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Integração TOTVS APS x Logix Manufatura

Contexto de negócio

O TOTVS APS necessita de várias informações oriundas do ERP para realizar o planejamento de produção, tais como a lista de materiais, processos de fabricação dos produtos, ordens de compra, produção em andamento, pedidos e previsões de venda, posição de estoque entre outros.

Esta integração viabiliza aos clientes TOTVS que utilizam o ERP Logix como seu sistema de gestão empresarial usufruir dos benefícios do sistema APS.

 

Sistemas Envolvidos

  • TOTVS APS

O TOTVS APS é uma ferramenta avançada de planejamento da produção, que roda independente do ERP. Têm como principais características: a rapidez e desempenho no processamento; a precisão nas programações geradas; a elevada capacidade de refletir a realidade operacional dos diferentes sistemas de produção e a alta tecnologia com que são desenvolvidos.

Veja abaixo o que o TOTVS APS pode responder:

  • O que, quanto e quando produzir;
  • O que, quanto e quando comprar;
  • Em que máquina produzir;
  • A que horas começar;
  • Quando liberar o material para a fábrica;
  • Qual a melhor sequência de produção/setups;
  • Como reagir a eventos inesperados;
  • A necessidade de turnos adicionais ou horas extras;
  • Quando será possível entregar cada pedido;
  • O que está restringindo a produção;
  • Onde investir para melhorar a entrega.

Sendo que os Resultados gerados são:

  • Maior precisão nos Prazos de Entrega;
  • Redução das Despesas Operacionais;
  • Diminuição do lead-time de produção;
  • Flexibilização da Produção;
  • Agilidade nas Reprogramações;
  • Aumento no Ganho pela Otimização das Restrições;
  • Redução dos Estoques de matéria-prima, processo e produto acabado.

 

Integração

Esta integração viabiliza aos clientes TOTVS que utilizam o ERP Logix como seu sistema de gestão empresarial usufruir dos benefícios do sistema APS.

 

Escopo

A comunicação entre os dois produtos ocorre em dois momentos: Atualização de Dados e Confirmação. A atualização de dados consiste na busca dos cadastros do Logix através de queries.

A Confirmação consiste em enviar Ordens de Produção e Compras, para alteração e inclusão, por meio de webservices.

A integração APS x Logix atualiza informações de somente uma empresa Logix, porém, em todas as queries, é enviado o código da empresa (estabelecimento APS) informado na tela Parâmetros no Planejamento Avançado (DB1000), para que futuramente o APS possa tratá-la.

Importante:
Se o Logix possuir duas empresas, é necessário que exista dois bancos de dados do APS, cada banco tratando as informações de sua empresa separadamente.

A parametrização do banco de dados do Logix é case-sensitive, enquanto o Progress é case-insensitive, portanto, na atualização de dados, para não ocorrer problemas de índice de tabela, será importado para o APS sempre o primeiro registro encontrado na query. O conselho é que campos chaves sejam cadastrados sempre utilizando letras maiúsculas.

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Para que a integração entre TOTVS APS e Logix torne-se possível, é necessário a versão 11.5 do Logix e versão 12.1.3 do TOTVS APS, ainda utilizando EAI2.

Para utilização do TOTVS APS é necessário a instalação do ambiente Progress.

A partir da versão 12.1.6 do TOTVS APS e 11.5 do Logix:

  • Utiliza somente webservices para integração.
  • Serão necessárias duas licenças (Logix) a mais, consumidas pelos dois novos webservices (Ordem de Produção e Ordem de Compra). Recomenda-se que o cliente possua a licença TOTVSI.

1. TOTVS APS

A configuração de banco de dados do TOTVS APS é pré-requisito para inicializar a atualização de dados e deve ser realizada no programa Parâmetros no Planejamento Avançado (DB1000), informando os dados de acordo com o tipo de banco de dados do Logix.

Caso o banco de dados Logix seja Informix, é necessário incluir um Fonte de Dados ODBC e informar no campo “Nome Fonte de Dados (DSN)” o mesmo nome incluído no Fonte de Dados ODBC.

 

Ainda no programa Parâmetros no Planejamento Avançado (DB1000), é necessário informar a URL do Webservice do Logix, que pode ser encontrado no appserver.ini do servidor Logix. 

Dica:
Para facilitar a parametrização do TOTVS APS, utilize a rotina Wizard de Implantação APS (DB4000).

Para empresas que utilizam o conceito de grade de produtos do Logix, ainda é necessário a importação dos Tipos de Grade, por meio do programa Tipos de Grades (DB0142) no TOTVS APS.

O conceito de referência do APS não atende de forma completa o conceito de grade do Logix, dessa forma, serão integrados os tipos de grade e conteúdo das grades ao APS, onde a grade será concatenada ao código do item. Para tanto, é necessário considerar o tipo da grade (cor, tamanho, entre outros) e o conteúdo (vermelho, médio, entre outros) das tabelas do Logix e armazená-las na tabela (tip-grade- dbr) do APS. Onde, a partir dessas informações serão geradas referências de 3 a 5 caracteres.

As informações de tipo de grade estão localizadas na tabela ctr_grade do Logix, que são importadas no programa Tipos de Grades (DB0142) do APS (a importação dos tipos de grade é pré-requisito para integração APS x Logix, quando o Logix utilizar grades em seus itens).

Dicas para configuração do Tipo de Grade e geração do Conteúdo de Grades no APS. A saber:

  • Grade com três caracteres limita-se a 1233 grades diferentes.
  • Grade com quatro caracteres limita-se a 27233 grades diferentes.
  • Grade com cinco caracteres limita-se a 718057 grades diferentes.

As grades são concatenadas ao código do item, que possui 30 caracteres, onde os últimos 15 caracteres são destinados às grades. Portanto, se a empresa utiliza as 5 grades, recomenda-se que seja parametrizado a geração de grades com 3 caracteres (3 x 5 = 15), limitando a 1233 grades.

Caso a empresa utilize o mais comum, duas grades (Cor e Tamanho), recomenda-se que se utilize a geração da grade Cor com quatro caracteres e tamanho com três caracteres.

2. Logix

Não é necessária nenhuma ação no Logix, no que diz respeito aos parâmetros de tela para que a integração seja possível.

 

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

  • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
  • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
  • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
  • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
  • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
  • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
  • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

 

Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

Exemplos:

 

 

 Image Removed

 

Image Removed

 

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente/Fornecedor

RM

Protheus

CustomerVendor_1_000.xsd

02

Moeda

RM

Protheus

Currency_1_000.xsd

03

Unidade de Medida

RM

Protheus

UnitOfMeasure_1_000.xsd

04

Produto

RM

Protheus

Item_?_000.xsd

05

Centro de Custo

RM

Protheus

CostCenter_1_000.xsd

06

Ativos

RM

Protheus

NOVA, Ativo fixo

07

Funcionários

RM

Protheus

Employee_1_000.xsd

08

Projeto

RM

Protheus

Project_1_000.xsd

09

Obra

RM

Protheus

SubProject_1_000.xsd

10

Tarefa

RM

Protheus

TaskProject_1_000.xsd

11

Meio de Pagamento

RM

Protheus

?????.xsd

12

Condições de pagamento

RM

Protheus

PaymentCondition_1_000.xsd

13

Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Company_1_000.xsd

14

Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Branch_2_000.xsd

Processos

15

Solicitações (compras/armazém)

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

16

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

Protheus

RM

CancelRequest_1_000.xsd

17

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

RM

Protheus

CancelRequest_1_000.xsd

18

Baixa de estoque

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

19

Baixa de estoque

RM

Protheus

Request_1_000.xsd

20

Consulta Saldo

Protheus

RM

 

21

Apropriação de custos

 

 

Request _1_000.xsd

22

Geração de OS

 

 

 

23

Consulta de OS

 

 

 

24

Ampliação patrimonial

 

 

 

 

 

1. TOTVS APS

Não é necessária nenhuma ação em arquivos de configuração do TOTVS APS.

2. Logix

Informar os dados abaixo no arquivo de configuração Totvsprofile.pro

Image Added

Informar os dados abaixo no arquivo de configuração TotvsAppServer.ini para habilitar o webservice do Logix.

Image Added

Iniciar o TotvsAppServer Console. Observar se o WebService está habilitado no console, e em um browser observar se os serviços PRODUCTIONORDER e PURCHASEORDER estão habilitados por meio do endereço informado no URLLocation.

Image Added

Image Added

 

Controle de Versão

As mensagens de Ordem de Produção e Compra foram construídas baseadas na versão 2.000 e 1.007, respectivamente.

 

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos TOTVS APS e Manufatura Logix estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

 

Transações/Entidades/Mensagens únicas

As entradas de informações das entidades do APS deverão ser realizadas via acesso direto ao banco de dados Logix. Este formato foi utilizado na integração APS x Protheus, e pelo alto volume de informações, mostrou melhor desempenho e rapidez na atualização de dados, pois o acesso é efetuado diretamente ao banco de dados.

Image Added

Segue abaixo as entidades integradas:

ENTRADAS – Logix para APS

Calendário

Datas Calendário

Turno

Turno Dia

Grupo de Estoque

Centro de Trabalho

Ferramenta

Grupo de Máquina

Família de Material

Grupo de Maquina x Modelos Turno (Turno GM)

Operação Padrão

Estabelecimento

Unidade de Medida

Ferramentas da Operação

Item

Item / Estabelecimento

Família de Material / Estabelecimento

Operações do item / do roteiro

Processo de fabricação do item

Estrutura

Ordem de Produção / Ordem de Compra

Operação da OP

Reserva da OP

Saldos em Estoque

Pedidos de Venda

Saldo em poder de Terceiros

Fornecedores

Depósitos

 

Entidades não integradas.

Turnos de Exceção: inexistente no Logix.

Roteiro de Fabricação: não será integrado o roteiro de fabricação dos itens, dessa forma não será usado o programa DB0108, onde possui o vínculo do roteiro com o item, e será usado o programa DB0109, onde é vinculado diretamente a operação dos itens. Operação Padrão: não existe Operação Padrão no Logix.

