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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

Plano de Saúde - SIGAPLS

Segmento Executor

Saúde

Projeto

M_SAU_PLS003

IRM

PCREQ-6465

Requisito

PCREQ-6467

Subtarefa

PCSFV-11

Release de Entrega Planejada

12.1.9

Réplica

Não

País

X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

Devido a complexidade das mudanças necessárias, a especificação foi dividida em 7 partes. Está é a parte VI (VI de VII)


 

Objetivo

 

A especificação visa detalhar todas as regras de negócio envolvidas no processo de manutenção de beneficiários através dos portais do Beneficiário (como a inclusão, exclusão e outros ajustes de seu plano e dependentes) e portal Empresa (inclusão, exclusão e outros ajustes de colaboradores e respectivos familiares).

Por se tratar de portais que visam trazer ganhos e facilidades para todos os envolvidos nessas operações, se faz necessário uma ampla concepção de todos os conceitos envolvidos, bem como facilitar essas ações para que o uso seja simples e direto, possibilitando um rápido aprendizado pelos usuários e que as informações sejam confiáveis, pois serão tratadas pela operadora e replicadas para todos os sistemas.

Possibilitando as manutenções de beneficiários e demais ajustes pelos portais, todos os envolvidos ganham em agilidade e fiabilidade das informações, além de diminuir o tempo de interação com a operadora, já que se pode resolver tudo de forma online e sem intermediários, tornando o processo mais seguro e simples, pois elimina-se uma série de etapas que pouco agregam para o resultado final e que muitas vezes, acabavam onerando os demais envolvidos.

Desta forma, iremos detalhar as regras envolvidas nestes processos, que abrangem os portais e o remote do Protheus – visando demonstrar quais são as validações e controles necessários para tanto.

Nesta primeira parte, iremos descrever as mudanças prioritárias que serão a base para os demais desenvolvimentos, bem como os dicionários de dados envolvidos, para realização dos cadastros.


 

Definição da Regra de Negócio

 

Nesta parte, iremos tratar sobre a exclusão do beneficiário. Na verdade, o processo será exclusão para o usuário que está solicitando, mas para o sistema, o usuário será bloqueado, pois caso o registro deste beneficiário seja excluído realmente da base dados, iremos perder as referências e integridade. Logo, sempre que o usuário solicitar uma exclusão, no sistema iremos tratar como um bloqueio.

 

Exclusão de beneficiários

Quando na tela de manutenção de usuários a opção escolhida for Exclusão, devemos proceder da seguinte maneira:

  1. Para acessar o layout genérico, acesse: Miscelanea -> Genérico -> Layout Genérico (fonte PLSCADLAY).
  2. Na tela de layout genérico, clique no botão Incluir e no campo Chave de Busca, preencher com o nome PPLEXCBEN. Isso significa o nome do nosso formulário de exclusão.
  3. Em Grupos de Campos, adicionar a tabela BA1 – Beneficiários, pois a vida já é um beneficiário e os dados necessários para alteração são os mesmos que usamos na tela de inclusão. Assim, devem ser exibidos apenas os campos demonstrados no item de inclusão de beneficiários, nenhum campo a mais
  4. Como se trata de uma exclusão – que na verdade, no sistema, será tratado como bloqueio – todos os campos deverão ter a propriedade VALIDA como .T., para que não seja alterado nada no sistema e passe por análise do operador.
  5. Para que seja possível a validação dessas variáveis informadas (VALIDA, LOG e MOTIVO), será necessário no campo FUNC PRE VAL informar uma função de pré-validação, como a função PLSMNPREB() (verificar se pode usar a mesma, conforme desenvolvimento ou criar uma nova), no fonte PLFUNCADGE (função criada na Parte V ddesta especificação, para a parte de manutenção ER_PCREQ-6467_Manutencao_Beneficiarios_Portal_Remote_PARTE V (Manutencao)).
    1. A função PLSMNPREB ou outra irá manipular o array dos dados da página e deverá validar se existem campos com as variáveis, para gravar na tabela de LOG, caso a opção LOG esteja ativa, bem como para validação posterior do campo na tela de análise, caso a variável VALIDA esteja presente. Além disso, é necessário o tratamento quando queremos analisar determinado campo (VALIDA igual a .T.), pois este campo deve ser removido do array de dados da gravação e inserido em outro, para gravação na tabela B7L.
    2. Para exemplo de caso prático de funcionamento, no fonte PLFUNCADGE existe a função PLSALTCPRE(). O funcionamento é idêntico ao descrito aqui, devendo a função ser adaptada para a necessidade deste requisito, bem como para o alias da tabela correta e demais ajustes.
  6. No final do processo, será necessário gerar e exibir o relatório Formulário de Movimentação de Beneficiários.
    1. Para emitir o relatório, no layout genérico, será necessário criar uma função para esse fim, a PLSRLBENF(), no fonte PLFUNCADGE.
    2. A função PLSRLBENF() deve ser colocada no campo FUNC POS VAL, do layout genérico, pois ela será disparada após a gravação dos dados.
  7. Contudo, temos duas formas de gerar esse relatório, descritos abaixo:
    1. Forma tradicional, com FWMSPrinter ou outra similar, que pode ser reaproveitada depois no remote;
    2. Arquivo .APH, da WEB.
      Caso seja via APH, será necessário criar um APH com o nome do relatório (exemplo PLFRMMBEN.APH) e criar uma web function no PPLCMBEM que irá chamar o relatório, podendo personaliza-lo via css e outras formatações WEB.
      OBS: Pode-se encontrar um exemplo da função na Web Function PLSIMPOPC, no PPLMFUN.
      OBS 2: Essa proposta de relatório já foi discutida na parte IV desta especificação. Logo, basta criar apenas uma função, diferenciando quando se trata de Inclusão, Alteração ou Exclusão, para que o relatório seja gerado (ER_PCREQ-6467_Manutencao_Beneficiarios_Portal_Remote_PARTE IV
      ).
  8. Nesta tela, devemos ter dois botões, Continuar com Anexos (indica que o usuário imprimiu e deseja continuar) e Continuar Depois (caso o usuário deseje continuar depois).
    1. Se o usuário clicar em Continuar com Anexo, os anexos ficarão vinculados a tabela BA1 e a chave será conforme padrão adotado no Protheus , de modo que seja possível a visualização no remote e o armazenamento correto no Banco de Conhecimento. O usuário poderá anexar um ou mais documentos.
      OBS: Utilizar a rotina genérica de inclusão de anexos, onde o desenvolvedor poderá escolher se será aberta uma janela normal no portal ou então, uma div, com a mesma funcionalidade.  Para verificar o funcionamento da rotina genérica, veja xxxx
    2. Se não for anexado nenhum documento, será necessário atualizar o status do protocolo (BBA_STATUS) como Pendente Documentação. Se for anexado um ou mais documentos, o campo de status do protocolo ficará como Em Análise.
    3. Se o usuário clicar em Continuar Depois, o status do protocolo (BBA_STATUS) deverá ficar com o status Pendente Documentação.
    4. O campo BBA_TIPMAN deve ser atualizado com o valor 3, pois a operação se trata de uma exclusão.
  9. No final do processo, estando o layout pronto, configurado e testado, será necessário preencher o RUP_PLS com as informações deste layout e demais dados necessários, bem como verificar a necessidade de usar algum arquivo csv, para rodar junto co o Wizard do PLS, (no momento da presente especificação, o Wizard ainda não está operacional, necessitando que o desenvolvedor veja qual arquivo é o correto para essa imputação de dados)


Observação
Em consonância com as melhores práticas de programação e necessidades no desenvolvimento do requisito, poderão ser incluídos mais fontes ou outras funções de apoio e consulta, para executar da melhor maneira possível o proposto neste documento. Além disso, alterações poderão surgir, devido a negociações ou melhorias posteriores, bem como necessidades de adaptação, devido ao volume e quantidade de alterações necessárias ao sistema ou para funcionamento de todas as partes envolvidas.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.