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Integração Datasul x TOTVS Colaboração Recepção NF-e 

Contexto de negócio

A oferta TOTVS Colaboração, compreende toda integração entre os ERP’s TOTVS com a solução NeoGrid. A responsabilidade do TSS (TOTVS Service SPED) no TOTVS Colaboração é de integrar os ERP’s com a NeoGrid, provendo serviços que possibilitem a comunicação e transmissão de documentos entre as partes.

 

Pré-Requisitos

  • Contratação da Oferta do TOTVS Colaboração;
  • TSS configurado para utilização das transações a serem utilizadas no TOTVS Colaboração.

 

Transação Recepção NF-e Entrada (Fornecedores)

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Visão Geral

A integração referente à recepção de Notas fiscais eletrônicas (NF-e) de fornecedores abrange a utilização dos dados do XML da NF-e recebido dos fornecedores para geração de informações para automatização do recebimento (digitação) de notas fiscais dentro do ERP.

Entre as vantagens que esta integração proporciona, estão:

  • Segurança: A nota poderá ser importada no recebimento logo após ser validada na SEFAZ o que garante a consistência e autenticidade das informações;
  • Redução de Custos: Redução do volume de digitação de notas fiscais no Recebimento. Isso pode representar redução de custos de mão-de-obra para efetuar a digitação, bem como a redução de possíveis erros de digitação de informações;
  • Previsibilidade: Planejamento de logística de recepção de mercadorias pelo conhecimento antecipado da informação da NF-e, pois a previsibilidade das mercadorias a caminho permitirá prévia conferência da Nota Fiscal com o pedido, quantidade e preço, permitindo, além de outros benefícios, o melhor uso de docas e áreas de estacionamento para caminhões;
  • Redução de Erros: Redução de erros de escrituração devido à eliminação de erros de digitação de notas fiscais;
  • Redução de Lead Time: Incentivo a B2B.

A recepção de NF-e de fornecedores, contempla a recepção, validação e tradução das informações inerentes ao negócio do fornecedor para informações de negócio do cliente. 

Notas:
- Esta integração contempla o layout 2.0 da NF-e, sendo que a partir das releases definidas abaixo o sistema possibilita também a entrada do layout 3.10 da NF-e:

  • Datasul 11 – Versão 11.5.10;
  • EMS 2.06B – Pacote 2.06.C.07.

- O sistema não contempla a entrada/recepção de NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica de Venda ao Consumidor Final), modelo 65;

A integração envolve o ERP (Datasul), TSS (TOTVS Service SPED), Neogrid e SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e prevê dois fluxos: recebimento iniciado pelo ERP e recebimento iniciado pelo Neogrid, detalhados na sequência.

 

Recebimento iniciado pelo ERP

  1. Fornecedor envia o XML da NF-e para o cliente;
  2. ERP envia o XML da NF-e para o TSS;
  3. TSS envia XML da NF-e para validação;
  4. Neogrid valida a mensagem;
  5. Neogrid envia consulta de situação da NF-e a Secretaria da Fazenda;
  6. Secretaria da Fazenda processa consulta da situação da NF-e e retorna e resultado;
  7. Neogrid disponibiliza o retorno da consulta da NF-e;
  8. TSS busca XML da NF-e validado na Neogrid;
  9. ERP busca NF-e do TSS e efetiva no recebimento. 
 
  1. Image Added

Recebimento iniciado pela Neogrid

  1. Fornecedor envia o XML da NF-e para o Neogrid;
  2. Neogrid valida a mensagem;
  3. Neogrid envia consulta de situação da NF-e a Secretaria da Fazenda;
  4. Secretaria da Fazenda processa consulta da situação da NF-e e retorna e resultado;
  5. Neogrid disponibiliza o retorno da consulta da NF-e;
  6. TSS busca XML da NF-e validado;
  7. ERP busca NF-e do TSS e efetiva no recebimento. 
    Image Added

 

Pré-Requisitos da Integração dos Produtos

Contratação da oferta do TOTVS Colaboração;

TSS (TOTVS Service Sped) instalado e configurado para utilização. 

 

Parametrização da Integração no Produto, Origem 

Na instalação do TSS (que deve ser a versão igual ou superior à 2.07), selecionar o parâmetro “Recebimento de documentos” como serviço a ser utilizado do TOTVS Colaboração.

Para a recepção do layout 3.10 da NF-e, deverá estar instalada a versão do TSS que contempla a recepção desta versão de Layout.

 

Parametrização da Integração no Produto, Destino

Configuração dos parâmetros do conversor de NF-e entrada (RE0119);

Configuração do fornecedor, se deve ou não atualizar a NF-e automaticamente no recebimento (CD0401)

Configuração do engine de regras: O Engine de Regras possibilita configurar as condições externalizando a regra de negócio. Utilizar os programas CD0024 para cadastro das regras, CD0025 para cadastros de tipos de operação e CD0026 para testes.

As operações que podem ser cadastradas no Engine para conversão/sugestão de valores para entrada da nota no recebimento são apresentadas na sequência:

Tipo de Operação

Descrição

serie-docto

Série do Documento

cod-observa

Código Observação

it-codigo

Código Item

nat-operacao

Natureza Operação

numero-ordem

Ordem Compra

num-pedido

Pedido Compra

parcela

Parcela Ordem

nr-ord-produ

Ordem Produção

cod-refer

Referência

cod-depos

Depósito

cod-localiz

Localização

lote

Lote

dt-vali-lote

Data Validade Lote

un-xml

Unidade de medida do Item

cod-emitente

Código do Emitente

As variáveis que podem ser cadastradas no Engine de Regras para utilização nas regras são estas:

 

 

 

 

 

 

 

Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

Exemplos:

 

 

 

 

 

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente/Fornecedor

RM

Protheus

CustomerVendor_1_000.xsd

02

Moeda

RM

Protheus

Currency_1_000.xsd

03

Unidade de Medida

RM

Protheus

UnitOfMeasure_1_000.xsd

04

Produto

RM

Protheus

Item_?_000.xsd

05

Centro de Custo

RM

Protheus

CostCenter_1_000.xsd

06

Ativos

RM

Protheus

NOVA, Ativo fixo

07

Funcionários

RM

Protheus

Employee_1_000.xsd

08

Projeto

RM

Protheus

Project_1_000.xsd

09

Obra

RM

Protheus

SubProject_1_000.xsd

10

Tarefa

RM

Protheus

TaskProject_1_000.xsd

11

Meio de Pagamento

RM

Protheus

?????.xsd

12

Condições de pagamento

RM

Protheus

PaymentCondition_1_000.xsd

13

Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Company_1_000.xsd

14

Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Branch_2_000.xsd

Processos

15

Solicitações (compras/armazém)

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

16

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

Protheus

RM

CancelRequest_1_000.xsd

17

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

RM

Protheus

CancelRequest_1_000.xsd

18

Baixa de estoque

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

19

Baixa de estoque

RM

Protheus

Request_1_000.xsd

20

Consulta Saldo

Protheus

RM

 

21

Apropriação de custos

 

 

Request _1_000.xsd

22

Geração de OS

 

 

 

23

Consulta de OS

 

 

 

24

Ampliação patrimonial

 

 

 

 

 

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

 

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos