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Boletim Técnico: Gerenciamento de indicadores - Painel On-line Ocorrência Melhoria Resumo Implementada a rotina de Indicadores (HSPAHP03) no Plano de Saúde que permite a criação de Painéis On-line por usuários do sistema que possuam conhecimentos básicos em Banco de Dados. ID do Chamado TDKOA6 Aplicabilidade Gerenciamento de indicadores - Painel On-line Produtos Módulos
Portais
Países
Sistema Operacional Bancos de Dados
Nome + Fonte Indicadores (HSPAHP03) Número da FNC 000000188022011 Ajustes no Compatibilizador Não Integridade Referencial Não Aplicação de Patch Procedimentos para Implementação O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch). Procedimentos para Configuração 1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastro / Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Plano de Saúde, conforme instruções a seguir:
Procedimentos para Utilização Configuração Server (totvsappserver.ini) Para utilização dos painéis no Microsiga Protheus é necessário ajustar o arquivo de configuração do Server para o ambiente utilizado. 1. No diretório de instalação do Microsiga Protheus acesse a pasta “Bin\AppServer” e abra o arquivo “totvsappserver.ini”. 2. Acrescente as seguintes parametrizações:
3. Após a configuração reinicie o Server do Microsiga Protheus.
Cadastro de Indicadores (HSPAHP03) 1. No Plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Miscelânea / Configurações / Indicadores (HSPAHP03). 2. Selecione a opção Incluir para criar um Painel On-line. 3. Preencha os campos obrigatórios conforme orientações do help de campo e escolha o tipo de indicador. É importante considerar que o tipo de indicador escolhido determina a forma de apresentação dos dados no painel e, conseqüentemente, sua forma de extração junto ao Banco de Dados. a) Tipo de Indicador: 1 – Simples O tipo simples corresponde ao painel que não apresenta gráfico, somente valores com três itens para utilização de filtros. A definição da descrição de um deles é feita através dos campos Nome Combo 1 (GTA_CMB1), Nome Combo 2 (GTA_CMB2) e Nome Combo 3 (GTA_CMB3).É necessário criar uma ou mais pesquisas (veja o tópico Criação de pesquisas - Query’s) para o Banco de Dados relacionando-a através do campo Combo Relação (GTB_COMBO), assim, é possível definir a pesquisa que é realizada quando for selecionado o item do “combo” para exibição. Também, é preciso atribuir um título para este “combo”, como por exemplo: período contendo os filtros de Dia, Mês e Ano que pode ser feito através do campo Titulo Combo (GTA_TITCMB). Para cada item do “combo” é possível criar uma ou mais pesquisas desde que sejam consideradas questões como desempenho e visualização. Para exemplificar essa situação, foi criado um “combo” com o título Período e dentro dele foram determinados três filtros: Dia, Mês e Ano. Para cada filtro foi criada uma pesquisa, de acordo com seu respectivo “combo”, descritas da seguinte forma: Atendimentos Dia, Atendimentos Cancelados, Altas no Dia, Atendimentos Mês, Atendimentos Cancelados Mês, Altas no Mês, Atendimentos no Ano, Atendimentos Cancelados no Ano e Altas no Ano. b) Tipo de Indicador: 2 – Gráfico Pizza e 3 – Gráfico Barra O tipo de indicador Gráfico Pizza e Barra correspondem às informações demonstradas através de gráficos representados em formato de pizza ou barras, de maneira que, suas fatias/torres referem-se a uma informação de um único indicador. No painel do tipo Gráfico Pizza são desconsideradas as informações de “combo” de uso exclusivo do tipo 1 – Simples. Para criar um painel nesse tipo de gráfico é necessário preencher os campos obrigatórios e selecionar a opção 2 – Gráfico Pizza no campo Tipo Indicad. (GTA_TIPOIN). Insira uma pesquisa na área correspondente a ela e dentro do campo Query (GTB_QUERY) crie uma pesquisa que retorne mais de um registro com sua descrição (veja o tópico Criação de pesquisas - Query’s), ou insira mais de uma pesquisa na áreae dentro do campo Query (GTB_QUERY) crie uma pesquisa que retorne apenas um registro referente ao item da área. c) Tipo de Indicador: 4 – Gráfico Comparativo O tipo gráfico comparativo tem como objetivo apresentar duas linhas para comparação de valores entre indicadores. No cadastro do tipo comparativo é necessário criar duas pesquisas, ou seja, cada uma com sua Query atribuída para a comparação entre os valores. Desta forma, são utilizados, além dos campos obrigatórios do cadastro, os campos Valor Inicial (GTA_VALINI) e Valor Final (GTA_VALFIM) que definem a escala inicial e final da linha de comparação, e o Apresen. Valor (GTA_APREVL) que define a forma de apresentação do valor (Percentagem ou Numérico). Após preenchimento dos dados, clique em Salvar e o painel já fica disponível para ser habilitado através do cadastro de usuários.