Roteiros do item: não será integrado o roteiro de fabricação dos itens, dessa forma não será usada o programa DB0108, onde possui o vínculo do roteiro com o item, e será usado o programa DB0109, onde é vinculado diretamente a operação dos itens.

Centro de Trabalho Válido: inexistente no Logix.

Código Redutor de Preparação: inexistente no Logix

Referência do Item: inexistente no Logix.

Referência Estrutura: inexistente no Logix.

Recurso Secundário: inexistente no Logix.

Código Redutor de Preparação: inexistente no Logix.

Matriz Redutor de Preparação: inexistente no Logix.

Recurso Secundário x Centro de Trabalho: inexistente no Logix.

Recurso Secundário x Operação: inexistente no Logix.

Grupo de Máquina x Grupo de Máquina Alternativo: inexistente no Logix.

SAÍDAS – APS para Logix

Serviço responsável

Ordem de Produção

ProductionOrder

Reservas da Ordem

ProductionOrder

Operações da Ordem

ProductionOrder

Ordem de Compra

PurchaseOrder

Reservas da Ordem (beneficiado)

PurchaseOrder

Fluxo das Informações

O TOTVS APS envia somente inclusão, alteração ou deleção de Ordens de Compra e Ordens de Produção por completo. Nunca será enviada a exclusão de uma necessidade ou, operação de ordem de produção. Ele também não envia alterações de entidades cadastrais ao ERP, algumas informações podem ser alteradas no APS com o intuito de simulação. Após a atualização de dados, essas informações são sobrepostas. 

1. Mapeamento de Entidades APS

Atualização de Dados do TOTVS APS, ou seja, as informações recebidas pelo APS.

1.1 Estabelecimento

Programa Logix: LOG00083

APS: estab-dbr

LOGIX: Empresa

cod- estabel

Código do Estab.

Char(5)

cod_empresa

Código Empresa

Char(2)

des-estab

Desc. do Estab.

Char(40)

den_empresa

Descrição Empresa

Char(36)

1.2 Calendário e Datas Calendário

Programa Logix: LOG70010

APS

LOGIX

calend-dbr

cod-calend

  Cód. Calendário

Char(9)

log_calend_empresa

sistema

 Código

Char(5)

 

des-calend

Desc. Calendário

Char(40)

 

‘MAN’

Descrição

Char(3)

dat- calend

cod-calend

Cód. Calendário

Char(9)

log_calend_empresa log_cal_emp_exc

feriado

sistema

Código

Char(5)

 

data

Data

Date

 

dat_valid_incial

Data

Date

 

log-dia-util

Dia Útil?

Lógico

 

tip_exped

 

Char(1)

 

 

 

tipo-dia

Tipo de Dia:

1 - Util,

2 - Descanso,

3 - Feriado

 

 

Inteiro

 

 

 

tip_exped

 

 

 

Inteiro

 

 

 

 

 

empresa

Empresa

Char(2)

No APS, é gravado o dia no calendário, indicando se é dia útil, descanso ou feriado. No Logix não existe a visão dia-a-dia, somente o dia da semana e se este é Normal, Reduzido ou Sem Expediente, e a tabela feriado, que indica os feriados do calendário. A geração do calendário no Logix é automática, gerando 200 anos a partir da data de geração. Como o APS trata data passada, o calendário é gerado com 10 anos no passado, se existir, e 10 anos no futuro, baseado na data da atualização.

O Logix envia o calendário do modulo MAN – Manufatura, ou seja, log_calend_empresa = “MAN”.

O cadastro de calendário permanecerá habilitado no APS e a atualização de dados não irá eliminar os calendários incluídos manualmente no APS.

GAP Identificado:
As diferenças de conceito do calendário entre TOTVS APS e Logix, detalhado acima, obrigou a construção de uma query utilizando funções de banco de dados que não existem no Informix. Devido a restrições tecnológicas do SGBD Informix, não é possível reproduzir o resultado esperado nessa query. Como forma de solução, o cadastro de calendário, deve ser cadastrado no TOTVS APS, quando integrado ao Logix – Informix.

1.3 Turno e Turno dia

Programa Logix: MAN10008 e MAN10006

Existem diferenças entre o cadastro de Turno entre APS e Logix. No APS existe o modelo de turno, que é um agrupador de turnos, e não é permitida sobreposição de horários entre turnos do mesmo modelo. No Logix, não existe uma entidade semelhante ao Modelo de Turno, cada turno possui um código único sendo possível a sobreposição de horas. Sendo assim, é carregado no APS os turnos associados aos Centros de Trabalho do Logix (MAN10006). O código e descrição do Modelo de Turno será o código e descrição do Centro de Trabalho do Logix.

Não serão carregados Turnos, onde:

  • Ocorre sobreposição de hora. Exemplo: se o Centro de Trabalho possuir um turno das 8 às 18, e outro turno das 14 as 24, o APS irá carregar somente um dos turnos, pois há sobreposição de horários.
  • Data de referência da Atualização de Dados esteja fora da faixa de validade cadastrada no Logix (MAN10006).

