Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Obras e Projetos

Módulo

Sincronismo MS Project

Segmento Executor

Construção & Projetos

Projeto1

R_C&P_TOP007

IRM1

PCREQ-2250

Requisito1

PCREQ-2600

Subtarefa1

 

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.8

Réplica

Não

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

Objetivo 

Este processo visa permitir que o usuário efetue o sincronismo de um arquivo do Microsoft Project com o projeto aberto no TOTVS Obras e Projetos. 

O processo de sincronismo é responsável por conciliar as informações do MS Project com as do projeto do TOTVS Obras e Projetos, atualizando suas informações, hierarquias, predecessões e recursos, tornando assim as informações das duas fontes de dados compatíveis, considerando possíveis restrições de regra de negócio.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio


 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

O processo de sincronismo deve ser responsável por efetuar a correspondência entre as tarefas do MS Project e do TOTVS Obras e Projetos, identificando ações a serem tomadas para que as informações sejam completamente sincronizadas entre o projeto corrente no TOP e o arquivo do MS Project.

 

 

RN001. Geração de arquivo vinculado

 

A integração deve ser parametrizada com o vínculo a arquivo do MS Project, podendo definir o arquivo padrão através dos parâmetros do projeto.

 

Para que o sincronismo com o MS Project ocorra corretamente é aconselhável que o vínculo seja iniciado em uma das situações listadas abaixo:

 

          1 - O projeto do TOP com dados cadastrados e um arquivo do MS Project recém criado (sem modificações).
          2 - Um arquivo do MS Project com dados cadastrados e o projeto do TOP recém criado (sem modificações).
          3 - Iniciar o sincronismo com as duas fontes de dados (arquivo do MS Project e projeto no TOP) recém criados.

 

Este vínculo é efetuado através da execução do sincronismo inicial do projeto, assim preenchendo a tabela De-Para e adicionando no arquivo todos os dados referentes à base de dados do TOTVS Obras e Projetos ou vice-versa.

 

No primeiro sincronismo do arquivo do MS Project será atribuído a ele um identificador único, que será utilizado na composição da tabela De-Para e assim sendo é desaconselhável a duplicação ou cópia deste arquivo, pois os dois serão considerados como sendo um mesmo arquivo para o sincronismo.
Os parâmetros de sincronismo serão também salvos no arquivo para que na próxima execução os mesmos sejam sugeridos ao usuário.

 

 

RN002. Conciliação de tarefas

 

A conciliação entre as tarefas do TOTVS Obras e Projetos e do MS Project será efetuada através de uma tabela de De-Para, que relaciona os registros a partir da chave da tarefa no TOP, chave única do arquivo e UID do registro no MS Project. A tabela será alimentada a cada sincronismo, não sendo necessária nenhuma iteração com a mesma a cada inclusão, alteração ou exclusão no TOP.

 

Durante a conciliação será identificada a ação original executada e a ação de sincronismo a executar seguindo as seguintes regras:

 

          1 - Registros existentes na base de dados do TOP, na tabela De-Para e no MS Project
               Ação Original: Registro alterado em uma das extremidades
               Ação de Sincronismo: Sincronizar os dados do registro nas duas extremidades, considerando o sistema parametrizado como mandatário.

 

          2- Registros existentes na base de dados do TOP e não pertencem à tabela De-Para
          Ação Original: Registro incluído no TOP
          Ação de Sincronismo: Incluir registro no arquivo do MS Project

 

          3- Registros existentes no arquivo do MS Project e não pertencem à tabela De-Para
          Ação Original: Registro incluído no MS Project
          Ação de Sincronismo: Incluir registro no projeto do TOP

 

          4- Registros existentes na base de dados do TOP e na tabela De-Para, mas não no arquivo do MS Project
          Ação Original: Registro excluído no MS Project
          Ação de Sincronismo: Excluir registro no projeto do TOP

 

          5- Registros existentes no arquivo do MS Project e na tabela De-Para, mas não no TOP
          Ação Original: Registro excluído no TOP
          Ação de Sincronismo: Excluir registro no arquivo do MS Project

 

 

RN003. Conciliação de recursos (insumos)

 

A conciliação de insumos do TOTVS Obras e Projetos com os recursos do MS Project será efetuada através de uma tabela de De-Para, que relaciona os registros a partir da chave do insumo no TOP, chave única do arquivo e UID do registro no MS Project. A tabela será alimentada a cada sincronismo, não sendo necessária nenhuma iteração com a mesma a cada inclusão, alteração ou exclusão no TOP.

 

Durante a conciliação será identificada a ação original executada e a ação de sincronismo a executar seguindo as seguintes regras:

 

          1- Registros existentes na base de dados do TOP, na tabela De-Para e no MS Project
          Ação Original: Registro alterado em uma das extremidades
          Ação de Sincronismo: Sincronizar os dados do registro nas duas extremidades, considerando o sistema parametrizado como mandatário.

 

          2- Registros existentes na base de dados do TOP e não pertencem à tabela De-Para
          Ação Original: Registro incluído no TOP
          Ação de Sincronismo: Incluir registro no arquivo do MS Project

 

          3- Registros existentes no arquivo do MS Project e não pertencem à tabela De-Para
          Ação Original: Registro incluído no MS Project
          Ação de Sincronismo: Incluir registro no projeto do TOP

 

          4- Registros existentes na base de dados do TOP e na tabela De-Para, mas não no arquivo do MS Project
          Ação Original: Registro excluído no MS Project
          Ação de Sincronismo: Excluir registro no projeto do TOP

 

          5- Registros existentes no arquivo do MS Project e na tabela De-Para, mas não no TOP
          Ação Original: Registro excluído no TOP
          Ação de Sincronismo: Excluir registro no arquivo do MS Project

 

 

RN004. Conciliação de relacionamento de recursos / composições

 

Visto que o Microsoft Project não possui uma entidade equivalente às composições do TOTVS Obras e Projetos, mantendo somente as informações de relacionamento de recursos e tarefas, será seguido o algoritmo abaixo para conciliação do relacionamento de recursos (insumos ou composições).

