Páginas filhas
  • DI_Integracao_Datasul_TOTVS_Colaboracao_Compras_Vendas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Integração Datasul x TOTVS Colaboração Compras e Vendas

Contexto de negócio

A oferta TOTVS Colaboração, compreende toda integração entre os ERP’s TOTVS com a solução NeoGrid. A responsabilidade do TSS (TOTVS Service SPED) no TOTVS Colaboração é de integrar os ERP’s com a NeoGrid, provendo serviços que possibilitem a comunicação e transmissão de documentos entre as partes, conforme pode ser visto na figura 1

.

:Image Modified

A oferta TOTVS Colaboração Compras compreende a integração da emissão de pedidos de compra e programação de entrega do ERP Datasul com a solução NeoGrid, possibilitando o envio de pedidos de compra e programação de entrega para o fornecedor, conforme fluxo da figura 2

.

:

Seu negócio, sua gestão, complexidade, o que está envolvido (em demais áreas), processos, etc. Tais explanações não precisam citar ferramentas (softwares) e sim as expectativas e resultados do uso de um sistema informatizado.

Interessante citar as tendências e necessidades de mercado, o quê, em geral, os software proporcionam (destinam/propósito), principais recursos, etc, e motivos que levaram a criar a integração (em outros termos, o porquê de integrar).

 

Sistemas Envolvidos

Para os processos de envio de pedido de compra e programação de entrega de clientes:
ERP Datasul (Módulo de compras/contratos), TOTVS Service Sped (TSS), Portal Neogrid e ERP do fornecedor.
Para o processo de recebimento de pedidos de venda para fornecedores:
ERP Datasul (Módulo de Pedidos/Pedido de Venda), TOTVS Service Sped (TSS), Portal Neogrid e ERP do cliente.
Para o processo de envio de aviso de embarque para cliente:
ERP Datasul (Módulo de Faturamento), TOTVS Service Sped (TSS), Portal Neogrid e ERP do cliente.

 

Integração

A integração tem o objetivo de permitir que o cliente com ERP Datasul realize o envio de pedidos de compra e programação de entrega para fornecedores via oferta do TOTVS Colaboração, ou caso o cliente usuário do ERP Datasul ter a função de fornecedor, realize o recebimento e implantação de pedidos de venda enviados via TOTVS Colaboração, e posteriormente envie o aviso de embarque das notas fiscais.

 

Escopo

O escopo desta integração é o envio da entidade pedido de compra e programação de entrega do cliente para o fornecedor, ou o recebimento de pedido de venda enviado por meio da oferta TOTVS Colaboração ao ERP Datasul do fornecedor. Não faz parte do escopo o envio de mensagens com as entidades relacionadas ao pedido de compra/programação de entrega, como por exemplo: Informações específicas do Item (Produto) e cadastro do Cliente. A estrutura da mensagem foi montada para que o receptor possa realizar a implantação de um pedido de venda tendo as informações principais.

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para o funcionamento da integração: 

  • Versões mínimas de produto:
    • Datasul EMS 2.06B (pacote 2.06.B.99) ou Datasul 11 (11.5.3) - Integração de Pedido;
    • Datasul EMS 2.06B (pacote 2.06.C.01) ou Datasul 11 (11.5.4) - Integração de Programação de entrega;
    • Datasul EMS 2.06B (pacote 2.06.C.01) ou Datasul 11 (11.5.4) - Envio Aviso de embarque;
    • TSS atualizado até a versão 2.14 ou superior;
    • Possuir acesso ao EDI da NeoGrid (URL, usuários e senhas dos estabelecimentos);
  • Pré-requisitos de negócio:
    • Contratação da oferta do TOTVS Colaboração (TOTVS e Neogrid).
    • Acordo comercial cadastrado no portal da Neogrid referente aos CNPJ trafegados.
    • TSS configurado para utilização das transações a serem utilizadas no TOTVS Colaboração.
  • Ferramentas que são necessárias a integração: TSS (TOTVS Service Sped) e EDI Neogrid.