Exemplo utilizando Data de Referência 15/10/2014:

Turno

Data Início

Data Fim

1

01/01/2010

31/12/2099

2

20/10/2014

30/10/2014

3

01/01/2010

31/12/2099

Somente os turnos 1 e 3 serão carregados para o APS. O turno 2 não é carregado para o APS, mesmo que teoricamente alguma Ordem fosse programada para produção entre os dias 20/10/2014 e 30/10/2014, pois no APS não existe data de validade no turno e o turno 2 seria considerado erroneamente no dia 15/10/2014. Para essa situação é recomendado que o turno seja cadastrado no APS.

Quando o parâmetro “Turno” estiver desmarcado na Atualização de Dados (DB0200) o Modelo de Turno não é carregado. Porém quando selecionado, são considerados somente os turnos cadastrados no Logix. Alterações realizadas no APS em Turnos provenientes do Logix serão sobrepostos, enquanto registros cadastrados no APS serão mantidos, desde que não exista conflito de codificação com Logix.

APS

LOGIX

model-turno-dbr

cod-model-turno

 Modelo de Turno

Char(8)

cent_trabalho

cod_cent_trab

 Centro Trab

Char(2)

 

des-model-

turno

 

Descrição

 

Char(30)

 

 

den_cent_trab

 

Descrição

 

Char(30)

 

qtd-tempo- interrup-dia

Tempo Interrupção Dia

Dec(4,2)

 

0

 

 

 

qtd-tempo- interrup- sem

Tempo Interrupção

Semana

 

Dec(5,2)

 

 

0

 

 

 

qtd-tempo-

util-dia

 

Tempo Útil Dia

 

Dec(4,2)

 

 

Qtd_horas_normais

 

 

Dec(4,2)

 

qtd-tempo- util-sem

Tempo Útil Semana

Dec(5,2)

 

0

 

 

turno-dia-

dbr

cod-model-

turno

 

Modelo de Turno

 

Char(8)

 

cent_trabalho

 

cod_cent_trab

Cód.

Turno

 

Char(2)

 

num-dia

Dia da semana – (1 – Domingo 7 – Sábado)

Inteiro

 

dia_semana

 

Int

 

num-turno

Num Turno

Inteiro

 

1

 

Char(4)

 

qtd-hra-fim

Hora final do turno

Dec(4,2)

 

Hor_fim_normal

 

Char(4)

 

qtd-hra- inicio

Hora início do turno

Dec(4,2)

 

Hor_ini_normal

 

 

 

qtd-tempo- interrup

Tempo interrupção no turno

Dec(4,2)

 

0

 

 

 

 

 

 

 

Cod_empresa

Empresa

Char(2)

O Logix envia todos os turnos do módulo MAN, convertendo a hora inicial e final do turno para decimal.

Ainda no Logix, o usuário pode alterar, de forma manual, a “Quantidade de horas” do dia, mas no APS não é possível que essa quantidade de horas seja diferente da soma das horas diárias do turno.

1.4 Grupo Estoque

Programa Logix: SUP10001

APS: grp-estoq-dbr

LOGIX: grupo_ctr_estoq

cdn-grp-estoq

Cód. Grupo

Inteiro

gru_ctr_estoq

Cód. Grupo

Int

des-grp-estoq

Desc. Grupo

Char(40)

den_gru_ctr_estoq

Desc. Grupo

Char(30)

 

 

 

cod_empresa

Empresa

Char(2)

1.5 Unidade Medida

Programa Logix: MAN10013

APS: unid-medid-dbr

LOGIX: unid_med

cod-unid-medid

Unidade de Medida

Char(2)

cod_unid_med

Unidade de Medida

Char(3)

des-unid

Descrição Unidade Medida

Char(40)

den_unid_med_30

Descrição Unidade Medida

Char(30)

 

10.1.6           Ferramentas

 

Programa Logix: MIN0020

 

APS: ferram-dbr

LOGIX: equipamento

cod-ferram

Ferramenta

Char(16)

cod_equip

Código

Char(3)

des-ferram- produc

 

Descrição

 

Char(40)

 

den_modelo

 

Descrição

 

Char(30)

log-restric

Ferramenta restritiva?

Lógico

Não envia

 

 

 

 

 

cod_empresa

Empresa

Char(2)

 

No Logix as ferramentas são cadastradas como equipamentos.

