Versões comparadas

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Academia Social

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

TOTVS

Módulo:

Educacional

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Assistente de criação de turma e turma/disciplina

Cadastro de turma e turma/disciplina

Assistente de criação de turma/disciplinaInclusão de disciplinas em turmas
Assistente de cópia de turma entre períodos letivosCopiar turmas entre períodos letivos
Assistente de criação de oferta do ScientiaCriar estrutura de oferta a partir das turmas/disciplinas sugeridas
Parametrização do sistemaParâmetros

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Turma

Cadastro de turma

Turma/disciplina 

Cadastro de turma/disciplina
SubturmaCadastro de subturma
Atividade OfertadaCadastro de atividades ofertadas
CursoCadastro de curso
Habilitação / serieCadastro de habilitação / Cadastro de serie
Matrícula de alunosMatricular
Inscrição em atividade ofertadaInscrições em atividades ofertadas, cadastro de inscrição de
Professores da turma/disciplinaCadastro de professores da turma/disciplina
Coordenadores das matrizes aplicadasCadastro de comissão coordenadora
Alteração de status das disciplinas, período letivo e cursoAlterar situação de matrícula
Situação de matrículaCadastro de situação de matrícula

Cadastros Iniciais:

Parâmetros do sistema e dependendo deste deve-se possuir turma, turma/disciplina, subturma, curso, habilitação (serie) e/ou atividade ofertada

Parâmetro(s):

Parâmetros do sistema relacionado a acadêmia social

Requisito (ISSUE):

PCREQ-4727

País(es):

Brasil

Tabelas utilizadas:

STURMADISC, SSUBTURMA, SCOMUNIDADESOCIAL, SCOMUNIDADESOCIAL, SCOMUNIDADESOCIALLOGSINC, SCOMUNIDADESOCIALPUBLICOALVO, SSTATUS

Versões/Release:

12.1.7

 

 

Descrição

A utilização de comunidades sociais no contexto acadêmico já é uma realidade nas instituições de ensino e a TOTVS já disponibiliza através do Fluig todos os recursos necessários para implantação deste conceito. A partir da versão 12.1.7 com a implementação da integração entre TOTVS Educacional e Fluig a criação de comunidades e manutenção de seus participantes ficou muito mais ágil e simples para nossos clientes.

Neste Este documento será dividido em três grandes blocos: configuração do ambiente, parametrizações do TOTVS Educacional e o funcionamento das funcionalidades, cada um destes blocos aborda abordando o passo a passo para ativar a integração.

Configuração do ambiente

Fluig:

  1. Com Utilizar o usuário administrador do Fluig e acessar o Painel de controle -> WCM 
  2. Configurar o Oauth Provider 
  3. Configurar o Oauth App (pode-se utilizar qualquer conjunto de caracteres para definição do Consumer Key e Consumer Secret)
    Para mais detalhes sobre o passo 2 e 3 consulte o documento "Cadastrar aplicativo no Fluig Fluig" pelo link: http://tdn.totvs.com/display/public/fluig/Fluig+API#FluigAPI-CadastraraplicativonoFluig

Parâmetros Globais e Contas de Comunicação

  1. Acessar a guia Ambiente -> Parâmetros -> Globais
    1. Aba: Integração Fluig definir:
      1. Endereço do servidor do Fluig
      2. Id da empresa do Fluig
      3. Usuário administrador do Fluig
      4. Senha do usuário administrador do Fluig
    2. Aba: Integração oAuth definir:
      1. Chave de consumo: é a chave consumer key definida na etapa da configuração do fluig.
      2. Chave secreta: é a chave consumer secret definida na etapa da configuração do fluig.
    3. Salvar os parâmetros
  2. Acessar a guia Gestão -> Fontes e certificar que verificar se a fonte de comunicação com o Fluig está cadastrada. Caso não encontre entre em contato com o suporte da TOTVS.
  3. Acessar a guia Gestão -> Contas -> Contas individuais e criar um novo registro
    1. Código da fonte de comunicação: informação definida no cadastro de Fontesvincular a fonte relacionada ao Fluig
    2. Utilizar "Usar esta conta como remetente"
    3. Identificação na rede social: informar o usuário mestre do Fluig
    4. Obter credenciais: ao clicar neste botão será exibida a tela de login do Fluig onde deve ser informado o usuário administrador e sua senha
    5. As credenciais serão obtidas e o campo Descrição será preenchido com o nome do usuário administrador.
    6. Salvar o registro

Parametrizações do TOTVS Educacional

O TOTVS Educacional passa a disponibilizar a integração com o Fluig - Social, possibilitando que as comunidades possam ser criadas a criação de comunidades para as seguintes entidades:

  • Curso
  • Habilitação ou Serie
  • Turma
  • Turma/disciplina
  • Subturma
  • Atividade ofertada

Para tanto basta que o cliente faça as parametrizações necessárias no Parametrizador do Educacional, segue abaixo uma descrição a respeito Por padrão a integração com as entidades acima estão desativadas e para ativá-las deve-se acessar os parâmetros do TOTVS Educacional (Integração -> Fluig) e realizar as configurações, abaixo uma descrição dos parâmetros disponibilizados:

Aba: Geral

  • Definir o código da conta de comunicação com o Fluig.
    Registro criado no cadastro de "Contas individuais" mencionado no item de configuração do ambiente.
  • Filtrar apenas as informações de períodos letivos em aberto.
    Este parâmetro determina se as informações vinculadas a períodos letivos encerrados devem ou não ser consideradas nos processos da academia social.

Aba: Curso, habilitação (serie), turma, turma/disciplina, subturma e atividade ofertada

Os parâmetros abaixo estão disponíveis para todas as entidades que podem ser integradas as comunidades do Fluig:

Geral:

  • Integrar com o Fluig <nome entidade>
    Define se a entidade em questão estará ou não integrada com as comunidades do Fluig

Comunidade:

  • Comunidade deve ser privada
  • Participação na comunidade deve ser aprovada
  • Após exclusão <nome entidade> a comunidade continua ativa
    Exemplo: A turma “FISIO-0001” é cadastrada e a comunidade “C_FISIO-0001” é gerada, se a turma “FISIO-0001” for eliminada da base de dados a comunidade vinculada “C_FISIO-0001” deverá continuar ativa ou será desativada.
  • Usuário administrador (este é o usuário que tem total permissão na comunidade que será gerada)
    • Definir administrador da comunidade no processo
      Neste caso a definição do código do usuário que desempenhará o papel de administrador da comunidade deverá ser realizado nos processos que criarão as comunidades no Fluig.
    • Utilizar como administrador da comunidade o usuário definido nos parâmetros globais
    • Usuário administrador das comunidades relacionadas <nome entidade>
      A definição do código do usuário que desempenhará o papel de administrador da comunidade deverá ser realizada no próprio parametrizador do TOTVS Educacional.

 Participação na comunidade:

  • Data da última sincronização dos participantes realizada
  • Data da última sincronização dos participantes realizada com sucesso

Aba: Curso, habilitação (Serie)

Os parâmetros abaixo estão disponíveis para as entidades de curso e habilitação (serie):

  •  Coordenadores 
    • Sincronizar coordenador vinculado <nome entidade>
      • Como moderador da comunidade
      • Como participante da comunidade
      • Nenhuma ação definida (neste caso os coordenadores não serão sincronizados com as comunidades vinculadas a entidadepelo processo de sincronização automática)
    • Coordenador excluído <nome entidade> continua ativo na comunidade
      Se um coordenador é excluído da comissão coordenadora da matriz aplicada este parâmetro define se este também deve ser excluído das comunidades. 
      O usuário relacionado ao coordenador de um curso pode estar vinculado a uma comunidade também por ser um professor do curso, neste cenário a exclusão do coordenador não acarretará a sua exclusão na comunidade.
    • Coordenador com data final de participação na comissão ultrapassada continua ativo na comunidade
      Segue a mesma regra do item acima.
  • Professores:
    • Professor com data final de participação nas turmas ultrapassada continua ativo na comunidade 

Aba: Turma, Turma/Disciplina e Subturma

Os parâmetros abaixo estão disponíveis para as entidades turma, turma/disciplina e subturma:

Geral:

  • Período letivo encerrado comunidades continuarão ativas
    Este parâmetro define se as comunidades vinculadas a turma, turma/disciplina e/ou subturmas continuam ativas mesmo após o encerramento de um período letivo.  Se este parâmetro estiver definido para desativar as comunidades o encerramento de período letivo ocasionará a desativação de todas as comunidades vinculadas ao período letivo. Caso o período letivo seja reaberto as comunidades vinculadas não serão ativadas, o usuário deverá executar o processo de ativação de comunidade.

Comunidade:

  • A entidade turma/disciplina possui o seguinte parâmetro adicional.
    • Turma/disciplina gerenciais e gerenciadas:
      • Criar comunidade para turma/disciplina gerencial
      • Criar comunidade para turma/disciplina gerenciada
        As opções não são excludentes, ou seja, pode-se criar comunidades para turma/disciplinas gerencial e gerenciada desde que os dois parâmetros acima estejam marcados.
  • A entidade turma/disciplina e subturma possuem o seguinte parâmetro adicional.
    • Após turma/disciplina inativada comunidade continuará ativa
      Se este parâmetro estiver desmarcado ao colocar uma turma/disciplina como inativa as comunidades relacionadas a turma/disciplina e subturmas serão desativadas, no entanto, a ativação da turma/disciplina não ativará as comunidades.

