativo entre: produto (modalidade/plano/tipo de plano), contrato (modalidade e termo) ou beneficiário (modalidade, termo ou beneficiário);
- Plano: informar o código do plano relacionado à modalidade e disponível na "Manutenção planos saúde", caso a Combinação selecionada seja Produto.
- Tipo Plano: informar um código de tipo de plano relacionado à modalidade/plano disponível na "Manutenção tipos planos saúde", caso a Combinação selecionada seja Produto.
- Termo: se a combinação é por contrato, informar o código do termo disponível na "Manutenção Contratos".
- Beneficiário: se a combinação é por beneficiário, informar o código do beneficiário disponível na "Manutenção Beneficiários".
- Modulo: informar um módulo de cobertura disponível na "Manutenção Associativa Tipo Plano x Módulos Cobertura". Essa informação é opcional. Quando não informada, o controle quantitativo ocorrerá para os movimentos utilizados pelo beneficiário, independente do módulo ao qual pertencem.
- Movimento: escolher qual o tipo de movimento será controlado, entre: código do procedimento, especialidade do procedimento AMB, especialidade do procedimento AMB e grupo do procedimento AMB ou insumo;
- Esp. AMB/Grup.AMB/Tipo Insumo/Insumo/Procedimento/insumo: dependendo do tipo de movimento, informar o código do movimento que pode ser: especialidade do procedimento AMB, grupo do procedimento AMB, tipo do insumo, insumo ou procedimento;
- CID: caso necessário, informar o código do CID disponível na "Manutenção da tabela de CID";
- Descrição: informar uma descrição para a regra do quantitativo;
- Nr. Seq.: será exibido o código sequencial da parametrização do quantitativo;
- Dt. Inicio e Fim: informar a validade do registro da parametrização. A data inicial deve ser no mínimo a data atual;
- Totaliz. Superior: agrupador opcional de quantidade permitida, onde para cada procedimento/insumo é informado sua quantidade permitida, e também um total permitido para o somatório dos procedimentos/insumos com mesmo totalizador. Ou seja, é informada uma quantidade permitida individual, e uma quantidade permitida total somando-se as utilizações de todo o grupo de procedimentos/insumo associados ao mesmo totalizador.
- Qt. Permit. Super.: informar a quantidade de procedimentos permitidos para a regra que trata a maior quantidade definida entre os procedimentos (vinculado ao campo anterior "Totaliz. Superior").
- Tot. Procedimento: informar um código para o controle de procedimentos permitidos para o conjunto de procedimentos.
- Qt. Permitida: informar a quantidade de utilizações permitida para o Procedimento/Insumo. Caso seja utilizado em conjunto com a opção "Tot.Procedimento", então será solicitada somente no momento da criação do código "Tot. Procedimento", e esse valor total se refletirá para todos os demais Procedimentos/Insumos vinculados ao mesmo totalizador.
- Indic. Período: indicador do período para controle pode ser:
- I – Civil: Considera o ano atual – do dia 01 de janeiro até o dia 31 de dezembro. Sempre que muda o ano zera a contagem e inicia nova contagem;
- C – Contratual/Beneficiário: Considera o período a partir da data de inclusão do beneficiário. Por exemplo: se a data de inclusão do beneficiário é 16/08/2008 irá zerar o quantitativo em 16/08/2009;
- M – Meses: Considera período dentro da quantidade de meses parametrizada no campo "Nr.meses", sendo que o período começa com a data da primeira realização/autorização e termina com a data inicial somando-se a quantidade de meses parametrizada. Por exemplo: se parametrizado dois meses, e a data da primeira realização for 06/09/2009, então o período será de 06/09/2009 até 05/11/2009;
- P – Contratual/Contrato: Considera o período a partir da data de início do termo de adesão. Por exemplo: se o início termo é 16/08/2008 irá zerar o quantitativo em 16/08/2009;
- R – Meses/Civil: Considera como período o mês, sendo que sempre que muda o mês zera contagem e inicia nova contagem. Por exemplo: se parametrizar quantidade permitida 5, somente será permitido 5 quantidades por mês;
- Nr. meses: informar o número de meses para validação dos movimentos permitidos, quando "Indic.Periodo" for "M-Meses".