 

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo.

1. Parametrizações Comuns

  • Instalação do aplicativo servidor do TSS (TOTVS Service Sped) versão 2.14 ou superior.
    Observação: Não faz parte do escopo deste documento detalhar a instalação do TSS no ambiente, favor utilizar manual específico para tal instalação.

Módulos ou programas (ERP Datasul) que geram informações necessárias a integração:

  • Ativar a seguinte função no produto Datasul (via programa CD7070):
    • TOTVS-COLABORACAO
  • Parâmetros Globais – Ativação da funcionalidade global referente ao TOTVS Colaboração, folder “Colab II”.
    Observação: Esta funcionalidade somente ficará habilitada quando estiver liberada no License Server a contratação do TOTVS Colaboração.
  • Manutenção de Estabelecimento – Parametrização do TSS por estabelecimento para trabalhar com TOTVS Colaboração. A configuração do TSS é feita acessando o botão que aparece na parte superior da tela, conforme figura 4.

  • Configurações do TSS – Tela utilizada para informar as configurações de acesso ao TSS: URL de conexão, tipos de ambiente (Homologação/Produção) e o usuário e senha para autenticação no portal Neogrid, figuras 5 e 6.

Configurações importantes para a integração (folder “Colaboração” exibida na figura 5):

  1. URL de conexão com o TSS.
  2. Usuário e senha de autenticação com o portal da Neogrid.

    Configurações importantes para a integração (folder “Colab II” exibida na figura 6):
  3. Habilitar a funcionalidade de Pedidos de Compra/Venda.
  4. Configurar o tipo do ambiente (Homologação/Produção).
  5. Nesta mesma tela está disponível também a parametrização para envio de programação de entrega, com o mesmo formato.
  6. Também é possível realizar a parametrização para envio do aviso de embarque (complemento da nota fiscal), com o mesmo formato.
  • Manutenção de Fornecedores (exclusivo para envio de pedido de compra/programação de entrega) – Marcar a opção “Colaboração Compras” no folder “Comun.”, informando ao sistema que o Fornecedor recebe mensagem via TOTVS Colaboração, conforme figura 7.
  • Manutenção de Clientes (exclusivo para envio de aviso de embarque) – Marcar a opção “Colaboração Vendas” no folder “Fiscal.”, informando ao sistema que o cliente envia mensagem via TOTVS Colaboração, conforme figura 8.

2. Envio de Pedido de Compra

  • Emissão de Pedido de Compra – Realiza o envio de pedido de compra para o fornecedor via TOTVS Colaboração, conforme figura 9. Pode também ser enviado utilizando a Emissão de pedido flex, conforme figura 10.

  • Observações: Não faz parte do escopo deste documento detalhar a implantação de um pedido de compra, etapa anterior a “Emissão de pedido de compra”.

3. Envio do Aviso de Embarque

  • Atualização Notas Fiscais Estoque – Realiza o envio do aviso de embarque para o fornecedor via TOTVS Colaboração, conforme figura 11.
     

4. Premissas para o Envio do Aviso de Embarque

  • A nota fiscal eletrônica deve estar com a “Situação NFe” igual à “Uso Autorizado”, não pode estar cancelada e deve estar confirmada.
  • O parâmetro “Totvs Colaboração” na aba “Integr II” no programa CD0101 – Atualização Parâmetro Global deve estar marcado.
  • O parâmetro “Habilitado” no programa CD0403B – Configuração do TSS na aba “Colab II“ referente à Nota Fiscal deve estar marcado.
  • O parâmetro “Colaboração Vendas” no programa CD0704 – Manutenção de Clientes deve estar marcado.

5. Recebimento de Pedido de Venda

  • Recebimento de pedido de venda (exclusivo para o papel de fornecedor) – Realiza a busca do pedido de compra enviado ao fornecedor usuário do ERP Datasul, via TOTVS Colaboração. Ao passar pelo Neogrid este pedido se transforma em pedido de venda e é disponibilizado para busca pelo TSS. O programa que faz a busca e implantação dos pedidos de venda, por estabelecimento e data de emissão do pedido, conforme figura 12.