Participação na comunidade:

  • Coordenadores:
    • Sincronizar coordenador vinculado <nome entidade>
      • Como moderador da comunidade
      • Como participante da comunidade
      • Nenhuma ação definida (neste caso os coordenadores não serão sincronizados com as comunidades vinculadas a entidade)
    • Coordenador excluído da matriz aplicada da <nome entidade> continua ativo na comunidade
    • Coordenador com data final de participação na comissão ultrapassada continua ativo na comunidade
  • Alunos:
    • Aluno excluído da <nome entidade> continua ativo na comunidade
  • Professores:
    • Sincronizar professor vinculado à <nome entidade>:
      • Como moderadores da comunidade
      • Como participantes da comunidade
      • Nenhuma ação definida (neste caso os professores não serão sincronizados com as comunidades vinculadas a entidade)
    • Professor excluído da <nome entidade> continua ativo na comunidade
    • Professor com data final de participação na <nome entidade> ultrapassada continua ativo na comunidade

Atividade Ofertada

Os parâmetros abaixo devem ser criados para atividade ofertada:

Participação na comunidade:

  • Inscrito:
    • Sincronizar inscrito na atividade ofertada:
      • Como participante da comunidade
      • Nenhuma ação definida (neste caso os inscritos não serão sincronizados com as comunidades vinculadas a atividade ofertada)
      • Inscrito excluído da atividade ofertada continua ativo na comunidade

Funcionamento das funcionalidades

Associação entre comunidade do Fluig e as entidades do TOTVS Educacional

Regras especificas para as entidades: Turma/disciplina e Subturma

Cada registro relacionado as entidades de turma/disciplina e subturma poderá possuir apenas uma comunidade associada e estas poderão ter como participantes professores, alunos e coordenadores. Como forma de registrar esse vínculo os cadastros dessas entidades conterão um novo campo responsável por armazenar o alias da comunidade (este valor será gerado no momento da criação da comunidade no Fluig).

Para acessar as informações da comunidade associada a estes cadastros basta acessar:

  • Currículo e Oferta -> Turmas/Disciplinas -> Comunidades do Fluig
  • Currículo e Oferta -> Turmas/Disciplinas -> Subturmas -> Comunidades do Fluig

Será exibida as informações relacionadas a comunidade:

  • Nome da comunidade
  • Descrição da comunidade
  • Número de moderadores
  • Número de participantes.
  • Status
  • Conteúdo privado
  • Comunidade oculta
  • Requer aprovação
  • Lista dos participantes

Regras especificas para as entidades: Curso, Habilitação (Serie), Turma e Atividade Ofertada

Cada registro relacionado as entidades de curso, habilitação, turma e atividade ofertada poderá possuir “n” comunidades associadas e para cada uma delas será possível estabelecer o público alvo ao qual devem pertencer os participantes. As associações entre comunidades e entidades poderão ser consultadas através de um anexo disponibilizado nessas entidades. Para acessar as informações basta acessar:

  • Currículo e Oferta -> Cursos -> Comunidades do Fluig
  • Currículo e Oferta -> Cursos -> Habilitações (Series) -> Comunidades do Fluig
  • Currículo e Oferta -> Turmas -> Comunidades do Fluig
  • Atividades Acadêmicas -> Atividades Ofertadas -> Comunidades do Fluig

Será exibida as informações relacionadas a comunidade:

  • Nome da comunidade
  • Descrição da comunidade
  • Número de moderadores
  • Número de participantes.
  • Status
  • Conteúdo privado
  • Comunidade oculta
  • Requer aprovação
  • Lista dos participantes
  • Lista do público alvo da comunidade

Regras gerais para todas as entidades

A criação de atividades ofertadas, turma, turma/disciplina, subturma, curso ou habilitação (serie) não acarreta a criação automática de uma comunidade, caso seja necessário o usuário deverá executar o processo de criação de comunidades (Integrações -> Comunidades -> Criar Comunidades no Fluig).

Quando houver a exclusão de um registro relacionado as entidades de turma, turma/disciplina, subturma, atividade ofertada, curso ou habilitação o sistema verifica o parâmetro do educacional que determina se a(s) comunidade(s) deve(m) ser desativada(s) ou deve(m) continuar ativa(s). Nos casos em que as comunidades continuam ativas o sistema apenas elimina o vinculo entre a entidade e a comunidade, ou seja, a comunidade continua ativa e sem nenhum tipo de vinculo com o TOTVS Educacional.

Para os registros de turma/disciplina e subturma, a comunidade também poderá ser desativada quando o status da turma/disciplina for alterado para inativa, dependendo do parâmetro que determina este comportamento no sistema. As turmas/disciplinas que tiverem o status alterado para ativo não terão suas comunidades ativadas automaticamente, para isso o usuário deverá executar o processo de "Atualizar Status das Comunidades do Fluig" (Integrações -> Comunidades -> Atualizar Status das Comunidades do Fluig). 

Processos de criação de oferta

Quando o sistema estiver parametrizado para integrar com o Fluig nas entidades de turma e/ou turma/disciplina os processos que criam a oferta passam a disponibilizar uma nova aba que permite a criação da comunidade. Nesta nova aba será possível definir o nome, descrição da comunidade e se o parâmetro “Definir o usuário administrador da comunidade no processo de criação” estiver marcado é possível definir o usuário administrador da comunidade. Os processos que passam a possibilitar a criação de comunidades são:

  • Processo cadastro de turma e turma /disciplina (Atividades acadêmicas -> Assistentes -> Cadastro de turma e turma/disciplina)
  • Processo inclusão de disciplinas em turmas (Atividades acadêmicas -> Assistentes -> Inclusão de disciplinas em turmas)
  • Copiar turmas entre períodos letivos (Currículo e Oferta -> Turmas -> Copiar turmas entre períodos letivos)
  • Processo de criação de oferta através do modelo 2 de integração do Scientia (Integrações -> Scientia -> Criar estrutura de oferta a partir das turmas/disciplinas sugeridas)

Cada entidade deve possibilitar o uso de algumas tags para definição do nome e da descrição das comunidades:

  • Turma (STURMA) - Tags disponíveis: [CODTURMA], [CODPERLET], [NOMETURMA], [NOMERED], [DTINICIAL], [DTFINAL].
  • Turma/disciplina (STURMADISC) - Tags disponíveis: [CODTURMA], [CODPERLET], [CODDISC], [NOMEDISC], [NOMETURMA], [DTINICIAL], [DTFINAL].
  • Subturma (SSUBTURMA) - Tags disponíveis: [CODTURMA], [CODPERLET], [CODDISC], [NOMEDISC], [NOMETURMA], [DTINICIAL], [DTFINAL], [CODSUBTURMA].

No caso da entidade turma que pode conter “n” comunidades os processos devem possibilitar a criação de “n” comunidades bem como a definição para cada uma de seu público alvo.

Processo: "Criar comunidades no Fluig" (Integrações -> Comunidades -> Criar comunidades no Fluig):

O usuário deve definir o nome e a descrição das comunidades a serem criadas e poderá para estes campos utilizar algumas tags que no momento da criação da comunidade serão substituídas pelos valores do registro. As tags disponíveis são:

  • Turma (STURMA)
    • Tags disponíveis: [CODTURMA], [CODPERLET], [NOMETURMA], [NOMERED], [DTINICIAL], [DTFINAL].
  • Turma/disciplina (STURMADISC)
    • Tags disponíveis: [CODTURMA], [CODPERLET], [CODDISC], [NOMEDISC], [NOMETURMA], [DTINICIAL], [DTFINAL].
  • Subturma (SSUBTURMA)
    • Tags disponíveis: [CODTURMA], [CODPERLET], [CODDISC], [NOMEDISC], [NOMETURMA], [CODSUBTURMA]
  • Atividade Ofertada pela instituição (SATIVIDADE)
    • Tags disponíveis: [IDOFERTA], [CODCOMPONENTE], [CODMODALIDADE], [LOCAL], [DESCRICAO], [DTINICIAL], [DTFINAL].
  • Curso (SCURSO)
    • Tags disponíveis: [CODCURSO], [NOMECURSO].
  • Habilitação ou Serie (SHABILITACAO)
    • Tags disponíveis: [CODCURSO], [NOMECURSO], [CODHABILITACAO], [NOMEHABILITACAO].

Na seleção dos registros para criação das comunidades existem alguns pré requisitos que podem impedir que um determinado registro seja listado.

  • Turma:
    • Dependendo da parametrização da integração turmas de períodos letivos encerrados não são listadas.
  • Turma/Disciplina
    • Dependendo da parametrização da integração turmas de períodos letivos encerrados não são listadas.
    • Turmas/disciplinas devem estar ativas e não devem conter uma comunidade já gerada.
  • Subturma
    • Dependendo da parametrização da integração turmas de períodos letivos encerrados não são listadas.
    • Turmas/disciplinas devem estar ativas e não devem conter uma comunidade já gerada.
  • Atividade Ofertada 
    • Apenas atividades ofertadas cujo período entre a data inicial e final ainda esteja válido.

A definição do usuário administrador para as comunidades é obrigatória no processo se a opção “Definir o usuário administrador da comunidade no processo de criação” estiver marcada nos parâmetros de integração do TOTVS Educacional. Para as entidades de curso, habilitação, turma e atividade ofertada o sistema possibilita a criação de “n” comunidades para cada registro e a definição do público alvo para cada uma delas.

