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Integração Protheus x DRP Neogrid

 

 

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Sumário

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 Ao receber os arquivos, o DRP da NeoGrid analisa e processa as informações retornando sugestões de solicitações de compra ou pedidos de compra, conforme a configuração do Back Office Protheus®.
Os arquivos são gerados em pastas configuradas no Back Office Protheus®, e o upload e download é efetuado pelo Client da NeoGrid.

Item

Descrição

Solicitação / Pedido de Compra / Transf. Est. Entre Filiais

Arquivo onde serão informados as solicitações, os pedidos de compra ou as transferências de estoque entre filiais dependendo da , conforme a parametrização do Back Office Protheus®.

 Escopo

Disponibilizada as rotinas que permitem efetuar a integração do Back Office Protheus® com a NeoGrid (produto DRPDistribution Resource Planning) através do envio de informações de vendas e de posição de estoque que são processadas e analisadas pelo DRP, com o objetivo de sugerir recomendações de solicitações, pedidos de compra ou transferência de estoque entre filiais.
O DRP (Sistema de Balanceamento de Estoques) tem a finalidade de aumentar a rentabilidade e participação no mercado por meio do balanceamento dos estoques da empresa, com base em informar o produto, a hora, o local e a quantidade no momento certo e permitir que os desafios da cadeia de suprimentos e demanda sejam atendidos.

Considerando o principal objetivo como aumento da rentabilidade através do balanceamento dos estoques temos:

...

O objetivo deste envio é fornecer ao DRP Neogrid todas as informações necessárias para que sejam analisadas e assim definir as necessidades de compras buscando o balanceamento dos estoques.
As movimentações de SKU (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Armazenamento de Estoque) e movimentações de DFU (Demand Forecast Unit, ou Unidade de Previsão de Demanda) contemplam todas as vendas emitidas tanto na Venda Assistida (SIGALOJA) na retaguarda quanto aos PDVs, originados no FrontLoja (SIGAFRT) ou no TOTVS PDV (SIGAFRT), interpretando dados da tabela de Itens de Notas Fiscais de Venda (SD2).
Devoluções nos Itens de Notas Fiscais de Entrada (SD1), gerados na rotina de Troca e Devolução do SIGALOJA (LOJA720), e Transferência de estoque entre filiais (SD3), também contemplam as movimentações de SKU.

...

  • A importação dos arquivos recebidos pelo DRP é realizada através do job LOJA7033,  gravados em uma pasta determinada através do parâmetro MV_LJNEOIN e, posteriormente  geradas as devidas movimentações no Protheus (solicitação ou pedido) conforme configuração. Após o Protheus® ler esses arquivos, os mesmos são movidos para uma outra pasta, através da configuração do parâmetro MV_LJNERCV, ( permite armazenar todos os arquivos de retorno processados).
  • No Console, é mostrado  apresentado se o retorno foi processado com sucesso ou não. No processamento de transferência entre filiais, caso for sucedido, aparecerá a origem e destino das filiais e a quantidade transferida.
  • Caso algum item do XML não seja processado por motivo de falta de estoque, produto inexistente, etc., o XML  será recriado somente com os itens não processados e copia imediatamente na pasta IN. Desta forma,  será processado novamente na próxima leitura. 

...

  • Execução do update de base UPDLO119, conforme Procedimentos para Implementação.
  • Adquirir junto a NeoGrid o Client (StartClient) e instalar na Raiz do Back Office Protheus®.
  • Criar Schedule para gerar e importar os XMLs.

Instalação  Instalação Client Neogrid

O Client (StartClient.exe) deve ser adquirido junto a NeoGrid (as informações estão disponíveis no site http://www.neogrid.com) e instalado na Raiz do Protheus®.
O parâmetro MV_LJNEOIN (pasta que receberá os arquivos para download, Pedido de Compra, Solicitação de Compra) deve conter o caminho especificado na configuração de recebimento do Client. Ex: "\WebEDIMercadorClient_V3.6.1\IN\" ou "\ClientMercador\Bin\IN\".
O parâmetro MV_LJNEOUT (pasta que receberá os arquivos para upload, informações geradas pelo Protheus®) deve conter o caminho especificado na configuração de envio do Client. Ex: "\WebEDIMercadorClient_V3.6.1\OUT\" ou "\ClientMercador\Bin\OUT\".
Ao entrar em contato com a Neogrid, peça o arquivo Client DRP. Aguarde o retorno até receber o arquivo compactado de instalação. Descompacte esse arquivo e mova para dentro do RootPath.

Exemplos da estrutura de pastas após a instalação:


...

  • Pasta IN (Client Neogrid): Pasta onde retorna os XMLs criados pelo DRP. Estes XMLs são enviados para o Job LOJA7033, retornando dados ao Protheus.
  • Pasta RECEIVED: Quando os XMLs da pasta IN são lidos pelo Job de retorno LOJA7033, os arquivos são movidos para esta pasta RECEIVED.
  • Caso algum item do XML não seja  processado por motivo de falta de estoque, produto inexistente, etc., o XML é recriado somente com os itens não processados e copia imediatamente na pasta IN. Assim, será processado novamente na próxima leitura.
  • A configuração do parâmetro MV_LJNEOPV determina o tipo de documento incluído no retorno das análises do DRP. Este parâmetro define como este retorno será gravado no Protheus.
    Os valores configuráveis de retorno são: 1 – Solicitação de Compra, 2 – Pedido de Compra, descritos abaixo:
  •  Solicitação de Compra: quando for efetuada uma análise prévia sobre as sugestões de compras no próprio DRP, são geradas solicitações para que sejam avaliadas e efetivadas se realmente necessárias.
  • Pedido de Compra: quando é efetuada uma análise sobre as sugestões de compras no próprio DRP, que permite gerar os pedidos de compras, para serem convertidos em NF de entrada posteriormente.
    Importante
    Para gerar um pedido de compra automático via DRP Neogrid, é necessário ter o campo último preço de compra (B1_UPRC) preenchido no Cadastro de Produtos (LOJA110). Este campo é utilizado para calcular o valor total do preço de compra. 
    Caso esteja de acordo com o preço cadastrado no pedido de compra, é possível altera-lo  em :SIGALOJA / Gerência de Estoques / Pedido de Compra (MATA121).

...

  1. No Controle de Lojas  (SIGALOJA) acesse Gerência Estoque/Solicit. De Compras (MATA110).
  2. Ao consultar a tabela, é possível identificar que solicitação foi gerada pelo DRP, através do campo "DRP Neogrid?" = "Sim".
    No momento da importação, é apresentado no console o número da Solicitação de compra.

       Para consultar as solicitações de Pedido de Compra:  .

  1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Gerencia Estoque/Pedidos de Compra (MATA121).
  2.  Ao consultar a tabela, é possível identificar que  o pedido foi gerado pelo DRP, através do  campo DRPNeogrid?"Sim".
  3. No momento da importação, é apresentado no console o número do Pedido de Compra. 
  4. Observe no log da pasta autocom do ambiente, a gravação do Pedido de Compra

       Importante

       Independente da seleção para solicitação ou pedido de compra, poderá apresentar  no mesmo arquivo XML informações sobre transferências, tanto entre filiais como entre armazéns.

       Para consultar Transferências entre filiais:       Transferência

 

  1. No processamento de

...

  1. transferência entre filiais, é apresentado no console, a origem e destino das filiais e a quantidade transferida. 
  2. Observe no log da pasta autocom do ambiente, a gravação da transferência realizada.
        

 

  •  

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       No Estoque (SIGAEST) acesse Atualizações/Movimentações/Fiscais/Transf. Filiais (MATA310).

  •  Transferência de Estoque entre Armazéns: quando for efetuada uma análise sobre sugestões de compras no próprio DRP, são geradas transferências entre movimentações de estoque de um armazém para outro, na mesma filial. Está localizado em SIGAEST/Atualizações/Movimentações/Internas/Transf. Múltipla (MATA261).
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Instalação/Atualização

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch UPDLO119). Para que o envio dos XMLs funcione, é necessário que o Client da NeoGrid seja instalado e configurado para o envio e retorno dos arquivos.
Importante
Antes de executar o compatibilizador UPDLO119 é imprescindível:

...

  • ERP envia o FORNECEDOR cadastrado para o DRP
    ERP somente envia o FORNECEDOR se o campo A2_DRPEXP não estiver marcado. Cada registro que enviar, o campo A2_DRPEXP será marcado.

  • DRP retorna os dados para o ERP, caso o item de retorno for sugestão de saída:
    Se MV_LJNEOPV = 1, gravará na tabela SC7 (Pedidos de Compra).
    Se MV_LJNEOPV = 2, gravará na tabela SC1 (Solicitações de Compra).

  • DRP retorna os dados para o ERP, caso o item de retorno for sugestão de transferências:
    Se for sugestão de transferências entre armazéns, na mesma filial, gravará na tabela SD3 (Movimentações de Estoque).
    Se for sugestão de transferências entre filiais, será  gerada uma nota fiscal de saída (SF2/SD2) e uma nota fiscal de entrada (SF1/SD1).

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Como fazer

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