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Produto:

Gestão de Planos de Saúde

Módulo:HMC - Manutenção de Cadastro
Versão:12.1.x

Assuntos:

 

  1. Como ocorrem as Movimentação Repasse e Produto?
  2. Quais são os programas, cadastro e funcionalidades relacionadas as movimentações?
  3. Quais são os Fluxos de Processos?
 


 1. Como ocorrem as Movimentação Repasse e Produto?

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  • Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção modalidade";
  • Plano: informar o código do plano relacionado à modalidade e disponível na "Manutenção planos saúde";
  • Tipo Plano: informar um código de tipo de plano relacionado à modalidade/plano disponível na "Manutenção tipos planos saúde";
  • Data inicio vigência: informar uma data de início da validade da associativa;
  • Abrang. Plano: informar um código de abrangência disponível na "Manutenção Abrangência Planos";
  • Dt. Fim: informar uma data fim de validade para a associativa;

 

PR0310D – Manutenção Associativa Abrangência x Proposta

WEB/VP/01/A – Abrangência x Proposta (caminho alternativo)


Este cadastro opcional tem por objetivo relacionar a abrangência à proposta. 
Deve ser utilizado apenas quando existir uma exceção, ou seja, uma Proposta possuir Abrangência diferente do Tipo de Plano. Quando existir registro neste cadastro, ele será utilizado. Caso contrário, o sistema considerará a Abrangência do Tipo de Plano.
É utilizado na Exportação de Repasse, emissão do Documento de Identificação do Beneficiário, Emissão do Guia Médico (PTU A450)

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  • Na emissão e importação do Repasse (A100) e retorno de Repasse (A200);
  • Na emissão do cartão magnético do beneficiário;
  • Na emissão do Cadastro Nacional de Usuários (A1300).

Observação: para a exportação/importação do A100, o único campo relevante neste cadastro é o Combobox Abrang.layout.
Campos do cadastro:

  • Abrang.plano: informar um código de abrangência disponível na "Manutenção Abrangência Planos";
  • Abrang.layout: escolher um tipo de abrangência entre: 1-nacional, 2-regional por estado, 3-estadual, 4-regional por município ou 5-municipal. Esse valor é exportado no campo TP_ABRANGENCIA do R103 do PTU A100.
  • Tipo assoc.: escolher onde será utilizada a associativa (importação, exportação ou ambos).
  • Tp prestador: informar a característica do prestador: 1-básico, 2-especial ou 3-master;
  • Sequencia: informar um código para a sequência da associativa. Utilizada na emissão do cartão magnético. A sequência é concatenada à abrangência. Por exemplo: NA05 (nacional), MU01 (municipal). Os 2 caracteres se referem à abrangência e os 2 dígitos são a sequência.
  • Segmentação produto: informar o código de segmentação do produto conforme Tabela V do PTU;
  • Descrição rede: informar uma descrição para a rede de atendimento. Utilizado na emissão do A1300.
  • Mensagem: será exibida descrição da abrangência;

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  • Modalidade: informar um código de modalidade disponível na "Manutenção Modalidade";
  • Proposta: informar um número de proposta relacionado à modalidade, disponível na "Manutenção contratos";
  • Unidade: informar um código de unidade a qual serão repassados os beneficiários da proposta. As unidades disponíveis estão cadastradas na "Manutenção Cadastro Unidades";
  • Plano: informar um código de plano disponível na "Manutenção Planos Saúde", que será relacionado aos beneficiários repassados;
  • Tipo de Plano: informar um código de tipo de plano disponível na "Manutenção Tipos Planos Saúde", que será relacionado aos beneficiários repassados;
  • Forma pagto neg.: informar um código de forma de pagamento, disponível na "Manutenção Forma Pagamento Tipos Planos";
  • Início validade: informar uma data que inicia a validade da proposta repassada;
  • Unid. Carência: campo não utilizado atualmente;
  • Qt Carência: campo não utilizado atualmente;
  • Exporta repasse: selecionar o tipo de repasse da proposta, entre:
    • 00 – Não Exporta Cadastro: Neste caso, o repasse não será exportado, portanto, não serão considerados os beneficiários desta proposta no PTU A100 e A200;
    • 01 – Exporta Cadastro: Neste caso, o repasse será exportado (utilizado no PTU A100 e A200);
  • Impres. Carteira: indicar o local de impressão da carteira/cartão do beneficiário repassado, entre unidade origem ou unidade destino do repasse;
  • Tipo de impressão: se a impressão é na unidade origem, deve-se informar qual a unidade que será impressa na carteira/cartão do beneficiário, entre unidade sistema, unidade origem ou unidade destino;
  • Inicio/fim repasse: informar a data de início e fim de repasse da proposta;