 

          Algoritmo de conciliação

 

    • Número de recursos da tarefa igual a 0?
      • Inserir nulo nos campos de insumo e composição.
    • Número de recursos da tarefa igual a 1?
      • Insumo relacionado à tarefa igual ao recurso relacionados no MS Project?
        • Sim: Nenhuma ação
        • Não: Relacionar insumo na tarefa
    • Número de recursos da tarefa maior que 1?
      • Insumos da composição relacionada à tarefa são iguais aos recursos relacionados no MS Project (insumos e quantidades)?
        • Sim: Nenhuma ação
        • Não: Incluir nova composição

 

RN005. Conciliação de dependências de tarefas (predecessoras e sucessoras)

 

Para o sincronismo serão consideradas as informações de tarefas predecessoras e sucessoras da fonte de dados conforme parâmetro de fonte de dados mandatária no sincronismo, assim desconsiderando ações efetuadas na outra fonte de dados no intervalo entre o ultimo sincronismo e o corrente.

 

RN006. Atualizar o modelo de dados

 

Durante a conciliação dos registros é utilizada a definição de relação de campos equivalentes entre o TOP e o MS Project listada na tabela abaixo para preencher o modelo de dados utilizado no sincronismo.
Os campos marcados na tabela em laranjado serão parametrizáveis, permitindo que o usuário possa selecionar se deseja envia-los e para qual campo (de tipo de dado compatível) relacionar. Na tabela abaixo está representado o mapeamento padrão.

 

Image Added 

Image Added

Image Added

Image Added


RN007. Conciliação de alteração hierárquica e impasses

Seguindo a premissa do sistema mandatário, a hierarquia de tarefas será espelhada conforme dados extraídos da fonte de dados selecionada como mandatária.

Caso a inclusão de tarefas ou a alteração de hierarquia gere impasses, onde a tarefa é marcada como filha de uma etapa excluída ou macada para exclusão, a mesma também será marcada para exclusão nas duas fontes de dados.

 

RN008. Cálculo da curva ABC

O sincronismo basea-se em dados calculados da curva ABC para a integração dos recursos (insumos e composições), sendo necessário que o calculo da curva ABC seja efetuado previamente.
Ao solicitar o sincronismo o usuário será questionado sobre a execução do recalculo, ficando a cargo do mesmo informar se este deve ser executado ou não.


Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[Sincronismo TOP X MS Project]

[Criação]

[Planejamento -> Integração com MS Project -> Sincronizar com o MS Project (Novo)]

-

 

   

Protótipo de Tela

 Protótipo 01

 Image Added

 Protótipo 02

Image Added

 

Regras de Integridade

 

  • Versão do Microsoft Project
    Compatível com a política de manutenção da Microsoft, esta nova funcionalidade será homologada a partir da versão 2007 do MS Project, não mantendo compatibilidade com versões anteriores.

 

  • Sincronização de único cenário e planilha
    A sincronização não manipula múltiplos arquivos, assim somente sincronizando um cenário e planilha (atividade ou serviço) de cada vez. Caso seja necessário alternar para um novo cenário ou tipo de planilha deverá ser iniciada a sincronização com um novo arquivo, descartando o anterior.

 

  • Manutenção do arquivo do MS Project
    O arquivo do Project deve ser gerado e sincronizado sempre utilizando esta rotina, conforme “RN001. Geração de arquivo vinculado”, pois as demais rotinas de integração com o MS Project não alimentarão a tabela De-Para conforme necessário.

 

  • Tipo de duração das tarefas
    Visando compatibilizar com o funcionamento do TOP o arquivo do MS Project será tratado sempre como “duração fixa”.

 

  • Tipo das tarefas sem recursos
    Tarefas integradas que não possuírem recursos serão marcadas como “Valor cotado” no TOP.

 

  • Função recortar considera exclusão da tarefa
    Caso seja utilizado no MS Project a função recortar (ctrl+x) e colar (ctrl+v) o mesmo recalcula o UID da tarefa/recurso, assim fazendo com que o sincronismo considere que deva excluir a tarefa recortada e inserir a tarefa colada. 
    Esta restrição é necessária pois o Aspose.Tasks considera sempre que ao salvar o registro é utilizada a função “Salvar Como”, assim inviabilizando o uso da propriedade GUID ao invés de UID pois o MS Project recalcula todos os GUIDs caso esta função seja utilizada para gerar o arquivo. A propriedade GUID não apresenta este problema pois o seu valor é mantido ao utilizar a função recortar e colar. Rever esta regra quando o Aspose.Tasks implementar este GAP.

 

  • Parâmetros gerais e de projeto não utilizados no processo de sincronismo
    Parâmetros de Projeto: Os parâmetros “Versão do Project” e “Criar recursos que não existirem na base de dados” são desconsiderados pelo novo processo de sincronismo.
    Parâmetros gerais: A visão de parametrização de equivalência de campos em sincronismo com MS Project apresenta mais campos do que os sincronizados no novo processo, sendo estes desconsiderados e não necessitando parametriza-los.

 

  • Recalculo de EDT
    Caso existam códigos de tarefa repetidos em alguma das fontes de dados o mesmo será recalculado, considerando o primeiro na ordem de leitura como o válido e os próximos terão o seu último número recalculado.

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.