Além da criação da comunidade este processo já permite que os participantes e moderadores das comunidades sejam incluídos, no entanto, não permite a escolha pontual dos registros como pode ser feito no processo "Adicionar participantes e moderadores às comunidades". Desta forma quando selecionada a opção de adicionar os participantes e moderadores o sistema executa a inclusão de todas as pessoas aptas às comunidades.

Processo: "Atualizar status das comunidades do Fluig" (Integrações -> Comunidades -> Atualizar status das comunidades do Fluig):

O usuário poderá consultar dentre as comunidades ativas ou inativas quais deseja desativar ou ativar respectivamente. Será disponibilizada uma consulta para cada entidade que estiver integrada com as comunidades do Fluig, permitindo a seleção dos registros e execução do tipo de operação escolhido. 

Processo: "Adicionar participantes e moderadores às comunidades" (Integrações -> Participantes -> Adicionar participantes e moderadores às comunidades) 

O processo deverá possibilitar a adição de participantes e moderadores as comunidades de todas a entidades que estiverem com a integração ativada.

  • Primeiro passo: definir a entidade e realizar o filtro dos registros que desta entidade.
  • Segundo passo:
    • Entidades: Turma, Turma/disciplina, subturma, curso, habilitação (serie):

      • Estas entidades podem conter mais de uma comunidade, por esta razão deve-se possibilitar a definição de quais comunidades serão alvo do processo.

      • Selecionar os alunos que devem ser incluídos como participantes da comunidade

        • O usuário poderá optar por não chamar nenhum aluno

      • Selecionar os professores:

        • O usuário poderá optar por não chamar nenhum professor

        • Para as entidades de turma, turma/disciplina e subturma deve ser possível definir para cada professor o seu papel na comunidade (participante ou moderador)

      • Selecionar os coordenadores:
        • O usuário poderá optar por não chamar nenhum coordenador
        • Para todas as entidades deve ser possível definir para cada coordenador seu papel na comunidade (participante ou moderador)
    • Entidades: Atividade ofertada
      • Selecionar os inscritos:
        • Os inscritos devem ser selecionados em três passos:
          • Seleção de pessoa
          • Seleção de professor
          • Seleção de alunos
            Para todos os passos o usuário terá a opção de não chamar nenhum participante
  • Terceiro passo: execução do processo e exibição do log que  deverá detalhar para cada entidade os alunos, professores, coordenadores e/ou inscritos que foram inseridos como participantes ou moderadores das comunidades.

Regras para que um usuário possa ser definido como participante ou moderador de uma comunidade

Foco: Aluno

  • Os alunos com situação de matrícula que estabeleça o status de ativo na comunidade do fluig.
    • Situação de matrícula no curso apenas para o ensino superior: impacto nas comunidades do curso e habilitação.
    • Situação de matrícula no período letivo: impacto nas comunidades de turma quando ensino superior e para curso, serie e turma quando ensino básico.
    • Situação de matrícula na disciplina: impacto nas comunidades das turmas/disciplinas e subturmas.

Foco: Professores

  • Os professores devem estar associados à turma/disciplina ativas.
  • A data atual deve estar compreendida entre a data inicial e final de participação dos professores nas turmas/disciplinas.
  • Os professores devem estar ativos na filial.

Foco: Coordenadores

  • A data atual deve estar compreendida entre a data inicial e final de participação do coordenador na comissão coordenadora da matriz aplicada.

Processo: Sincronizar participantes nas comunidades do Fluig (Integrações -> Participantes -> Sincronizar participantes nas comunidades do Fluig)

Inúmeros processos do TOTVS Educacional podem acarretar a necessidade de inclusão ou exclusão de participantes das comunidades no Fluig. Segue abaixo a lista desses processos:

  • Cadastro de professor da turma/disciplina
  • Cadastro de professor do horário da turma/disciplina (apenas para subturma)
  • Cadastro de inscrições em atividades ofertadas disciplina
    • Alunos inscritos na atividade ofertada
    • Professores da atividade ofertada
    • Pessoas inscritas na atividade ofertada
  • Processos de inscrição em atividade ofertada disciplina
  • Cadastro de comissão coordenadora da matriz aplicada
  • Cursos / Habilitações
  • Matricula de aluno em disciplinas
  • Matricula de aluno em um período letivo
  • Matrícula isolada
  • Alteração de situação de matricula nas disciplinas
  • Alteração de situação de matricula no período letivo
  • Transferência interna
  • Mudança de turma
  • Enturmação
  • Enturmação em turma mista
  • Rematrícula
  • Processo seletivo RM
  • Processo seletivo terceirizado
  • Demissão de um professor

O processo de sincronização tem por objetivo verificar nas tabelas do TOTVS Educacional os registros alterados pelos itens definidos acima, para verificar quais os cenários em que haverá a necessidade de inclusão ou exclusão de participantes e ou moderadores nas comunidades. O processo de sincronização deve verificar Este processo verifica estes cenários e realizar realiza a atualização das comunidades vinculadas obedecendo os parâmetros do educacional que definem regras para este processosua execução. (verificar para mais detalhes “Parametrização da Academia Social”)

As exclusões de registros das tabelas (exemplo: professor da turma/disciplina, coordenador da matriz aplicada, inscritos em atividades ofertadas) também não serão sincronizadas automaticamente, estas serão registras na tabela de log de sincronização como uma exclusão agendada. Desta , desta forma ao eliminar um professor da turma/disciplina este não será automaticamente eliminado da comunidade vinculada a turma/disciplina.