BeneficiaryView – Manutenção Beneficiário


A manutenção de beneficiários tem por objetivo manter os beneficiários que possuem contratos com a Operadora. Através deste processo é possível consultar, incluir, modificar, remover e liberar beneficiários;
Caso a modalidade do beneficiário permita Recebimento de Repasse (campo Beneficiário Outra Unidade), e o Tipo de Plano da Proposta tenha o valor 01-Repasse no campo Movimento Recebido, será disponibilizada a aba "Repasse/Informações Origem". Nesta aba são apresentadas as informações referentes ao recebimento do beneficiário da Unidade origem:

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  • Para ativar o "ouvidor" deve-se utilizar o botão "Executa";
  • Teclas ESC ou F4 para cancelar/desativar.

WEB/SET/04/A – Parâmetros exportação Unidade

 


Utiliza-se o módulo externo do sistema Totvs11 chamado Serious Client para complementar as parametrizações de repasse de beneficiários e importar/exportar arquivos PTU A100/A200;
Acessar o menu SET – E-Set e submenu 04-Exportação de Repasse: Este menu é dedicado a exportar o arquivo de beneficiários repassados e importar o arquivo de retorno do processamento na Unidade destino, afim de, unificar os cadastros em ambas Unidades;

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Este cadastro também está disponível através do processo "Manutenção Parâmetros Exportação Unidade" no Totvs11.

WEB/SET/04/B – Exportação de Repasse

 


Processo utilizado para geração do arquivo PTU A100.

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Através do botão "V" o processo de criação do arquivo de exportação é iniciado;

WEB/SET/04/C – Lote Exportação de Repasse


Através deste processo é possível consultar o lote de exportação de beneficiários repassados;

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  • Contratante: informar o código de contratante do arquivo, disponível na "Manutenção contratantes";
  • Número lote: informar o código do lote criado na carga do arquivo;

...

  • .

WEB/SET/06/D – Lote Importação Repasse


Nesta tela são visualizados os lotes de importação de arquivo de repasse. Através dele é possível consultar e cancelar os lotes.

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  • Contratante: informar o código do contratante que se deseja exportar o arquivo;
  • Número lote: informar o código do lote já exportado;

WEB

EB/SET/08/A – Exportação Ativos para Balance Line


Balance Line é utilizado pela Unidade que recebeu o beneficiário repassado, para gerar a exportação de beneficiários ativos:
Exportar um arquivo dos beneficiários ativos;

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  • Tipo acomodação: código da acomodação no Gestão de Planos.
  • Descrição: descrição da acomodação no Gestão de Planos.
  • Acomodação: escolher a acomodação PTU correspondente, dentre as 3 opções possíveis.

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RC0410A – Manutenção Associativa Módulo x Acomodação


O objetivo desse cadastro é de relacionar a Estrutura de Produto, Módulo e uma Acomodação. Ao exportar o A300 para um módulo de cobertura, esse cadastro será consultado para definir qual acomodação será exportada no campo TP_ACOMODACAO do R304 do PTU.

  • Modalidade: modalidade da estrutura de produto.
  • Plano: tipo de plano da estrutura do produto.
  • Tipo Plano: tipo de plano da estrutura de produto.
  • Módulo: módulo de cobertura, correspondente ao produto externo a ser exportado o A300.
  • Tipo Acomodação: tipo de acomodação do Gestão de Planos, conforme cadastrado em Manutenção Acomodação – PTU.