6. Envio de Programação de Entrega

  • Emissão de Programa de entrega – Realiza o envio de programação de entrega para o fornecedor via TOTVS Colaboração. Deve ser marcada a opção “Enviar programação” para que seja enviada a mensagem XML para o TSS, conforme figura 13.

7. Recebimento de Programação de Entrega

  • Recebimento de programação de entrega (exclusivo para o papel de fornecedor) – Realiza a busca da programação de entrega enviada ao fornecedor usuário do ERP Datasul, via TOTVS Colaboração. Ao passar pelo Neogrid esta programação se transforma em programação de entrega e é disponibilizado para busca pelo TSS. O programa que faz a busca e implantação das programações de entrega, por estabelecimento e data de emissão da programação de entrega, conforme figura 14.

 

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Estão detalhadas aqui as entidades e transações que serão enviadas no documento XML de pedido de compra, não serão replicados cadastros de uma ponta a outra de forma integrada, para que a integração seja concretizada de forma correta os cadastros base deverão existir nas duas pontas. Segue considerações: 

Vínculos feitos a partir do CNPJ (ERP que recebe o documento XML deve encontrar as informações baseado no CNPJ):

  • Cadastro de Estabelecimento – Folder “Endereço”.
  • Cadastro de Fornecedores – Folder “Fiscal”.
  • Cadastro de Transportadores – Folder “Fiscal”.

Entidade Item (identificação do Produto):

Para o envio da tag <itemcode>, o sistema irá realizar a seguinte validação: Caso exista código EAN cadastrado na manutenção de itens materiais (CC0103), ele será enviado ao fornecedor, caso contrário, será enviado o código de item interno do EMS.

No caso da tag <prodcodsuplli>, será enviado sempre o código de item do fornecedor, cadastrado na manutenção item fornecedor (CC0105).

Outras entidades/cadastros:

Moeda – Caso a moeda seja Real, será enviado o código 1 na tag <CurrencyId>, caso contrário, será enviado 6 e a descrição da moeda na tag <Currencydesc>.

Unidade de Medida – Será enviada a unidade de medida interna do ERP na tag <internalmensuunit> e a unidade de medida do fornecedor (CC0105) na tag <supllimensuunit>.

Programação de Entrega – Envio

Na tag referente à quantidade da entrega (quantrequest) sempre será enviado o saldo da parcela da ordem de compra. Conforme consta no manual do produto: “As quantidades e datas da programação de entrega serão parcelas não recebidas dos pedidos de compra selecionados”.

Estrutura da mensagem única de pedido de compra (Order) que será trafegada:


Estrutura da mensagem única de programação de entrega (DeliverySchedule) que será trafegada:


Importante: A equipe de suporte do TSS mantém o documento detalhado com as informações dos Layouts padrões TOTVS Colaboração que são utilizados por todos os produtos TOTVS. Acima consta apenas a estrutura da mensagem, não estão contempladas todas as tags da cada mensagem.

Estrutura da mensagem única do aviso do envio de embarque (tss_tc_tipos_aviso) que será trafegada:

 


Pedido de Venda

Para o recebimento de pedido de venda será necessário o cadastramento de Engine de Regras para que as informações padrão do XML sejam recebidas e transformadas em valores equivalentes na base do cliente. Informações como moeda, condição de pagamento, tipo de frete e tipo de preço:

Deve-se utilizar o Engine de Regras para adequar aos dados da base do fornecedor as seguintes informações padronizadas pela EANCOM para integrações entre sistemas. Para que as informações a seguir listadas sejam alteradas foram criados tipos de operação para transformação, (citados ao lado de cada campo) que deverão ser cadastradas no Engine de Regras: 

  • Moeda (tipo de operação so-moeda):

Código

Descrição

1

Real

2

Dólar

3

UFIR

4

EURO

5

IENE

6

Outras

  •  Condição de Pagamento (tipo de operação so-cond):

Código

Descrição

1

Básico

3

Data Fixa (Pagamento realizado na data ou período estipulado no pedido)

20

Multa

21Pagamento Parcelado

22

Desconto por antecipação de Pagamento

B01

Pagamento com Data de Concentração

JRM

Juros de Mora

  •  Tipo de Frete (tipo de operação so-frete):
Código

Descrição

1

CIF – Custo, Seguro, Frete por conta do vendedor até o destino designado.

