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Inclusão de Contatos SU5
Inclusão de Contatos SU5

Boletim Técnico: Inclusão de Contatos (SU5)
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada melhoria na rotina Família/Usuário (PLSA174) para permitir a inclusão de um Contato (SU5) por meio do módulo Plano de Saúde (SIGAPLS).
ID do Chamado
SDBI50
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAPLS
    Países
    • Brasil
    Traduções
    • Português (Brasil)
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Família/Usuário (PLSA174)
    Número da FNC
    000000284472010
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - U¬_UPDPLS33()
    Procedimentos para Implementação

     Importante:

    Antes de executar o compatibilizador U­_UPDPLS33() é imprescindível:
    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS11_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM”).
    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
     
     
     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     
    1.      Em Microsiga Protheus ByYou Smart Client digite U_UPDPLS33() no campo Programa Inicial.
    2.      Clique em OK para continuar.
    3.      Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
    4.      Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    5.      Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    6.      Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    7.      Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    8.      Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

    1.   Criação/Alteração no arquivo SX3 – Campos.

    ·       Tabela BA1 – Usuários

    Campo
    BA1_EMAIL
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    30
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    E-mail
    Descrição
    E-mail do usuário
    Nível
    0
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Help
    Informar o e-mail do usuário

     
    ·       Tabela BER – Intercâmbio Eventual de Inclusão

    Campo
    BER_EMAIL
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    30
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    E-mail
    Descrição
    E-mail do usuário
    Nível
    0
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Help
    Informar o e-mail do usuário

     
    Procedimentos para Configuração

    1.   No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Crie o parâmetro a seguir:

    Nome
    MV_PLSCONT
    Tipo
    Lógico
    Cont. Por.
    .F.
    Descrição
    Informe o conteúdo .T., para habilitar a inclusão de contato, ou .F. para não permitir a inclusão.

    Procedimentos para Utilização

     

    1.    No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Contrato/Família / Família/Usuário (PLSA174) e clique em Incluir.
    2.    Preencha os campos obrigatórios.
    3.    Em Usuário(s) <F5>, inclua um usuário.
    4.    Preencha os campos conforme Help de Campo.
     Observação
    O contato só é gerado na Tabela SU5 se o parâmetro MV_PLSCONT estiver configurado com conteúdo igual a .T. e o campo “E-mail” (BA1_EMAIL) estiver preenchido.
     
    5.    Confira os dados e confirme a inclusão do usuário.
    6.    Confirme a inclusão do contrato.
    7.    Agora no Financeiro (SIGAFIN),acesse Atualizações / Cadastro / Contatos (TMKA070) e verifique que o usuário cadastrado no módulo Plano de Saúde foi inserido no cadastro de contatos.
     Observação
    Observe que o cadastro de contatos possui apenas os campos “Nome” e “E-mail” do usuário preenchidos.

     

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    BA1 – Usuários, BER – Intercâmbio Eventual de Inclusão, SU5 – Contatos