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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Obras e Projetos

Módulo

Contrato

Segmento Executor

Construção e Projetos

Projeto1

R_C&P_TOP007

IRM1

PCREQ-5473

Requisito1

PCREQ-7449

Subtarefa1

PDR_CP_TOP008-98

Chamado2

Não se aplica.

Release de Entrega Planejada

12.1.8

Réplica

Não

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

Pré-Requisitos para melhor entendimento da especificação:

TOTVS HTML Framework - tec:TOTVS

Fluig - http://tdn.totvs.com/display/public/fluig/Sobre+o+Fluig

Projetos - http://wikihelp.totvs.com.br:1210/WikiHelp/PRJ/PRJ.Projetos.aspx

Contrato - http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.Contrato.aspx

Períodos de Contrato - http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.PeriodosContrato.aspx

Medindo o Contrato - http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.MedicaoContrato.aspx

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo 

Migração da funcionalidade de Medição de Contrato para o ambiente Fluig utilizando o TOTVS HTML Framework. 

Definição da Regra de Negócio

TOTVS HTML Framework

O TOTVS | HTML Framework foi concebido para tratar apenas a camada de interface das aplicações, confiando que os produtos por trás da interface irão conceder a infraestrutura e a implementação mínima dos serviços para utilização doframework. 

Ela tem como objetivo:

    • Fornecer uma Infraestrutura de componentes visuais e de serviços (de interface) HTML5;
    • Disponibilizar um Template de CRUD responsivo com respectivo acelerador no TDS, baseado em Serviços providos pelos produtos;
    • Estruturar um ambiente de desenvolvimento compatível com o Fluig e que possa ser utilizados por todos os produtos TOTVS.

A arquitetura pode ser resumida de acordo com a imagem a baixo:

Mais informações sobre o TOTVS HTML Framework: tec:TOTVS

Fluig

No mundo dos negócios, onde as empresas precisam ter controle sobre suas operações e, ao mesmo tempo, agilidade para atender aos diversos processos que acontecem simultaneamente, a forma de interação mudou. A comunicação e os procedimentos são determinados, mas não rígidos, e a única constância é justamente a mudança e tudo precisa estar em nossas mãos.

Entendendo a mudança no comportamento dos indivíduos no ambiente corporativo e as demandas tecnológicas, a TOTVS criou a plataforma fluig com o objetivo de centralizar em uma única tela todos os processos, documentos e sistemas com um único login em uma interface de comunicação colaborativa.

Em resumo Fluig é uma plataforma de produtividade e colaboração que unifica a gestão de processos, documentos e identidades.

Mais informações sobre o Fluig nos links: 

Medição de Item de Contrato

A medição de contrato consiste, resumidamente, em informar a quantidade que um serviço foi executado em um determinado período de um contrato.

Pré-Requisitos para realizar Medição de Item de Contrato no TOTVS HTML

  • Ter um contrato criado com a finalidade de: Prestação de Serviços ou Parcelas Fixas.
  • Ter itens (serviços) associados.
  • Ter Períodos gerados para o contrato.

Migração

Para a funcionalidade de Medição de Contrato do TOTVS Obras e Projetos serão desenvolvidas páginas Web utilizando o TOTVS HTML Framework.

Uma vez que as páginas Web forem desenvolvidas, estas serão inserida na plataforma Fluig para que o usuário possa ter um acesso mais ágil e prático da funcionalidade.

Serão desenvolvidas três páginas para a Medição de Contrato da seguinte forma:

    • Página com a listagem dos Contratos e seus respectivos Períodos salvos na base de dados com opções para realizar uma Medição por período;
    • Página com os detalhes de um Contrato, com informações dos itens associados, períodos gerados e itens medidos.
    • Página com um formulário para Incluir ou Editar medições para um período de contrato.

Na página de listagem dos Contratos serão mostradas as seguintes informações (vide Protótipo 1):

    • Número do Contrato (será um link que ao clicar será redirecionado para a página com os detalhes do Contrato e suas medições;
    • Finalidade do Contrato;
    • Tipo (à pagar ou à receber)
    • Cliente/Fornecedor;
    • Data do Contrato;
    • Data de Início do Contrato;
    • Data de Término do Contrato;
    • Periodicidade;
    • Total do Contrato;
    • Posição Atual.

Ainda na listagem dos Contratos ao clicar no link "Exibir Períodos" serão exibido o código do Período e sua data de Início e Fim e um botão chamado "Medir" para realizar a medição para o período. Ao clicar nesse botão será redirecionado para a página de Incluir/Editar medições para um período de Contrato.