Para cada entidade com integração com o Fluig ativada temos parâmetros que interferem na execução do processo: 

  • Sincronizar alunos, professores, coordenadores ou inscritos como participantes ou moderadores ou não sincronizar?
  • A exclusão de alunos, professores, coordenadores ou inscritos determinam a sua exclusão das comunidades?
  • A data de participação de professores na turma ou de coordenadores na comissão coordenadora foi ultrapassada, estes continuam ativos na comunidade?

Um professor ou coordenador só será efetivamente eliminado das comunidades se estes não estiverem ligados as comunidades através de outra função. Exemplo: um coordenador que deve ser excluído da comunidade de turma só o será da matriz aplicada da "TURMA X" foi excluído, desta forma sua exclusão da comunidade da "TURMA X" só será agendada se este não desempenhar a função de professor para essa desta mesma turma.

Qualquer erro durante a sincronização de um participante determina a inserção do mesmo na tabela de log da sincronização com o status de erro, acarretando este fato acarreta a não atualização da do campo "data da última sincronização com sucesso. Desta forma quando o ". Na próxima execução do processo de sincronização for novamente executado o sistema deverá tentará reenviar os registros com status de erro de sincronização ocorridos desde a entre as datas de última sincronização com sucesso e última sincronização.

Foco professor: a execução ou não das ações definidas abaixo dependem das parametrizações realizadas no TOTVS Educacional

  • Exclusão:
    • Professores demitidos (verificar qual a integração Labore ou Protheus, caso não existe exista integração basta verificar o status do professor na filial)
    • Professores com a data de participação na turma/disciplina já expirada.  (Data de início e fim no cadastro do professor na turma).
  • Inclusão:
    • Professores incluídos em turmas/disciplinas devem ser adicionados as comunidades conforme parametrizações.

Para limitar os registros a serem verificados o sistema realiza os seguintes filtros:

  • Demitidos:
    • Os professores que tiverem sido demitidos desde a última execução do processo de sincronização. No caso de integração com o Protheus ou na ausência de integração verificar a data da alteração do cadastro de professor por filial (Currículo e Oferta -> Professores -> Filiais do Professor), já no caso de integração com o Labore verificar esta mesma data no cadastro do funcionário.
  • Participante/Moderador:
    • Deve estar parametrizado para adicionar como participante ou moderador das comunidades
    • As datas de alteração dos registros relacionados ao professor da turma/disciplina devem ser posteriores a data em que ocorreu a última sincronização.
    Foco aluno
    • (Currículo e Oferta -> Turmas/Disciplinas -> Professores)
    • Verificar os parâmetros do sistema para determinar se apenas as informações dos períodos letivos em aberto deverão ser consideradas.

Foco aluno: a execução ou não das ações definidas abaixo dependem das parametrizações realizadas no TOTVS Educacional

  • Alunos devem ser excluídos ou incluídos como participantes quando a situação de matricula assim determinar. Tais ações serão realizadas de acordo com a parametrização do sistema.
    Ensino Superior
  • Comunidades : a inclusão de participantes nas comunidades de curso e habilitação deve-se verificar se a situação é determinada pela  situação de matricula do aluno no curso determina que o aluno é um participante ativo da comunidade, mais precisamente pelo campo "Aluno ativo na comunidade do Fluig" da aba "Status no curso".
    Ensino Básico
  • Comunidades : a inclusão de participantes nas comunidades de curso e serie deve-se verificar se a é determinada pela situação de matricula do aluno no período letivo determina que o aluno é um participante ativo da comunidade, mais precisamente pelo campo "Aluno ativo na comunidade do Fluig" da aba "Status no período letivo".
    Qualquer contexto
    Comunidade de turmaA inclusão de participantes nas comunidade de turma/disciplina e subturma deve-se verificar se a é determinada pela situação de matrícula na disciplina determina que o aluno é um participante ativo da comunidade.
  • Comunidade de turma deve-se verificar se a situação de matrícula no período letivo determina que o aluno é um participante ativo na comunidade.
  • Para limitar do aluno nas disciplinas, mais precisamento pelo campo "Aluno ativo na comunidade do Fluig' da aba "Status na disciplina".
    A inclusão de participantes nas comunidade de turma é determinada pela situação de matrícula do aluno no período letivo, mais precisamento pelo campo "Aluno ativo na comunidade do Fluig" da aba "Status no período letivo".
  • Para limitar os registros que devem ser verificados:
      Apenas os
      • Os alunos matriculados em um curso, período letivo ou disciplinas após a data da última sincronização.
      • Os alunos que tiveram alteração de situação de matricula
    • posterior à
      • (no período letivo e/ou disciplinas) após a data da última sincronização.
      • Verificar os parâmetros do sistema para determinar se apenas as informações dos períodos letivos em aberto deverão ser consideradas.

