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Integração TOTVS APS x Logix Manufatura
Contexto de negócio
O TOTVS APS necessita de várias informações oriundas do ERP para realizar o planejamento de produção, tais como a lista de materiais, processos de fabricação dos produtos, ordens de compra, produção em andamento, pedidos e previsões de venda, posição de estoque entre outros.
Esta integração viabiliza aos clientes TOTVS que utilizam o ERP Logix como seu sistema de gestão empresarial usufruir dos benefícios do sistema APS.
Sistemas Envolvidos
- TOTVS APS
O TOTVS APS é uma ferramenta avançada de planejamento da produção, que roda independente do ERP. Têm como principais características: a rapidez e desempenho no processamento; a precisão nas programações geradas; a elevada capacidade de refletir a realidade operacional dos diferentes sistemas de produção e a alta tecnologia com que são desenvolvidos.
Veja abaixo o que o TOTVS APS pode responder:
- O que, quanto e quando produzir;
- O que, quanto e quando comprar;
- Em que máquina produzir;
- A que horas começar;
- Quando liberar o material para a fábrica;
- Qual a melhor sequência de produção/setups;
- Como reagir a eventos inesperados;
- A necessidade de turnos adicionais ou horas extras;
- Quando será possível entregar cada pedido;
- O que está restringindo a produção;
- Onde investir para melhorar a entrega.
Sendo que os Resultados gerados são:
- Maior precisão nos Prazos de Entrega;
- Redução das Despesas Operacionais;
- Diminuição do lead-time de produção;
- Flexibilização da Produção;
- Agilidade nas Reprogramações;
- Aumento no Ganho pela Otimização das Restrições;
- Redução dos Estoques de matéria-prima, processo e produto acabado.
Integração
Esta integração viabiliza aos clientes TOTVS que utilizam o ERP Logix como seu sistema de gestão empresarial usufruir dos benefícios do sistema APS.
Escopo
A comunicação entre os dois produtos ocorre em dois momentos: Atualização de Dados e Confirmação. A atualização de dados consiste na busca dos cadastros do Logix através de queries.
A Confirmação consiste em enviar Ordens de Produção e Compras, para alteração e inclusão, por meio de webservices.
A integração APS x Logix atualiza informações de somente uma empresa Logix, porém, em todas as queries, é enviado o código da empresa (estabelecimento APS) informado na tela Parâmetros no Planejamento Avançado (DB1000), para que futuramente o APS possa tratá-la.
Importante:
Se o Logix possuir duas empresas, é necessário que exista dois bancos de dados do APS, cada banco tratando as informações de sua empresa separadamente.
A parametrização do banco de dados do Logix é case-sensitive, enquanto o Progress é case-insensitive, portanto, na atualização de dados, para não ocorrer problemas de índice de tabela, será importado para o APS sempre o primeiro registro encontrado na query. O conselho é que campos chaves sejam cadastrados sempre utilizando letras maiúsculas.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Para que a integração entre TOTVS APS e Logix torne-se possível, é necessário a versão 11.5 do Logix e versão 12.1.3 do TOTVS APS, ainda utilizando EAI2.
Para utilização do TOTVS APS é necessário a instalação do ambiente Progress.
A partir da versão 12.1.6 do TOTVS APS e 11.5 do Logix:
- Utiliza somente webservices para integração.
- Serão necessárias duas licenças (Logix) a mais, consumidas pelos dois novos webservices (Ordem de Produção e Ordem de Compra). Recomenda-se que o cliente possua a licença TOTVSI.
1. TOTVS APS
A configuração de banco de dados do TOTVS APS é pré-requisito para inicializar a atualização de dados e deve ser realizada no programa Parâmetros no Planejamento Avançado (DB1000), informando os dados de acordo com o tipo de banco de dados do Logix.
Caso o banco de dados Logix seja Informix, é necessário incluir um Fonte de Dados ODBC e informar no campo “Nome Fonte de Dados (DSN)” o mesmo nome incluído no Fonte de Dados ODBC.
Ainda no programa Parâmetros no Planejamento Avançado (DB1000), é necessário informar a URL do Webservice do Logix, que pode ser encontrado no appserver.ini do servidor Logix.
Dica:
Para facilitar a parametrização do TOTVS APS, utilize a rotina Wizard de Implantação APS (DB4000).
Para empresas que utilizam o conceito de grade de produtos do Logix, ainda é necessário a importação dos Tipos de Grade, por meio do programa Tipos de Grades (DB0142) no TOTVS APS.
O conceito de referência do APS não atende de forma completa o conceito de grade do Logix, dessa forma, serão integrados os tipos de grade e conteúdo das grades ao APS, onde a grade será concatenada ao código do item. Para tanto, é necessário considerar o tipo da grade (cor, tamanho, entre outros) e o conteúdo (vermelho, médio, entre outros) das tabelas do Logix e armazená-las na tabela (tip-grade- dbr) do APS. Onde, a partir dessas informações serão geradas referências de 3 a 5 caracteres.
As informações de tipo de grade estão localizadas na tabela ctr_grade do Logix, que são importadas no programa Tipos de Grades (DB0142) do APS (a importação dos tipos de grade é pré-requisito para integração APS x Logix, quando o Logix utilizar grades em seus itens).
Dicas para configuração do Tipo de Grade e geração do Conteúdo de Grades no APS. A saber:
- Grade com três caracteres limita-se a 1233 grades diferentes.
- Grade com quatro caracteres limita-se a 27233 grades diferentes.
- Grade com cinco caracteres limita-se a 718057 grades diferentes.
As grades são concatenadas ao código do item, que possui 30 caracteres, onde os últimos 15 caracteres são destinados às grades. Portanto, se a empresa utiliza as 5 grades, recomenda-se que seja parametrizado a geração de grades com 3 caracteres (3 x 5 = 15), limitando a 1233 grades.
Caso a empresa utilize o mais comum, duas grades (Cor e Tamanho), recomenda-se que se utilize a geração da grade Cor com quatro caracteres e tamanho com três caracteres.
2. Logix
Não é necessária nenhuma ação no Logix, no que diz respeito aos parâmetros de tela para que a integração seja possível.
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:
- Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
- Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
- Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
- Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
- Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
- Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
- Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.
Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency_1_000.xsd | |
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
04 | Produto | RM | Protheus | Item_?_000.xsd | |
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter_1_000.xsd | |
06 | Ativos | RM | Protheus | NOVA, Ativo fixo | |
07 | Funcionários | RM | Protheus | Employee_1_000.xsd | |
08 | Projeto | RM | Protheus | Project_1_000.xsd | |
09 | Obra | RM | Protheus | SubProject_1_000.xsd | |
10 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject_1_000.xsd | |
11 | Meio de Pagamento | RM | Protheus | ?????.xsd | |
12 | Condições de pagamento | RM | Protheus | PaymentCondition_1_000.xsd | |
13 | Coligada* | RM | Protheus | Company_1_000.xsd | |
14 | Filial* | RM | Protheus | Branch_2_000.xsd | |
Processos | 15 | Solicitações (compras/armazém) | Protheus | RM | Request_1_000.xsd |
16 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | Protheus | RM | CancelRequest_1_000.xsd | |
17 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | RM | Protheus | CancelRequest_1_000.xsd | |
18 | Baixa de estoque | Protheus | RM | Request_1_000.xsd | |
19 | Baixa de estoque | RM | Protheus | Request_1_000.xsd | |
20 | Consulta Saldo | Protheus | RM |
| |
21 | Apropriação de custos |
|
| Request _1_000.xsd | |
22 | Geração de OS |
|
|
| |
23 | Consulta de OS |
|
|
| |
24 | Ampliação patrimonial |
|
|
|
1. TOTVS APS
Não é necessária nenhuma ação em arquivos de configuração do TOTVS APS.
2. Logix
Informar os dados abaixo no arquivo de configuração Totvsprofile.pro
Informar os dados abaixo no arquivo de configuração TotvsAppServer.ini para habilitar o webservice do Logix.
Iniciar o TotvsAppServer Console. Observar se o WebService está habilitado no console, e em um browser observar se os serviços PRODUCTIONORDER e PURCHASEORDER estão habilitados por meio do endereço informado no URLLocation.
Controle de Versão
As mensagens de Ordem de Produção e Compra foram construídas baseadas na versão 2.000 e 1.007, respectivamente.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos TOTVS APS e Manufatura Logix estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
As entradas de informações das entidades do APS deverão ser realizadas via acesso direto ao banco de dados Logix. Este formato foi utilizado na integração APS x Protheus, e pelo alto volume de informações, mostrou melhor desempenho e rapidez na atualização de dados, pois o acesso é efetuado diretamente ao banco de dados.
Segue abaixo as entidades integradas:
ENTRADAS – Logix para APS |
Calendário |
Datas Calendário |
Turno |
Turno Dia |
Grupo de Estoque |
Centro de Trabalho |
Ferramenta |
Grupo de Máquina |
Família de Material |
Grupo de Maquina x Modelos Turno (Turno GM) |
Operação Padrão |
Estabelecimento |
Unidade de Medida |
Ferramentas da Operação |
Item |
Item / Estabelecimento |
Família de Material / Estabelecimento |
Operações do item / do roteiro |
Processo de fabricação do item |
Estrutura |
Ordem de Produção / Ordem de Compra |
Operação da OP |
Reserva da OP |
Saldos em Estoque |
Pedidos de Venda |
Saldo em poder de Terceiros |
Fornecedores |
Depósitos |
Entidades não integradas.
Turnos de Exceção: inexistente no Logix.
Roteiro de Fabricação: não será integrado o roteiro de fabricação dos itens, dessa forma não será usado o programa DB0108, onde possui o vínculo do roteiro com o item, e será usado o programa DB0109, onde é vinculado diretamente a operação dos itens. Operação Padrão: não existe Operação Padrão no Logix.