 

PR0210T – Manutenção Produtos Externos

WEB/PR/02/A – Produto Externo (caminho alternativo)

Image Modified
Cadastro para criação dos Produtos Externos, conforme Tabela J do PTU. Após criados, esses produtos serão relacionados aos Módulos de Cobertura para serem associados aos beneficiários.
Campos que compõem esse cadastro:

  • Produto: código do produto, digitação livre.
  • Descrição: descrição do produto. Recomendado utilizar mesma descrição da Tabela J do PTU.

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WEB/SET/02/C – Produto Serious x PTU

 


Cadastro responsável por relacionar código do Produto Externo do Gestão de Planos com seu código correspondente no PTU.
Campos que compõem esse cadastro:

  • Produto GP: código do produto, conforme PR/02/A.
  • Produto PTU: código correspondente a esse Produto Externo na Tabela J do PTU.
  • Inicial Arquivo Envio: letra a ser utilizada na geração do nome do arquivo PTU de envio de Produto, conforme observações do registro A300 no PTU.
  • Inicial Arquivo Retorno: letra a ser utilizada na geração do nome do arquivo de Retorno PTU, conforme observações do registro A200 no PTU.
  • Imprimir valor de mensalidade da família no Titular?: esse campo somente estará habilitado para ser marcado quando o produto for W (Remissão), D (Plano Pago) ou O (Proteção Familiar). Quando marcado e o beneficiário que estiver sendo exportado for um Titular, a emissão do A300 preencherá o campo VL_MENSALIDADE do R304 do PTU com o valor total da mensalidade da sua família. Caso contrário (parâmetro desmarcado ou o beneficiário não for titular), então cada beneficiário terá esse campo preenchido com o seu respectivo valor de mensalidade.

 

EB0110D – Manutenção Associativa Tabelas Preços x Produto x Faixa Etária

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  • Tabela preço: código para a tabela de preço a ser criada.
  • Dt.limite: data máxima para vigência dessa tabela.
  • Faixa inicial: idade mínima (do beneficiário) para considerar essa tabela no cálculo.
  • Faixa final: idade máxima (do beneficiário) para considerar essa tabela no cálculo.
  • Descrição: descrição da tabela de preço.
  • Valor produto: valor da tabela para a faixa de idades parametrizada.
  • Observações: campo livre para observações.

 

PR0210U – Manutenção Associativa Produtos x Administradora x Modulo

WEB/PR/02/B – Produto x Admin. x Estrutura (caminho alternativo)


Cadastro responsável por relacionar a Administradora do Produto, o Produto, a Estrutura de Produto e o Módulo de Cobertura. Utilizado na Exportação de Produto Externo – geração do A300.
Campos que compõem esse cadastro:

  • Unidade Administradora: código da unidade administradora do Produto Externo. Unidade para a qual o arquivo A300 será emitido.
  • Produto: código do Produto Externo, conforme WEB/PR/02/A.
  • Tipo Produto: o tipo de produto é um campo de digitação livre no Gestão de Planos (sem código pré-definido), utilizado para preenchimento do campo CD_PLANO_DES do R304 do PTU.
  • Início Comercialização: ano e mês de início de utilização do Produto Externo da Operadora.
  • Fim Comercialização: ano e mês de fim de utilização do Produto Externo. Não é solicitado durante uma inclusão de registro. Apenas no seu cancelamento.
  • Modalidade: código da modalidade da Estrutura de Produto onde se encontram os beneficiários que utilizarão o Produto Externo.
  • Plano: código do Plano de Saúde da Estrutura de Produto onde se encontram os beneficiários que utilizarão o Produto Externo.
  • Tipo de Plano: código do Tipo de Plano da Estrutura de Produto onde se encontram os beneficiários que utilizarão o Produto Externo.
  • Padrão de Cobertura: caso o Tipo de Plano da Estrutura do Produto utilize Padrão de Cobertura, neste campo pode ser informado opcionalmente. Caso contrário, não será solicitado.
  • Módulo: código do Módulo de Cobertura que representará o Produto Externo na cobertura dos beneficiários. O Módulo deve estar flegado como Produto Externo no seu cadastro para poder ser utilizado nessa associativa.
  • Tabela de Preços: informar uma tabela de preço que deve estar cadastrada no programa EB0110D – Manutenção Associativa Tabelas Preços x Produto x Faixa Etária. Essa tabela será utilizada na Valorização do Produto Externo.