    Foco inscritos: a execução ou não das ações definidas abaixo dependem das parametrizações realizadas no TOTVS Educacional

    • Inscritos em uma atividade
    • O que evidência que um aluno está matriculado na subturma é o preenchimento do campo CODSUBTURMA da matricula do aluno (SMATRICULA).
    • Foco inscritosInscritos em uma atividade ofertada devem ser excluídos ou incluídos como participantes de acordo com a parametrização do sistema.

    Para limitar os registros que devem ser verificados:

    • Apenas os inscritos que tiveram data de alteração posterior à data da última sincronização.

     

    A execução do processo de sincronização pode ter sua execução agendadaEste processo deve ser construído de forma que possa ser agendado.

    Ao final da execução deste processo, o parâmetro “Data da última sincronização” deve ser atualizado e é sempre atualizado, já o parâmetro “Data da última execução com sucesso” só deverá ser será atualizado quando não ocorrer erro erros na sincronização.

    Para limitar ainda mais os registros a serem verificados neste processo temos como regra geral a verificação do parâmetro do educacional que estabelece se apenas as informações dos períodos letivos em aberto devem ser consideradas.

     

    Período letivo encerrado

    No encerramento do período letivo as comunidades vinculadas às turmas, turma/disciplinas e subturmas serão desativadas ou continuarão ativas dependendo da parametrização.

    Situação de Matrícula

    Incluir no cadastro de situação de matrícula novos campos para definição do status do aluno nas comunidades (ativo ou inativo), esta opção deverá estar disponível nas abas “Status no curso”, “Status no período letivo”, “Status na disciplina”.

    Apuração de resultado

    Quando a opção de encerrar o período letivo estiver marcada na apuração de resultado dependendo da parametrização as comunidades podem continuar ativas ou serem desativadas.

    Visibilidade das funcionalidades

    Como a sincronização pode ser realizada apenas para uma entidade essas datas podem ser diferentes para cada uma das entidades.

    Período letivo encerrado e Apuração de resultado

    Quando o parâmetro "Período letivo encerrado comunidades continuarão ativas" estiver marcado a ação de alterar um período letivo para encerrado ou a execução da apuração de resultado com a opção de encerrar o período letivo marcada, acarretam a desativação de todas as comunidades vinculadas ao período letivo encerrado. Este parâmetro tem impacto das comunidades vinculadas as entidades de turma, turma/disciplina e subturma.

    Após encerramento do período letivo e desativação das comunidades a alteração do período letivo para em aberto não provoca a ativação automática das comunidades, sendo necessário que o usuário execute o processo "Atualizar status das comunidades do Fluig".

     

    Situação de Matrícula

    Incluir no cadastro de situação de matrícula novos campos para definição do status do aluno nas comunidades (ativo ou inativo), esta opção deverá estar disponível nas abas “Status no curso”, “Status no período letivo”, “Status na disciplina”.

    Visibilidade das funcionalidades

    A visibilidade das funcionalidades de integração com o Fluig está diretamente ligada à configuração dos parâmetros do sistema. Por exemplo, o anexo relacionado as comunidades no cadastro de turma A visibilidade das funcionalidades de integração com o Fluig está diretamente ligada à configuração dos parâmetros do sistema. Por exemplo, o anexo relacionado as comunidades no cadastro de turma só estará visível se a integração com esta entidade estiver ativada.

     

     

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador
  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro
  1. informe o nome do
compatibilizador
  1. parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável

é imprescindível

:

Realizar

Informe o

backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
  •  

    Atenção

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

    1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
    2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
    3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
    4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
    5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
    6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
    7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite informe o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
    2. Clique em OK para continuar.
    3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
    4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
      1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
        É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
      2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
      3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
      4. Clique em OK para encerrar o processamento.