Roteiros do item: não será integrado o roteiro de fabricação dos itens, dessa forma não será usada o programa DB0108, onde possui o vínculo do roteiro com o item, e será usado o programa DB0109, onde é vinculado diretamente a operação dos itens.
Centro de Trabalho Válido: inexistente no Logix.
Código Redutor de Preparação: inexistente no Logix
Referência do Item: inexistente no Logix.
Referência Estrutura: inexistente no Logix.
Recurso Secundário: inexistente no Logix.
Código Redutor de Preparação: inexistente no Logix.
Matriz Redutor de Preparação: inexistente no Logix.
Recurso Secundário x Centro de Trabalho: inexistente no Logix.
Recurso Secundário x Operação: inexistente no Logix.
Grupo de Máquina x Grupo de Máquina Alternativo: inexistente no Logix.
SAÍDAS – APS para Logix | Serviço responsável |
Ordem de Produção | ProductionOrder |
Reservas da Ordem | ProductionOrder |
Operações da Ordem | ProductionOrder |
Ordem de Compra | PurchaseOrder |
Reservas da Ordem (beneficiado) | PurchaseOrder |
Fluxo das Informações
O TOTVS APS envia somente inclusão, alteração ou deleção de Ordens de Compra e Ordens de Produção por completo. Nunca será enviada a exclusão de uma necessidade ou, operação de ordem de produção. Ele também não envia alterações de entidades cadastrais ao ERP, algumas informações podem ser alteradas no APS com o intuito de simulação. Após a atualização de dados, essas informações são sobrepostas.
1. Mapeamento de Entidades APS
Atualização de Dados do TOTVS APS, ou seja, as informações recebidas pelo APS.
1.1 Estabelecimento
Programa Logix: LOG00083
APS: estab-dbr | LOGIX: Empresa | ||||
cod- estabel | Código do Estab. | Char(5) | cod_empresa | Código Empresa | Char(2) |
des-estab | Desc. do Estab. | Char(40) | den_empresa | Descrição Empresa | Char(36) |
1.2 Calendário e Datas Calendário
Programa Logix: LOG70010
APS | LOGIX | ||||||
calend-dbr | cod-calend | Cód. Calendário | Char(9) | log_calend_empresa | sistema | Código | Char(5) |
des-calend | Desc. Calendário | Char(40) | ‘MAN’ | Descrição | Char(3) | ||
dat- calend | cod-calend | Cód. Calendário | Char(9) | log_calend_empresa log_cal_emp_exc feriado | sistema | Código | Char(5) |
| data | Data | Date |
| dat_valid_incial | Data | Date |
| log-dia-util | Dia Útil? | Lógico |
| tip_exped |
| Char(1) |
|
tipo-dia | Tipo de Dia: 1 - Util, 2 - Descanso, 3 - Feriado |
Inteiro |
|
tip_exped |
|
Inteiro |
|
|
|
|
| empresa | Empresa | Char(2) |
No APS, é gravado o dia no calendário, indicando se é dia útil, descanso ou feriado. No Logix não existe a visão dia-a-dia, somente o dia da semana e se este é Normal, Reduzido ou Sem Expediente, e a tabela feriado, que indica os feriados do calendário. A geração do calendário no Logix é automática, gerando 200 anos a partir da data de geração. Como o APS trata data passada, o calendário é gerado com 10 anos no passado, se existir, e 10 anos no futuro, baseado na data da atualização.
O Logix envia o calendário do modulo MAN – Manufatura, ou seja, log_calend_empresa = “MAN”.
O cadastro de calendário permanecerá habilitado no APS e a atualização de dados não irá eliminar os calendários incluídos manualmente no APS.
GAP Identificado:
As diferenças de conceito do calendário entre TOTVS APS e Logix, detalhado acima, obrigou a construção de uma query utilizando funções de banco de dados que não existem no Informix. Devido a restrições tecnológicas do SGBD Informix, não é possível reproduzir o resultado esperado nessa query. Como forma de solução, o cadastro de calendário, deve ser cadastrado no TOTVS APS, quando integrado ao Logix – Informix.
1.3 Turno e Turno dia
Programa Logix: MAN10008 e MAN10006
Existem diferenças entre o cadastro de Turno entre APS e Logix. No APS existe o modelo de turno, que é um agrupador de turnos, e não é permitida sobreposição de horários entre turnos do mesmo modelo. No Logix, não existe uma entidade semelhante ao Modelo de Turno, cada turno possui um código único sendo possível a sobreposição de horas. Sendo assim, é carregado no APS os turnos associados aos Centros de Trabalho do Logix (MAN10006). O código e descrição do Modelo de Turno será o código e descrição do Centro de Trabalho do Logix.
