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Tratamentos para blocado, drive-in e drive-thru / Troca de identificação reservada
Características do Requisito
Linha de Produto: | LOGIX | ||||||||||||
Segmento: | Distribuição & Logística | ||||||||||||
Módulo: | WMS | ||||||||||||
Rotina: |
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Parâmetro(s): | wms_dimen_dif_drive_in_thru, wms_prod_dif_drive_in_thru | ||||||||||||
Requisito (ISSUE): | PCREQ-170 | ||||||||||||
País(es): | Todos | ||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Oracle, SQL Server, Informix | ||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | WMS_TROCA_IDENTIFICACAO | ||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows, Linux | ||||||||||||
Versões/Release: | 12.1.8 | ||||||||||||
Versão Expedida: | 12.1.8 |
Descrição
Possibilitar o uso efetivo de estruturas do tipo blocado, drive-in e drive-thru, considerando as particularidades e tratamentos que estão ligados a cada um deles, como por exemplo a dificuldade de movimentação dos itens armazenados.
Quando um endereço é do tipo blocado, drive-in ou drive-thru normalmente há dificuldade em coletar o estoque que foi indicado pelo sistema, pelo fato de existirem outros paletes à sua frente. Nestes casos atualmente há algumas soluções possíveis:
- Retirar da frente os paletes que estão impedindo o acesso ao estoque que precisa ser coletado, e após realizar a coleta colocar os outros paletes novamente nos seus lugares;
- Efetuar a coleta em outra identificação de estoque que está mais acessível, contudo isso somente é possível se esta identificação não tiver reservas de estoque para outro documento.
Porém na maioria das situações nenhuma destas opções é suficiente, pois é necessário utilizar uma identificação que está na frente mas já está reservada para outro documento.
Para dar maior agilidade ao processo de separação o sistema foi preparado para permitir a troca de uma identificação indicada por outra mesmo se a nova identificação já possuir reservas associadas. Neste caso, além de trocar a identificação a ser utilizada será necessário também atualizar as informações das reservas da identificação de destino. Esta troca por uma identificação que possua reservas não estará condicionada a novas parametrizações, a não ser aquelas já existentes para permitir ou não acionar a opção de troca de uma maneira geral.
Nas troca das identificações de estoque algumas regras deverão ser respeitadas:
- Caso a identificação de estoque selecionada para a troca possua reservas de estoque (seja para atender a uma solicitação de carga ou para o ressuprimento de picking), a troca somente será permitida se a identificação de origem tiver quantidade suficiente para atender toda esta quantidade reservada, pois todas as reservas associadas a identificação selecionada passarão a estar associadas a identificação de origem (serão transferidas todas as reservas da etiqueta informada para a etiqueta de origem).
- Não será permitida a troca da identificação de estoque caso a etiqueta origem ou destino esteja em um endereço com as funcionalidades de picking ou de produção.
- Não será permitida a troca da identificação de estoque caso a etiqueta origem ou destino esteja associada a uma solicitação de carga indicada como "seleção manual".
- Se a etiqueta origem ou a etiqueta de destino estiver associada a uma solicitação de carga indicada para baixa com "saída identificada" somente será permitida a troca de identificações que pertençam à mesma nota fiscal de armazenagem.
- Se a etiqueta origem ou a etiqueta de destino estiver associada a uma solicitação de carga que possua filtros de dimensionais somente será permitida a troca de identificações se a identificação escolhida continuar atendendo às faixas dos dimensionais informados, tanto para a etiqueta origem como para a etiqueta destino.
- Não será permitida a utilização de uma identificação de estoque na troca caso a etiqueta informada possua processos de movimentação em andamento.
- Também não será permitida a utilização de uma identificação de estoque na troca caso ela já tenha passado pelo processo de separação.
- As demais regras já aplicadas neste processo de troca de identificação irão permanecer, como por exemplo o fato de que a identificação a ser utilizada na troca deve ter quantidade de saldo (saldo regularizado se for Operador Logístico ou o saldo físico se for Indústria) suficiente em relação à quantidade reservada da identificação de origem.
Procedimento para Implantação
- Este desenvolvimento está disponível de forma oficial a partir do pacote 06/2015 (Update 12.1.8).
- É possível utilizar esta funcionalidade a partir do pacote 05/2015 (Update 12.1.7), contudo neste caso é necessário aplicar anteriormente o pacote do chamado TSDT10, pré requisito para o correto funcionamento do sistema.
- Caso esteja utilizando o pacote 05/2015 primeiro aplique o pacote do chamado TSDT10 e depois o pacote desta funcionalidade, o que será feito através do chamado TSGQPR.
- Caso esteja utilizando o pacote 05/2015 também será necessário executar os seguintes conversores:
- WMS00493(conversor de parâmetros, executar via LOG00088)
- WMS00523 (conversor de tabelas, executar via LOG6000)
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE TIPOS DE ESTRUTURASREGISTROS PADRÕES
Execute a rotina WMS6770(Atualização de Registros Padrões) e processe a atualização dos tipos de estrutura. Após esta execução estarão disponíveis para uso no sistema dois novos tipos de estrutura:
- 11 - Drive-in
- 12 - Drive-thru
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
Na rotina de manutenção de parâmetros do Logix (LOG00086), acesse Logix WMS -> Logix WMS -> Manipulação e configure os seguintes parâmetros:
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
wms_dimen_dif_drive_in_thru
Tipo:
Caracter
Cont. Por.:
Permitir dimensionais diferentes em endereços drive-in/drive-thru?
Descrição:
Indica se será permitido armazenar dimensionais diferentes de um produto em endereços do tipo de estrutura Drive-in ou Drive-thru. Caso seja informado 'N' o endereço somente poderá ter paletes do mesmo produto e dimensional, bloqueando inclusive a armazenagem de paletes mistos.
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
wms_prod_dif_drive_in_thru
Tipo:
Caracter
Cont. Por.:
Permitir produtos diferentes em endereços drive-in/drive-thru?
Descrição:
Indica se será permitido armazenar produtos diferentes em endereços do tipo de estrutura Drive-in ou Drive-thru. Caso seja informado 'N' o endereço somente poderá ter paletes do mesmo produto, bloqueando inclusive a armazenagem de paletes mistos.
- No contrato do depositante (WMS60013) acesse a opção "Movimentação interna" e atualize o campo "Prioriza armazenagem" com uma das seguintes opções:
- Não: Não irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o produto.
- Sim, com fusão de estoque: Irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o mesmo produto. Observações:
- Para que possa ser escolhida essa opção é necessário marcar o campo "Restringe armazenagem de um item por endereço".
- Este parâmetro não terá influência em endereços do tipo drive-in ou drive-thru, ou seja, se existir saldo de estoque em endereços com estes tipos de estrutura os mesmos não serão selecionados para a armazenagem.
- Sim, sem fusão de estoque, por produto: Irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o mesmo produto, mas sem realizar a fusão do estoque das etiquetas envolvidas. Nesta análise também são considerados os endereços com tipo de estrutura drive-in e drive-thru.
- Sim, sem fusão de estoque, por produto/dimensionais: Irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o mesmo produto e dimensionais, mas sem realizar a fusão do estoque das etiquetas envolvidas. Nesta análise também são considerados os endereços com tipo de estrutura drive-in e drive-thru.
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
Cadastrar a rotina WMS6597 no menu do Logix conforme abaixo:
Sistema | "315" (WMS) |
Nível 1 | "5" (Movimentação Armazém) |
Nivel 2 | "96" (Consultas) |
Nível 3 | "07" |
Sequência | 1 |
Processo | wms6597 |
Tipo Processo | 2 |
Transação | WMS6597 |
Descrição | Consulta histórico de troca de identificação |
Procedimento para Utilização
Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
Procedimento para Utilização
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.