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WEB/SET/03/A – Parâmetros Exportação Administradora 


O objetivo desse cadastro é definir os parâmetros básicos de comunicação entre a Operadora de Saúde e a Administradora para a qual o Produto Externo (A300) será enviado.

  • Unidade Administradora: informar o código da unidade destino Administradora, entre as cadastradas na "Manutenção Unidades";
  • Layout GP: caso o layout de importação/exportação seja o layout do sistema (não PTU) deve-se ativar este parâmetro e informar o número da versão do layout;
  • Layout envio: informar o código do layout definido para o PTU A300 que está disponível na "Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas";
  • Layout retorno: informar o código do layout definido para o PTU A200 que está disponível na "Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas";
  • Diretório envio: informar a pasta que será gerado o arquivo de beneficiários PTU A300. Esse parâmetro somente será utilizado em Exportações. Para simulações será utilizado o diretório de spool, dos parâmetros gerais (CG).
  • Diretório retorno/balance line: informar a pasta em que será gerado o arquivo de beneficiários PTU A200 e também a massa de Ativos para Balance Line;
  • Unidade exportada: indica qual a Unidade Exportadora. Quando selecionado 01-Unidade do Sistema, os beneficiários serão exportados em arquivo (A300) cuja Unidade de Envio é a própria Unidade do Sistema. Quando escolhida a opção 02-Unidade de Negociação os beneficiários serão exportados em arquivos cuja Unidade de Envio é a Unidade de Repasse (negociação) do beneficiário.
    • Atenção: A opção 02 somente poderá ser utilizada quando todos os beneficiários são repassados (A100), pois caso exista algum beneficiário sem repasse o sistema não exportará seus dados. Ao trocar a Negociação de Repasse de um beneficiário, além da movimentação de repasse é gerada também a troca da Unidade Origem na movimentação de Produto.
  • Exporta grau titular: indica o grau de parentesco a ser utilizado para exportação de produtos.
    • 01 - Exporta Beneficiário com Grau Titular: independente do seu grau de parentesco no cadastro, o beneficiário é exportado como titular;
    • 02 - Mantém Grau de Parentesco: exportar o beneficiário com o mesmo grau de parentesco do seu cadastro;
    • 03 - Exporta grau titular se responsável repassado outra unidade: essa opção somente estará disponível se no parâmetro Unidade Exportada o valor for 02-Unidade de Negociação. Como essa opção somente é válida para beneficiários repassados, se comporta da seguinte forma: se o responsável for repassado para a mesma unidade que o dependente, então mantém o grau original do dependente. Caso contrário, o exporta como titular.
  • Calcula produto: campo não utilizado. Deve ser ignorado.
  • Exporta dependente seguro: quando esse flag não estiver marcado e o módulo de cobertura correspondente ao produto a ser exportado for de Seguro Assistencial, somente titulares serão enviados no arquivo A300. Os dependentes serão marcados no cadastro como enviados, porém não constarão no arquivo A300.
    • Obs: o campo que indica se o módulo é de seguro Assistencial é o Identifica Módulo, no cadastro Manutenção Módulos de Cobertura.
  • Exporta carteira antiga: indica se a carteira antiga do beneficiário será exportada no arquivo A300/A200, quando existir.

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WEB/SET/03/B – Exportação de Produto 

 


Processo utilizado para geração do arquivo PTU A300.

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Através do botão "V" o processo de criação do arquivo de exportação é iniciado.
Aba Reexportação: nessa aba é possível solicitar a reexportação de um lote gerado anteriormente. Basicamente, será gerado um novo arquivo idêntico ao original.
 

Importante: Antes de realizar a exportação de produto pela primeira vez, será necessário executar o programa "spp/spset003.p" através da opção "Executar Programa".
Image Modified
Esse programa irá habilitar a Exportação de Produto através do módulo E-SET (satélite através do qual são realizadas as movimentações de importação/exportação de Produto e Repasse). Esse programa somente necessitará ser executado na primeira vez. Após isso, esse passo pode ser ignorado.