Não serão carregados Turnos, onde:
- Ocorre sobreposição de hora. Exemplo: se o Centro de Trabalho possuir um turno das 8 às 18, e outro turno das 14 as 24, o APS irá carregar somente um dos turnos, pois há sobreposição de horários.
- Data de referência da Atualização de Dados esteja fora da faixa de validade cadastrada no Logix (MAN10006).
Exemplo utilizando Data de Referência 15/10/2014:
Turno | Data Início | Data Fim |
1 | 01/01/2010 | 31/12/2099 |
2 | 20/10/2014 | 30/10/2014 |
3 | 01/01/2010 | 31/12/2099 |
Somente os turnos 1 e 3 serão carregados para o APS. O turno 2 não é carregado para o APS, mesmo que teoricamente alguma Ordem fosse programada para produção entre os dias 20/10/2014 e 30/10/2014, pois no APS não existe data de validade no turno e o turno 2 seria considerado erroneamente no dia 15/10/2014. Para essa situação é recomendado que o turno seja cadastrado no APS.
Quando o parâmetro “Turno” estiver desmarcado na Atualização de Dados (DB0200) o Modelo de Turno não é carregado. Porém quando selecionado, são considerados somente os turnos cadastrados no Logix. Alterações realizadas no APS em Turnos provenientes do Logix serão sobrepostos, enquanto registros cadastrados no APS serão mantidos, desde que não exista conflito de codificação com Logix.
APS | LOGIX | ||||||
model-turno-dbr | cod-model-turno | Modelo de Turno | Char(8) | cent_trabalho | cod_cent_trab | Centro Trab | Char(2) |
des-model- turno |
Descrição |
Char(30) |
den_cent_trab |
Descrição |
Char(30) | ||
| qtd-tempo- interrup-dia | Tempo Interrupção Dia | Dec(4,2) |
| 0 |
|
|
| qtd-tempo- interrup- sem | Tempo Interrupção Semana |
Dec(5,2) |
|
0 |
|
|
| qtd-tempo- util-dia |
Tempo Útil Dia |
Dec(4,2) |
|
Qtd_horas_normais |
|
Dec(4,2) |
| qtd-tempo- util-sem | Tempo Útil Semana | Dec(5,2) |
| 0 |
|
|
turno-dia- dbr | cod-model- turno |
Modelo de Turno |
Char(8) |
cent_trabalho |
cod_cent_trab | Cód. Turno |
Char(2) |
| num-dia | Dia da semana – (1 – Domingo 7 – Sábado) | Inteiro |
| dia_semana |
| Int |
| num-turno | Num Turno | Inteiro |
| 1 |
| Char(4) |
| qtd-hra-fim | Hora final do turno | Dec(4,2) |
| Hor_fim_normal |
| Char(4) |
| qtd-hra- inicio | Hora início do turno | Dec(4,2) |
| Hor_ini_normal |
|
|
| qtd-tempo- interrup | Tempo interrupção no turno | Dec(4,2) |
| 0 |
|
|
|
|
|
|
| Cod_empresa | Empresa | Char(2) |
O Logix envia todos os turnos do módulo MAN, convertendo a hora inicial e final do turno para decimal.
Ainda no Logix, o usuário pode alterar, de forma manual, a “Quantidade de horas” do dia, mas no APS não é possível que essa quantidade de horas seja diferente da soma das horas diárias do turno.
1.4 Grupo Estoque
Programa Logix: SUP10001
APS: grp-estoq-dbr | LOGIX: grupo_ctr_estoq | ||||
cdn-grp-estoq | Cód. Grupo | Inteiro | gru_ctr_estoq | Cód. Grupo | Int |
des-grp-estoq | Desc. Grupo | Char(40) | den_gru_ctr_estoq | Desc. Grupo | Char(30) |
|
|
| cod_empresa | Empresa | Char(2) |
1.5 Unidade Medida
Programa Logix: MAN10013
APS: unid-medid-dbr | LOGIX: unid_med | ||||
cod-unid-medid | Unidade de Medida | Char(2) | cod_unid_med | Unidade de Medida | Char(3) |
des-unid | Descrição Unidade Medida | Char(40) | den_unid_med_30 | Descrição Unidade Medida | Char(30) |
10.1.6 Ferramentas
Programa Logix: MIN0020
APS: ferram-dbr | LOGIX: equipamento | ||||
cod-ferram | Ferramenta | Char(16) | cod_equip | Código | Char(3) |
des-ferram- produc |
Descrição |
Char(40) |
den_modelo |
Descrição |
Char(30) |
log-restric | Ferramenta restritiva? | Lógico | Não envia |
|
|
|
|
| cod_empresa | Empresa | Char(2) |
No Logix as ferramentas são cadastradas como equipamentos.
10.1.7 Forncedores
Programa Logix: VDP10000
APS: bmg-fornec | LOGIX: fornecedor | ||||
cod-fornec | Código | Char(12) | cod_fornecedor | Código | Char(15) |
nom-abrev- fornec | Nome | Char(12) | raz_social_reduz | Nome | Char(10) |
10.1.8 Depósitos
Programa Logix: SUP10002
APS: bmg-depos | LOGIX: Local | ||||
cod-depos | Código Depósito | Char(3) | cod_local | Código Local | Char(10) |
des-depos | Descrição | Char(40) | den_local | Descrição | Char(30) |
|
|
| cod_empresa | Empresa | Char(2) |
10.1.9 Tipos de Grade
Programa Logix: MAN10068
APS: tip-grade-aps | LOGIX: ctr_grade | ||||
cod-estabel | Estabelecimento | Char(3) | cod_empresa | Empresa | Char(2) |
cdn-tip-grade | Código tipo da grade | Integer | cod_grade | Código tipo da grade | Number(5) |
des-tip-grade | Descrição do tipo da grade | Char(60) | descr_cabec_zoom | Descrição do tipo da grade | Char(48) |
nom-tab-contdo | Tabela do conteúdo da grade |
Char(30) |
nom_tabela_zoom | Tabela do conteúdo da grade |
Char(20) |
nom-campo-cod | Campo que contem cód. grade |
Char(30) |
descr_col_1_zoom | Campo que contem cód. grade |
Char(20) |
nom-campo- descr | Campo que contem desc. grade |
Char(30) |
descr_col_2_zoom | Campo que contem desc. grade |
Char(20) |
ind-tip-grade | Caracter indica o tipo da grade |
Char(2) |
Não envia |
|
|
qti-tam-refer | Quantidade de caracteres do cod da referencia |
Integer |
Não envia |
|
|
O conceito de referência do APS não atende de forma completa o conceito de grade do Logix, dessa forma, serão integrados os tipos de grade e conteúdo das grades ao APS, onde a grade será concatenada ao código do item. Para tanto, é necessário buscar o tipo da grade (cor, tamanho, etc) e o conteúdo (vermelho, médio, etc) nas tabelas do Logix e armazená-las na tabela (tip-grade- dbr) do APS. Onde, a partir dessas informações serão geradas referências de 3 a 5 caracteres.
As informações de tipo de grade estão localizadas na tabela ctr_grade do Logix, que são importadas no programa Tipos de Grades (db0142) do APS (a importação dos tipos de grade é pré-requisito para integração APS x Logix, quando o Logix utilizar grades em seus itens).
Dicas para configuração do Tipo de Grade e geração do Conteúdo de Grades no APS. A saber:
Grade com 3 caracteres limita-se a 1233 grades diferentes.
- Grade com 4 caracteres limita-se a 27233 grades diferentes.
- Grade com 5 caracteres limita-se a 718057 grades diferentes.
As grades são concatenadas ao código do item, que possui 30 caracteres, onde os últimos 15 caracteres são destinados às grades. Portanto, se a empresa utiliza as 5 grades, recomenda-se que seja parametrizado a geração de grades com 3 caracteres (3 x 5 = 15), limitando a 1233 grades.
Caso a empresa utilize o mais comum, duas grades (Cor e Tamanho), recomenda-se que utilize-se a geração da grade Cor com 4 caracteres e tamanho com 3 caracteres.
10.1.10 Item
Programa Logix: MAN10021
São enviados somente itens ativos, que possuem ou fazem parte de uma estrutura, ou que possuem demanda de venda. Exceto no caso de selecionar o parâmetro “Atualizar todas as grades do item”.
Funcionalidade do parâmetro “Atualizar todas as grades do item”:
- Quando selecionado, deve atualizar todas as possibilidades de grades cadastradas para um item no MAN10081 (man_conteudo_grade), e considerar todos os itens, mesmo os que não possuem demanda ou que não fazem parte de uma estrutura.
- Quando desmarcado, deve atualizar somente as grades dos itens e itens que possuem demanda ou que fazem parte de uma estrutura. Esses itens devem ser ignorados quando campo “origem” da query igual a “2”.
Implicações quando parâmetro selecionado:
O volume de informações processadas e tempo da atualização será consideravelmente maior, pois cada combinação de grade corresponde a um item no APS.
A confirmação poderá gerar um elevado número de Ordens de Compras ou Ordens de Produção, afim de atender uma possível necessidade de estoque de segurança.
Exemplo: Um item possui as grades Cor e Tamanho, sendo: Amarelo, Vermelho, Preto e Branco.
P, M, G, GG
A combinação dessas grades gerará 16 itens diferentes no APS, e caso exista Estoque de Segurança a atender, o APS programará 16 Ordens de Produção ou Compra.
Caso as combinações sejam maiores, 100 cores e 100 tamanhos, o volume será de 10000 itens e possíveis 10000 Ordens planejadas pelo APS.
Implicações quando parâmetro desmarcado:
Se o item tiver a quantidade de estoque de segurança informada, porém não faz parte de uma estrutura ou demanda de venda, este não será enviado ao APS e não será planejada a quantidade afim de atender seu estoque de segurança. O mesmo caso ocorre para uma determinada combinação de grade do item.