     

    Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

    Procedimento para Implantação

    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

    1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
    2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

    Nome da Variável:

    Informe o Nome da Variável

    Tipo:

    Informe o Tipo

    Descrição:

    Informe a Descrição

    Valor Padrão:

    Informe o Valor Padrão

     

     

    Atualizações do Compatibilizador

    (Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

    1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

    Pergunte

    (X1_PERGUNT)

    Nome

     

    Grupo

    (X1_GRUPO)

    Ordem

    (X1_ORDEM)

    Tipo

    (X1_TIPO)

    Tamanho

    (X1_TAMANHO)

     

    2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

    Chave

    Nome

    Modo

    PYME

    B04

    (X2_CHAVE)

    Dente/Região

    (X2_NOME)

    C

    (X2_MODO)

    N

    (X2_PYME)

     

    3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

    Chave

    Ex.: AR

    Descrição

    Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras

     

    4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:

     

    Campo

    (X3_CAMPO)

    Tipo

    (X3_TIPO)

    Tamanho

    (X3_TAMANHO)

    Decimal

    (X3_DECIMAL)

    Formato

    (X3_PICTURE)

    Título

    (X3_TITULO)

    Descrição

    (X3_DESCRIC)

    Nível

    (X3_NÍVEL)

    Usado

    (X3_USADO) Informe Sim ou Não

    Obrigatório

    (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

    Browse

    (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

    Opções

    (X3_CBOX)

    When

    (X3_WHEN)

    Relação

    (X3_RELACAO)

    Val. Sistema

    (X3_VALID)

    Help

    Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

     

    Importante:

    O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

     

    5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

    • Pesquisa B05PLS:

    Alias

    (XB_ALIAS)

    Tipo

    (XB_TIPO)

    Sequência

    (XB_SEQ)

    Coluna

    (XB_COLUNA)

    Descrição

    (XB_DESCRI)

    Contém

    (XB_CONTEM)

     

    6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

    Índice

    AA1

    Ordem

    6

    Chave

    AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

    Descrição

    Cod. Vendedor

    Proprietário

    S

     

    7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    (X6_VAR)

    Tipo

    (X6_TIPO)

    Descrição

    (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

    Valor Padrão

    (X6_CONTEUD)

     

    8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

    • Tabela BD5 – Contas Médicas:

    Campo

    Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

    Sequência

    Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

    Campo Domínio

    Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

    Tipo

    Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

    Regra

    Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

    Posiciona?

    Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

    Chave

    Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

    Condição

    Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

    Proprietário

    Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

     

     

    Procedimento para Configuração

    (Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

     

    CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

     

    1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
      (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome:

     

    Tipo:

    Informe o Tipo do parâmetro

    Cont. Por.:

    Informe o Conteúdo padrão

    Descrição:

     

     

    CONFIGURAÇÃO DE MENUS

     

    2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

    Menu

    Informe o Menu em que estará localizada a rotina

    Submenu

    Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

    Nome da Rotina

    Informe o Título da rotina

    Programa

    Informe o Fonte da rotina

    Módulo

    Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

    Tipo

    Informe a Função

     

     

    Procedimento para Utilização

    • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
    • Localização da rotina no menu;
    • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
    • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

     

     

    Exemplo:

           1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

    O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

           2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

           3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

           4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

    O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

           5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                          Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

           6.            Confira os dados e confirme.

     

     

    Vídeo

    • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

    ** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

     

    Título do Vídeo:

    Disponibilizado pelo Marketing.

    Introdução:

    Disponibilizado pelo Marketing.

    Passo a Passo:

    Capturar diretamente do sistema.

    Finalização:

    Disponibilizado pelo Marketing.

     

     

    Nome da Variável

    Tipo:

    Informe o Tipo

    Descrição:

    Informe a Descrição

    Valor Padrão:

    Informe o Valor Padrão

     

     

    Procedimento para Configuração

    (Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

     

    CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

     

    1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
      (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome:

     

    Tipo:

    Informe o Tipo do parâmetro

    Cont. Por.:

    Informe o Conteúdo padrão

    Descrição:

     

     

    CONFIGURAÇÃO DE MENUS

     

    2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

    Menu

    Informe o Menu em que estará localizada a rotina

    Submenu

    Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

    Nome da Rotina

    Informe o Título da rotina

    Programa

    Informe o Fonte da rotina

    Módulo

    Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

    Tipo

    Informe a Função

     

     

    Procedimento para Utilização

    • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
    • Localização da rotina no menu;
    • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
    • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

     

     

    Exemplo:

           1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

    O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

           2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

           3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

           4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

    O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

           5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                          Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

           6.            Confira os dados e confirme.

     

     

    Ponto de Entrada

    Descrição:

    Informe o Menu em que estará localizada a rotina

    Localização:

    Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

    Eventos:

    Informe o Título da rotina

    Programa Fonte:

    Informe o Fonte da rotina

    Função:

    Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

    Retorno:

    Nome

    Tipo

    Descrição

    Obrigatório

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Exemplo:

    #Include 'Protheus.ch'

    User Function CN120ALT()

    Local aCab:= PARAMIXB[1]

    Local cTipo:= PARAMIXB[2]

    If cTipo == '1'

        aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

    EndIf

    Return aCab