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O cadastro de eventos serve para tem a finalidade de administrar situações internas ou externas que possam impactar na demanda e com isso alterar o planejamento de previsão de reposição de estoques nas lojas.
Filtros do Cadastro de Evento.
Regras de aplicação do evento. Indica a quais SKUs o evento será aplicado, temos que incluir pelo menos 1 (um) filtro, dentre as três abas (Produto, Fornecedor, Armazém).
Produto.
Na aba Produto o evento pode ser filtrado pelo código do produto, grupo de produto, ou categoria de produto onde cada opção equivale um registro
Fornecedor.
Na aba Fornecedor o evento pode ser filtrado pelo código do fornecedor.
Armazém.
Na aba Armazém o evento pode ser filtrado pelo código do armazém.
Exemplos de eventos:
- Promoções
- Ações de liquidação da concorrência
Problemas de abastecimento em função de problemas na
rodoviarodovia
Abertura de nova loja do concorrente
- Cadastro Tipo de Eventos (LOJA7032).
O cadastro de Tipo de Eventos tem como objetivo, incluir os tipos de eventos, que farão parte do cadastro de eventos para poder identificar melhor o evento em questão.
Exemplos de tipo de eventos:
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O retorno dos dados é feito via FTP através de um Job (Client NeoGrid), e um Job do Protheus monitora uma determinada pasta definida por parâmetro (MV_LJNEOIN), com o objetivo de integrar com o Protheus as analises feitas do DRP através da importação de Pedido de Compra e Solicitação de Compra.
Em cada consulta de pedido de compra (MATA121) e solicitação de compra (MATA110), temos um campo chamado "DRP Neogrid?", que verifica se a solicitação ou se o pedido veio do Job de retorno da DRP.
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Job Client NeoGrid (StartClient)
Ver Item 5.1.
Importação para o Protheus
- A importação dos arquivos recebidos pelo DRP é realizada através do job LOJA7033, sendo gravados gravados em uma pasta determinada através do parâmetro MV_LJNEOIN e, a partir daí, geradas as devidas movimentações no Protheus (solicitação ou pedido) conforme configuração. Após o Protheus® ler esses arquivos, os mesmos serão são movidos para uma outra pasta, através da configuração do parâmetro MV_LJNERCV, que serão guardados ( permite armazenar todos os arquivos de retorno processados).
- Caso algum item do XML não seja processado por motivo de falta de estoque, produto inexistente, etc., o XML será recriado somente com os itens não processados e copiará copia imediatamente na pasta IN. Desta forma, será processado novamente na próxima leitura.
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- OUT:* Pasta que o Job LOJA7030 deverá criar os XMLs para exportação.
- SENT:* Quando os XMLs da pasta OUT são enviados para o DRP, os arquivos são movidos para esta pasta SENT.
- SUMMARY:* Relatório de envio dos XMLs.
- IN:* Pasta onde irá retornar os XMLs criados pelo DRP. Estes XMLs irão para o Job LOJA7033, retornando dados ao Protheus.
- RECEIVED: Quando os XMLs da pasta IN são lidos pelo Job de retorno LOJA7033, os arquivos são movidos para esta pasta RECEIVED.
Protheus
- No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013) e configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
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- No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações/Cadastros/Tipo de Eventos (LOJA7032).
- Clique na opção Incluir.
Caso o cadastro esteja zerado, é aberta automaticamente a tela de Inclusão. - Preencha os campos necessários para o cadastro, de acordo com as respectivas informações:
Código: É preenchido automaticamente pelo Protheus®.
Descrição: Informe o nome do Tipo de Evento. - Confira os dados e Confirme.
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Observação: Você pode unir produto com grupo e/ou categoria separando em mais de um registro.
Fornecedor Fornecedor
- Cod Fornec: Filtro por Fornecedor.
Armazém
- Armazém: Filtro por armazém.
Confira Confira os dados e clique em Confirmar.
Pré Pré-Requisitos – Para envio de arquivos para DRP:
Cadastros Cadastros:
- No SIGALOJA (SIGALOJA) acesse Atualizações/Cadastros /Produtos (LOJA110).
- Efetue o cadastro de produtos.
Importante Importante
Obrigatoriamente devem ser preenchidos os campos Fornecedor Padrão (B1_PROC) e Loja Padrão (B1_LOJPROC).
- Acesse Atualizações /Cadastros /Complemento do Produto (MATA180).
- Cadastre no mínimo 1 (um) complemento de produto.
- Acesse Atualizações /Cadastros /Categorias (FATA140).
- O produto deve estar associado a uma Categoria. Deve ser cadastrado no mínimo 2 (dois) tipos de categoria para o produto mencionado acima.
Exemplo Exemplo:
- O produto está na categoria Linha TV, esta é uma categoria filho.
- Cadastre uma categoria pai como Eletrônicos.
- Em seguida, altere a categoria filho: no campo Categoria Superior, digite o código da categoria pai e confirme.
Lembrando que é a categoria principal como filho, a categoria superior como pai, etc, respeitando sua hierarquia.
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- No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse acesse Atualizações/ Cadastros/ Produtos (LOJA110).
- Configure os campos: Grupo; Fornecedor Padrão; Loja Padrão;
- Preencha os campos da pasta Mrp/Suprimentos:
Ponto Pedido;
Segurança;
Lote Econômico;
Lote Mínimo (deve ser menor que Lote Econômico);
Estoque Máximo (deve ser maior que Ponto Pedido). - Acesse Atualizações / Cadastros / Locais de Estoque (AGRA045):.
- Crie um segundo armazém para a filial de origem.
- Acesse Atualizações / Cadastros/ Saldos, Atual (MATA225).
- Cadastre os produtos com seus novos armazéns e confirme.
- Acesse Atualizações / Cadastros / Clientes (MATA030)
- Crie um código para a filial de destino, e na descrição , especificar que é aquela filial.informe o nome da filial
Importante
Caso o cadastro COMPARTILHADO, não é necessário sair de uma filial e entrar na filial de origem. Se for cadastro EXCLUSIVO, verifique se está na filial de origem. - Na pasta Outros, digite a filial de destino no campo Fil. Transf.
- Acesse Cadastros / Gerência Estoque / Fornecedores (MATA020).
- Crie 11 Crie um código para a filial de origem, e na descrição, especificar à informe o nome da filial.
Importante - Caso o cadastro seja COMPARTILHADO, não é necessário sair de uma filial e entrar na filial de destino. Se for cadastro EXCLUSIVO, verifique se está na filial de destino.
- Na pasta Outros, digite a filial de origem no campo Fil. Transf.
- Acesse Gerência de Vendas, Tipos de Entrada e Saída (MATA080) .
- Cadastre primeiro o tipo para Saída:
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Observe que a transferência foi gerada na SD2 (saída) e na SD1 (entrada).
Transferência Transferência entre Armazéns:
- No Estoque (SIGAEST) filial de origem, acesse Atualizações / Movimentações / Transferência Múltipla (MATA261).
- Clique em Incluir.
- Digite o produto de origem, e o armazém de origem.
- Na mesma linha, digite o produto de destino e o armazém de destino.
- Na mesma linha, digite a quantidade, e confirme.
Observe que a transferência entre Armazéns foi gerada na tabela SD3, criando dois registros: um de saída de armazém e outro de entrada de armazém, identificados como D3_LOCAL.
9. No SmartClient, vá em SIGACFG/Base de Dados/Dicionário/Base de Dados (CFGX031):9.1. Na aba Parâmetros, cadastre:
MV_LJNETES := <código criado no item 6.1>
MV_LJNETEE := <código criado no item 6.2>
MV_LJNECPT := <condição de pagamento padrão>
MV_LJNESER := <série específica para transferência entre filiais ou à sua escolha>
MV_LJNEESP := <NF ou NFE ou NFF, dependendo da espécie utilizada no dia a dia>
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As movimentações de vendas e devolução (SD2 e SD1), assim como os pedidos de compra (SC7), devem ser feitas no mesmo dia da exportação para o DRP, pois são enviadas as movimentações SKU e DFU com o resumo de quantidade vendida/devolvida diária por produto.
Configuração do Envio - Agendamento:
- No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010).
Configure o Schedule para o Envio das Informações. - Efetue o cadastro de um Agent em Visões/Schedule/Agent/Cadastro.