Grades:
O Logix envia, de forma independente, o código do item, tipo grade 1, conteúdo grade 1 até o tipo grade 5 e conteúdo grade 5, somente das grades em uso. As grades são armazenadas na tabela item-extens-dbr.
Os itens com grade são atualizados no APS da seguinte forma:
Código Item + Cód Grade 1 APS + Cód Grade 2 APS + Cód Grade 3 APS + Cód Grade 4 APS + Cód Grade 5 APS.
As primeiras 15 posições serão utilizadas para o código do item e as últimas 15 serão utilizadas para o código da grade APS. Exemplo Cadastro do Item:
Item APS:
APS item-dbr | LOGIX | ||||
cd-planejado | Código do planejador | Char(12) | Não envia |
|
|
cod-comprador | Código do comprador | Char(12)* | item_sup.cod_comprador | Comprador | Number(3) |
cod-estabel | Código do estabelecimento | Char(3) | item.cod_empresa | Empresa | Char(2) |
cod-malha- produtiv |
Malha Produtiva |
Char(5) |
Exclusivo APS |
|
|
cod-obsoleto | Situação: 1- Ativo, 2 - Obsoleto Ordens Automáticas, 3 - Obsoleto Todas as Ordens, 4 - Totalmente Obsoleto |
Inteiro* |
1 |
Situação |
Char(1) |
cod-pulmao | Código do Pulmão de Expedição |
Char(5) |
Exclusivo APS |
|
|
cod-pulmao- proces |
Código do Pulmão Processo |
Char(5)* |
Exclusivo APS |
|
|
compr-fabric | Indica se o item é comprado ou fabricado. |
Inteiro |
* |
|
|
dat-pulmao- expedic |
Data Pulmão Expedição |
Data |
Exclusivo APS |
|
|
dat-pulmao- quant |
Data Pulmão Quantidade |
Data |
Exclusivo APS |
|
|
dat-pulmao- restric |
Data Pulmao Restrição |
Data |
Exclusivo APS |
|
|
desc-item |
Descrição do item |
Char(60) |
item.den_item_reduz | Descrição Reduzida |
Char(18) |
div-ordem | Forma de divisão das ordens planejadas ao confirmá-las |
Inteiro |
* |
|
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fator-refugo | Percentual de refugo observado para o item |
Dec(4,2) |
Item_man.pct_refug |
Refugo |
Dec(6,3) |
fm-cod-com | Códido da família comercial | Char(8) | Não envia |
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fm-codigo | Código da família | Char(8) | Item.cod_familia | Familia | Char(3) |
fraciona | Indica se o item permite ou não quantidade fracionada |
Lógico | Item_man.num_decimais ( 0 – 0, senão 1 ) |
Numero decimais |
Lógico |
ge-codigo | Grupo de estoque a que pertence o item |
Inteiro |
item.gru_ctr_estoq |
Grupo Estoque |
Number(2) |
horiz-fixo |
Horizonte Fixo de Planejamento |
Inteiro |
999 | Se valor diferente de 999, mantem valor do APS. |
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it-codigo | Código do item | Char(16)* | Item.cod_item | Item | Char(15) |
log-consid-consu | Considera consumo de previsões no Planejamento de Demanda |
Lógico* |
Exclusivo APS |
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log-consid- planejto-nec | Considera o item no cálculo do Planejamento Demanda |
Lógico* |
Exclusivo APS |
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log-consid- ressup-fabric | Considera Ressup. Fabricação |
Lógico |
Não envia |
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log-consid-sdo | Considera Saldo | Lógico | Não envia |
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log-mp-restrit | Matéria Prima Restritiva | Lógico | Exclusivo APS |
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log-multi-malha | Indica se o item é utilizado em mais de uma malha |
Lógico* |
Não envia |
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log-sobra | Arredonda sobra pelo lote | Lógico* | Não envia |
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lote-economi | Lote Econômico para Produção |
Dec(11,4) |
Item_man.qtd_prog_fixa |
Prog. Fixa |
Dec(10,3) |
lote-minimo | Lote mínimo para compra | Dec(11,4) | item_man.qtd_prog_minima | Prog. Minimo | Dec(10,3) |
lote-multipl | Quantidade do Lote Múltiplo | Dec(11,4) | item_man.qtd_prog_multipla | Prog. Multipla | Dec(10,3) |
niv-mais-bai | Nível mais baixo da Estrutura | Inteiro | item_man.num_nivel | Nível | Number(2) |
num-max-dias- antecip |
Máximo Dias Antecipação |
Inteiro |
Não envia |
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num-priorid | Prioridade de fabricação do item (menor prioridade, mais prioritário) |
Inteiro |
99 | Se diferente 99, mantem valor do APS. |
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periodo-fixo | Número de Dias do Período Fixo |
Inteiro |
Item_man. qtd_dias_min_ord |
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Number(3) |