 

10.1.7           Forncedores

 

Programa Logix: VDP10000

 

APS: bmg-fornec

LOGIX: fornecedor

cod-fornec

Código

Char(12)

cod_fornecedor

Código

Char(15)

nom-abrev- fornec

Nome

Char(12)

raz_social_reduz

Nome

Char(10)

 

10.1.8           Depósitos

 

Programa Logix: SUP10002

 

APS: bmg-depos

LOGIX: Local

cod-depos

Código Depósito

Char(3)

cod_local

Código Local

Char(10)

des-depos

Descrição

Char(40)

den_local

Descrição

Char(30)

 

 

 

cod_empresa

Empresa

Char(2)


 

10.1.9           Tipos de Grade

 

Programa Logix: MAN10068

 

 

APS: tip-grade-aps

LOGIX: ctr_grade

cod-estabel

Estabelecimento

Char(3)

cod_empresa

Empresa

Char(2)

cdn-tip-grade

Código tipo da grade

Integer

cod_grade

Código tipo da grade

Number(5)

des-tip-grade

Descrição do tipo da grade

Char(60)

descr_cabec_zoom

Descrição do tipo da grade

Char(48)

 

nom-tab-contdo

Tabela do conteúdo da grade

 

Char(30)

 

nom_tabela_zoom

Tabela do conteúdo da grade

 

Char(20)

 

nom-campo-cod

Campo que contem cód. grade

 

Char(30)

 

descr_col_1_zoom

Campo que contem cód. grade

 

Char(20)

nom-campo- descr

Campo que contem desc. grade

 

Char(30)

 

descr_col_2_zoom

Campo que contem desc. grade

 

Char(20)

 

ind-tip-grade

Caracter indica o tipo da

grade

 

Char(2)

 

Não envia

 

 

 

qti-tam-refer

Quantidade de caracteres do cod da referencia

 

Integer

 

Não envia

 

 

 

O conceito de referência do APS não atende de forma completa o conceito de grade do Logix, dessa forma, serão integrados os tipos de grade e conteúdo das grades ao APS, onde a grade será concatenada ao código do item. Para tanto, é necessário buscar o tipo da grade (cor, tamanho, etc) e o conteúdo (vermelho, médio, etc) nas tabelas do Logix e armazená-las na tabela (tip-grade- dbr) do APS. Onde, a partir dessas informações serão geradas referências de 3 a 5 caracteres.

 

As informações de tipo de grade estão localizadas na tabela ctr_grade do Logix, que são importadas no programa Tipos de Grades (db0142) do APS (a importação dos tipos de grade é pré-requisito para integração APS x Logix, quando o Logix utilizar grades em seus itens).

 

Dicas para configuração do Tipo de Grade e geração do Conteúdo de Grades no APS. A saber:

Grade com 3 caracteres limita-se a 1233 grades diferentes.

  • Grade com 4 caracteres limita-se a 27233 grades diferentes.
  • Grade com 5 caracteres limita-se a 718057 grades diferentes.

As grades são concatenadas ao código do item, que possui 30 caracteres, onde os últimos 15 caracteres são destinados às grades. Portanto, se a empresa utiliza as 5 grades, recomenda-se que seja parametrizado a geração de grades com 3 caracteres (3 x 5 = 15), limitando a 1233 grades.

Caso a empresa utilize o mais comum, duas grades (Cor e Tamanho), recomenda-se que utilize-se a geração da grade Cor com 4 caracteres e tamanho com 3 caracteres.

 

10.1.10       Item

 

Programa Logix: MAN10021

 

São enviados somente itens ativos, que possuem ou fazem parte de uma estrutura, ou que possuem demanda de venda. Exceto no caso de selecionar o parâmetro “Atualizar todas as grades do item”.

 

Funcionalidade do parâmetro “Atualizar todas as grades do item”:

  • Quando selecionado, deve atualizar todas as possibilidades de grades cadastradas para um item no MAN10081 (man_conteudo_grade), e considerar todos os itens, mesmo os que não possuem demanda ou que não fazem parte de uma estrutura.
  • Quando desmarcado, deve atualizar somente as grades dos itens e itens que possuem demanda ou que fazem parte de uma estrutura. Esses itens devem ser ignorados quando campo “origem” da query igual a “2”.

Implicações quando parâmetro selecionado:

O volume de informações processadas e tempo da atualização será consideravelmente maior, pois cada combinação de grade corresponde a um item no APS.

A confirmação poderá gerar um elevado número de Ordens de Compras ou Ordens de Produção, afim de atender uma possível necessidade de estoque de segurança.

Exemplo: Um item possui as grades Cor e Tamanho, sendo: Amarelo, Vermelho, Preto e Branco.

P, M, G, GG

A combinação dessas grades gerará 16 itens diferentes no APS, e caso exista Estoque de Segurança a atender, o APS programará 16 Ordens de Produção ou Compra.

Caso as combinações sejam maiores, 100 cores e 100 tamanhos, o volume será de 10000 itens e possíveis 10000 Ordens planejadas pelo APS.

Implicações quando parâmetro desmarcado:

Se o item tiver a quantidade de estoque de segurança informada, porém não faz parte de uma estrutura ou demanda de venda, este não será enviado ao APS e não será planejada a quantidade afim de atender seu estoque de segurança. O mesmo caso ocorre para uma determinada combinação de grade do item.

 

Grades:

O Logix envia, de forma independente, o código do item, tipo grade 1, conteúdo grade 1 até o tipo grade 5 e conteúdo grade 5, somente das grades em uso. As grades são armazenadas na tabela item-extens-dbr.