2

FOB – Posto a bordo. Porto de embarque designado

3

SFT - Sem Frete

  •  Tipo de Preço (tipo de operação so-preço):

Código

Descrição

1

Preço Informado

2

Preço Data de Implantação

3

Preço Data de Faturamento

Para o cadastramento das regras no Engine de Regras é necessário utilizar os programas a seguir apresentados: 

  • CDP/CD0025.W – Cadastro de Tipo de Operação


  • CDP/CD0024.W – Configurador de Regras


Observação: Para cada tipo de operação, será necessário uma variável com a mesma nomenclatura.

 

Programação de Entrega

Para o recebimento da programação de entrega será necessário o cadastramento de Engine de Regras para que as informações padrão do XML sejam recebidas e transformadas em valores equivalentes na base do cliente. Informações como freqüência do fornecimento:

Deve-se utilizar o Engine de Regras para adequar aos dados da base do fornecedor as seguintes informações padronizadas pela EANCOM para integrações entre sistemas. Para que as informações a seguir listadas sejam alteradas foram criados tipos de operação para transformação, (citados ao lado de cada campo) que deverão ser cadastradas no Engine de Regras:

  • Frequência de fornecimento:
CódigoDescrição
AAnual (ano calendário). Código definindo uma previsão anual.

F

Intervalo flexível (da data X até a data Y). Código definindo uma previsão de utilização planejada entre duas datas especificadas.

M

Mensal (meses calendário). Código definindo uma previsão mensal.

Q

Trimestral (trimestres calendário). Código definindo uma previsão trimestral. Por ex. Jan-Mar, Abr- Jun, Jul-Set, Out-Dez.

S

Semestral (ano calendário). Código definindo uma previsão para os 1ºs ou últimos seis meses do ano.

W

Semanal. Código definindo uma previsão para intervalos semanais.

YDiário. Código definindo uma previsão para intervalos diários.

T

Quinzenal

DDescêndial

Para o cadastramento das regras no Engine de Regras, é necessário utilizar os programas a seguir apresentados:

  • CDP/CD0025.W – Cadastro de Tipo de Operação

  • CDP/CD0024.W – Configurador de Regras

Observação: Para cada tipo de operação, será necessário uma variável com a mesma nomenclatura.

 

Fluxo das Informações

1. Fluxo Completo do Envio de Pedido de Compra

Cliente (montadora ou indústria) deseja enviar pedido de compra para o fornecedor: 

  • O ERP envia o XML do pedido de compra para o TSS.
  • O TSS valida a estrutura e envia o XML do pedido de compra para a validação da NeoGrid.
  • A solução NeoGrid realiza a validação do arquivo enviado e disponibiliza o resultado.

O ERP do fornecedor busca as informações da solução NeoGrid. 

até aqui

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

 

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

2. Fluxo Completo do Recebimento de Pedido de Venda

Fornecedor busca pedido de compra do cliente (varejo, indústria, montadora): 

  • A solução NeoGrid recebe o pedido de compra do cliente, realiza as validações e disponibiliza como pedido de venda.
  • O TSS busca o XML, faz a validação da estrutura e disponibiliza para a busca do ERP.
  • O ERP busca o XML do pedido de venda do TSS, realiza a implantação, gerando um log informando o resultado.

Image Added

3. Fluxo Completo do Envio de Programação de Entrega

Cliente (montadora ou indústria) deseja enviar programação de entrega para o fornecedor: 

  • O ERP envia inicialmente o XML do pedido de compra para o fornecedor.
  • O ERP envia o XML de programação de entrega para o TSS.
  • O TSS valida a estrutura e envia o XML da programação de entrega para a validação da NeoGrid.
  • A solução NeoGrid realiza a validação do arquivo enviado e disponibiliza o resultado.
  • O ERP do fornecedor busca as programações de entrega da solução NeoGrid e atualiza o pedido de venda.

Image Added

4. Fluxo Completo do Recebimento de Programação de Entrega

Fornecedor busca programação de entrega do cliente (varejo, indústria, montadora):

  • A solução NeoGrid recebe a programação de entrega do cliente, realiza as validações e disponibiliza como programação de entrega.
  • O TSS busca o XML, faz a validação da estrutura e disponibiliza para a busca do ERP.
  • O ERP busca o XML da programação de entrega do TSS, realiza a implantação, gerando um log informando o resultado.

Image Added

5. Fluxo completo do Envio do Aviso de Embarque

Cliente (montadora ou indústria) deseja enviar Aviso de Embarque para o fornecedor: 

  • O ERP envia o XML do Aviso de Embarque para o TSS.
  • O TSS valida a estrutura e envia o XML do Aviso de Embarque  para a validação da NeoGrid.
  • A solução NeoGrid realiza a validação do arquivo enviado e disponibiliza o resultado.
  • O ERP do fornecedor busca as informações da solução NeoGrid.

Image Added

6. Fluxo do Envio de Pedido de Compra do ERP Datasul para o TSS

Image Added

7. Fluxo do Recebimento do Pedido de Venda pelo ERP Datasul vindo do TSS

Image Added

8. Fluxo do Envio de Programação de Entrega do ERP Datasul para o TSS

Image Added

9. Fluxo do Recebimento da Programação de Entrega pelo ERP Datasul vindo do TSS

Image Added

10. Fluxo do Envio do Aviso de Embarque pelo ERP Datasul vindo do TSS

Image Added

 

Situações comuns

  • Mensagem de “Invalid HTTP Connection” no log do TSS (console.log) pode significar “Acess Denied”, ou seja, o usuário que foi informado para autenticação HTTP no portal da Neogrid pode estar inválido (veja figura 4 do tópico Instalação/Atualização).
  • Mensagem de “10060 : Connection timed out.” no log do TSS (console.log) significa que a URL de conexão com a Neogrid pode estar incorreta ou o serviço do portal da Neogrid está fora.

 

Checklist de suporte da aplicação

Check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração. 

Instalação/Configuração 

  1. Verificar se o serviço do TSS está disponível via HTTP (Navegador Web).
    Normalmente a URL é “HTTP:\SERVIDOR:PORTA\SPED”.
  2. Verificar se o serviço da Neogrid está disponível via HTTP (Navegador Web).
  3. Verificar se a função está ativa no Datasul: TOTVS-COLABORACAO.
  4. Verificar no log do TSS (console.log) se ocorrem mensagens de erro na execução dos “JOBs”.
  5. Em caso de retorno negativo do TSS para o Datasul a mensagem será exibida no relatório texto de emissão de pedido/programação de entrega.
    Exemplo: Erro: 17006 - [TSS REMESSADOCTOTVSCOLAB] Erro no retorno, sem resposta do TSS.

Checklist de Verificações de negócio:

  1. Habilitar o TOTVS colaboração no CD0101 (Parâmetros Globais), folder "Integr II".
  2. Parametrizar o estabelecimento para trabalhar com TOTVS colaboração no CD0403B -> Via CD0403 -> Configuração do TSS:
    2.1.    Parametrizar o folder "Colaboração" (URL do TSS, Integração com Neogrid – usuário e senha);
    2.2.    Parametrizar o folder "Colab II" (Habilitar o pedido de compra/programação de entrega e o ambiente).
  3. Parametrizar o Fornecedor para trabalhar com TOTVS Colaboração (CD0401), folder "Comun.".
    Nas opções referentes a Parceiro, selecionar o checkbox "Colaboração Compras".

 

Anexos