WEB/SET/03/C – Lote Exportação Produto

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  • Unidade Administradora: administradora para reenvio dos beneficiários de produto.
  • Arquivo: nome para o arquivo a ser gerado.
  • Número do lote: número do lote de exportação de produtos original, para ser reexportado com os movimentos que apresentaram erro na carga.

 

WEB/SET/03/E – Lote de Retorno

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de Produto 


Através deste processo é possível consultar o lote de retorno dos beneficiários de Produto encaminhados à administradora (lote PTU A200).

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Observação: os parâmetros visíveis na tela principal deste programa (mencionados acima) limitam a consulta a apenas um termo de adesão a cada execução. Para gerar uma listagem aberta, ou seja, selecionando intervalo inicial e final de parâmetros, utilize a opção lista:

WEB/PR/03/B – Unidade x Produto


Esse cadastro deve relacionar a Unidade de onde será recebido o A300 e o Produto Externo do Gestão de Planos.

  • Unidade: código da Unidade de onde será recebido o A300.
  • Produto: código do Produto Externo no Gestão de Planos.
  • Início vigência: data de início de vigência do relacionamento com a Unidade e o Produto.
  • Cancelamento: data de cancelamento do relacionamento. Pode ser deixado em aberto, para indicar que está ativo.

WEB/PR/03/C – Produto x Módulo


Esse cadastro deve relacionar o Produto Externo ao Módulo de Cobertura correspondente no Gestão de Planos. Esse é o módulo que será atribuído aos beneficiários no seu contrato de Importação de Produto Externo.

  • Produto: código do Produto Externo no Gestão de Planos.
  • Tipo Produto: neste campo deve ser parametrizado o valor esperado no campo CD_PLANO_DES do R304 do PTU.
  • Módulo: código do Módulo de Cobertura do Gestão de Planos correspondente a esse Produto Externo.

PR0310Q – Parâmetros Criação Proposta

WEB/SET/01/B – Parâmetros criação Proposta (caminho alternativo)





Esse cadastro tem por objetivo definir modelos de propostas com os valores default a serem utilizados pelo processo de Importação de Produto (A300), quando esse identificar a necessidade de criação de uma nova proposta, pelo fato de não ter encontrado uma proposta apropriada para realizar a inclusão dos beneficiários de Produto Externo. Esse modelo será parametrizado posteriormente nos Parâmetros de Importação da Unidade.

  • Modelo: informar um código e uma descrição para o modelo de Proposta que está sendo criado.
  • Modalidade: modalidade na qual será criada a nova proposta.
  • Plano: plano no qual será criada a nova proposta.
  • Tipo de Plano: tipo de plano no qual será criada a nova proposta. O Tipo de Plano parametrizado nesse cadastro deve possuir o Movimento Recebido do tipo 02-Produto.
  • Forma pagto: forma de pagamento para a proposta a ser criada.
  • Tipo Proposta: tipo de proposta para identificação da sua origem, conforme cadastrado em Manutenção do Tipo de Proposta. Recomenda-se utilizar o valor 1-Nova.
  • Tipo de Contratação: informar o Tipo de Contratação para a nova proposta, conforme valores definidos pela ANS:
    • 1-Individual ou Familiar
    • 3-Coletivo por adesão com patrocínio
    • 4-Coletivo por adesão sem patrocínio
    • 5-Coletivo empresarial com patrocínio
    • 6-Coletivo empresarial sem patrocínio
    • 99-Não informado
  • Início Validade: regra para cálculo de data de início das coberturas para a nova proposta, que pode ser:
  • Data parecer: início na própria data de inclusão do beneficiário/cobertura;
  • Próximo mês: toda a vigência iniciará no primeiro dia do mês seguinte à inclusão.
  • Trata Inadimplência: quanto ativo, as propostas serão consideradas na geração do Relatório de Contratantes Inadimplentes (MC0210W).
  • Convênio: código do convênio Default para criação da nova proposta.
  • Tipo Participação: informar o tipo de participação para a proposta, que deve ser:
    • 1-Sem participação;
    • 2-Com participação;
    • 3-Livre negociação;
    • 4-Com participação em Custo Operacional;
  • Vendedor: código do vendedor para a nova proposta.
  • Valida Doc. Identif. Benef fora Grau/Faixa: regra para cálculo da data de validade do documento de identificação do beneficiário no momento da sua liberação/renovação, quando o mesmo ficar fora de Grau/Faixa Etária.
    • 1 - Termo de Adesão: assumir a data de validade do termo de adesão;
    • 2 - Grau/Faixa: assumir a data em que o mesmo sai do Grau/Faixa (mês de aniversário).
  • Tipo Vencimento: tipo de vencimento default para criação da proposta, conforme parametrizado em Manutenção Forma Pagamento Tipos Planos.
  • Dia Vencimento: número de dias para o vencimento, conforme Manutenção Forma Pagamento Tipos Planos.
  • Registro plano: código do Registro do Plano, conforme Manutenção de Planos ANS.
  • Tabela de Preços: tabela de preço default para cálculo de mensalidade das novas propostas.
  • Procedimento Cobrança: tabela de preço default para valorização de cobrança.
  • Procedimento Pagamento: tabela de preço default para valorização de pagamento.