Criação de pesquisas - Query’s 1. No cadastro de indicadores selecione o campo Query (GTB_QUERY) localizado na área inferior e faça um duplo clique. 2. O campo Query (GTB_QUERY) é utilizado para a criação de uma pesquisa no banco de dados empregando as mesmas sintaxes da própria linguagem do sistema, com exceção de algumas facilidades de comandos internos. 3. Após a criação da pesquisa é possível verificá-la através da opção Analisar; o sistema exibe o resultado na área. O retorno da pesquisa sempre deve ter um campo de nome Contador, pois é o número de referência para o indicador, como por exemplo, a contagem de atendimentos efetuados por um atendente. Caso seja necessário, o campo Descrição (opcional) fica de acordo com a forma de criação e tipo do painel. Para o tipo de painel Simples o campo Descrição não é utilizado já que para exibição são utilizados os títulos atribuídos no campo Titulo Indic. (GTB_NOME). Para os tipos Gráfico Pizza e Barra, caso tenha sido criado mais de um item na áreade pesquisas, é desconsiderado o campo Descrição da pesquisa, desde que ele seja retornado. Para situação em que foi criado apenas um item na áreade pesquisas, o sistema utiliza o campo Descrição vindo da pesquisa. Para o tipo Comparativo é obrigatória a criação de dois itens na áreade pesquisas, cada um com uma pesquisa de retorno, sendo desconsiderado o campo Descrição da pesquisa. Na criação da pesquisa existem alguns comandos/variáveis à disposição para apoio. É necessário colocá-los entre “Colchetes [ ]“: · [dDataBase] “Data do dia corrente”. · [dDtIniDAn] “Primeiro dia do mês anterior ao corrente”. · [dDtFimDAn] “Ultimo dia do mês anterior ao corrente”. · [dDataIni] “Primeiro dia do mês corrente”. · [dDataFim] “Ultimo dia do mês corrente”. · [dDataIniA] “Primeiro dia do ano corrente”. · [dDataFimA] “Ultimo dia do ano corrente”. · [xFilial(‘GCY’)] “Filial da tabela utilizada pela empresa”. Exemplo: GCY.GCY_FILIAL = [xFilial(‘GCY’)]. · [RetSqlName(‘GCY’)] “Nome do arquivo utilizado pela empresa. Exemplo: From [RetSqlName(‘GCY’)] GCY.
Impressão dos Indicadores Para os tipos de indicadores Gráfico Pizza e Barra existe a possibilidade de impressão dos indicadores através da opção Impressora. Ao selecioná-la éexibida a tela com os parâmetros, preencha os dados conforme orientações do help de campo e clique em Ok. O sistema exibe o gráfico conforme parametrizado, em seguida, clique em Imprimir.
Cadastro de Usuários 1. No módulo Configurador acesse como administrador as opções Usuários / Senhas / Política. 2. Clique em Outros e Painel On-line e, em seguida, o módulo Plano de Saúde. 3. Habilite os painéis desejados e pré-cadastrados. Para realizar a parametrização é necessário que a senha do administrador não esteja em branco. O Administrador não visualiza os painéis no sistema, porém é necessária a parametrização descrita para o funcionamento dos painéis para os usuários. 4. O procedimento descrito deve ser executado para os demais usuários do sistema que estão habilitados para visualização dos painéis. Para esse procedimento acesse Usuários / Senhas / Usuários. 5. Após todas as parametrizações confirme para salvar as alterações dos usuários. 6. Saia do sistema e reinicie o Server do Microsiga Protheus. 7. Ao efetuar o logon no SIGAMDI os usuários habilitados podem ser visualizar os com painéis na tela principal do sistema. OBSERVAÇÃO: os painéis são atualizados automaticamente a cada 10 minutos. É possível visualizar os horários da última e da próxima atualização através da opção Relógio. Para visualizar o help do painel, clique na Interrogação. O help é o resultado da descrição atribuída no campo Help Indicad. (GTA_HELPIN) localizado na rotina Cadastro de Indicadores (HSPAHP03). Informações Técnicas
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