 

Os itens com grade são atualizados no APS da seguinte forma:

Código Item + Cód Grade 1 APS + Cód Grade 2 APS + Cód Grade 3 APS + Cód Grade 4 APS + Cód Grade 5 APS.

As primeiras 15 posições serão utilizadas para o código do item e as últimas 15 serão utilizadas para o código da grade APS. Exemplo Cadastro do Item:

 

 

 

 

 

 

 

Item APS:

 

 

 

 

APS item-dbr

LOGIX

cd-planejado

Código do planejador

Char(12)

Não envia

 

 

cod-comprador

Código do comprador

Char(12)*

item_sup.cod_comprador

Comprador

Number(3)

cod-estabel

Código do estabelecimento

Char(3)

item.cod_empresa

Empresa

Char(2)

cod-malha- produtiv

 

Malha Produtiva

 

Char(5)

 

Exclusivo APS

 

 

 

 

 

cod-obsoleto

Situação: 1- Ativo, 2 -

Obsoleto Ordens Automáticas,

3 - Obsoleto Todas as Ordens,

4 - Totalmente Obsoleto

 

 

 

Inteiro*

 

 

 

1

 

 

 

Situação

 

 

 

Char(1)

 

cod-pulmao

Código do Pulmão de

Expedição

 

Char(5)

 

Exclusivo APS

 

 

cod-pulmao- proces

 

Código do Pulmão Processo

 

Char(5)*

 

Exclusivo APS

 

 

 

compr-fabric

Indica se o item é comprado ou fabricado.

 

Inteiro

 

*

 

 

dat-pulmao- expedic

 

Data Pulmão Expedição

 

Data

 

Exclusivo APS

 

 

dat-pulmao- quant

 

Data Pulmão Quantidade

 

Data

 

Exclusivo APS

 

 

dat-pulmao- restric

 

Data Pulmao Restrição

 

Data

 

Exclusivo APS

 

 

 

desc-item

 

Descrição do item

 

Char(60)

 

item.den_item_reduz

Descrição

Reduzida

 

Char(18)

 

div-ordem

Forma de divisão das ordens planejadas ao confirmá-las

 

Inteiro

 

*

 

 

 

fator-refugo

Percentual de refugo observado para o item

 

Dec(4,2)

 

Item_man.pct_refug

 

Refugo

 

Dec(6,3)

fm-cod-com

Códido da família comercial

Char(8)

Não envia

 

 

fm-codigo

Código da família

Char(8)

Item.cod_familia

Familia

Char(3)

 

fraciona

Indica se o item permite ou não quantidade fracionada

 

Lógico

Item_man.num_decimais ( 0 –

0, senão 1 )

 

Numero decimais

 

Lógico

 

ge-codigo

Grupo de estoque a que pertence o item

 

Inteiro

 

item.gru_ctr_estoq

 

Grupo Estoque

 

Number(2)

 

 

horiz-fixo

 

Horizonte Fixo de

Planejamento

 

 

Inteiro

 

 

999

Se valor diferente de 999, mantem valor do APS.

 

it-codigo

Código do item

Char(16)*

Item.cod_item

Item

Char(15)

 

 

log-consid-consu

Considera consumo de previsões no Planejamento de Demanda

 

 

Lógico*

 

 

Exclusivo APS

 

 

log-consid- planejto-nec

Considera o item no cálculo do Planejamento Demanda

 

Lógico*

 

Exclusivo APS

 

 

log-consid- ressup-fabric

Considera Ressup. Fabricação

 

Lógico

 

Não envia

 

 

log-consid-sdo

Considera Saldo

Lógico

Não envia

 

 

log-mp-restrit

Matéria Prima Restritiva

Lógico

Exclusivo APS

 

 

 

log-multi-malha

Indica se o item é utilizado em

mais de uma malha

 

Lógico*

 

Não envia

 

 

log-sobra

Arredonda sobra pelo lote

Lógico*

Não envia

 

 

 

lote-economi

Lote Econômico para

Produção

 

Dec(11,4)

 

Item_man.qtd_prog_fixa

 

Prog. Fixa

 

Dec(10,3)

lote-minimo

Lote mínimo para compra

Dec(11,4)

item_man.qtd_prog_minima

Prog. Minimo

Dec(10,3)

lote-multipl

Quantidade do Lote Múltiplo

Dec(11,4)

item_man.qtd_prog_multipla

Prog. Multipla

Dec(10,3)

niv-mais-bai

Nível mais baixo da Estrutura

Inteiro

item_man.num_nivel

Nível

Number(2)

num-max-dias-

antecip

 

Máximo Dias Antecipação

 

Inteiro

 

Não envia

 

 

 

 

num-priorid

Prioridade de fabricação do item (menor prioridade, mais prioritário)

 

 

Inteiro

 

 

99

Se diferente 99, mantem valor do APS.

 

 

periodo-fixo

Número de Dias do Período

Fixo

 

Inteiro

 

Item_man. qtd_dias_min_ord

 

 

Number(3)

 

 

 

 

politica

Política do item: 1 Período Fixo, 2 - Lote Econômico, 3 - Ordem, 4 - Nível Superior, 5 -

Configurado, 6 - Composto, 7

- Ponto de Reposição

 

 

 

 

Inteiro

 

 

 

 

*

 

 

Se valor diferente no APS, mantem valor do APS.