politica | Política do item: 1 Período Fixo, 2 - Lote Econômico, 3 - Ordem, 4 - Nível Superior, 5 - Configurado, 6 - Composto, 7 - Ponto de Reposição |
Inteiro |
* |
Se valor diferente no APS, mantem valor do APS. |
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qtd-estoq-max | Quantidade Estoque nominal máximo |
Dec(12,4)* |
Exclusivo APS |
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qtd-lote-repos | Lote Reposição | Dec(10,2) | Não envia |
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qtd-pico- consumo | Quantidade Velocidade de Pico de Consumo |
Dec(11,4)* |
Exclusivo APS |
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quant-perda | Quantidade de perda | Dec(11,4) | Não envia |
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quant-segur |
Quantidade de segurança |
Dec(11,4) |
Item_man. qtd_estoq_seg |
Estoque segurança |
Dec(10,3) |
res-cq-comp | Tempo de Ressuprimento de CQ de Compras |
Inteiro | Contagem + Inspeção Emergencia |
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res-cq-fab |
Tempo de Ressuprimento de CQ de Fabricação |
Inteiro |
0 | Se valor diferente no APS, mantem valor do APS. |
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res-for-comp |
Tempo de Ressuprimento do Fornecedor |
Inteiro | item_sup.tmp_necessar_cont + item_sup.tmp_inspecao + item_sup.tmp_reposic_emerg | Fabricação + Transporte (planej. Compra) |
Inteiro |
res-int-comp |
Tempo de Ressuprimento de Compras |
Inteiro |
item_sup.tmp_necessar_p_ped | Tempo preparação pedido ( planej. Compra) |
Inteiro |
ressup-fabri |
Tempo de Ressuprimento de Fabricação |
Inteiro | Fabric: item_man.tmp_ressup Comp ou Benef: item_man.tmp_ressup + item_sup.tmp_inspecao |
Ressuprimento |
Inteiro |
tempo-segur | Tempo de segurança do produto |
Inteiro |
Não envia |
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tipo-con-est | Tipo de Controle de Estoque: 1 - Serial, 2- Número Série, 3 - Lote, 4 - Referência |
Inteiro* |
Se controlar nr de série = 2 , se controlar lote = 3, senão = 1 |
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Inteiro |
tipo-est-seg | Tipo de Controle de Estoque de Segurança: 1 - Quantidade, 2- Tempo |
Inteiro* |
1 | Se valor diferente no APS, mantem valor do APS. |
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un | Unidade de Medida | Char(2) | Item. cod_unid_med | Unidade Medida | Char(3) |
val-item |
Informe o valor do item |
Dec(13,4) | Item_custo/item_custo_grade (custo médio ) |
Custo médio |
Dec(17,6) |
log-program- kanban |
Programação Kanban |
Lógico |
Não envia |
|
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qtd-kanban | Kanban | Dec(11,4) | Não envia |
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qtd-lote-max | Lote Máximo | Dec(14,2) | Exclusivo APS |
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APS: item-extens-dbr | ||
cod-item | Código item APS | Char(30) |
cod-item-erp | Código item Logix | Char(30) |
cod-grade-1 | Grade 1 APS | Char(10) |
cod-grade-1-erp | Grade 1 Logix | Char(16) |
cod-grade-2 | Grade 2 APS | Char(10) |
cod-grade-2-erp | Grade 2 Logix | Char(16) |
cod-grade-3 | Grade 3 APS | Char(10) |
cod-grade-3-erp | Grade 3 Logix | Char(16) |
cod-grade-4 | Grade 4 APS | Char(10) |
cod-grade-4-erp | Grade 4 Logix | Char(16) |
cod-grade-5 | Grade 5 APS | Char(10) |
cod-grade-5-erp | Grade 5 Logix | Char(16) |
log-benef | Indica se o item é beneficiado | Lógico |
Importante:
Compr-fabric (Item Comprado ou Fabricado)
O Logix verificará o campo item.ies_tip_item, seguindo as regras:
- Se igual ‘C’ retorna o valor 1 (Comprado);
- Se igual ‘B’ retorna o valor 3 (Beneficiado / Fabricado);
- Senão, retorna o valor 2 (Fabricado).
O APS deverá gravar sempre 1 ou 2 no campo item-dbr.compr-fabric, mesmo que o item seja considerado 3 - Beneficiado. Pois quando o item é beneficiado, possui estrutura, porém gera ordem de compra. Para identificar que o item é 3 - Beneficiado, deve ser gravado na tabela de extensão do item extens-item-dbr.log-benef = TRUE, dessa forma, na Confirmação do APS a Ordem de Produção do item beneficiado será ignorada e será enviado uma Ordem de Compra.
Caso um item identificado como Fabricado, Beneficiado ou Final no Logix NÃO possuir estrutura, o APS considerará o mesmo como Comprado, durante a execução de suas rotinas (Planejamento). O ajuste deverá ser realizado no Logix.
Caso um item identificado como Comprado no Logix possuir estrutura, o APS considerará o mesmo como Fabricado, durante a execução de suas rotinas (Planejamento). O ajuste deverá ser realizado no Logix.
Log-sobra (Arredonda sobra pelo lote), div-ordem (Forma de divisão das ordens planejadas ao confirmá-las) e Lote-economico. O campo log-sobra quebra a OP pelo lote atribuído ao campo div-ordem. Na integração Logix, existem os campos “Dias Mínimos entre Ordens” e “Programação Fixa”, que caso for diferente de zero, significa que o campo div-ordem = 3 (divide pelo Lote Econômico) e lote-economico = Programação Fixa da pasta Planejamento 2 do cadastro de item do Logix. Se o campo “Dias Mínimos entre Ordens” ou “Programação Fixa” igual a zero, então div-ordem = 1 (Não divide) e lote-economico = 0.
Exemplo quando log-sobra = false e lote econômico = 300:
Necessidade = 800, gera 3 OPs de 300, 300 e 200 respectivamente.
Exemplo quando log-sobra = true e lote econômico = 300:
Necessidade = 800, gera 3 OPs de 300, 300 e 300 respectivamente.
Para dar maior flexibilidade ao usuário, o campo log-sobra será manutenido exclusivamente no APS.
Política
Não existe no Logix um campo correspondente à política do item, dessa forma serão consideradas as seguintes regras:
- Se item for comprado, beneficiado ou fantasma deverá ser PERÍODO FIXO.
- Se produzido ou final e o campo dias mínimos entre ordens maior que zero deverá ser PERÍODO FIXO.
- Se produzido ou final e o campo dias mínimos entre ordens igual a zero deverá ser NÍVEL SUPERIOR.
- Exceção: Se ocorrer de um item produzido (pai) possuir a política período fixo e existir algum filho com política Nível Superior, esses serão alterados automaticamente para período fixo, para que não ocorra conflito na execução da Explosão.
Se a política do item, for alterada no APS, deve-se manter o valor do APS.
Res-cq-comp (Tempo de Ressuprimento de CQ de Compras)
Deverá ser o somatório dos seguintes campos:
Tempo Contagem + Tempo Inspeção + Tempo Emergência (Folder planej. Compra do cadastro de item Logix)
Res-for-comp (O Tempo de Ressuprimento do Fornecedor)
Deverá ser o somatório dos seguintes campos:
Tempo Fabricação + Tempo do transporte (Folder planej. Compras)
Tempo-segur (Tempo de segurança do produto)
No APS soma-se o tempo de segurança ao tempo de ressuprimento, e no Logix o campo Tempo Segurança é transformado em quantidade, por isso, não será integrado, e será manutenido exclusivamente no APS.
Ressup-fabri (Tempo Ressuprimento de Fabricação)
Corresponde ao campo Ressuprimento do Logix. No Logix existe ainda os campos Fator Múltiplo 1 e 2, e Limite Múltiplo 1 e 2, onde o tempo de ressuprimento pode aumentar de acordo com a quantidade produzida. Esse conceito é restrito ao Logix e não serão atualizados no TOTVS APS.
Nota: Se o campo for comprado ou beneficiado, é enviado o campo Tempo de Ressuprimento somado ao Tempo de Inspeção. Itens fabricados é apenas o campo Tempo de Ressuprimento.
Tipo-con-est (Tipo de Controle de Estoque)
No Logix não existe um campo correspondente, dessa forma, seguirá as seguintes regras:
- Se o item controlar número de série, é considerado = 2 (Número de Série);
- Se controlar lote, é considerado = 3 (Lote);
- Senão = 1 (Serial).
Nota 1: O tratamento da grade realizado pelo APS não é suportado pela referência, por isso não existirá itens parametrizados como 4 (Referência).
Nota 2: O Controle de Estoque dos itens no Logix é mais amplo, podendo ser controlado por 9 dimensionais diferentes, porém no APS são controlados somente o Lote e Grades, onde outros controles serão sumarizados.
Val-item (Valor do Item)
O Logix enviará o custo médio.
Val-base
A query possui os seguintes campos de custo e preço:
medio-mensal-item: Custo médio.
custo-padrao-item: Logix não possui custo padrão, dessa forma, a query enviará valor zerado.
preco-ult-ent-item: No Logix, somente item comprado possui este custo, itens fabricados terá valor zero.
preco-repos-item: Logix não possui preço de reposição, dessa forma, a query enviará valor zerado.
preco-venda-item: Preço da venda do item.
10.1.11 Item x Estabelecimento
É criado automaticamente na atualização de dados pela entidade item-dbr, de acordo com o item e estabelecimento.
10.1.12 Estrutura
Programa Logix: MAN10002
A atualização da estrutura seguirá o conceito do cadastro de item, no que diz respeito a grades
Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
-------------------------------------------------------------------------------
WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
-------------------------------------------------------------------------------
Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Identificar o funcionamento da integração;
- Identificar a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.