- Tipo de controle: informar se o controle será por procedimento ou insumo;
- Método contr.: informar qual o nível de controle entre:
– Individual: quantidades realizadas e permitidas por beneficiário;
– Família: quantidades realizadas e permitidas agrupadas por família (titular e dependentes);
- Acumulativo/Família: quantidades realizadas e permitidas individualmente para cada beneficiário da família;
– Contrato: quantidades realizadas e permitidas considerando todos os beneficiários do contrato.
40. O que é o programa PR0210T - Manutenção Produtos Externos?
Definir os produtos externos da administradora.
Campos:
- Produto: informar um código para o produto externo;
- Descrição: informar uma descrição para o produto externo;
41. O que é o programa PR0210U - Manutenção Associativa Produtos X Administradora X Módulo?
O objetivo é associar a Unidade administradora x estrutura de produto x módulo de cobertura, afim de, definir quais produtos a administradora possui contrato.
Campos:
- Unid. Adminst.: informar o código da unidade administrativa disponível na "Manutenção Administradora";
- Produto: informar um código de produto parametrizado na "Manutenção Produtos Externos";
- Tipo produto: informar um código (abreviatura) para o tipo de produto;
- Início e fim comerc.: informar a data de início e fim de comercialização do produto para a administradora;
- Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção modalidade";
- Plano: informar o código do plano relacionado à modalidade e disponível na "Manutenção planos saúde";
- Tipo Plano: informar um código de tipo de plano relacionado à modalidade/plano disponível na "Manutenção tipos planos saúde";
- Padrão cobertura: se a estrutura possui padrão de cobertura, informar o código do padrão de cobertura;
- Modulo: informar um módulo de cobertura disponível na "Manutenção Associativa Tipo Plano x Módulos Cobertura";
- Tabela preço: informar o código da tabela de preço definida na "Manutenção Associativa Tabelas Preços x Produto x Faixa Etária".
42. O que é o programa PR0210R - Manutenção Abrangência Planos?
Permite definir os tipos de abrangências disponíveis para os planos de saúde.
Campos:
Abrang. Plano: informar um código de abrangência de plano;
Descrição: informar uma descrição para a abrangência;
Tipo regra: escolher entre normal para determinar que a abrangência está disponível ou exceção para informar que a abrangência está excluída.
43. O que é o programa PR0310A - Manutenção Associativa Abrangência X Tipo Plano?
Este cadastro tem por objetivo relacionar a abrangência ao tipo de plano.
Campos:
- Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção modalidade";
- Plano: informar o código do plano relacionado à modalidade e disponível na "Manutenção planos saúde";
- Tipo Plano: informar um código de tipo de plano relacionado à modalidade/plano disponível na "Manutenção tipos planos saúde";
- Data inicio vigência: informar uma data de início da validade da associativa;
- Abrang. Plano: informar um código de abrangência disponível na "Manutenção Abrangência Planos";
- Dt. Fim: informar uma data fim de validade para a associativa.
44 . O que é o programa PR0310B - Manutenção Associativa Abrangência X Layout?
Este associativa permite relacionar as abrangências utilizadas internamente no Totvs11 com as abrangências padrão PTU.
Observação:
A associativa entre Abrangência do Plano e Abrangência Layout PTU é utilizada:
- Na transmissão de mensagens de autorização do PTU on-line;
- Na emissão e importação do Repasse (A100) e retorno de Repasse (A200);
- Na emissão do cartão magnético do beneficiário;
- Na emissão do Cadastro Nacional de Usuários (A1300);
Campos:
- Abrang. Plano: informar um código de abrangência disponível na "Manutenção Abrangência Planos";
- Abrang.layout: escolher um tipo de abrangência entre: 1-nacional, 2-regional por estado, 3-estadual, 4-regional por município ou 5-municipal;
- Tipo assoc.: escolher onde será utilizada a associativa (importação, exportação ou ambos)
- Tp prestador: informar a característica do prestador: 1-básico, 2-especial ou 3-master. Utilizado na emissão do Documento de Identificação do Beneficiário.
- Sequencia: informar um código para a sequência da associativa. Utilizada no cartão na emissão do cartão magnético. A sequência é concatenada à abrangência. Por exemplo: NA05 (nacional), MU01 (municipal). Os 2 caracteres se referem à abrangência e os 2 dígitos são a sequência.
- Segmentação produto: informar o código de segmentação do produto conforme padrão PTU. Utilizado na emissão do A1300 (Cadastro Nacional de Usuários) e também na emissão do A450 (Guia Médico)
- Descrição rede: informar uma descrição para a rede de atendimento. Utilizado na emissão do A1300 (Cadastro Nacional de Usuários)
- Mensagem: código de mensagem previamente cadastrada junto à Manutenção Mensagens Documento Identificação. Utilizada na emissão do Documento de Identificação do Beneficiário.
45. O que é o programa PR0210Y - Manutenção Associativa Abrangência X Prestador ou WEB/PR/01/B – Abrangência Prestador (caminho alternativo)?
Este programa tem por objetivo associar unidade de atendimento, unidade do prestador e prestadores ao tipo de abrangência. Este cadastro limita quais os prestadores podem atuar em cada abrangência. É utilizado para consistências na entrada de Autorizações e Movimentação de Contas.
Campos:
- Unidade: informar o código da unidade de atendimento, dentre as disponíveis na "Manutenção castro de Unidades";
- Abrangência: informar o código da abrangência dentre as disponíveis na "Manutenção Abrangência Planos";
- Tipo Regra: será exibido o tipo de regra conforme a abrangência (Regra/Exceção);
- Tipo Prestador: escolher qual o tipo de prestador entre: principal, executante ou ambos;
- Unidade Prestador: informar o código da unidade do prestador, dentre os disponíveis na "Manutenção cadastro Unidade". Para considerar todas as Unidades informar ZERO;
- Prestador: informar o código do prestador relacionado a unidade e disponível na "Manutenção de prestadores". Para considerar todos os prestadores, informar ZERO.
46. O que é o programa VP0210B - Manutenção Situação da Proposta?
O programa Manutenção Situação da Proposta (VP0210B) permite manter os tipos de situação da proposta. Esse cadastro possibilita modificar as descrições das situações da proposta a serem apresentadas durante todas as telas do sistema. Caso alguma situação seja removida, o sistema não irá funcionar adequadamente visto que essas situações são fixas para o sistema. Caso seja adicionada uma nova situação o cliente deverá tratar as ações referentes a essa nova situação por meio de programas específicos.
47. O que é o programa VP0110I - Manutenção da Tabela de CID?
Observação: Este programa tem por objetivo permitir o cadastro da tabela CID 10 (Código internacional de Doenças).
48. O que é o programa VP0110J - Manutenção Cadastro Condições de Saúde?
O objetivo deste programa é permitir o cadastro das diversas condições de saúde a serem atribuídas aos beneficiários do plano de saúde.
49. O que é o programa VP0110T - Manutenção Associativa Condição Saúde X CID?
Este programa tem por objetivo permitir a parametrização dos CID que poderão ser informados em cada declaração de saúde.
50. O que é o programa CG0210N - Manutenção Associativa Procedimentos X CID?
O objetivo desse programa é cadastrar quais os procedimentos mais executados dentro de determinadas doenças para posterior verificação no momento dos usos do beneficiário.
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