 

 

qtd-estoq-max

Quantidade Estoque nominal máximo

 

Dec(12,4)*

 

Exclusivo APS

 

 

qtd-lote-repos

Lote Reposição

Dec(10,2)

Não envia

 

 

qtd-pico- consumo

Quantidade Velocidade de

Pico de Consumo

 

Dec(11,4)*

 

Exclusivo APS

 

 

quant-perda

Quantidade de perda

Dec(11,4)

Não envia

 

 

 

quant-segur

 

Quantidade de segurança

 

Dec(11,4)

 

Item_man. qtd_estoq_seg

 

Estoque segurança

 

Dec(10,3)

 

res-cq-comp

Tempo de Ressuprimento de

CQ de Compras

 

Inteiro

Contagem + Inspeção

Emergencia

 

 

 

 

res-cq-fab

 

Tempo de Ressuprimento de

CQ de Fabricação

 

 

Inteiro

 

 

0

Se valor diferente no APS, mantem

valor do APS.

 

 

 

res-for-comp

 

Tempo de Ressuprimento do

Fornecedor

 

 

Inteiro

item_sup.tmp_necessar_cont + item_sup.tmp_inspecao    + item_sup.tmp_reposic_emerg

Fabricação + Transporte (planej. Compra)

 

 

Inteiro

 

 

res-int-comp

 

Tempo de Ressuprimento de

Compras

 

 

Inteiro

 

item_sup.tmp_necessar_p_ped

Tempo preparação pedido ( planej. Compra)

 

 

Inteiro

 

 

 

 

ressup-fabri

 

 

 

Tempo de Ressuprimento de

Fabricação

 

 

 

 

Inteiro

Fabric: item_man.tmp_ressup Comp     ou           Benef: item_man.tmp_ressup                       + item_sup.tmp_inspecao

 

 

 

 

Ressuprimento

 

 

 

 

Inteiro

 

tempo-segur

Tempo de segurança do

produto

 

Inteiro

 

Não envia

 

 

 

 

 

tipo-con-est

Tipo de Controle de Estoque:

1 - Serial, 2- Número Série, 3 - Lote, 4 - Referência

 

 

 

Inteiro*

 

Se controlar nr de série = 2 , se controlar lote = 3, senão = 1

 

 

 

 

Inteiro

 

 

tipo-est-seg

Tipo de Controle de Estoque

de Segurança: 1 - Quantidade,

2- Tempo

 

 

Inteiro*

 

 

1

Se valor diferente no APS, mantem valor do APS.

 

un

Unidade de Medida

Char(2)

Item. cod_unid_med

Unidade Medida

Char(3)

 

val-item

 

Informe o valor do item

 

Dec(13,4)

Item_custo/item_custo_grade (custo médio )

 

Custo médio

 

Dec(17,6)

log-program- kanban

 

Programação Kanban

 

Lógico

 

Não envia

 

 

qtd-kanban

Kanban

Dec(11,4)

Não envia

 

 

qtd-lote-max

Lote Máximo

Dec(14,2)

Exclusivo APS

 

 

 

 

                                     APS: item-extens-dbr                                    

cod-item

Código item APS

Char(30)

cod-item-erp

Código item Logix

Char(30)

cod-grade-1

Grade 1 APS

Char(10)

cod-grade-1-erp

Grade 1 Logix

Char(16)

cod-grade-2

Grade 2 APS

Char(10)

cod-grade-2-erp

Grade 2 Logix

Char(16)

cod-grade-3

Grade 3 APS

Char(10)

cod-grade-3-erp

Grade 3 Logix

Char(16)

cod-grade-4

Grade 4 APS

Char(10)

cod-grade-4-erp

Grade 4 Logix

Char(16)

cod-grade-5

Grade 5 APS

Char(10)

cod-grade-5-erp

Grade 5 Logix

Char(16)

log-benef

Indica se o item é beneficiado

Lógico

 

Importante:

Compr-fabric (Item Comprado ou Fabricado)

O Logix verificará o campo item.ies_tip_item, seguindo as regras:

  • Se igual ‘C’ retorna o valor 1 (Comprado);
  • Se igual ‘B’ retorna o valor 3 (Beneficiado / Fabricado);
  • Senão, retorna o valor 2 (Fabricado).

 

O APS deverá gravar sempre 1 ou 2 no campo item-dbr.compr-fabric, mesmo que o item seja considerado 3 - Beneficiado. Pois quando o item é beneficiado, possui estrutura, porém gera ordem de compra. Para identificar que o item é 3 - Beneficiado, deve ser gravado na tabela de extensão do item extens-item-dbr.log-benef = TRUE, dessa forma, na Confirmação do APS a Ordem de Produção do item beneficiado será ignorada e será enviado uma Ordem de Compra.

