Histórico da Página
Produto | : | TOTVS Framework |
Processo | : | Metadados |
Subprocesso | : | Lookup dependente |
Data da publicação | : | 06/02/2014 |
Lookup no Metadados
Para exemplificarmos o processo será necessário criar um Metadados contendo três entidades. Sendo que no cadastro de usuários será feito um lookup no Estado para selecionar as Cidades relativas daquele estado.
Lembramos que para criar esse processo torna-se necessário conhecimento mínimo em como criar um Projeto de Metadados. Para maiores orientações acesse: Como incluir um projeto.
Criaremos as seguinte tabelas:
ESTADO
ID (Chave Primária)
ESTADO (Chave Primária)
DESCRICAO
CIDADE
CODESTADO (Chave Primária)
CODCIDADE (Chave Primária)
USUARIO
ID
USUARIO
CODESTADO
CODCIDADE
O projeto Estado deverá ser gerado normalmente, passando pelas etapas de um Projeto: Tabela, Modelo de Negócio, Apresentação de Formulários e Projeto.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
O projeto Cidades receberá o lookup. |
Após criar a Tabela e o Modelo de Negócio do projeto Cidades, em “Apresentação de Formulários”, preencha as informações da aba Identificação e na aba “Apresentação” iremos criar o lookup
Para isso selecione a tabela que receberá o lookup (no exemplo abaixo CODESTADO). Em Tipo de Controle, selecione “Caixa de Pesquisa”.
Em “Action Fonte de Dados”, selecione o primeiro projeto criado (Estado). Obs.: No menu/guia “Metadados (beta) | Projetos” pode-se consulta o ID do Projeto Estado criado anteriormente.
Concluído e gerado o projeto CIDADES com suas informações iremos criar o último projeto, USUARIO.
Semelhante ao projeto CIDADES, na etapa de “Apresentação de Formulários”, em USUARIO vamos criar um lookup, para as duas tabelas CODESTADO e CODCIDADE:
Concluído e gerado os projetos, ao executarmos pesquisa por uma cidade deverá retornar somente as cidades pertencentes ao estado da primeira seleção. No exemplo abaixo é listada a cidade de BELO HORIZONTE pertencente ao estado de MINAS GERAIS.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Consulte o WikiHelp TOTVS COMUNIDADE @FRAMEWORK Canais de Atendimento: Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 9 – (Demais Áreas), 4 – (BI) e 3 – (Gerador de Relatórios e Planilha). |