Importante: Quando uma proposta é criada automaticamente, ela fica em situação de pré-venda, ou seja, o usuário necessitará liberar essa proposta para se tornar um Termo de Adesão através da opção Auditoria Contratos.

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PR0110C - Manutenção Tipos Planos Saúde


As propostas que receberão os Beneficiários de Produto (através da importação do A300) deverão pertencer a um Tipo de Plano de Saúde em que o campo Movto Recebido seja 02-Produtos. Esse tipo de plano não poderá ser utilizado para outro fim, como recebimento de Repasse e contratos assistenciais. Seu uso será exclusivo para Importação de Produto.

 

PR0310P – Parâmetros Importação Unidade

WEB/SET/05/A – Parâmetros Importação Unidade (caminho alternativo)



Esse cadastro tem o objetivo de definir os parâmetros a serem utilizados durante a importação da movimentação de Produto Externo (A300), para cada Unidade da qual a Administradora poderá receber os arquivos.

  • Unidade: código da Unidade da qual será recebido o A300 a ser importado.
  • Layout GP: quando marcado, indica que será utilizado layout próprio do Gestão de Planos. Para utilizar o padrão PTU, esse campo deve ficar desmarcado.
  • Versão: somente solicitado quando Layout GP estiver marcado. Indica a versão do layout do Gestão de Planos a ser considerada.
  • Layout Recepção: layout a ser utilizado para a carga do arquivo A300, conforme parametrizado no cadastro de Layouts.
  • Layout Retorno: layout a ser utilizado para a emissão do arquivo de retorno (A200).
  • Diretório Recepção: diretório de onde o sistema buscará o arquivo A300 a ser importado.
  • Diretório Retorno: diretório onde o sistema irá gerar automaticamente o arquivo de retorno A200 ao final da importação.
  • Modelo Origem Física: modelo de criação de propostas para Contratantes Origem Pessoa Física, conforme cadastrado em Parâmetros Criação Proposta.
  • Modelo Origem Jurídica: modelo de criação de propostas para Contratantes Origem Pessoa Jurídica, conforme cadastrado em Parâmetros Criação Proposta.
  • Agrupa Origem Física: indica se os beneficiários cujos contratantes na Unidade Origem são pessoas físicas serão agrupados em uma única proposta com Contratante Origem igual a "zero" ou se será localizada/criada uma proposta com o mesmo Contratante Origem.
  • Agrupa Origem Jurídica: indica se os beneficiários cujos contratantes na Unidade Origem são pessoas jurídicas serão agrupados em uma única proposta com Contratante Origem igual a "zero" ou se será localizada/criada uma proposta com o mesmo Contratante Origem.
  • Consiste exclusão titular: indica se o sistema não deverá permitir a exclusão de titulares, ficando dependentes ativos.
  • Altera Sexo Conjuge na troca sexo Benef: quando marcado e o beneficiário receber movimentação de alteração do seu sexo, o sexo do cônjuge será alterado automaticamente.
  • Incl Depend. Prop Titular Com Contr. Origem Dif.: esse parâmetro será verificado quando em uma importação de um Dependente o sistema identificar que o seu Titular existe em uma proposta com Contratante Origem diferente. As opções são para Rejeitar a inclusão do dependente, apontando erro; ou importar o dependente na mesma proposta que o seu titular.
  • Data Inclusão: data de inclusão a ser considerada para os Produtos Externos dos beneficiários.
    • 0 – Calculada pelo sistema: conforme último faturamento da proposta e indicador de data de início (data parecer ou início próximo mês);
    • 1 – Recebida pelo arquivo;
    • 2 – A superior (entre os 2 indicadores acima);
    • 3- Informada: a data será recebida no momento em que o usuário solicitar a Importação do Arquivo A300, a partir da opção WEB/SET/05/C – Importação Arquivo Produto.
  • Data Exclusão: data de exclusão a ser considerada para os Produtos Externos dos beneficiários. Ao excluir a última cobertura de um beneficiário, o mesmo é excluído automaticamente.
    • 0 – Sistema: data calculada conforme último faturamento do beneficiário.
    • 1 – arquivo: data recebida no arquivo.
  • Situação Usuário: situação para o beneficiário ao ser incluído. O campo tem opção de zoom, mas os valores válidos são apenas:
    • 1 – PRE-VENDA – o beneficiário fica em situação de pré-venda, de modo a ser necessário liberá-lo para que o mesmo tenha cobertura;
    • 5 – LIBERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO: o beneficiário é criado e liberado automaticamente, inclusive tendo seu Documento de Identificação gerado;
  • Aceita importação parcial: quando marcado, permitirá que beneficiários de Produto Externo e suas coberturas sejam criados mesmo que existam erros em outros beneficiários no mesmo arquivo. Quando não marcado, rejeitará todo o arquivo caso exista ao menos um erro.
  • Consiste tipo natureza: quando marcado e a Natureza Jurídica de Contratação do contrato (Manutenção Contratos/Aba ANS/Informações Gerais) for diferente do recebido no campo TP_NATUREZA do R302 do arquivo A300, apresentará erro e rejeitará o registro.
  • Ao cancelar último beneficiário: indicar a ação desejada quando o último beneficiário de um contrato estiver sendo cancelado:
    • 1 – não permitir: apresentará erro e o beneficiário não será cancelado;
    • 2 – permitir/não cancelar termo: o beneficiário será cancelado e o termo permanecerá ativo;
    • 3 – Permitir/cancelar termo: tanto beneficiários como o termo de adesão serão cancelados automaticamente.
  • Controlar notificações de inadimplência não emitidas: essa opção somente estará disponível se o parâmetro anterior for 3-Permitir/cancelar termo. Quando marcado, antes de cancelar o termo de adesão automaticamente o sistema irá verificar se existe Notificação de Inadimplência parametrizada para esse contrato, e caso haja notificações não emitidas, não permitirá concluir o cancelamento.
  • Exclui Benef. Situação 05: quando marcado, permitirá o cancelamento de beneficiários em situação de LIBERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO, ou seja, que nunca foram faturados.
    • Data Exclusão Situação 05: esse parâmetro somente será solicitado se o parâmetro anterior estiver marcado. Indica a data de exclusão a ser considerada para beneficiários que nunca foram faturados:
    • 1 – Data de Inclusão;
    • 2 – Final do mês corrente;
    • 3 – Final do mês de inclusão;
  • Ind. Motivo Inclusão: motivo de inclusão para os beneficiários.
    • 0 – Arquivo: utilizar motivo recebido no arquivo. Essa opção não deve ser utilizada quando o layout utilizado for PTU, visto que o mesmo não possui campo correspondente.
    • 1 – Informado: utilizar o motivo informado no próximo campo.
  • Motivo inclusão: somente será recebido quando o campo anterior tiver o valor 1-Informado. Prevê os valores possíveis da ANS:
    • C – Transferência Compulsória
    • N – Novo Beneficiário
    • V – Transferência Voluntária Outra Operadora
  • Ind Motivo Cancelamento: motivo de cancelamento para os beneficiários.
    • 0 – Informado: utilizará o motivo de cancelamento cadastrado no próximo campo.
    • 1 – Arquivo: utilizará o motivo de cancelamento recebido no arquivo. Essa opção não deve ser utilizada quando o layout utilizado for PTU, visto que o mesmo não possui campo correspondente.
  • Motivo Cancelamento: código do motivo de cancelamento a ser atribuído aos beneficiários cancelados.
  • Ind. Data Falecimento: indicador para data de falecimento a considerar para o beneficiário.
    • 0 – Arquivo: considerar data de falecimento recebida no arquivo. Essa opção não deve ser utilizada quando o layout utilizado for PTU, visto que o mesmo não possui campo correspondente.
    • 1 – Dt.Exclusão/Dt.Atual (a menor): menor data entre a data de cancelamento recebida no arquivo e a data atual.
  • Nr. Máximo Beneficiários: quantidade máxima de beneficiários permitidos em uma mesma proposta na importação. Quando atingir o número máximo de beneficiários a proposta somente aceitará a inclusão de dependentes. Novas famílias serão importadas em outra proposta.
  • Dependente sem responsável: tratamento para dependentes recebidos sem possuir responsável no mesmo arquivo e nem previamente cadastrados na base importada:
    • 1 – importa: importa o dependente como seu próprio responsável. Caso o Tipo de Plano esteja configurado como Obriga Responsável, então o beneficiário recebe o Grau de Parentesco de Titular do Tipo de Plano. Caso contrário, mantém seu Grau de Parentesco recebido no arquivo A300.
    • 2 – rejeita: apresenta erro e não permite a inclusão.
  • Grupo Contrato Pessoa Física: Grupo de Contratante a ser atribuído aos Contratantes Origem Pessoa Física, quando criados automaticamente pela importação, conforme Grupo de Contratante do Cadastro de Contratantes.
  • Grupo Contrato Pessoa Jurídica: Grupo de Contratante a ser atribuído aos Contratantes Origem Pessoa Jurídica, quando criados automaticamente pela importação, conforme Grupo de Contratante do Cadastro de Contratantes.
  • Portador/Modalidade: código do Portador e Modalidade de cobrança a serem atribuídos ao Contratante Origem quando criados durante a importação, conforme campos de mesmo nome no Cadastro de Contratantes.
  • Banco: banco onde o cliente mantém conta corrente atribuído no cadastro de bancos, conforme campo de mesmo nome no Cadastro de Contratantes.
  • Agência e Conta Corrente: código de agência e conta corrente a serem atribuídos ao Contratante Origem quando criado pela Importação. Similar aos campos de mesmo nome no Cadastro de Contratantes.

 

WEB/SET/05/B – Carga Arquivo Produto


Esse processo é utilizado para realizar a carga do arquivo de Produto Externo (A300) para a base de dados do Gestão de Planos. O processo de carga irá gerar um Lote, que armazenará informações relacionadas à carga, tanto quando concluída com sucesso como nos casos em que ocorrerem erros (ver detalhes em Lote de Importação de Produto. Após carregado, um Lote ainda precisará ser Importado para que os beneficiários sejam efetivamente incluídos no Gestão de Planos.

  • Arquivo Carga: nome do arquivo a ser carregado. O diretório não deve ser informado, pois será utilizado o diretório parametrizado nos Parâmetros Importação Unidade.
  • Unidade: é necessário informar a unidade que enviou o A300, para que sejam utilizados seus Parâmetros de Importação.
  • Número Lote: ao final da carga será exibido nesse campo o número do lote que foi gerado pelo processo.
  • Aba Impressão Layout: essa aba somente será relevante caso o cliente não utilize padrão PTU, e sim o layout próprio do Gestão de Planos. A funcionalidade dessa aba é gerar um arquivo texto com os detalhes desse layout (tipos de registros, campos, posicionamento, etc).

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WEB/SET/05/C – Importação Arquivo Produto

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Observação: este processo solicita o início da importação, que somente ocorrerá efetivamente quando o programa MC0510V – Importação Produto e Repasse E-SET estiver ativo. O mesmo pode ser executado em uma estação ou em um servidor. Após concluída a importação, o Lote será atualizado, podendo ser consultada a sua situação.

WEB/SET/05/D – Lote Importação Produto


Nesta tela são visualizados os lotes de importação de arquivo de Produto. Através dele é possível consultar e cancelar os lotes;

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