 

Caso um item identificado como Fabricado, Beneficiado ou Final no Logix NÃO possuir estrutura, o APS considerará o mesmo como Comprado, durante a execução de suas rotinas (Planejamento). O ajuste deverá ser realizado no Logix.

Caso um item identificado como Comprado no Logix possuir estrutura, o APS considerará o mesmo como Fabricado, durante a execução de suas rotinas (Planejamento). O ajuste deverá ser realizado no Logix.

 

Log-sobra (Arredonda sobra pelo lote), div-ordem (Forma de divisão das ordens planejadas ao confirmá-las) e Lote-economico. O campo log-sobra quebra a OP pelo lote atribuído ao campo div-ordem. Na integração Logix, existem os campos “Dias Mínimos entre Ordens” e “Programação Fixa”, que caso for diferente de zero, significa que o campo div-ordem = 3 (divide pelo Lote Econômico) e lote-economico = Programação Fixa da pasta Planejamento 2 do cadastro de item do Logix. Se o campo “Dias Mínimos entre Ordens” ou “Programação Fixa” igual a zero, então div-ordem = 1 (Não divide) e lote-economico = 0.

 

Exemplo quando log-sobra = false e lote econômico = 300:

Necessidade = 800, gera 3 OPs de 300, 300 e 200 respectivamente.

Exemplo quando log-sobra = true e lote econômico = 300:

Necessidade = 800, gera 3 OPs de 300, 300 e 300 respectivamente.

Para dar maior flexibilidade ao usuário, o campo log-sobra será manutenido exclusivamente no APS.

 

Política

Não existe no Logix um campo correspondente à política do item, dessa forma serão consideradas as seguintes regras:

  • Se item for comprado, beneficiado ou fantasma deverá ser PERÍODO FIXO.
  • Se produzido ou final e o campo dias mínimos entre ordens maior que zero deverá ser PERÍODO FIXO.
  • Se produzido ou final e o campo dias mínimos entre ordens igual a zero deverá ser NÍVEL SUPERIOR.
  • Exceção: Se ocorrer de um item produzido (pai) possuir a política período fixo e existir algum filho com política Nível Superior, esses serão alterados automaticamente para período fixo, para que não ocorra conflito na execução da Explosão.

Se a política do item, for alterada no APS, deve-se manter o valor do APS.

 

Res-cq-comp (Tempo de Ressuprimento de CQ de Compras)

Deverá ser o somatório dos seguintes campos:

Tempo Contagem + Tempo Inspeção + Tempo Emergência (Folder planej. Compra do cadastro de item Logix)

 

Res-for-comp (O Tempo de Ressuprimento do Fornecedor)

Deverá ser o somatório dos seguintes campos:

Tempo Fabricação + Tempo do transporte (Folder planej. Compras)

 

Tempo-segur (Tempo de segurança do produto)

No APS soma-se o tempo de segurança ao tempo de ressuprimento, e no Logix o campo Tempo Segurança é transformado em quantidade, por isso, não será integrado, e será manutenido exclusivamente no APS.

 

Ressup-fabri (Tempo Ressuprimento de Fabricação)

Corresponde ao campo Ressuprimento do Logix. No Logix existe ainda os campos Fator Múltiplo 1 e 2, e Limite Múltiplo 1 e 2, onde o tempo de ressuprimento pode aumentar de acordo com a quantidade produzida. Esse conceito é restrito ao Logix e não serão atualizados no TOTVS APS.

Nota: Se o campo for comprado ou beneficiado, é enviado o campo Tempo de Ressuprimento somado ao Tempo de Inspeção. Itens fabricados é apenas o campo Tempo de Ressuprimento.

 

Tipo-con-est (Tipo de Controle de Estoque)

No Logix não existe um campo correspondente, dessa forma, seguirá as seguintes regras:

  • Se o item controlar número de série, é considerado = 2 (Número de Série);
  • Se controlar lote, é considerado = 3 (Lote);
  • Senão = 1 (Serial).

Nota 1: O tratamento da grade realizado pelo APS não é suportado pela referência, por isso não existirá itens parametrizados como 4 (Referência).

Nota 2: O Controle de Estoque dos itens no Logix é mais amplo, podendo ser controlado por 9 dimensionais diferentes, porém no APS são controlados somente o Lote e Grades, onde outros controles serão sumarizados.

 

Val-item (Valor do Item)

O Logix enviará o custo médio.

 

Val-base

A query possui os seguintes campos de custo e preço:

medio-mensal-item: Custo médio.

custo-padrao-item: Logix não possui custo padrão, dessa forma, a query enviará valor zerado.

preco-ult-ent-item: No Logix, somente item comprado possui este custo, itens fabricados terá valor zero.

preco-repos-item: Logix não possui preço de reposição, dessa forma, a query enviará valor zerado.

preco-venda-item: Preço da venda do item.

 

10.1.11       Item x Estabelecimento

 

É criado automaticamente na atualização de dados pela entidade item-dbr, de acordo com o item e estabelecimento.

 

10.1.12       Estrutura

 

Programa Logix: MAN10002

 

A atualização da estrutura seguirá o conceito do cadastro de item, no que diz respeito a grades

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

 

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos