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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | Microsiga Protheus | Módulo | Plano de Saúde - SIGAPLS |
Segmento Executor | Saúde | ||
Projeto | M_SAU_PLS003 | IRM | PCREQ-6465 |
Requisito | PCREQ-6467 | Subtarefa | PCSFV-11 |
Release de Entrega Planejada | 12.1.9 | Réplica | Não |
País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros | Devido a complexidade das mudanças necessárias, a especificação foi dividida em 7 partes. Está é a parte VI (VI de VII) |
Objetivo
A especificação visa detalhar todas as regras de negócio envolvidas no processo de manutenção de beneficiários através dos portais do Beneficiário (como a inclusão, exclusão e outros ajustes de seu plano e dependentes) e portal Empresa (inclusão, exclusão e outros ajustes de colaboradores e respectivos familiares).
Por se tratar de portais que visam trazer ganhos e facilidades para todos os envolvidos nessas operações, se faz necessário uma ampla concepção de todos os conceitos envolvidos, bem como facilitar essas ações para que o uso seja simples e direto, possibilitando um rápido aprendizado pelos usuários e que as informações sejam confiáveis, pois serão tratadas pela operadora e replicadas para todos os sistemas.
Possibilitando as manutenções de beneficiários e demais ajustes pelos portais, todos os envolvidos ganham em agilidade e fiabilidade das informações, além de diminuir o tempo de interação com a operadora, já que se pode resolver tudo de forma online e sem intermediários, tornando o processo mais seguro e simples, pois elimina-se uma série de etapas que pouco agregam para o resultado final e que muitas vezes, acabavam onerando os demais envolvidos.
Desta forma, iremos detalhar as regras envolvidas nestes processos, que abrangem os portais e o remote do Protheus – visando demonstrar quais são as validações e controles necessários para tanto.
Nesta primeira parte, iremos descrever as mudanças prioritárias que serão a base para os demais desenvolvimentos, bem como os dicionários de dados envolvidos, para realização dos cadastros.
Definição da Regra de Negócio
Nesta parte, iremos tratar sobre a exclusão do beneficiário. Na verdade, o processo será exclusão para o usuário que está solicitando, mas para o sistema, o usuário será bloqueado, pois caso o registro deste beneficiário seja excluído realmente da base dados, iremos perder as referências e integridade. Logo, sempre que o usuário solicitar uma exclusão, no sistema iremos tratar como um bloqueio.
Exclusão de beneficiários
Quando na tela de manutenção de usuários a opção escolhida for Exclusão, devemos proceder da seguinte maneira:
- Para acessar o layout genérico, acesse: Miscelanea -> Genérico -> Layout Genérico (fonte PLSCADLAY).
- Na tela de layout genérico, clique no botão Incluir e no campo Chave de Busca, preencher com o nome PPLEXCBEN. Isso significa o nome do nosso formulário de exclusão.
- Em Grupos de Campos, adicionar a tabela BA1 – Beneficiários, pois a vida já é um beneficiário e os dados necessários para alteração são os mesmos que usamos na tela de inclusão. Assim, devem ser exibidos apenas os campos demonstrados no item de inclusão de beneficiários, nenhum campo a mais
- Como se trata de uma exclusão – que na verdade, no sistema, será tratado como bloqueio – todos os campos deverão ter a propriedade VALIDA como .T., para que não seja alterado nada no sistema e passe por análise do operador.
- Para que seja possível a validação dessas variáveis informadas (VALIDA, LOG e MOTIVO), será necessário no campo FUNC PRE VAL informar uma função de pré-validação, como a função PLSMNPREB() (verificar se pode usar a mesma, conforme desenvolvimento ou criar uma nova), no fonte PLFUNCADGE (função criada na Parte V ddesta especificação, para a parte de manutenção ER_PCREQ-6467_Manutencao_Beneficiarios_Portal_Remote_PARTE V (Manutencao)).
- A função PLSMNPREB ou outra irá manipular o array dos dados da página e deverá validar se existem campos com as variáveis, para gravar na tabela de LOG, caso a opção LOG esteja ativa, bem como para validação posterior do campo na tela de análise, caso a variável VALIDA esteja presente. Além disso, é necessário o tratamento quando queremos analisar determinado campo (VALIDA igual a .T.), pois este campo deve ser removido do array de dados da gravação e inserido em outro, para gravação na tabela B7L.
- Para exemplo de caso prático de funcionamento, no fonte PLFUNCADGE existe a função PLSALTCPRE(). O funcionamento é idêntico ao descrito aqui, devendo a função ser adaptada para a necessidade deste requisito, bem como para o alias da tabela correta e demais ajustes.
- No final do processo, será necessário gerar e exibir o relatório Formulário de Movimentação de Beneficiários.
- Para emitir o relatório, no layout genérico, será necessário criar uma função para esse fim, a PLSRLBENF(), no fonte PLFUNCADGE.
- A função PLSRLBENF() deve ser colocada no campo FUNC POS VAL, do layout genérico, pois ela será disparada após a gravação dos dados.
- Contudo, temos duas formas de gerar esse relatório, descritos abaixo:
- Forma tradicional, com FWMSPrinter ou outra similar, que pode ser reaproveitada depois no remote;
- Arquivo .APH, da WEB.
Caso seja via APH, será necessário criar um APH com o nome do relatório (exemplo PLFRMMBEN.APH) e criar uma web function no PPLCMBEM que irá chamar o relatório, podendo personaliza-lo via css e outras formatações WEB.
OBS: Pode-se encontrar um exemplo da função na Web Function PLSIMPOPC, no PPLMFUN.
OBS 2: Essa proposta de relatório já foi discutida na parte IV desta especificação. Logo, basta criar apenas uma função, diferenciando quando se trata de Inclusão, Alteração ou Exclusão, para que o relatório seja gerado (ER_PCREQ-6467_Manutencao_Beneficiarios_Portal_Remote_PARTE IV).
- Nesta tela, devemos ter dois botões, Continuar com Anexos (indica que o usuário imprimiu e deseja continuar) e Continuar Depois (caso o usuário deseje continuar depois).
- Se o usuário clicar em Continuar com Anexo, os anexos ficarão vinculados a tabela BA1 e a chave será conforme padrão adotado no Protheus , de modo que seja possível a visualização no remote e o armazenamento correto no Banco de Conhecimento. O usuário poderá anexar um ou mais documentos.
OBS: Utilizar a rotina genérica de inclusão de anexos, onde o desenvolvedor poderá escolher se será aberta uma janela normal no portal ou então, uma div, com a mesma funcionalidade. Para verificar o funcionamento da rotina genérica, veja xxxx - Se não for anexado nenhum documento, será necessário atualizar o status do protocolo (BBA_STATUS) como Pendente Documentação. Se for anexado um ou mais documentos, o campo de status do protocolo ficará como Em Análise.
- Se o usuário clicar em Continuar Depois, o status do protocolo (BBA_STATUS) deverá ficar com o status Pendente Documentação.
- O campo BBA_TIPMAN deve ser atualizado com o valor 3, pois a operação se trata de uma exclusão.
- Se o usuário clicar em Continuar com Anexo, os anexos ficarão vinculados a tabela BA1 e a chave será conforme padrão adotado no Protheus , de modo que seja possível a visualização no remote e o armazenamento correto no Banco de Conhecimento. O usuário poderá anexar um ou mais documentos.
- No final do processo, estando o layout pronto, configurado e testado, será necessário preencher o RUP_PLS com as informações deste layout e demais dados necessários, bem como verificar a necessidade de usar algum arquivo csv, para rodar junto co o Wizard do PLS, (no momento da presente especificação, o Wizard ainda não está operacional, necessitando que o desenvolvedor veja qual arquivo é o correto para essa imputação de dados).
Observação
Em consonância com as melhores práticas de programação e necessidades no desenvolvimento do requisito, poderão ser incluídos mais fontes ou outras funções de apoio e consulta, para executar da melhor maneira possível o proposto neste documento. Além disso, alterações poderão surgir, devido a negociações ou melhorias posteriores, bem como necessidades de adaptação, devido ao volume e quantidade de alterações necessárias ao sistema ou para funcionamento de todas as partes envolvidas.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
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Programa base |
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Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
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Programas
Programa |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
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Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
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Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
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Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
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Sub-Rotina (EMS) |
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Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
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Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
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Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
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Descrição em Inglês* |
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[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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