- Preencha os campos necessários para o cadastro de acordo com as respectivas informações:
Código: O código é preenchido automaticamente pelo Protheus.
Nome: Deve ser preenchido a descrição do Agent.
Ip: IP onde o Agent será instalado.
Porta: Porta do IP onde o Agent será instalado.
Ambiente: Ambiente do Agent cadastrado.
Empresa: Código da empresa das tarefas que o Agent cadastrado irá executar.
Nº de Threads: Número de threads disponíveis para execução das tarefas.
Habilitado: Indica se o Agent está habilitado ou desabilitado. - Efetue o cadastro de um Agendamento em Visões/Schedule/Agendamentos/Cadastro.
- Preencha os campos necessários para o cadastro de acordo com as respectivas informações:
Rotina: Rotina agendada LOJA7030({,0,<empresa>,<filial>}). Exemplo: LOJA7030({,0,"05","D MG 01"}).
Empresa/Filial: Empresa e filial que são utilizadas para execução do agendamento.
Módulo: Ambiente do Protheus®.
Habilitado: Indica se o Agent está habilitado ou desabilitado. - Configure os parâmetros de acordo com as respectivas informações para o envio da rotina Agendada LOJA7030({Param1,Param2,Param3,Param4}) Data (Param1):
Data corrente dos dados a serem pesquisados. Data
Data em branco entende que irá pesquisar a data de hoje. Para
Para utilizar uma data à sua escolha, utilize o parâmetro STOD("AAAAMMDD"), onde AAAA é o ano, MM é o mês e DD é o dia.
Exemplo: STOD("20151201"). Opção de Envio (Param2): - Escolher entre as opções de envio .
- (conforme o item 7 abaixo). Empresa (Param3): Empresa do ambiente. Filial (Param4): Filial do ambiente.
- Na opção Rotina informe LOJA7030({,0,<empresa>,<filial>}) para configurar o envio de todos os itens:
- Todos os itens LOJA7030({,0,<empresa>,<filial>}) Também é possível configura-os separadamente, conforme instruções abaixo:
- Itens do Produto: LOJA7030({,4,<empresa>,<filial>})
- Movimentações de Local de Estoque: LOJA7030({,5,<empresa>,<filial>}). Fazendo isto, automaticamente será gerada a Origem da SKU, igual a LOJA7030({,6,<empresa>,<filial>}).
- Cadastro de Local de Estoque (Tabela NNR): LOJA7030({,7,<empresa>,<filial>})
- Movimentação de SKU: LOJA7030({,8,<empresa>,<filial>})
- Movimentação de DFU: LOJA7030({,9,<empresa>,<filial>})
- Cadastro de Eventos: LOJA7030({,10,<empresa>,<filial>})
- Linha de Pedidos Colocados (Pedidos de Compra): LOJA7030({,12,<empresa>,<filial>})
- Fornecedor: LOJA7030({,13,<empresa>,<filial>})
Importante Importante
- A configuração do Job deve ter recorrência diária (executando uma por dia, dê preferência após o expediente).
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- Todos os lançamentos devem ser lidos e exportados para o DRP, sem exceções.
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- Caso esqueça de alguma movimentação em uma data anterior, é possível passar a data retroativa dos movimentos não transferidos ao primeiro parâmetro, no formato:
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AAAAMMDD, em um novo Job, que deve ser executado somente uma vez.
ExemploExemplo: LOJA7030({"20151201",0,<empresa>,<filial>}).
Configuração do Recebimento - Agendamento:
- No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010). Configure
Configure o Schedule para o Recebimento das Informações. - Inclua um agendamento com as configurações de recorrência, código, usuário, data, hora, ambiente, configurar empresa/filial e módulo.
- Efetue o cadastro de um Agendamento em Visões/Schedule/Agendamentos/Cadastro (CFGA010).
- Preencha os campos necessários para o cadastro, de acordo com as respectivas informações:
- Rotina: Rotina Agendada LOJA7033 ({0,<empresa>,<filial>}). Exemplo: LOJA7033({0,"05","D MG 01"}).
- Empresa/Filial: Empresa e filial que serão utilizadas para execução do agendamento.