A página de detalhes de um Contrato será dividido em três pastas (abas):

  • Identificação
    • Dados do contrato, os mesmos mostrados na página de listagem.
    • Dados dos Períodos de Contrato com um botão chamado "Medir" para cada período que leva para a página de Medição de Período do Contrato.
  • Itens Associados ao Contrato
    • Tabela com as informações dos itens que foram associados ao contrato
  • Itens Medidos
    • Tabela com informações de medições que já foram realizadas no Contrato

A página para incluir/editar medições de um determinado período de Contrato será separado por dois painéis. O primeiro painel irá conter um componente onde o usuário irá escolher qual item (serviço) irá medir. No componente irá aparecer somente os itens que foram associados ao contrato com a hierarquia de suas etapas e obras. Obras e Etapas não poderão ser medidas.

Quando o usuário escolher o item que deseja medir ele irá definir qual o percentual, quantidade ou valor que deseja informar para o item.

Ao clicar no botão "Medir" o item será exibido em uma tabela no segundo painel, logo abaixo do primeiro. Esse segundo painel irá conter uma tabela com todos os itens que foram medidos para o período do contrato.

A tabela do segundo painel irá conter os seguintes dados:

    • Código, Nome e Unidade do Item (Serviço)
    • Quantidade, Valor e Percentual Medido
    • Quantidade e Valor Contratado
    • Saldo de Quantidade e Valor

Ainda na tabela do segundo painel, terá uma coluna com dois botões: um para excluir a medição e outro para editar a medição. Ao clicar no botão Editar, uma janela (modal) será aberta com informações da medição e um campo para informar o novo valor, quantidade ou percentual daquela medição.

 

Consumir Objetos do Contrato

Pré-Requisitos para realizar Consumo de Objetos de Contrato no TOTVS HTML

  • Para a realização do consumo de objeto pelo ambiente Totvs HTML é necessário que o contrato esteja cadastrado com a finalidade de contrato de insumo ou contrato extra Histograma.
  • Para a realização do consumo de objeto pelo ambiente Totvs HTML é necessário que o contrato tenha seus períodos gerados pelo processo de “Geração de Períodos”
  • Para a realização do consumo de objeto pelo ambiente Totvs HTML é necessário que os insumos estejam associados ao contrato. 

Migração

Uma vez que as telas Web forem desenvolvidas, estas serão inserida na plataforma Totvs HTML para que o usuário possa ter um acesso mais ágil e prático da funcionalidade.

Para esta funcionalidade serão desenvolvidas 3 páginas da seguinte forma:

    • Pagina com a Listagem de Contratos e períodos em aberto.
    • Pagina com a Listagem dos insumos associadas ao contrato, para consumo.
    • Pagina de consumo dos objetos

Na 1º pagina com a listagem de contratos e períodos em aberto, serão exibidos os seguintes campos (Protótipo 1):

    • Data Inicio
    • Data de Termino
    • Data de Termino com Adiantamento
    • Posição atual do contrato
    • Cliente/Fornecedor
    • Tipo
    • Periodicidade
    • Total do contrato
    • Detalhes
      • No menu oculto de detalhes será exibido os períodos em aberto do contrato. É caracterizado período em aberto aqueles que ainda não foram liberados.
      • Neste campo é necessário que o usuário clique no período correspondente que ele deseja realizar o consumo.

Na 2º Pagina com a Listagem dos insumos associadas ao contrato, para consumo, serão exibidos a visão com todos os insumos associados ao contrato e os períodos em aberto para consumo (Protótipo 2):

    • Código do Insumo
    • Descrição do Insumo
    • Unidade
    • Quantidade
    • Valor unitário
    • Saldo de Quantidade
    • Saldo de Valor
    • Quantidade Consumida

Na 3º Pagina de consumo de objetos será possível o usuário realizar vários consumos para o período do contrato. O usuário deverá informar insumo, tarefa, tipo de consumo e o valor para o consumo do Objeto, essas informações serão salvas a cada solicitação de consumo.  O usuário terá a possibilidade de editar ou excluir um consumo do período. (Protótipo 03):

    • Insumo
      • Será disponibilizado no Lookup os insumos que possuem associação ao contrato.
      • Tarefas
      • Será disponibilizado todas as tarefas da planilha de atividades.
      • Consumo Utilizado
        • Usuário tem a possibilidade de informar, qual será a grandeza de consumo.
        • Consumo
          • Valor a ser consumido, respeitando a grandeza informada.

É importante lembrar que a cada solicitação de consumo as regras e consistências definidas, serão verificadas, no botão consumir. Caso o consumo respeite todas as consistências o mesmo irá aparecer na tabela de insumos Consumidos e o usuário terá a possibilidade de Editar ou excluir o consumo.

Protótipo de Página

Protótipo 01

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

Image Added

Protótipo 02

Image Added

Protótipo 03

Image Added

Protótipo 04

Image Added

Protótipo 05

Image Added

Protótipo 06

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

Image Added


 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.