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Indenizações na Rescisão
Indenizações na Rescisão

Boletim Técnico: Indenizações na Rescisão
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada melhoria com a disponibilização da funcionalidade de Indenização por Gravidez. As implementações citadas neste documento, se tratam de um complemento do Boletim Técnico referente ao chamado TDHI34. Portanto, deve-se aplicar primeiramente o pacote referente ao chamado TDHI34,  viabilizando a atualização da base de dados.Segue abaixo a descrição dos ajustes:1.	Criado o conceito de Acumulador Auxiliar (Tabela Auxiliar S030) para ajudar na parametrização de verbas:•	005S – Base para Indenização por Gravidez.2.	Criação de Campos no Cadastro de Verbas (SRV):•	Campo RV_INDEN :  Define se a verba faz parte da Base de Indenizações na Rescisão.•	Campo RV_ACUMAUX – 005S : Indica se a verba faz parte da Base de Indenizações por Gravidez3.	Tipos de Liquidação (Tabela Auxiliar S024) : Permite identificar as indenizações à pagar:•	Campo Indenização : Define se deve ou não ser paga a Indenização por tempo de trabalho.•	Campo Indenização por Gravidez : Define se deve ou não pagar a indenização por Gravidez4.	 Criação de  Identificador(es) de Cálculo(s).•	Indenização por Gravidez:Implementada na carga da Tabela S030 o item 005S - Base para Indenização por Gravidez. Este item deve ser selecionado nas verbas que fazem Base para o cálculo, no campo RV_ACUMAUX (Acumulador Auxiliar).Disponibilizado o Identificador de Cálculo 1245 – Indenização por Gravidez.•	Indenização na RescisãoAs verbas que devem fazer Base para o cálculo, devem estar com o campo RV_INDEN  configurado com S.Os funcionários com direito a receber indenização, devem estar com o campo RA_OPTLEI configurado com S.
ID do Chamado
TDGXB5
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAGPE
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Colômbia
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    GPEA010 – Cadastros de Funcionários; GPEA040 – Cadastro de Verbas; GPEM020 – Cálculo de Folha; GPEM040 – Cálculo de Rescisão
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Compatibilizador 1
    - RHUPDMOD
    Procedimentos para Implementação

    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.

    Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD é imprescindível:

    a)         Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).

    b)         Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)          Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)         Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)         O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

     

     

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

     

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

     

                              i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                            ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                           iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

                           iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                             v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

                           vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

                          vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

     

    1.          Em Microsiga Protheus ByYou Smart Client, digite RHUPDMOD no campo Programa Inicial.

    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior à 07/07/2011.

    2.          Clique em OK para continuar.

    3.          Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa SIGAGPE().

    4.          Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    5.          Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.          Selecione a atualização de número 141-Tabela/Campo de Acumulador Auxiliar e Remuneração Variável - Colombia e clique em OK para iniciar a execução.

    7.          Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    8.          Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    9.          Clique em OK para encerrar o processamento.

    Descrição de Ajustes

    1.        Criação no arquivo SX3 – Campos:

    ·         Tabela SRV – Cadastro de Verbas:

    Campo

    RV_ACUMAUX

    Tipo

    Caracter

    Tamanho

    80

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Acumul.Aux.

    Descrição

    Acumulador Auxiliar

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Help

    Selecionar os Acumuladores Auxiliares na qual essa verba deve compor a base.

    O tamanho dos campos que possuem grupo podem variar conforme ambiente em uso.

    Procedimentos para Configuração

    Procedimentos para Utilização

    Manutenção de Acumulador Auxiliar:

    1.        Em Gestão de Pessoal (SIGAGPE) acesse Atualizações / Definic. Cálculo / Manut. Tabelas (GPEA310).

    O sistema apresenta a janela principal da rotina.

    2.        Posicione o cursor na Tabela Auxiliar S030 - Acumulador Auxiliar.

    3.        Clique em Visualizar.

    4.        Visualize se os dados estão pré-cadastrados (Códigos 001S até 004S).

    5.        Confira os dados e Confirme.

    Manutenção no Cadastro de Verbas:

    1.        Em Gestão de Pessoal (SIGAGPE) acesse Atualizações / Definic. Cálculo / Verbas (GPEA040).

    O sistema apresenta a janela principal da rotina.

    Configuração das  verbas para Base de Indenização na Rescisão:

    1.        Posicione o cursor nas verbas que devem formar base de dados para o Cálculo de Indenização de Rescisão.

    2.        Clique em Alterar

    3.        Informe no campo Indenização (RV_INDEN) a opção Sim.

    4.        Confira os dados e confirme.(*)

    Altere tantas verbas quanto necessárias.

    Configuração das verbas para Base de Indenização por Gravidez:

    1.        Posicione nas verbas que devem formar a base de dados para Cálculo de Indenização de Rescisão.

    1.        Clique em Alterar e informe no campo Acumulador Auxiliar (RV_ACUMAUX) o código 005S – Indenização por Gravidez.

    2.        Confira os dados e Confirme.

    (*) Altere tantas verbas quanto necessárias.

    Criação das verbas de Indenizações na Rescisão:

    1.        Clique em Incluir e informe os campos conforme orientação dos  helps de campo.

    2.        Informe o Id.p/Cálculo 0110 para verba de Indenização na rescisão por tempo de trabalho.

    3.        Confira os dados e Confirme.

    4.        Clique em Incluir e informe os campos conforme orientação dos helps de campo.

    5.        Informe o Id.p/Cálculo 1245 para verba de Indenização por Gravidez.

    6.        Confira os dados e Confirme.

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    SRACadastros de Funcionários; SRV – Cadastro de Verbas; RCB/RCC – Cadastro de Tabelas Auxiliares; SRC – Movimento Mensal; SRR – Rescisão

    Observações