- Módulo: Módulo do Protheus®.
- Habilitado: Indica se o Agent está habilitado ou desabilitado.
- Configure os parâmetros de acordo com as respectivas informações para o envio da rotina Agendada LOJA7033({Param1,Param2,Param3})
- Opção de Envio (Param1): Use 0, para ler todos os itens.
- Empresa (Param2): Empresa do ambiente.
- Filial (Param3): Filial do ambiente.
Após a configuração do passo anterior, o Protheus® envia as informações necessárias ao DRP e inclui os devidos documentos para que seja feita a continuidade do processo no ERP.
Após a exportação para o DRP, é necessário aguardar o processamento no DRP para depois receber o retorno.
Envio de informações para DRP :
Observe o envio das informações no client da Neogrid, nas seguintes pastas:
- OUT: Pasta que o Job LOJA7030 cria os XMLs para exportação.
- SENT: Quando os XMLs da pasta OUT são enviados para o DRP, os arquivos são movidos para esta pasta SENT.
- SUMMARY: Relatório de envio dos XMLs.
Importante
Cancelamento da Nota Fiscal:
Após o envio dos itens para DRP, não será possível cancelar uma nota fiscal, em SIGAFAT/Atualizações/Faturamento/Exclusão Doc. Saída (MATA521).
Para isso, basta emitir uma nota de entrada, do tipo Devolução. Desta forma, os itens de devolução são enviados para DRP.
Retorno de informações para DRP:
Verifique no Client da Neogrid, as seguintes informações:
- Pasta IN (Client Neogrid): Pasta onde retorna os XMLs criados pelo DRP. Estes XMLs são enviados para o Job LOJA7033, retornando dados ao Protheus.
- Pasta RECEIVED: Quando os XMLs da pasta IN são lidos pelo Job de retorno LOJA7033, os arquivos são movidos para esta pasta RECEIVED.
- Caso algum item do XML não seja processado por motivo de falta de estoque, produto inexistente, etc., o XML é recriado somente com os itens não processados e copia imediatamente na pasta IN. Assim, será processado novamente na próxima leitura.
- A configuração do parâmetro MV_LJNEOPV determina o tipo de documento incluído no retorno das análises do DRP. Este parâmetro define como este retorno será gravado no Protheus. Os valores configuráveis de retorno são: 1 – Solicitação de Compra, 2 – Pedido de Compra, descritos abaixo:
- Solicitação de Compra: quando for efetuada uma análise prévia sobre as sugestões de compras no próprio DRP, são geradas solicitações para que sejam avaliadas e efetivadas se realmente necessárias.
- Pedido de Compra: quando é efetuada uma análise sobre as sugestões de compras no próprio DRP, que permite gerar os pedidos de compras, para serem convertidos em NF de entrada posteriormente
Para consultar as solicitações de Compras:
- No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Gerência Estoque/Solicit. De Compras (MATA110).
- Ao consultar a tabela, é possível identificar que solicitação foi gerada pelo DRP, através do campo "DRP Neogrid?" = "Sim".
Para consular as solicitações de Pedido de Compra: .
- No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Gerencia Estoque/Pedidos de Compra (MATA121).
- Ao consultar a tabela, é possível identificar que o pedido foi gerado pelo DRP, através do campo DRPNeogrid?"Sim".
Importante
Independente da seleção para solicitação ou pedido de compra, poderá apresentar no mesmo arquivo XML informações sobre transferências, tanto entre filiais como entre armazéns.
Para consultar Transferências entre filiais:
Transferência de Estoque entre Filiais: quando for efetuada uma análise sobre sugestões de compras no próprio DRP, são geradas transferências entre movimentações de estoque de uma filial para outra.
- No Estoque (SIGAEST) acesse Atualizações/Movimentações/Fiscais/Transf. Filiais (MATA310).
- Transferência de Estoque entre Armazéns: quando for efetuada uma análise sobre sugestões de compras no próprio DRP, são geradas transferências entre movimentações de estoque de um armazém para outro, na mesma filial. Está localizado em SIGAEST/Atualizações/Movimentações/Internas/Transf. Múltipla (MATA261).
Pré - requisitos - Envio de movimentações para DRP:
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